Abarth Classiche 1300 OT: Mais um mimo da Stellantis Heritage
Abarth 600e Scorpionissima: Já ficamos a conhecer o interior

240 cv de potência: Nasce o Abarth mais potente de sempre

By on 12 Janeiro, 2024

Dotado de 240 cv de potência, a Abarth anunciou a produção do automóvel mais potente da sua história, sem nunca referir a designação do modelo, apesar das semelhanças visuais com o Fiat 600e não deixarem de ser notadas. O novo Abarth elétrico nasce da parceria entre a marca do escorpião e a experiência e “ADN de competição” da Stellantis Motorsport, sem confirmação ainda da data de lançamento no mercado. 

A nova colaboração entre Abarth e Stellantis Motorsport pretende estabelecer um novo padrão no mundo automóvel elétrico, resultando na “homenagem à história das corridas da Abarth” com a produção do novo modelo. 

O novo e potente Abarth terá uma nova plataforma baseada na conhecida eCMP, agora renomeada Perfo-eCMP, equipado com um grupo propulsor de alto desempenho e suspensões com uma configuração dedicada para garantir o controlo, a agilidade e a estabilidade. O novo Abarth está também equipado com um diferencial de deslizamento limitado, desenvolvido para as necessidades específicas de um grupo propulsor BEV e adaptado às suas características. Além dos 240 cv de potência, conta ainda com um sistema de travagem avançado, capaz de oferecer mais estabilidade graças a discos de travão de maiores dimensões e a superfícies de disco mais largas para uma melhor dissipação do calor e uma maior resistência à fadiga, permitindo tirar-se partido de toda a potência do veículo. 

Com base na experiência da Stellantis Motorsport na Fórmula E, o Abarth vai ser equipado com novos pneus com uma banda de rodagem de composto mais macio na zona exterior e central, proporcionam uma maior aderência nas curvas e uma maior autonomia, enquanto a inserção de poliuretano assegura o isolamento acústico. 

No interior, o novo Abarth vai apresentar bancos de elevado conforto com ergonomia de competição, compostos por quatro espumas diferentes para um melhor apoio ao corpo do condutor e passageiros. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)