Estudo da Carnext revela as tendências dos portugueses na compra de um carro
81% dos portugueses gostariam de ter apoios à compra de automóvel ajustados ao rendimento familiar

54% dos portugueses acreditam que os elétricos vão substituir os carros com motor a combustão

By on 29 Fevereiro, 2024

Apesar da grande maioria dos portugueses não pensar comprar um carro elétrico nos próximos tempos devido aos custos associados, muitos olham para a nova mobilidade como o caminho do futuro.

54% dos portugueses acredita que os veículos elétricos irão eventualmente substituir completamente os carros a combustão. Mas o timing em que essa transição ocorrerá é que parece mais distante para a maioria. 13% acreditam que isso ocorrerá nos próximos 5 anos, 38% entre 5 a 15 anos, e 49% em mais de 15 anos. Em relação às intenções de compra, 1 em cada 3 portugueses optarão por comprar um automóvel elétrico. Mais do que a nível europeu, com os resultados do estudo a revelar que, em média, 1 em cada 4 europeus tencionam comprar elétrico.

Contudo, os automobilistas não enxergam um futuro sem carros, já que apenas 16% consideram que esses veículos terão um papel menos importante do que atualmente. Globalmente, num estudo da Cetelem que envolveu cidadãos de 16 países, apenas 20% esperam que os automóveis tenham um papel menos relevante no futuro, uma visão mais predominante na Europa.

Os portugueses estão entre os que mais acreditam que os avanços tecnológicos resultarão em automóveis mais ecológicos, com uma taxa de aprovação de 92%, juntamente com a China (93%), México (93%) e Turquia (91%). Aproximadamente 7 em cada 10 pessoas consideram os carros elétricos como a melhor representação do progresso tecnológico. No entanto, essa percepção global esconde diferenças significativas entre os países, indicando que os veículos elétricos ainda não são considerados uma solução óbvia por todos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)