Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada
Ferrari não tem planos para fazer baterias próprias

As baterias dos Elétricos são fiáveis o suficiente?

By on 24 Abril, 2023

Os Veículos elétricos são um mundo novo a explorar e se alguns entram de cabeça na novidade, outros são mais céticos quanto às capacidades e potencialidades da nova forma de transporte. Uma das questões que se colocam frequentemente é o receio das baterias darem problemas e, por conseguinte, grandes dores de cabeça. Mas os mais recentes estudos podem aliviar os receios dos consumidores.

Avaliar a fiabilidade das baterias dos carros é fundamental. Se dissermos que 50 a 70 % do valor de um veículo está na sua bateria, é normal que os receios de uma falha num componente tão vital assuste um potencial comprado. Segundo a Recurrent, entidade que analisa os dados de mais de 15 mil Veículos Elétricos, a taxa de substituição de baterias situa-se nos 1.5%. A taxa de substituições tem diminuído ao longo dos anos, evidenciando uma fiabilidade crescente da tecnologia. Mais ainda, o estudo conclui que a maioria das substituições de baterias aconteceram no período de garantia.

No caso da Tesla, por exemplo, os modelos novos têm garantia de oito anos, ou uma determinada quilometragem, dependendo dos modelos. O Nissan Leaf tem uma garantia de 8 anos ou 160 mil quilómetros.

Nic Thomas, director de marketing da Nissan para o Reino Unido, disse à Forbes: “Quase todas as baterias que fabricamos ainda estão em carros, e há 12 anos que vendemos carros elétricos. Não temos um grande stock de baterias que possamos converter noutra coisa”. Já segundo o director-geral da Renault-Nissan Energy Services, Francisco Carranza, as baterias podem durar 22 anos.

No que diz respeito à degradação das baterias, esta varia conforme o uso, a localização onde são usadas, entre outros fatores, mas a média mostra que depois de uma primeira fase de variação, a capacidade das baterias se vai mantendo no tempo, com variações de capacidade menos pronunciadas. Ou seja, a sua bateria vai perder capacidade, mas irá chegar ao ponto em que a diminuição irá ser dramática.

De um ponto de visa de fiabilidade, os dados vão mostrando que a fiabilidade das baterias é cada vez maior, sendo que há entidades como a Recurrent que faz este tipo de estudos alargados para termos uma visão mais alargada do que podemos obter das baterias, para podermos fazer opções mais conscientes.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)