Despedimentos nos grandes fornecedores de peças à vista
Segunda geração do NIO ES6 deve chegar à Europa no próximo ano

Abertura da porta do carro através de gestos? Brose dá a conhecer algumas inovações

By on 24 Abril, 2023

Um sistema designado por ‘BRAIN’ que reordena os lugares dentro dos veículos para otimizar o espaço, a abertura de portas sem tocar e por reconhecimento de gestos ou os bancos de ‘gravidade zero’, são algumas das inovações que o fornecedor de componentes automóveis alemão Brose tem mostrado no Salão Automóvel de Xangai. Para já, os “concepts inovadores para novas experiências de mobilidade”, como designou a empresa alemã, estão apontados ao gigante mercado chinês, mas são conceitos que podem chegar-nos às mãos num futuro não tão distante assim.

A Brose gerou vendas de cerca de 1,3 mil milhões de euros na China durante o ano passado, por isso é normal que aponte a novos rumos naquele mercado e esteja fortemente envolvida com os construtores chineses. Em Xangai, a Brose está a tentar mostrar aos construtores como criar benefícios adicionais para o cliente, ligando componentes individuais entre si, utilizando tecnologia de sensores e software, o ‘Smart Comfort Solutions’. Um dos principais destaques é o software ‘BRAIN’ (Brose Access and Interior Network), que foi desenvolvido especificamente para este fim. Pode ser integrado nas arquiteturas eletrónicas e de software de uma grande variedade de veículos, permitindo através de interfaces standard controlar os produtos Brose e mesmo os componentes de outros fornecedores e integrá-los. Ao transportar grandes objetos num veículo, por exemplo, o ‘BRAIN’ utiliza sensores internos existentes para reordenar os assentos e consolas para criar o máximo espaço de carga.

Apresenta também formas inteligentes de conectar componentes das portas. Um novo sistema permite o acesso mãos-livres através do reconhecimento de gestos. A porta lateral abre-se automaticamente e um radar garante um funcionamento seguro, protegendo a abertura contra colisões.

O banco de ‘gravidade zero’ tem gerado provavelmente o maior interesse até agora entre os visitantes. O banco oferece uma posição reclinada ergonomicamente otimizada, praticamente sem peso e, portanto, muitas novas oportunidades para tornar os veículos ainda mais confortáveis. Um sistema de carris recentemente desenvolvido também permite uma maior flexibilidade no interior do veículo.

As soluções que a Brose apresenta no Salão também passam pela proteção ambiental. Um sistema integrado de gestão térmica que controla ativamente a distribuição de calor no interior do veículo. O sistema aumenta significativamente a autonomia dos elétricos.

Para já, como referimos, são novidades apresentadas para o público chinês, mas não deverão ficar muito tempo longe do mercado europeu.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)