Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
500 Milhas ACP: Um sonho de norte a sul

ACP Clássicos volta a organizar mais um “Passeio dos Alemães” e é já amanhã!

By on 25 Março, 2022

Numa organização do ACP Clássicos, o Passeio dos Alemães é a desculpa perfeita para tirar o seu clássico alemão da garagem e conduzi-lo um pouco.

A edição deste ano do Passeio dos Alemães, organizada pelo ACP Clássicos é já amanhã e terá programas distintos para a zona norte e para a zona sul do país. Será uma caravana com mais de centena e meia de automóveis, provenientes das marcas alemãs como a Porsche, a Mercedes-Benz, Volkswagen ou mesmo a Trabant, mas também de tantas outras como a Audi, a BMW ou a Opel.

Entre os modelos já confirmados estão ícones como o Mercedes-Benz SL, que está prestes a completar os seus 70 anos de história, ou o Porsche 911, mas também outros mais revivalistas como o BMW Z8. No Passeio dos Alemães, o ACP Clássicos também quis dar destaque aos automóveis que contribuíram para a democratização do automóvel e é por isso que também vamos poder encontrar diversos Volkswagen Carocha ou Trabant.

Esta é também a primeira vez que este passeio se vai realizar, simultaneamente, na zona norte e na zona sul, sendo que os participantes se vão dividir em dois grupos (Turístico ou Desportivo), tal como também já aconteceu com o Passeio dos Ingleses.

O ponto de encontro na zona norte será na Quinta dos Cónegos, na Maio, por volta das nove horas, enquanto para a zona sul, o destino será o Estádio Nacional, no Jamor, à mesma hora.

Mas para saber mais detalhes, deixamos aqui o programa completo:

Passeio dos Alemães – Sul

09h00 – Concentração no Estádio Nacional (junto à entrada para a Tribuna de Honra – entrada pela EN6-3), no Jamor

10h00 – Partida do Passeio em direção a Montargil

11h30 – Visita ao Fluviário de Mora (Grupo Turístico)

11h30 – Treino de regularidade na zona de Erra, Coruche (Grupo Desportivo)

13h30 – Chegada ao Hotel Nau Lago Montargil

14h00 – Almoço no Hotel Nau Lago Montargil

Passeio dos Alemães – Norte

9h00 – Concentração na Quinta dos Cónegos, na Maia

09h30 – Visita à Quinta dos Cónegos

10h00 – Partida do Passeio em direção a Vila Nova de Cerveira

11h30 – Visita ao Navio Hospital Gil Eanes em Viana do Castelo (Grupo Turístico) e treino de regularidade na Serra de Arga (Grupo Desportivo)

Seja como for, a ideia do ACP Clássicos é esta: A Sul, a concentração dos automóveis está marcada entre as 08h00 e as 09h00 no Estádio Nacional do Jamor, local perfeito para o público apreciar os mais de 100 emblemáticos automóveis. O acesso ao parque de estacionamento (identificado com sinalética) é feito pela estrada nacional que liga a marginal à A5. A partida está marcada para as 09h00, em direção a Montargil, onde decorrerá o almoço de encerramento (no Hotel Nau Lago Montargil), num percurso de cerca de 125 quilómetros. Pelo meio, os proprietários de automóveis germânicos dividir-se-ão no Grupo Turístico para visitarem o Fluviário de Mora e no Grupo Desportivo para efetuarem uma mini experiência de regularidade histórica, na zona de Erra, em Coruche.

Já a Norte, o Passeio dos Alemães também promete um dia memorável. A Quinta dos Cónegos, na Maia, servirá de ponto de encontro, às 9h00, para a “família” alemã, que rumará até Vila Nova de Cerveira para o almoço no Restaurante Dom Júlio. Tal como acontece na concentração do Sul, também no Norte, é dada aos participantes a possibilidade de rolarem em ritmo de passeio, com visita marcada para o Navio Hospital Gil Eanes, em Viana do Castelo, ou experimentarem sensações mais fortes, na Serra de Arga, simulando uma prova especial de regularidade histórica.  

Luís Cunha, Secretário-Geral do ACP Clássicos, sublinha: “O Passeio dos Alemães é um evento com grande potencial de evolução e a prova é que, logo na primeira vez que se realiza a Sul, às portas de Lisboa, atrai mais de 100 equipas. No Norte, serão mais 50, o que prova, de facto, que também as marcas alemãs têm grande expressão no universo dos clássicos, com modelos muito representativos, tornando o convívio muito apelativo para diferentes gerações de participantes. Em termos de estrutura do evento, tanto a Norte como a Sul, optámos por manter a fórmula de sucesso já usada no Passeio dos Ingleses, oferecendo aos participantes a possibilidade de explorar os seus carros, num ritmo mais vivo ou contido, sendo esse também um dos pilares de sucesso do evento”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)