Fiat 600e: O regresso elétrico da FIAT ao segmento B
Abarth prepara lançamento de novo elétrico

Aí está o novo Fiat 600e: 400 Km de autonomia

By on 5 Julho, 2023

A FIAT está de regresso ao segmento B com o novo Fiat 600e, com uma autonomia elétrica de 400 km no ciclo combinado WLTP e que pode ser superior a 600 km no ciclo urbano. Com um comprimento de 4,17 metros, está de volta o design cool italiano.

Equipado com os mais modernos dispositivos de assistência e segurança, oferece todas as vantagens relacionadas com a mobilidade urbana e extra urbana graças ao Nível 2 de assistência ao condutor.

E surge também com uma versão topo de gama: o novo Fiat 600e La Prima e a versão Fiat (600e) RED, para quem procura uma solução de mobilidade mais acessível e sustentável.

O preço do Fiat (600e) RED em Portugal é 36.350€ a versão RED e mais 5.000 a versão La Prima.

Seguindo as pisadas do sucesso do seu antecessor e verdadeiro bestseller, o Fiat 600 dos anos 50, também ele um popular “family mover”, o novo Fiat 600e posiciona-se no coração do segmento B, em rápido crescimento. Está disponível em 2 versões totalmente elétricas diferentes, Nuova Fiat 600e La Prima e Nuova Fiat (600e)RED.

Novo Fiat 600e

Disponível numa versão de 5 portas, o Novo Fiat 600e oferece 5 lugares e 15 litros de compartimentos interiores de arrumação. Os clientes podem guardar os seus pertences no inteligente túnel central, que possui uma cobertura personalizada e suportes flexíveis para copos para permitir pausas cómodas, nos bolsos dos bancos e nos compartimentos estratégicos de arrumação dianteiros. Com uma capacidade de carga de 360 litros, a bagageira também tem um tamanho generoso, em linha com as ofertas de B-SUV.

Para além da sua versatilidade em termos de espaço, o Fiat 600e apresenta, segundo a marca, um bom desempenho elétrico. As baterias de iões de lítio, com uma capacidade de 54 kWh, oferecem uma autonomia superior a 400 km no ciclo combinado WLTP e superior a 600 km no ciclo urbano.

Para otimizar os tempos de recarga, o novo 600e está equipado com um sistema até 100 kW que permite recarregar rapidamente a bateria: em menos de meia hora a bateria atinge os 80%, o tempo necessário para uma paragem para uma refeição rápida.

Está também equipado com um carregador de bordo normalizado de 11 kW e um cabo Mode 3, que garante uma recarga completa em menos de 6 horas nas estações de carregamento públicas.

O motor debita uma potência de 115 kW e acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,0 segundos. O novo Fiat 600e oferece uma grande liberdade de escolha: graças aos três modos de condução seleccionáveis (Eco, Normal, Sport), cada cliente pode exprimir a sua personalidade ao volante. Em meados de 2024, a gama ficará completa com a oferta de um motor híbrido.

Ícone no exterior, Dolce Vita no interior

O novo Fiat 600e, que também pode ser designado como a “irmã mais velha” do 500e, inspira-se no nome do 600 original e oferece um estilo jovem e fresco. O design interior e exterior encarna na perfeição a filosofia e a beleza do Dolce Vita.

Em comparação com o Novo 500, apresenta uma secção dianteira com linhas mais nítidas e arrojadas, um novo emblema 600 cromado na frente e nas laterais e faróis LED totalmente novos. O aspeto exterior é realçado por jantes maiores (até 18” e um diâmetro de 690 mm), saias e cavas das rodas em preto, enquanto o estilo tipicamente italiano é também representado pela bandeira italiana no para-choques traseiro. Vários elementos elegantes realçam as linhas exteriores, como o preto brilhante, os detalhes cromados e os elementos luminosos da luz traseira.

No interior, o novo Fiat 600e encarna na perfeição o Dolce Vita italiano e toda a alma pop da marca, graças a numerosos elementos concebidos para oferecer o máximo conforto possível. O cliente pode selecionar até 8 cores diferentes para a luz ambiente e para o ambiente do rádio, com uma combinação tom sobre tom predefinida e um total de 64 combinações diferentes. O banco do condutor dispõe de regulação elétrica da inclinação e de uma função de massagem traseira.

O novo Fiat 600e oferece ainda bancos em pele sintética na cor marfim com o monograma FIAT em relevo turquesa e um sistema de aquecimento de 3 níveis. Além disso, para uma experiência de condução confortável e agradável, tapetes de veludo, bancos traseiros rebatíveis (60-40), entradas USB tipo A e tipo C + tipo C para a segunda fila, carregador de smartphone sem fios e entrada sem chave com sensor de proximidade (para que nunca se esqueça que o carro está aberto) completam as características.

Conectividade e segurança de última geração

O novo Fiat 600e está preparado para a utilização quotidiana graças às mais avançadas características de assistência e segurança. O modelo oferece um sistema de assistência ao condutor de nível 2 para uma condução mais segura.

O sistema de Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) trava ou acelera em resposta a qualquer carro; o Assistente de Velocidade Inteligente lê os limites de velocidade e recomenda o seu cumprimento, enquanto a Deteção de ângulo Morto utiliza sensores ultrasónicos para monitorizar os ângulos mortos e, graças às luzes de aviso nos espelhos retrovisores exteriores, alerta-o para a presença de obstáculos. A tecnologia de ponta inclui ainda o Stop&Go, o travão de estacionamento elétrico, a travagem de emergência autónoma na presença de ciclistas e peões e a Deteção de Condutor Sonolento para monitorizar o nível de concentração do condutor. Por fim, os sensores de 360° e a visão traseira de 180°, graças à câmara dedicada com grelha dinâmica, permitem evitar obstáculos durante o estacionamento ou em manobras complexas.

Em termos de conforto e de conetividade, o Novo Fiat 600e dispõe de numerosas funcionalidades que tornarão cada viagem mais agradável e divertida. A porta traseira eléctrica abre automaticamente. Um sistema áudio com 6 altifalantes, um rádio de 10,25 polegadas totalmente personalizável com Navi, CarPlay e Android Auto sem fios, um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e serviços conectados completam a oferta.

Para apoiar ainda mais os clientes, o Fiat 600e oferece serviços Uconnect, tais como comandos de voz para comunicar com o sistema de navegação a bordo, o sistema Tom Tom, cujos mapas são atualizados automaticamente e são capazes de mostrar todas as estações de carregamento disponíveis ao longo do percurso e fornecer informações em tempo real sobre lugares de estacionamento gratuitos perto de vias públicas, poupando tempo e dinheiro.

Por fim, graças à aplicação FIAT, desfrutar do máximo conforto nunca foi tão fácil: o software disponibiliza vários controlos remotos para operar as funções do veículo (por exemplo, utilização dos faróis, buzina, abertura/fecho central das portas, aquecimento ou ar condicionado).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)