Frontera: Já há preços para a nova proposta da Opel
Opel Frontera apresentado aos media

70 anos depois do Olympia Rekord a Opel vai apresentar o Astra Sports Tourer Electric

By on 17 Agosto, 2023

Há 70 anos, a Opel apresentou o Olympia Rekord no Salão de Munique, passando a estar também disponível em carroçaria Caravan. Ao revelar o Opel Olympia Rekord Caravan de 1953, a marca sediada em Rüsselsheim causou um grande entusiasmo, pois era a primeira ‘station wagon’ produzida em série por um fabricante alemão, tornando-se num pilar da gama de modelos.

No mesmo salão automóvel, mas em 2023, a Opel vai apresentar uma das primeiras ‘station wagons’ elétricas da marca. De 5 a 10 de setembro, o novo Opel Astra Sports Tourer Electric fará a sua estreia mundial em Munique. A nova ‘station wagon’ totalmente elétrica de Rüsselsheim debita 115 kW/156 cv e um binário máximo de 270 Nm a partir do seu motor elétrico, com uma velocidade máxima de 170 km/h. Mesmo com os bancos traseiros na sua posição elevada, o Astra Sports Tourer Electric oferece 516 litros de espaço na bagageira, mas com os bancos rebatidos, a capacidade aumenta para 1.553 litros. 

No Olympia Rekord Caravan os encostos rebatíveis em ângulo facilitavam a entrada dos passageiros e a porta traseira larga ajudava à colocação e remoção de objetos de trabalho ou de peças volumosas. Além disso, a bagageira podia suportar uma carga útil de até 480 quilogramas. Na altura, o seu motor económico de 1,5 litros com 40 cv, capaz de acelerar a Caravan a uma confortável velocidade de cruzeiro de cerca de 115 km/h, fez com que o Olympia Rekord fosse um sucesso entre os clientes e, ao mesmo tempo, lançou as bases para os futuros modelos Opel. A versão Caravan ou station wagon tornou-se, assim, parte integrante da gama. Quase dez anos após a estreia da primeira station wagon produzida em série por uma marca alemã, seguiu-se o Kadett A Caravan em 1963. Foi a primeira station wagon compacta da Opel e rapidamente ajudou a marca a tornar-se líder de mercado neste segmento de carroçaria.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)