Volvo V60 T6 Recharge AWD – Ensaio Teste

By on 30 Agosto, 2023

A nova Volvo V60 Plug-in Hybrid é uma carrinha fantástica, com uma estética muito elegante, num automóvel grande, espaçoso, muito confortável, com um bom interior, agradável de conduzir, com uma bagageira grande q.b., e agora com uma maior autonomia elétrica, mas prepare-se porque se quiser manter os consumos em níveis aceitáveis face ao contexto, tem que poder carregar facilmente a bateria pois se estiver sujeito apenas (ou na maior parte do tempo) ao motor de combustão, prepare-se para consumos um pouco altos…

A Volvo tem crescido muito na sua aposta ‘Recharge’, este novo sistema híbrido foi amplamente melhorado, a capacidade da bateria permite agora entre 60 a 70 Km de autonomia elétrica, e sendo verdade que o preço não é barato, este carro tem muito e bons predicados, até porque é mais barato que os rivais premium….

A V60 Recharge é alimentada por um grupo motopropulsor híbrido plug-in de última geração cujo conjunto debita 340 cv. Alimentados pelo motor de 87kW, a V60 Recharge T6 tem até 91km (WLTP) de autonomia exclusivamente elétrica, o que na vida real significa entre 60 e 70 Km. Existe ainda o One Pedal Drive, em que o condutor pode utilizar o acelerador tanto para acelerar como para travar. Esta V60 está também equipada com a mais recente plataforma de sensores dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) da Volvo, plataforma que permite o desenvolvimento e implementação de sistemas de segurança ativa, tais como a deteção de outros utentes da estrada, travagem automática e prevenção de colisões. Através da função Pilot Assist, também permite um apoio suave ao condutor desde a paragem até à velocidade de autoestrada.

Exterior

8/10

A Volvo V60 T6 Recharge AWD tem um design elegante e sofisticado, é mesmo uma das mais bonitas carrinhas do mercado, com um design muito ‘talhado’ em termos aerodinâmicos, com faróis estreitos e bem característicos. Tem uma clara ‘pinta’ premium.
A carrinha exibe a nova linguagem de design da Volvo, já vista nos seus irmãos, mudou o design do para-choques dianteiro, o emblema integra o radar frontal, o design da grelha com o tema Dark fica bastante bem, a inserção do para-choques traseiro e os tubos de escape ocultos.

Interior

7/10

O interior da V60 T6 Recharge AWD é dos mais bonitos e luxuosos do mercado. Materiais de alta qualidade, design elegante e ergonómico dos bancos e um bom painel de instrumentos.
Sem dúvida um dos melhores do segmento. O interior é elegante e sofisticado, e a qualidade dos materiais é notória e tudo no interior aponta para o conforto. Nem o sistema de som escapa…
Os bancos dianteiros oferecem um excelente apoio, são muito reguláveis, espaço não falta à frente e especialmente atrás, mesmo para os suecos da equipa nacional de basquetebol, e claro, a bagageira também é bastante espaçosa, parece-me mais que alguns concorrentes premium. Está bastante bem insonorizada, e sendo a carrinha muito confortável de conduzir e perfeitamente equipada com diversos sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor, é perfeita para longas viagens.
Destaque também para o sistema de purificação do ar, que impede até 95% das partículas perigosas de entrarem no habitáculo.
Quanto à conectividade e info entretenimento, o ecrã tátil vertical da Volvo V60 não é grande, mas é eficiente. Foi desenvolvido em conjunto com a Google e tem aplicações e serviços Google integrados. A peça central do pacote Digital Services é o acesso às aplicações e serviços Google, que oferecem ajuda em modo mãos-livres com o Google Assistant, navegação através do Google Maps e uma longa lista de aplicações através do Google Play. Na secção inferior do ecrã, tem acesso instantâneo às funcionalidades mais utilizadas, como as vistas da câmara de assistência ao estacionamento e as aplicações do automóvel. O formato de retrato do ecrã facilita a visão geral durante a navegação. E, se necessário, pode facilmente reorganizar a maioria dos botões do ecrã tátil de acordo com as suas preferências.
Com os bancos traseiros levantados, o compartimento de carga tem espaço suficiente para três malas e uma mala de cabine. A porta traseira é elétrica e pode ser aberta utilizando o pé. Ou através de botões na porta da bagageira ou no painel de instrumentos.

