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Adam Opel: o fundador que nunca viu nenhum automóvel da sua marca

By on 9 Julho, 2023

Adam Opel foi um dos mais entusiastas apoiantes da industrialização moderna e um grande homem de negócios. Fundador da Opel, nunca viu um carro com o seu nome mas deixou o legado suficiente para construir uma marca de sucesso.

Adam Opel nasceu em Russelsheim, então uma pequena cidade nos arredores de Frankfurt – e, hoje em dia, apenas mais um subúrbio daquela metrópole alemã, onde ainda se mantém o quartel-general da Opel. Filho de um serralheiro, foi nesta profissão que começou a trabalhar, ao lado do pai. Mas, atraído pela cada vez maior industrialização mundial e interessado por tudo o que era maquinaria, o jovem Adam, aos 25 anos, traçou um plano, depois de muito viajar pela Europa, onde se fascinou pelo assunto: fabricar máquinas de costura, indo contra os desejos do seu pai. Por isso, foi até Paris, aprendeu como fazer – trabalhando à jorna, em diversos biscates – e, quando regressou a casa, um ano mais tarde, abriu uma pequena indústria deste tipo de máquinas. Foi um sucesso, chegando a produzir 18 mil máquinas de costura por ano. Como negócio a prosperar, decidiu-se por outro passo: constituir família e, em 1868, casou com Sophie, relação que frutificou em cinco filhos – Carl, Wilhelm, Heinrich, Friedrich e Ludwig.

Curiosamente, à medida que cresciam, foram-se interessando por… bicicletas e, assim, não querendo que nada lhes faltasse, Adam decidiu construir cinco exemplares deste tipo de veículo e oferecer aos filhos, contra os conselhos da mulher! E foi ao olhar pelas aventuras dos filhos que Adam percebeu o futuro daquele ainda incipiente projeto de três rodas, como meio de transporte. A primeira bicicleta com o nome Opel saiu das oficinas em 1886 e, bem depressa, Opel se tornou o principal fabricante de bicicletas da Alemanha, produzindo mais de 16 mil por ano. Ainda por cima, as bicicletas Opel tinham já um notável palmarés, pois os seus filhos disso se encarregaram, ao vencer diversas corridas de bicicleta, um pouco por toda a Europa. Porém, o destino é, muitas vezes, irónico – e Adam Opel acabou por morrer, vítima de febre tifóide, aos 58 anos, em 1895. Nessa altura, a sua empresa liderava o mercado de máquinas de costura, bem como o de bicicletas. Herdando o negócio, a sua mulher e os seus cinco filhos decidiram modernizá-lo, através de novos produtos, por forma a manter a empresa competitiva. Assim, contrataram Friederich Lutzmann, um famoso inventor e disseram-lhe para converter a linha de produção para viaturas com quatro rodas. O primeiro carro inteiramente Opel apareceu em 1902 – sete anos depois do fundador da empresa ter morrido.

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