Lancia regressa à 1000 Miglia em 2024
1000 Miglia 2023: Uma das corridas mais belas do mundo de regresso

1000 Miglia: o mais belo passeio de Itália

By on 18 Junho, 2023

A edição mais longa da história das 1000 Miglia chegou ao fim com as equipas que atravessaram a Itália percorrendo 2200 quilómetros ao longo dos cinco dias da corrida.

Passando pela chuva antes da chegada a Roma até ao sol escaldante de Alessandria, os participantes completaram um tour de tour de force que os viu parar em Cervia-Milano Marittima antes da viragem na capital, para subir até Parma e terminar em Milão, com um Controlo do Selo na Piazza Duomo e chegada à City Life, para a última noite da última noite da corrida antes da chegada a Brescia.

No final, os atuais campeões conseguiram: depois de terem superado alguns problemas na primeira tarde da corrida, desde o início da segunda etapa confirmaram-se como a equipa a bater, deixando os seus rivais a lutar pelo segundo e terceiro lugares do pódio.

Andrea Vesco conquistou o seu quarto título consecutivo (de um total de seis), enquanto Fabio Salvinelli igualou Giuliano Canè com uma série de três vitórias. “No início houve problemas”, declarou Vesco com os motores desligados.

Só quando competi com o meu pai é que consegui um resultado tão bom, estou muito orgulhoso por ter alcançado este resultado histórico.

Atrás do Alfa Romeo 6C 1750 SS Zagato de 1929 dos vencedores, dois Lancia Lambda Spider Type 221: Gianmario Fontanella e Annamaria Covelli precederam Andrea Belometti e Gianluca Bergomi. A melhor equipa feminina foi a de Silvia Marini e Irene Dei Tos num Bugatti T 40 de 1929, que conquistaram a Taça das Senhoras ao terminarem em 27º lugar na geral. A 1000 Miglia Green foi ganha por Paolo Piva e Matteo Ferraglio num Tesla Model Y, à frente de Mirco Magni e Laura Confalonieri num Polestar 2 e Antonino Azzarello e Stefano Orlandini num Ford Mustang Mach-E.

Finalmente, o Ferrari Tribute 1000 Miglia foi ganho por Andrea Milesi e Giordano Mozzi num F8 Spider, em segundo lugar ficaram Fabrizio Macario e Giovanna Di Costanzo num 488 Pista de 2019. Em terceiro lugar ficaram Celestino e Antonio Sangiovanni com um Ferrari Roma de 2021. Fique com algumas das melhores fotos do evento.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)