Audi RS3-S ABT: Opção intermédia para o RS3
Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços

Audi aproveita a participação no Rali Dakar para lançar uma versão especial do Q8 e-tron

By on 3 Janeiro, 2024

Com a 46ª edição do Rali Dakar a poucos dias do seu início, a Audi apresentou a edição especial limitada do Audi Q8 e-tron. Serão produzidos 500 unidades da série especial Q8 e-tron ‘edition Dakar’, estando as encomendas abertas até 31 de janeiro. 

Para comemorar mais uma aventura no deserto, onde a Audi também compete e tem altas expectativas, a marca de Ingolstadt apresenta esta ‘edition Dakar’, com base no Q8 e-tron quattro 55 advanced, com bateria de 106 kWh e dois motores elétricos que debitam 408 cv (300 kW) em modo boost e um binário máximo de 664 Nm, com uma unidade de tração quattro. O SUV 100% elétrico da Audi acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos com os pneus de série e com os pneus todo-o-terreno General Grabber AT3, o veículo alcança os 100 km/h em 5,9 segundos. Tem ainda uma autonomia de até 487 quilómetros (de acordo com a norma WLTP) e a sua velocidade máxima está limitada a 200 km/h.

Não é só na autonomia que esta edição especial tem algumas diferenças comparativamente às restantes versões do Q8 e-tron disponíveis no mercado – o 55 e-tron, também com dois motores, mas com uma bateria de 114 kWh, as autonomias máximas ficam entre os 578 e os 594 quilómetros, consoante o formato de carroçaria SUV ou Sportback – mas também, quando equipado com pneus todo-o-terreno General Grabber AT3, tem uma distância ao solo 31 milímetros mais elevada e foi concebido para um melhor comportamento dinâmico em superfícies de baixa aderência, como gravilha ou neve – na configuração original, o veículo tem uma distância ao solo de 206 milímetros – e a velocidades mais elevadas, a carroçaria baixa e aproxima-se da estrada – 15 milímetros a 85 km/h, 17 milímetros a 100 km/h e 13 milímetros a 120 km/h – o que otimiza a estabilidade de condução a altas velocidades e permite uma melhor aerodinâmica para uma melhor autonomia.

Com um ângulo de ataque de 20 graus e ângulo de saída de 26 graus, o Q8 e-tron ‘edition Dakar’ pode enfrentar melhor os pisos fora de estrada. A profundidade de passagem a vau é de 300 mm.

A edição especial está disponível em Bege Siam metalizado, Preto Mythos metalizado e Cinzento Magnet, enquanto a grelha frontal surge sempre na cor da carroçaria. Como opção, a iluminação da grelha, com uma faixa de luz, cria uma ligação visualmente consistente entre os faróis. Os aros das rodas alargados e contínuos à frente e atrás conferem ao Q8 e-tron edition Dakar uma outra postura, enquanto que quando as portas forem abertas, as palavras “edition Dakar” são projetadas no piso por luzes LED. 

Contando com um vasto conjunto de equipamento de série, como por exemplo a linha S line no interior de série, incluindo bancos desportivos, volante desportivo multifunções em pele, revestimento do teto em preto, pedais em aço inoxidável e um apoio de braços central confortável, o Audi Q8 e-tron ‘edition Dakar’ conta, como opção, costuras Audi Sport em vermelho nos bancos desportivos, volante e apoios de braços das portas. Os cintos de segurança são também revestidos a vermelho para combinarem na perfeição com o toque desportivo do habitáculo.

Uma das novidades é a introdução de uma vista no sistema operativo MMI com informações dedicadas a todo-o-terreno, caso do ângulo de inclinação do veículo. Além disso, a Audi oferece imagens de fundo criadas especialmente para o Q8 e-tron edition Dakar.

A série limitada também vem equipada com barras de tejadilho com capacidade para até 40 kg de carga, uma bolsa para as barras de tejadilho e correias para fixar acessórios e é entregue aos clientes com oito pneus – equipado com pneus todo-o-terreno General Grabber AT3 – com uma marcação M+S, o que significa que são adequados para utilização durante todo o ano. O Q8 e-tron edition Dakar também inclui um conjunto de pneus de verão com jantes de 20 polegadas de cinco raios em ‘V’.

Ainda mais limitada é a opção, a partir da carroçaria pintada a Preto Mythos metalizado, o revestimento que utiliza transparências intencionais e não cobre toda a superfície, embora todos os componentes exteriores sejam tratados e podem ter autocolantes exclusivos inspirados na decoração do RS Q e-tron que participa no Rali Dakar. Apenas 99 unidades poderão contar com estes acabamentos, com a numeração desta série especial a surgir em letras foscas no pilar lateral traseiro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)