Realidade virtual: A autoestrada da inovação
E-5008: O SUV elétrico de sete lugares da Peugeot

A marca Peugeot ao lado da Presidência Francesa há mais de um século

By on 24 Julho, 2022

A Peugeot tem estado bastante presente como carro oficial do Presidente da República Francesa. Desde o Type 156 do início dos anos 20, até ao atual 5008 de Emmanuel Macron, já com cinco anos de idade.

Os automóveis usados pela Presidência da República, seja em Portugal, França ou em diversos outros países, são sempre um tema bastante interessante, uma vez que na quase totalidade dos casos se trata de exemplares únicos, adaptados à sua função, sendo que muitas das modificações são mantidas, por questões de segurança, em sigilo absoluto.

No caso do atual Peugeot 5008 de Emmanuel Macron, por exemplo, que usa desde 2017, apenas se sabe que a parte de trás do habitáculo não existem três, mas apenas dois lugares e que a zona central tem uma consola personalizada. E por fora, há também um sistema de sinalização específico, com luzes de emergência, além das insígnias da Presidência da República Francesa e dos obrigatórios suportes para as bandeiras na parte da frente, por questões de protocolo. De resto, é “apenas” um Peugeot 5008, que até já usa uma matrícula convencional como todos os outros automóveis, em vez de uma específica para a presidência.

Mais para trás no tempo, no entanto, a história dos modelos da Peugeot ao serviço da Presidência da República Francesa já é bastante longa, com início há mais de um século.

O pioneiro: o PEUGEOT Type 156 de Alexandre Millerand. A “pré-história” da relação entre a PEUGEOT e a República Francesa começou na década de 1920. Eleito Presidente da República (foi o terceiro) a 23 de setembro de 1920, Alexandre Millerand utilizou um PEUGEOT Type 156 a partir de 1921. Sendo o primeiro automóvel a ser fabricado em Sochaux, o Type 156 era o topo de gama da marca na altura, com um impressionante motor de 6 cilindros em linha com 5.954 cc e 25 cavalos de potência.

Os PEUGEOT 604 de Valéry Giscard d’Estaing. Passado mais de século, os franceses elegem um amante da condução, dos automóveis e da própria PEUGEOT. Valéry Giscard d’Estaing trouxe a Peugeot para o Palácio do Eliseu em 1975, ano em que foi lançado o navio almirante da marca, o PEUGEOT 604. Outra inovação por vontade de um Chefe de Estado resolutamente moderno: os carros do Presidente deixaram de ser pretos, passando a exibir um “verde musgo”.

Ao longo do mandato de sete anos, o Palácio do Eliseu encomendou quatro Peugeot 604. Três destes veículos eram modelos de produção corrente, na versão topo de gama SL com motor V6 de 2,6 litros e 136 cavalos de potência, os quais o Presidente gostava de, por vezes, ser ele próprio a conduzir. Junto a estes 604 “normais”, estava uma Limusine Presidencial PEUGEOT 604 reservada para ocasiões especiais e cerimónias protocolares. Elaborado em colaboração com o carroçador Heuliez, esta limusine conta com uma distância entre eixos alongada em 62 centímetros, beneficiando largamente os lugares traseiros, com bancos traseiros luxuosamente equipados, e com um tejadilho revestido a preto. Contudo, o Eliseu não aprovou o projeto landaulet para o PEUGEOT 604 (bancos traseiros a descoberto), proposto pelo prestigiado carroçador Chapron. O único exemplar construído em 1979 acabou por ser entregue ao Presidente da Nigéria.

O PEUGEOT 605 limusine blindado de François Mitterrand. Em 1991, o Palácio do Eliseu adquiriu um PEUGEOT 605 que foi sujeito ao aumento da distância entre eixos e da integração de uma estrutura blindada por parte da empresa bretã Labbé (que mais tarde se tornou Centigon e foi responsável pela preparação do atual PEUGEOT 5008 presidencial). Este modelo, equipado com um motor V6 de 170 cv, foi dotado de uma blindagem em aço de alta resistência e de uma superfície vidrada à prova de bala, realizada num material composto de vidro e policarbonato. Na balança, este 605 acusava 2.500 kg, ou seja, mais 1.000 kg que um 605 V6 normal! Esta limusina foi principalmente utilizada por chefes de estado de visita a França, tais como Mikhail Gorbachev, Hosni Mubarak e o Papa João Paulo II.

