BYD: 1000 veículos vendidos em Portugal
Custo dos elétricos é a maior barreira à sua aquisição em Portugal

Adamastor: O primeiro supercarro português nasce da engenharia de excelência

By on 26 Janeiro, 2024

A Adamastor, situada em Perafita, perto do Porto, está atualmente na trabalhar no desenvolvimento do primeiro supercarro português. A empresa, com uma equipa altamente especializada em engenharia, produção e design, não só se dedica a fabricar as suas próprias ferramentas e componentes, como também pretende estabelecer-se como líder global em projetos de engenharia, particularmente na criação de componentes de fibra de carbono de alta qualidade. A Adamastor Advanced Technologies foi pensada e criada para trabalhar nessa frente.

Ao mesmo tempo que se concentra no mercado exclusivo de supercarros de baixo volume, a empresa portuguesa procura também tornar-se um centro de excelência, fornecendo serviços de consultoria, design e engenharia através da Adamastor Advanced Technologies. Utilizando soluções técnicas avançadas desde a conceção à validação, a empresa demonstra a sua adaptabilidade numa indústria em constante evolução.

Com competências que vão desde a maquinagem CNC à impressão 3D e à produção de componentes em fibra de carbono, a Adamastor Advanced Technologies é a escolha preferida dos clientes com necessidades específicas, tais como carroçarias em fibra de carbono para veículos de competição todo-o-terreno, hélices de energia eólica e outros componentes de alta precisão. A empresa é uma das principais intervenientes na aplicação de fibra de carbono na indústria automóvel, no setor das novas soluções de mobilidade e no desafiante mundo da competição, demonstrando, ao mesmo tempo, a sua capacidade de adaptação a uma indústria em constante transformação e evolução.

Neste âmbito, a rede de parcerias da Adamastor é igualmente outro dos seus principais ativos. Cada um dos seus parceiros oferece a experiência e o conhecimento técnico necessários para atingir os melhores resultados. São disso exemplo as parcerias com a Creodynamics – simulação virtual de um túnel de vento com soTware CFD (Computa7onal Fluid Dynamics), tal como u7lizado na Fórmula 1; com a Canopy – simulação virtual de corrida e de tempos por volta u7lizados por algumas das equipas do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA e da Fórmula 2; e com a Altair – soTware de simulação FEA (Finite Element Analysis). O domínio de ferramentas de desenho assistido por computador e simulação como os softwares Solidworks e Siemens NX permitem à Adamastor Advanced Technologies cobrir todas as fases de projeto de modelação de componentes, desde o desenho até à produção da imprescindível documentação técnica.

Na prototipagem, a Adamastor destaca-se na produção de pequenas séries de modelos e protótipos, fabrico de moldes e compósitos. Atualmente envolvida num projeto de investigação e desenvolvimento de conceitos, a empresa aposta na produção de estruturas para baterias de veículos elétricos, posicionando-se na vanguarda do setor automóvel.

Certificada pela Agência Nacional de Inovação (ANI) pela sua aposta na investigação e desenvolvimento, a Adamastor Advanced Technologies é uma das 600 empresas oficialmente acreditadas em Portugal. Através da Adamastor Advanced Technologies, a empresa dispõe de uma estrutura completa para a produção à escala real de projetos de engenharia, desde a análise de mercado até à entrega final ao cliente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)