Fiscalização: Excesso de velocidade foi a infração mais comum em 2023
Sinistralidade: 2023 viu 36.595 acidentes com vítimas em Portugal

Alfa Romeo em 2023: Giulia e Stelvio Quadrifoglio e…o 33 Stradale

By on 4 Janeiro, 2024

A Alfa Romeo fez duas importantes apresentações em 2023, dos novos Alfa Romeo Giulia e Stelvio Quadrifoglio, mas foi o Alfa Romeo 33 Stradale, o grande destaque do ano. O novo Alfa Romeo 33 Stradale é o último supercarro de combustão da marca de Arese, mas também o seu primeiro carro elétrico, numa fantástica homenagem a uma lenda dos anos 1960.

A Alfa Romeo anunciou o regresso do lendário 33 Stradale, um ícone dos anos 60, considerado por muitos como um dos mais belos automóveis de todos os tempos, e derivado diretamente do Tipo 33 – outrora um grande nome do desporto automóvel mundial. Um projeto que celebra a história da marca e a leva para o futuro. O novo 33 Stradale atua como o elo ideal entre os motores de combustão interna do passado e o futuro elétrico, conseguido através de uma reinterpretação escrupulosa e respeitosa das características estilísticas do 33 Stradale de 1967. Um automóvel que assume o papel de manifesto da Alfa Romeo e antecipa alguns pormenores do futuro da marca.

Em setembro, a marca italiana, apresentou os novos Alfa Romeo Giulia e Stelvio Quadrifoglio. Depois de mais de 60 distinções a nível mundial, os dois modelos chegaram ao mercado mais baratos que as versões anteriores, com um novo motor V6 de 520 cv, novo design exterior e interior e entre outros, novos faróis Led Matrix. Como é público, em 2027, todos os Alfa Romeo serão 100% elétricos, mas até lá há um caminho a percorrer pela marca.

A dinâmica de condução foi melhorada, em ambos os modelos, num ponto que tem sido um ponto de referência nas categorias SUV e sedan. Nova distribuição de peso, melhor agilidade e leveza do Stelvio e do Giulia bem como melhorias na relação peso-potência. O Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio tem tração traseira e motor V6 de 520 cv, 2.891cc, enquanto o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio tem o mesmo motor, mas tração total. Os carros têm agora um novo setup específico da suspensão dianteira, com triângulos duplos com eixo de direção semi-virtual, uma afinação específica e amortecedores com controlo eletrónico e calibração específica.

Tivemos oportunidade de os conduzir e…’wooow’! Que carrões…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)