Os PEUGEOT do casal Chirac. Durante os seus doze anos no Palácio do Eliseu, Jacques Chirac utilizou regularmente os PEUGEOT 607 que se juntaram à frota de automóveis da Presidência da República. Mas o PEUGEOT que, naquela época, causou maior sensação junto dos franceses foi, sem dúvida, o PEUGEOT 205 SR vermelho de 1984 que a esposa do Presidente conduzia pelas estradas da região de Corrèze.

O PEUGEOT 607 Paladine de Nicolas Sarkozy. PEUGEOT 607 Paladine foi provavelmente o carro presidencial mais espetacular e o de mais curta duração da V República. Em 2007, a equipa de Nicolas Sarkozy procurava um veículo que encarnasse renovação e modernidade aquando do desfile do novo presidente pelos Champs-Elysées no dia da sua tomada de posse. Foi então que alguém se lembrou do concept-car PEUGEOT 607 Paladine apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2000. Produzido para a Peugeot pelo carroçador Heuliez, este espetacular 607 era uma limusina de mais de 5 metros transformada em landaulet, com um tejadilho retrátil em vidro que expõe os bancos traseiros a céu aberto. O interior apresentava-se luxuosamente equipado com couro Hermès, em tons azul e creme, dispunha de bar e de duas soberbas poltronas reguláveis eletricamente para os mais distintos passageiros, sendo possível virar o banco do passageiro dianteiro de costas para a estrada, de forma a permitir ao seu ocupante ficar de frente para os outros passageiros.

A pedido da equipa de Nicolas Sarkozy, o PEUGEOT 607 Paladine foi, então, retirado do Museu PEUGEOT e a 16 de maio de 2007, a França e o mundo foram surpreendidos pela sua presença no desfile nos Champs-Elysées. Apesar das numerosas modificações introduzidas, o automóvel manteve a elegância tradicional do PEUGEOT 607. Por outro lado, a instalação do mecanismo do tejadilho retrátil impôs uma forte redução nas dimensões do depósito de combustível, cuja capacidade passou para apenas 6 litros. O que não era um problema num concept car tornou-se num forte constrangimento numa utilização regular, dado o peso do veículo e o “apetite” do seu motor V6. Assim, o PEUGEOT 607 Paladine não seria mais utilizado.

Outras curiosidades relacionadas com os veículos da Presidência Francesa:

Uma ou duas bandeiras? O protocolo define com precisão a “decoração” do automóvel presidencial. Quando o Presidente da República está a bordo para uma ocasião oficial, o veículo é adornado com uma bandeira francesa fixada no lado direito da frente do veículo, do lado em que o Chefe de Estado entra e sai. Quando um segundo Chefe de Estado ou de Governo acompanha o Presidente francês, a bandeira do seu país é fixada no lado esquerdo da frente, do lado em que o dignatário entra e sai do veículo.

Que matrícula? Até aos anos 70, o Palácio do Eliseu tinha reservada a utilização das matrículas 1PR75 a 5PR75 para o automóvel do Presidente. Desta forma, foram vários os veículos registados com a matrícula 1PR75. Esta tradição chegou agora ao fim, e os automóveis presidenciais apresentam agora matrículas normais atribuídas cronologicamente, como para todos os veículos, pelo Serviço de Registo de Veículos.

O que sucede aos veículos após a saída do presidente? Não existe nenhuma regra específica. Alguns são mantidos na frota de automóveis do Eliseu, outros são vendidos ou confiados a museus. Por exemplo, o 156 de Millerand, o PEUGEOT 604 limusine de Giscard d’Estaing, o PEUGEOT 605 de Mitterrand e o PEUGEOT 607 Paladine são conservados pelo “Museu de l’Aventure Peugeot”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)