Equipamento

8/10

A Volvo V60 Recharge T6 tem o nível de equipamento Plus Dark, que coloca o valor do automóvel nos 64.515€, ainda que esta viatura ensaiada seja de 65.899€.
O Pormenor deve ver no site da marca, mas pode contar no estilo interior com decoração em alumínio Metal Mesh, Estofos em couro, Volante personalizado, antracite, Chave de telecomando, Iluminação interior High Level, Alavanca das velocidades personalizada, Revestimento de tejadilho bege claro, no Conforto com Tapetes do habitáculo em tecido, bancos com apoio de braços central traseiro, Banco elétrico do passageiro com memória, Banco elétrico do condutor com memória, Banco elétrico para passageiro, Apoio lombar de 4 posições elétrico, Extensão de almofada elétrica, condutor, Bancos da frente Comfort, Apoios de cabeça traseiros rebatíveis eletricamente, Banco de segunda fila solto mecanicamente, Jantes em liga leve de 18″, Grelha dianteira em preto de alto brilho com aros cromados, Tampas dos espelhos retrovisores das portas, cores coordenadas, Friso em alumínio brilhante à volta das janelas laterais, Barras de tejadilho, alumínio brilhante, Kit de tampa de proteção, Cinzento mate tech, Assistência ao estacionamento, Assistência ao estacionamento, traseira e dianteira, Espelhos retrovisores exteriores elétricos rebatíveis, Suporte para recibos, Câmara de Assistência ao Estacionamento, visão traseira, Assistência à segurança, Informação de Sinais de Trânsito, Oncoming Lane Mitigation, Alerta de estrada escorregadia, Faróis LED, Visor do condutor de 12 polegadas, Cruise control, Manual de instruções digital, Espelhos de cortesia iluminados, Espelhos retrovisores com anti-encandeamento automático, Tyre Pressure Monitoring, Direção assistida adaptativa, Escovas de limpa-para-brisas com lava-vidros integrado, dianteira e traseira, Mostrador central de 9 polegadas, Sensor de chuva, Chassis & Direção, Chassis dinâmico, Caixa de velocidades, Geartronic de 8 velocidades automática, Hill Start Assist, Tecnologia Start/Stop, Sistema de climatização de duas zonas, Clima de estacionamento pós-paragem, Purificador de ar, Aquecedor e arrefecedor de habitáculo elétrico, Sensor de humidade, Segurança para crianças, Botão de desativação do airbag do passageiro, Fecho elétrico de segurança para crianças, Pontos de fixação ISOFIX, banco traseiro, Segurança de proteção, Airbags de fase dupla, Kit de primeiros socorros, Triângulo de sinalização, Bancos dianteiros com proteção Whiplash, Cortina Insuflável, Proteção contra impactos laterais, Cintos de segurança, na Segurança, Fecho automático de portas, Trancagem dupla, Arrumação oculta, Puxadores das postas na cor da carroçaria com iluminação do chão, Vidros laterais temperados, na Segurança de prevenção, Luz de travagem de emergência, Temporary Mobility Kit, IDIS (Intelligent Driver Information System), Reboque, Comando da luz do reboque, No Compartimento de carga, Portão da bagageira elétrico, Entrada sem chave com porta da bagageira elétrica sem mãos, Tomada elétrica, bagageira, Cobertura da carga, manual/semiautomática, Embaladeira da porta da bagageira, aço inoxidável, Fixação da carga, Rede de proteção, Porta-sacos de compras, Olhais de fixação de carga, na Comunicação, Google Assistant, Google Maps e Google Play Store – incluídos por 4 anos, Funções remotas da aplicação Volvo Cars – incluídas durante 4 anos, Apple CarPlay, Ligação Bluetooth, Áudio, Subwoofer ventilado, Digital Audio Broadcasting (DAB+), Sistema de som High Performance, Controlos no volante, Cabo de posto de carregamento, 6m, Cabo de carregamento doméstico, móvel 7 m (10 A).

