23% dos veículos em circulação em Portugal são anteriores a 2010. Média europeia nos 14%
Mercado automóvel ainda não regressou aos níveis pré-Pandemia

As diferenças do mercado automóvel na UE de 2019 para 2023

By on 3 Setembro, 2023

Para que se perceba um pouco melhor o estado do mercado automóvel, vamos comparar as vendas de automóveis dos diversos grupos bem como as principais marcas, de modo a perceber – mesmo numa altura em que as vendas crescem a olhos vistos, que não faz sentido olhar para os anos de 2020, 2021 e 2022, por várias razões amplamente referidas (pandemia em 2020 e 2021, e dificuldade de entregar carros devido a falta de componentes em 2022). Só o ano de 2023 começa a mostrar o ‘filme’ de uma melhor forma, embora a retoma já tenha começado em 2022.

Para comparar números diretos, em 2019 o Grupo Volkswagen vendeu 2.325.339 automóveis na União Europeia entre janeiro e julho, este ano vendeu 1.653.880. Vendeu menos 671.459 carros este ano. E os números de 2019 já tinham ficado 4% abaixo de 2018.

Este é o primeiro exemplo, pois há muitos mais e estão todos sensivelmente no mesmo barco…

A Stellantis, vendeu 1.574.234 em 2019 (sempre entre janeiro e julho) e está a vender este ano 1.164.655.

O Grupo Renault, vendeu 1.018.407 carros, até julho de 2019, este ano está a vender 695.836, sendo certo que neste caso, a recente introdução de vários novos carros, incluindo o Clio, podem fazer mudar muita coisa até ao fim do ano.

o Grupo Hyundai vendeu até julho de 2019, 628.713, está a vender 535.321, a Toyota, até julho de 2019 vendeu 467.517, está a vender 427.666. E há muito mais. Referimos só os principais.

E podemos dar exemplos de marcas. A Volkswagen vendeu (referindo sempre o mesmo período (jan/jul) 1.059706, este ano vendeu 693.992. A Peugeot vendeu 599.261, está a vender 364.718.

Há também casos curiosos, ou não tanto, como a Dacia, que vendeu em 2019 360.371 e este ano está a vender 315.487 e pode perfeitamente chegar ao fim do ano com mais carros vendidos que em 2019, o que se justifica com a bem mais forte gama que tem hoje em dia.

Isto para dizer que apesar do mercado automóvel estar a recuperar, tem ainda um longo caminho pela frente.

Como se percebe pelo quadro abaixo, há diferenças sensíveis entre a percentagem de cada grupo, e aqui ainda faltam todos os restantes grupos ou marcas. A percentagem neste caso que falta recuperar ronda os 30%, mas no total é menos que isso, quando se olha para o filme global, pois há marcas, por exemplo a Tesla que estão a vender bem mais do que em 2019 e há muitas novas a entrar no mercado. Só no fim do ano se farão as contas totalmente corretas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)