75 Anos da Porsche: as melhores imagens
Porsche entra em ano de aniversário e o cabeça de cartaz é este Vision 357

75 anos da Porsche

By on 18 Outubro, 2023

Este sábado, Cascais encheu-se com as cores da Porsche numa comemoração de aniversário tão ímpar como a marca que celebra os seus 75 anos. Foram centenas os convidados que participaram nestas comemorações, bem como os milhares de pessoas que visitaram e “pintaram” a zona da Marina com uma excecional moldura humana, ávida de vivenciar o emocionante programa criado especialmente para a ocasião. Um evento pleno de sucesso que uniu clientes, fãs da marca e o público em geral e que encheu de orgulho toda a “família” Porsche.

FOTOS Porsche Ibérica

Até o São Pedro se rendeu à comemoração dos 75 Anos da Porsche em Cascais e, este sábado, deu uma folga à chuva para que os milhares de convidados que encheram por completo a zona da Marina pudessem vivenciar em pleno este emocionante dia de celebração da cultura automóvel em geral e da marca em particular.

Foram mais de quatrocentas viaturas Porsche, entre os de participantes e os automóveis expostos, milhares de pessoas que aproveitaram em pleno o programa concebido exclusivamente para esta celebração dos 75 Anos da Porsche.

Mas se os números espelham o sucesso desta festa de celebração de um homem, do seu sonho e da marca que fez nascer, não traduzem na plenitude as emoções vividas este sábado. E não apenas para os mais de 300 apaixonados que se puderam deslocar ao volante do seu automóvel de eleição, mas para todos os fãs da marca e para o imenso público que aderiu em massa, cobrindo a Marina de Cascais com uma moldura humana ímpar e reservada apenas para ocasiões verdadeiramente especiais.

Foi um público muito entusiasta que teve a oportunidade de ver ao vivo automóveis tão exclusivos como o icónico Porsche 959, o supercarro que estava décadas à frente do seu tempo, o Carrera GT, com o seu V10 oriundo diretamente da competição, ou o 918 Spyder, o sofisticado hiper-carro que elevou a marca a um novo patamar de excelência no desempenho.

Ou automóveis de competição que bateram recordes em pistas e deixaram assinaladas as suas presenças nas mentes dos apaixonados por este universo das corridas, como o belíssimo Porsche 904 GTS, o não menos deslumbrante 906, o agressivo 935 ou os mais modernos 911/992 GT3 Cup. Estes e dezenas de outros automóveis únicos que estiveram reunidos na Marina e no Hipódromo de Cascais e que ajudaram, com toda a certeza, a tornar este sábado ainda mais especial para todos os que nos honraram com a sua presença.

Emoções ao rubro na Porsche Power Stage

Se é verdade que poder observar ao vivo alguns dos mais apaixonantes automóveis da história da marca é, por si só, motivo de redobrada emoção, não há nada como sentir o coração a bater mais forte e a adrenalina a correr nas veias ao ver um Porsche ser conduzido nos limites por um piloto experimentado.

No Porsche Power Stage, o nosso anfitrião de serviço, o piloto Pedro Salvador, não poupou esforços para levar ao rubro o público que aderiu em massa para ver o 911 evoluir no traçado criado para a ocasião.

Se do lado de fora já era difícil conter as emoções, a possibilidade de fazer um co-drive com o piloto nortenho foi mesmo um dos pontos altos da festa para alguns felizardos, que não esconderam a felicidade, e o aparente nervosismo, por serem conduzidos a “fundo” num desportivo deste calibre.

Um espetáculo vivido dentro e fora da pista que não deixou ninguém indiferente, como fizeram questão de frisar todos os envolvidos e o público presente.

Enquanto os papás e as mamãs se deliciavam com as exposições estáticas ou com as demonstrações de grande dinamismo, os mais pequenos divertiam-se na Porsche Young Driving School, uma espécie de “escola de condução” para crianças dos 6 aos 12 anos que combinava uma função lúdica com a sensibilização para as temáticas da condução e da segurança rodoviária.

Lendas vivas, personalidades únicas

Mas porque a Porsche é feita de pessoas e para as pessoas, a presença de personalidades marcantes como o piloto português António Félix da Costa e o consagrado piloto Jacky Ickx, abrilhantaram a festa e proporcionaram momentos únicos de troca de impressões com todos os que tiveram a oportunidade de conversar com dois profissionais que marcaram, e marcam, a história da Porsche e de todos os aficionados pelas corridas. Uma honra poder conviver com seres humanos tão dotados nas profissões que escolheram como de trato fácil na sua relação com os outros.

Desfiles de moda e elegância

A terminar o dia em beleza (literalmente), os milhares de espectadores tiveram oportunidade de ficar a conhecer as últimas tendências do glamour e do lifestyle, duas características que sempre associamos à marca Porsche, num desfile que envolveu as marcas de vestuário centradas na Marina de Cascais e a coleção da Porsche Lifestyle.

Fechando em grande estilo, colocando novamente a tónica no charme e na sofisticação, o Desfile de Elegância Porsche reuniu alguns automóveis únicos, verdadeiras obras de arte sobre rodas, que fizeram as delícias de todos os presentes e que foram aproveitadas para eternizar o momento com muitas das fotos que encheram as “galerias” e inundaram as redes sociais, ajudando assim a espalhar a magia Porsche pelos quatro cantos do país.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)