Consumos

8/10

Com um motor T6 de 4 cilindros 1969 cc, e 340cv, com a potência a dividir-se entre os 253 cv do motor a combustão e os 87 cv do motor elétrico, e um Binário 350 Nm + 240 Nm, pode contar com cerca de 70 Km em modo elétrico, mas só se gerir bem o pé direito, e dependendo do tipo de percurso, e deve evitar ao máximo ficar sem bateria, carregue o carro sempre que possa porque a diferença entre ter bateria ou não é abismal.
O carro tem um boa performance, face ao tipo de automóvel que é, e ao peso, faz uma aceleração de 5,4 dos 0-100 Km/h, e tem uma velocidade máxima limitada a 180 Km/h. Como já percebeu a bateria de 18,8 kWh permite à carrinha sueca percorrer até cerca de 70 quilómetros em modo elétrico, mas não se admire muito se só conseguir 50 quilómetros, pois tudo depende muito do percurso e da forma como anda. Sem bateria, o motor é potente, e apesar de pesado, o carro continua desenvolto, mas se estiver disposto e usar bem a potência, gasta bem o combustível, em cidade 8.4 l/100 Km, em autoestrada 7.2l/100 Km se não abusar da velocidade, combinado fica-se pelo 7.7 l/100 Km o que não é exagerado para o tipo de carro.
Como se percebe, é importante carregar regularmente a bateria de modo a desfrutar totalmente da parte elétrica. A V60 Recharge reabastece de 0 a 100% em três horas com o carregador bifásico de 6,4 kW a bordo. Esta Volvo Recharge híbrido plug-in vem equipada com um cabo de carregamento standard que cumpre os elevados requisitos de segurança elétrica (Modo 2). Disponível em diferentes variantes (6A, 8A ou 10A, consoante o mercado), este cabo de 7 m permite um carregamento até 1,4-2,3 kW através de uma tomada doméstica. Para um carregamento cómodo e mais rápido em casa, se puder ter uma wallbox trifásica, poderá carregar até 22 kW. Para um carregamento cómodo e seguro fora de casa, existe também um cabo de carregamento Modo 3 monofásico de 16A disponível como acessório. Este cabo é prático para ter à mão quando não há cabos na estação de carregamento.

