Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

A estreia mundial do novo Tiguan acontece no outono e será lançado no mercado em 2024

By on 16 Junho, 2023

O Tiguan é o modelo mais vendido da Volkswagen em todo o mundo e a marca alemã relança o seu ‘bestseller’ já este ano, com novas tecnologias e características premium, como os faróis LEDMatrix HD e o novo controlo adaptativo do chassis. 

Já na última fase de testes a Volkswagen anuncia os primeiros pormenores do Tiguan, que desde a sua estreia em 2007 já vendeu mais de 7,4 milhões de unidades em todo o mundo. A terceira geração do modelo estará disponível com um sistema de controlo ativo da suspensão recentemente desenvolvido e com características de grande dimensão, como os faróis LED Matrix HD. Baseia-se na nova geração da plataforma modular transversal, MQB evo e com a motorização híbrida plug-in, a marca alemã anuncia que o novo Tiguan atingirá no futuro autonomias elétricas até 100 quilómetros. 

No centro das grandes novidades da terceira geração do Tiguan está a plataforma modular transversal designada agora por MQB evo. A Volkswagen desenvolveu ainda mais esta plataforma, que constitui o ponto de partida para uma nova geração do controlo adaptativo da suspensão DCC: o DCC Pro opcional com amortecedores de duas válvulas. O novo modelo estará equipado com um gestor da dinâmica do veículo – um sistema que fez a sua estreia no atual Golf GTI – como opcional. Este controla as funções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados no sistema DCC Pro. 

Ainda em relação à tecnologia MQB evo, esta possibilita diferentes tipos de motorização para o novo Tiguan. A terceira geração que será conhecida este ano, estará disponível com motores turbo diesel (TDI), motores a gasolina turbo alimentados (TSI), motores a gasolina turbo alimentados híbridos suaves (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid). A autonomia elétrica das novas unidades híbridas plug-in foi aumentada para até 100 quilómetros em comparação com os antecessores, dependendo do equipamento. Além disso, o carregamento em corrente alternada será mais rápido em todas as versões eHybrid e, pela primeira vez, o carregamento em corrente contínua também será possível.

Outra das novidades do Tiguan serão os faróis LED Matrix HD como opcional, uma tecnologia que foi desenvolvida para também para o Touareg. Esta característica dos modelos de classe premium será agora utilizada no Tiguan de tamanho médio.

VOLKSWAGEN TIGUAN

A Volkswagen redesenhou por completo o interior do novo Tiguan. Tem um cockpit recentemente desenvolvido e um novo sistema de infotainment, composto por um ecrã com uma diagonal de 15 polegadas, que apresenta as normais funções  como navegação, música e controlo da climatização. O interior é ainda composto por materiais de alta qualidade, bancos recentemente desenvolvidos – disponível opcionalmente com bancos dianteiros ergoActive, que entre outras coisas, vêm com ajuste pneumático do apoio lombar em quatro direções e uma função de massagem pneumática de 10 câmaras de pontos de pressão nos encostos e equipados com aquecimento e ventilação – um isolamento acústico mais eficaz. 

As consolas centrais também oferecem mais espaço para arrumação. No futuro, o Tiguan será oferecido exclusivamente com caixa de velocidades automatizada (DSG). Tal como nos modelos Volkswagen ID. a mudança de velocidades será futuramente selecionada através de uma alavanca na coluna de direção, à direita do volante. Além disso, todos os Tiguan têm patilhas de mudança de velocidades disponíveis atrás do volante.

Enquanto o novo Tiguan cresce em comprimento cerca de três centímetros, a altura, a largura e a distância entre eixos permanecem praticamente idênticas às do seu antecessor. A capacidade da bagageira da nova geração aumentou 33 litros para 648 litros (quando carregado até à altura dos encostos dos bancos traseiros).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)