Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

A Audi RS6 está a fazer 20 anos e conta com clientes que não a trocam por nada

By on 25 Dezembro, 2022

No ano em estamos a comemorar os 20 anos de produção da Audi RS6 e a fazer um apanhado do que este modelo evoluiu ao longo deste tempo, começam também a ser reunidas as primeiras histórias interessantes para serem partilhadas.

Criada com o objetivo de ser uma espécie de desportivo com espaço para transportar a família a bordo com o máximo de conforto, a Audi RS6 Avant foi evoluindo e acabou por ser transformar numa incrível interpretação desta receita, atualmente com uma potência acima dos 600 cavalos e uma elegância que não passa despercebida, mas que também não esconde o facto da carroçaria estar a esconder um incrível desportivo capaz de transportar a família, a receita original deste modelo.

Para Andreas Fehlberger, um gerente de hotel da zona de Erding, perto de Munique, os últimos 20 anos foram sempre passados ao volante de modelos Audi da família RS. E agora, junto da sua RS6 Avant de 600 cavalos e com a carroçaria em “Berry Pearl Effect”, da Audi Exclusive, explica-nos porque é que não precisa de mais nada na sua garagem.

Andreas Fehlberger e a sua Audi RS6 Avant em “Berry Pearl Effect”

Sr. Fehlberger, tem 40 anos de idade e conduz modelos RS há 20 anos, neste momento uma RS6 Avant. Porquê esta fidelidade à marca? Tudo começou com uma experiência que tive enquanto estava a fazer a minha formação. O meu chefe deixou-me conduzir o seu RS4, e eu fiquei viciado. Sempre gostei de carrinhas e a RS6 é um carro perfeito para todas as situações. Utilizo-a frequentemente para fazer compras para o hotel e para a sua cozinha. Além disso, sempre quis ter algo especial, e não um carro pequeno com uma cor convencional. Comprei o meu primeiro RS em 2002, um RS4 de geração B5 em Daytona Gray Pearl Effect. Depois disso, tive dois RS5, um em cinza metálico Suzuka e um em castanho metálico Ipanema. Finalmente, acabei com o RS6, um C7 em Austin Yellow metálico. E neste momento tenho esta RS6 da geração atual em “Berry Pearl Effect”.

É obviamente um fã de trabalhos de pintura personalizados. À parte isso, qual é a sua opinião sobre a linguagem de design atual da RS6 Avant? É exatamente este o caminho a seguir. Se dependesse de mim, a RS6 pareceria ainda mais arrojada. O C7 já era um pouco mais ousado no exterior, mas o C8, com os alargamentos da carroçaria ainda maiores, elementos, elementos em carbono e jantes de 22 polegadas, que conduzo no Inverno e no Verão, é exatamente o meu carro. Jantes pequenas não dão para mim.

Ao longo dos anos, a produção tem aumentado constantemente em quase todos os segmentos, e a sua RS6 Avant tem uns impressionantes 600 cavalos. Estará de acordo com os tempos que correm? Esse é um tema que podemos debater durante horas. Aprecio a potência quando preciso dela, mas é claro que nem sempre levo as coisas ao limite; a maior parte do tempo conduzo com bastante conforto. E depois há o aspeto do combustível, que é também um grande problema neste momento, especialmente quando um litro custa mais de dois euros. Em média, onze ou doze litros dão-me para cerca de 100 quilómetros. De vez em quando, consigo fazer descer a média para os dez litros, quando conduzo de um modo mais eficiente.

Alguma vez levou a RS6 Avant para um circuito? Não, nunca por minha própria vontade. Estive recentemente em Itália – gosto de subir e descer os desfiladeiros da montanha. Mas conduzo principalmente para o prazer de o fazer. Para mim, é importante saber como controlar um carro que tem um rendimento como este. É por isso que participo em sessões de treino na pista de corridas quando surge a oportunidade.

Vamos olhar alguns anos para o futuro. Conduziria um RS6 Avant parcialmente elétrico? Deixe-me pôr as coisas desta forma: Não sou contra, mas tem de ser um modelo que me faça sentir bem, tanto visualmente como ao volante, ao nível da minha RS6 Avant. Ainda não me vejo a conduzir um carro totalmente elétrico.

De volta à sua RS6 Avant. É o seu único carro? Sim, porque tudo o que preciso é a minha RS6 Avant, até a uso nos fins-de-semana. Tal como já referi, para mim, o carro tem de ser perfeito em tudo, um “Jack of all trades”, por assim dizer. Potência ilimitada, espaço para toda a família, e ter um visual espantoso. A tração integral quattro foi outro critério importante para mim. Se o carro tivesse tração apenas às rodas traseiras, eu teria optado por outra solução. O sistema de travagem com discos cerâmicos RS é também um imperativo absoluto. E depois há o sistema de iluminação Laser, que sempre me fascinaram, especialmente a coreografia visual sempre que tranco ou destranco o carro. Mas também sou um grande fã do sistema de som Bang e Olufsen, claro.

Como é que as pessoas reagem à sua RS6 Avant? O ano passado em Munique, um motociclista perseguiu-me durante algum tempo e perguntou-me num semáforo vermelho se podia tirar algumas fotografias. Foi provavelmente por causa da cor da RS6 e das suas jantes enormes, ou da aparência geral do carro. Mas talvez fosse também porque a RS6 fica bem na Alemanha, a capital mundial das carrinhas.

Há alguma coisa que lhe falte na sua RS6 Avant e que queira ver na sua sucessora? Devia ter optado pelos assentos com massagens, e talvez um sistema de som ainda melhor [risos]. Ficaria feliz se a Audi se concentrasse mais na iluminação da próxima RS6 Avant e incluísse um sistema em OLED, por exemplo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)