Ao Volante

8/10

Guiar esta V60 é um grande experiência, o carro apesar de pesado, é ágil quanto baste, tem potência para sair bem das curvas, mas como é lógico, não é em traçado urbano que pode fazer valer melhor os seus dotes. Tendo bateria, arranca sempre em modo elétrico, no ecrã podemos escolher o modo de condução e este é um exercício interessante, pois ao fazê-lo por vezes parece que passamos para carros diferentes.
A direção é bem precisa e informativa, o que ajuda muito na condução citadina, a suspensão é muito confortável mas também aguenta bem alguns exageros, o carro passa muito bem os solavancos do tradicional mau piso português. A suspensão é um dos pontos a destacar do automóvel.
Quanto aos modos de transmissão, no Híbrido o automóvel decide quando utilizar o motor e o motor, o Puro (puramente elétrico), o AWD Constante que mantém os motores a funcionar em conjunto, mas não com a potência máxima, e todos têm boas aplicações, por exemplo modo Híbrido é ótimo para circular pela cidade, pois gasta a mínima quantidade de combustível, o modo elétrico é bom para percursos curtos em que não é preciso o motor de combustão, com o AWD constante se rodar calmamente vai recarregando a bateria.
Os Modos de condução selecionáveis são na totalidade o Hybrid, Pure, Power1 e Constant AWD e estes diferentes modos de condução são adaptados para proporcionar as melhores características de condução possíveis alterando a direção, motor/caixa de velocidades/tração integral, travões, absorção de choques, ecrã do condutor e regulações climáticas.
Quando o automóvel arranca, está sempre no modo Híbrido. O motor elétrico e o motor de combustão interna são utilizados, individualmente ou em paralelo, e a sua utilização é adaptada em termos de desempenho, consumo de combustível e conforto. A capacidade de funcionar apenas com o motor elétrico depende do nível de energia da bateria híbrida.
Como se calcula, a Volvo V60 sente-se melhor na autoestrada, mas também é bastante agradável em piores estradas, pois é bastante confortável, sem ser um supra-sumo.
Não é um carro que devolva uma condução super envolvente, mas é bastante agradável, especialmente para o meu estilo, mais calmo, a desfrutar, andando sem exageros, exceção feita a alguns momentos em que é mesmo preciso. Apesar de grande, é fácil de manobrar, o controlo da carroçaria é bom, mesmo quando apanhamos curvas mais longas com muito mau piso, o carro nunca se ‘descentra’ muito e muitas vezes se nota bem os dois eixos a atuar. Nunca o ‘provoquei’ demasiado, mas a sensação que fica é sempre de segurança e aderência à estrada.
A caixa automática de oito velocidades é boa, mas o sistema é complexo e por vezes há ali uns detalhes estranhos na velocidade engatada, mas nada de especial.
Em suma, é um carro muito bom de guiar, mas que não foi feito para uma condução demasiado agressiva. Nem é esse o seu propósito.

Motor

8/10

O motor é o T6 híbrido plug-in de 340cv+87cv – potências combinadas Elétrico/Gasolina – o motor de combustão de 4 cilindros tem 1969 cc e 253cv liga-se e os dois eixos movem o carro (AWD, All Wheel Drive). A transmissão é automática, e a aceleração de 5.4s (0-100 km/h). O Binário tem 350 Nm + 240 Nm, o consumo combinado (l/100km) fica entre 0,8 1,1, mas só no mundo perfeito WLTP, a Velocidade Máxima com limitador é de 180 Km/h.
O AWD, claro, significa que com a combinação de potência a gasolina para as rodas dianteiras e tração elétrica para as traseiras a V60 tem tração integral.
No arranque, com o interruptor na consola central, a V60 Recharge começa no modo Híbrido, um dos quatro disponíveis, mas roda em elétrico (EV) puro e depois, conforme necessita (o sistema) alterna entre gasolina, eletricidade ou uma combinação dos dois e fá-lo de forma quase impercetível.

Balanço Final

8/10

Há muito mais que faz sentido referir, mas o facto da Volvo V60 T6 Recharge AWD, tendo os predicados que tem, ser mais barata que a Audi A6 A6 Avant 50 TFSIe quattro S tronic, BMW Série 5 Touring, e a Mercedes C-300 Station, é um ponto a seu favor, mas há muito mais para destacar. Esta nova e mais potente unidade híbrida plug-in de última geração da Volvo é um trunfo, até porque cai como mel na sopa nesta V60, um automóvel que anda bem, guia-se bem, não gasta demais se tivermos ‘juízo’ com o pé direito, tem um bom desempenho global, e uma autonomia eléctrica que ronda os 70 Km, é confortável, tem um habitáculo com tudo o que é preciso e acolhedor, tem espaço quanto baste, a bagageira também é mais do que suficiente, e por fim, é bonita, tem um design desportivo moderno, é um veículo híbrido plug-in muito interessante.
Pena consumir um pouco demais quando não tem bateria, por isso um dos conselhos que damos é ter condições para carregar o carro em casa, e se possível no trabalho. Era o ideal.

