Alfa Romeo: Recordar os sucessos no automobilismo
Alfa Romeo Milano: Emoção eletrificada e compacta

Alfa Romeo muda o nome do Milano para Júnior depois de fortes críticas

By on 15 Abril, 2024

A Alfa Romeo mudou o nome do seu novo pequeno SUV de Milano para Junior, na sequência de um litígio com o governo italiano sobre a utilização do nome de uma cidade italiana para um automóvel a ser produzido na Polónia.

Durante uma semana crucial para o futuro da Alfa Romeo, o governo italiano proibiu a utilização do nome “Milano” para o novo carro desportivo compacto da marca, apesar de ser um favorito do público e escolhido para homenagear a cidade onde a história da Alfa Romeo começou. Embora a Alfa Romeo acreditasse que o nome cumpria os requisitos legais, decidiu alterá-lo para “Alfa Romeo Junior” para promover a compreensão mútua. A decisão foi tomada apesar de existirem questões mais prementes do que o nome do automóvel. A Alfa Romeo expressou a sua gratidão ao público, à rede de concessionários italianos, aos jornalistas e ao governo pelo seu envolvimento no debate. A mudança para “Alfa Romeo Junior” foi bem recebida, uma vez que permitiu à marca rever uma lista de potenciais nomes, incluindo um sugerido pelo público.

O nome Junior tem um significado histórico para a Alfa Romeo e foi anteriormente considerado para o pequeno SUV. O renomeado Junior será produzido na fábrica da Stellantis na Polónia, marcando a primeira vez que um Alfa Romeo é inteiramente produzido fora de Itália.

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, mencionou que, se o carro fosse construído em Itália, o seu preço seria mais elevado (à volta de 10 mil euros mais caro), limitando o seu potencial de mercado.

Jean-Philippe Imparato – CEO Alfa Romeo

“Estamos perfeitamente conscientes de que este momento ficará gravado na história da Marca. É uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo é um momento emocionante. A escolha do nome Alfa Romeo Junior é completamente natural, uma vez que está fortemente ligado à história da Marca e tem estado entre os nossos favoritos e entre os favoritos do público desde o início. Como equipa, optamos mais uma vez por partilhar a nossa paixão pela Marca e fazer do produto e dos nossos clientes a prioridade. Decidimos mudar o nome, apesar de sabermos que não somos obrigados a fazê-lo, porque queremos preservar a emoção positiva que os nossos produtos sempre geraram e evitar qualquer tipo de controvérsia. A atenção que recebemos nos últimos dias para o nosso novo compacto desportivo é bastante entusiasmante, uma vez que tivemos um número sem precedentes de visitas ao configurador online, o que fez com que o website ficasse bloqueado durante algumas horas.”

Origem da designação “Alfa Romeo Junior”

Após o sucesso do Giulia e da sua versão coupé Giulia Sprint GT, concebida por Giugiaro para a Bertone, o objetivo da Alfa Romeo é atrair um público mais jovem e mais recente, ávido de um automóvel brilhante e exclusivo, sem custos excessivos de aquisição e de funcionamento.

A 26 de setembro de 1966, o GT 1300 Junior foi apresentado em Balocco e, apesar da ausência do nome “Giulia”, foi o líder de uma nova geração Alfa Romeo. De facto, versões semelhantes da gama Spider serão também identificadas com o Junior.

A principal variante mecânica é a adoção do motor bicilíndrico de 1290 cc, que – graças à fonte de alimentação única e à nova regulação – debita 89 cv para uma velocidade máxima superior a 170 km/h, apenas ligeiramente inferior à do 1600, bem como o facto de poder proporcionar prestações de alto nível e prazer de condução. A carroçaria também foi actualizada com um acabamento dedicado e mais jovem.

Com vendas de mais de 92.000 unidades, o GT 1300 Junior tornou-se rapidamente no modelo mais vendido da gama e num verdadeiro símbolo de status da sua época.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)