Novo Dacia Duster – Primeiro ensaio
Novo Dacia Duster: Preços e primeiras entregas

Análise top 50 UE: Volkswagen foi a marca mais vendida, mas há muito mais…

By on 23 Julho, 2023

O Tesla Model Y foi o modelo mais vendido na Europa no primeiro semestre de 2023, mas para lá disso é muito curioso analisar o top 50.

Por exemplo, ficamos a saber que a Volkswagen é a marca que mais modelos distintos coloca no top 50, seis, face aos cinco da Skoda, quatro da Toyota, Ford e Peugeot. Curiosamente a Dacia, BMW e Mercedes colocam três, enquanto a Tesla, Renault, Hyundai, Fiat e Opel colocam dois cada.

Mas há mais formas de olhar para os números, por exemplo, referindo que a marca mais vendida na Europa presente no top 50, foi, de longe, a Volkswagen, com 443.431 automóveis, mais 159.774 que a Peugeot, que vendeu 283.657. A Toyota foi a terceira com 278.478, seguida da Skoda com 248.633, a Dacia, 245.440 e por fim a Ford, 227.968.

É curioso também perceber que os três modelos, Tesla Model Y, Dacia Sandero e VW T-Roc, são totalmente distintos entre si. O Tesla Model Y é elétrico, e um SUV médio, já o Dacia Sandero, é um hatchback subcompacto, com várias motorizações a combustão incluindo GPL, e o Volkswagen T-Roc um SUV compacto também com várias motorizações de combustão. Já os seus preços sao também totalmente diferentes, desde a partir de 12.200€ do Sandero, 27.300€ do VW T-Roc e 45.490€ do Tesla Model Y.

Três ‘mundos’ totalmente distintos…

Ainda e sempre no top 50, o carro médio preferido é o VW Golf, e o três preferidos do segmento são todos do mesmo grupo, Skoda Octavia e Audi A3, com o Toyota Corolla e o Ford Focus não muito longe do último do trio alemão.

Nos subcompactos ou citadinos, o Dacia Sandero é obviamente o preferido, seguindo-se o Opel Corsa, Peugeot 208, Renault Clio e Toyota Yaris.

Nos SUV compactos o VW T-Roc leva grande vantagem, mas é um automóvel bem diferente dos seguintes, Nissan Qashqai, Volvo XC40, Cupra Formentor e BMW X1.

Nos SUV médios, destaca-se o Tesla Model Y, que é um caso de estudo à parte, seguindo-se o VW Tiguan, Hyundai Tucson, etc.

O segmento dos SUV subcompactos, é onde o equilíbrio é maior, com o Toyota Yaris Cross na frente, seguido do Dacia Duster, Peugeot 2008 Ford Puma, Renault Captur, VW T-Cross, Toyota C-HR, Opel Mokka, Hyundai Kauai, Skoda Kamiq, VW Taigo, Dacia Jogger e SEAT Arona.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)