Preço da versão ensaiada (Euros), Recharge T6: 65.899 €
Preço da versão base (Euros), Recharge T6: 64.515€

Concorrentes

Os concorrentes do Volvo V60 T6 Recharge AWD são as carrinhas das marcas Premium, Audi, BMW e Mercedes.
A Audi A6 A6 Avant 50 TFSIe quattro S tronic, é um carrinha híbrida plug-in, 299 cv, 4X4, com autonomia elétrica até 64 Km, custa desde 70.482€.
BMW Série 5 Touring, é uma carrinha Híbrida plug-in, 292 cv, faz até 57 Km em modo elétrico, 4X2, desde 70.200€
Mercedes C-300 Station, é uma carrinha híbrida plug-in, 197+129 cv, com autonomia elétrica em ciclo urbano até 103 Km, desde 71.750€
Como se percebe, todas elas têm preço um pouco acima da Volvo, cujo preço de entrada da V60 Recharge T6 é de 64.515€ e o preço da viatura ensaiada, 65.899€

Ficha Técnica

Motor a gasolina de quatro cilindros turboalimentado com e-boost
Motor Gasolina híbrido T6 340cv
4 cilindros, 1969cc
Potência máxima 340 cv (253+87)
Binário 659 Nm
Tração integral
Caixa de velocidades, Geartronic de 8 velocidades

Performance e Consumos
Consumo combinado (l/100km) 0,8 1,1
Consumo médio AutoSport: 7.7 l/100 Km
Consumo Autoestrada AutoSport: 7.2 l/100 Km
Consumo cidade AutoSport: 0,8-1,1 l/100 Km – 8.4 l/100 Km (s/bateria)

Aceleração (0 100km/h) 5,4
Vel. Máxima (km/h) Limitador 180
Consumo de energia eléctrica (combinado)
17,3 kWh/100km
Consumo de combustível (combinado) 0,8 l/100km
Emissões de CO₂ (Combinado) 17 g/km

Dimensões e capacidades

Peso (kg) 2091
Depósito de combustível (l) 60
Altura (mm) 1432
Comprimento (mm) 4761
Largura (mm) 2040
Distância entre eixos (mm) 2872
Volvo V60 T6 RECHARGE
Caixa de Velocidades: Geartronic 8V.
Jantes 18” com pneus 235/40R19 (584€)

Preço de entrada V60 Recharge T6: 64.515€
Preço da viatura ensaiada: 65.899 €

Consumo e emissões
Capacidade da bateria (utilizável) 14,7 kWh
Capacidade de carga 481 litros
Capacidade máxima de reboque 2000 kg
Carga no tejadilho 75 kg
Peso do veículo 2064 kg
Peso (massa máxima em carga) 2530 kg

Mais/Menos


Mais

Autonomia elétrica
Design
Bagageira
Conforto
Motor potente

Menos

Exige carregamentos sistemáticos
Caixa de velocidade, às vezes, ‘titubeante’…

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 65.899€

Preço da versão base (Euros): 64.515€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

A Volvo V60 T6 Recharge AWD tem um design elegante e sofisticado, é mesmo uma das mais bonitas carrinhas do mercado, com um design muito ‘talhado’ em termos aerodinâmicos, com faróis estreitos e bem característicos. Tem uma clara ‘pinta’ premium.
A carrinha exibe a nova linguagem de design da Volvo, já vista nos seus irmãos, mudou o design do para-choques dianteiro, o emblema integra o radar frontal, o design da grelha com o tema Dark fica bastante bem, a inserção do para-choques traseiro e os tubos de escape ocultos.

