Roubo de cabos de carregamento começa a ser um problema
Tem medo de que lhe roubem o carro? Aqui estão 6 dicas para evitar isso

Alemanha e marcas alemãs são o ‘paraíso’ dos ladrões de automóveis

By on 10 Junho, 2023

Se tem um Volkswagen e habita num país europeu, então deve ficar mais 7% preocupado do que se tiver um BMW ou um Audi. E porquê? 19% dos carros roubados na Europa em 2022 são Volkswagen, os BMW e Audi significam 12% cada dos roubos, Mercedes, 9%, Renault, Ford e Toyota, 4% cada um, Peugeot e FIAT, 3%, as restantes marcas todas juntas significam 30%. Os números são da Stolencars24, um portal que é a ‘European Database for Stolen Vehicles’, pelo que faz todo o sentido ser fidedigna, pois recebe informação das autoridades locais de cada país.

Se vive em Portugal, não se preocupe demais, pois o país onde mais se rouba é na Alemanha, 35%, seguido da Áustria, mas a longa distância, 11%.

Em França sucedem 6% dos roubos, Grã-Bretanha, 6%, Itália, 5%, Polónia, 4%, Espanha, Bélgica e Países Baixos, 3% cada. Todos os outros, onde está Portugal, juntos, significam 21%.

E porquê Alemanha, e as quatro marcas mais ‘roubadas’ são alemãs? É o país mais rico da Europa e onde há melhores carros, em termos globais. Sabe-se ainda que existem mesmo ‘mafias’ de crime organizado de roubo de automóveis. Berlim, é a capital europeia do roubo de automóveis, estes números dependem sempre muito do foco que em cada ano as autoridades locais decidem colocar neste tipo de roubo. Por exemplo, não há muito tempo era Itália que estava no topo e agora a sua percentagem é diminuta face ao que existia.

E há outro dado importante que faz toda a diferença, pois este top não é indexado ao número de habitantes, pelo que sendo a Alemanha um dos maiores países e com mais população também acaba por ser natural que tenha mais roubos, ainda que a diferença para França, por exemplo, seja significativa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)