Interior

O interior da V60 T6 Recharge AWD é dos mais bonitos e luxuosos do mercado. Materiais de alta qualidade, design elegante e ergonómico dos bancos e um bom painel de instrumentos.
Sem dúvida um dos melhores do segmento. O interior é elegante e sofisticado, e a qualidade dos materiais é notória e tudo no interior aponta para o conforto. Nem o sistema de som escapa…
Os bancos dianteiros oferecem um excelente apoio, são muito reguláveis, espaço não falta à frente e especialmente atrás, mesmo para os suecos da equipa nacional de basquetebol, e claro, a bagageira também é bastante espaçosa, parece-me mais que alguns concorrentes premium. Está bastante bem insonorizada, e sendo a carrinha muito confortável de conduzir e perfeitamente equipada com diversos sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor, é perfeita para longas viagens.
Destaque também para o sistema de purificação do ar, que impede até 95% das partículas perigosas de entrarem no habitáculo.
Quanto à conectividade e info entretenimento, o ecrã tátil vertical da Volvo V60 não é grande, mas é eficiente. Foi desenvolvido em conjunto com a Google e tem aplicações e serviços Google integrados. A peça central do pacote Digital Services é o acesso às aplicações e serviços Google, que oferecem ajuda em modo mãos-livres com o Google Assistant, navegação através do Google Maps e uma longa lista de aplicações através do Google Play. Na secção inferior do ecrã, tem acesso instantâneo às funcionalidades mais utilizadas, como as vistas da câmara de assistência ao estacionamento e as aplicações do automóvel. O formato de retrato do ecrã facilita a visão geral durante a navegação. E, se necessário, pode facilmente reorganizar a maioria dos botões do ecrã tátil de acordo com as suas preferências.
Com os bancos traseiros levantados, o compartimento de carga tem espaço suficiente para três malas e uma mala de cabine. A porta traseira é elétrica e pode ser aberta utilizando o pé. Ou através de botões na porta da bagageira ou no painel de instrumentos.

Equipamento

A Volvo V60 Recharge T6 tem o nível de equipamento Plus Dark, que coloca o valor do automóvel nos 64.515€, ainda que esta viatura ensaiada seja de 65.899€.
O Pormenor deve ver no site da marca, mas pode contar no estilo interior com decoração em alumínio Metal Mesh, Estofos em couro, Volante personalizado, antracite, Chave de telecomando, Iluminação interior High Level, Alavanca das velocidades personalizada, Revestimento de tejadilho bege claro, no Conforto com Tapetes do habitáculo em tecido, bancos com apoio de braços central traseiro, Banco elétrico do passageiro com memória, Banco elétrico do condutor com memória, Banco elétrico para passageiro, Apoio lombar de 4 posições elétrico, Extensão de almofada elétrica, condutor, Bancos da frente Comfort, Apoios de cabeça traseiros rebatíveis eletricamente, Banco de segunda fila solto mecanicamente, Jantes em liga leve de 18″, Grelha dianteira em preto de alto brilho com aros cromados, Tampas dos espelhos retrovisores das portas, cores coordenadas, Friso em alumínio brilhante à volta das janelas laterais, Barras de tejadilho, alumínio brilhante, Kit de tampa de proteção, Cinzento mate tech, Assistência ao estacionamento, Assistência ao estacionamento, traseira e dianteira, Espelhos retrovisores exteriores elétricos rebatíveis, Suporte para recibos, Câmara de Assistência ao Estacionamento, visão traseira, Assistência à segurança, Informação de Sinais de Trânsito, Oncoming Lane Mitigation, Alerta de estrada escorregadia, Faróis LED, Visor do condutor de 12 polegadas, Cruise control, Manual de instruções digital, Espelhos de cortesia iluminados, Espelhos retrovisores com anti-encandeamento automático, Tyre Pressure Monitoring, Direção assistida adaptativa, Escovas de limpa-para-brisas com lava-vidros integrado, dianteira e traseira, Mostrador central de 9 polegadas, Sensor de chuva, Chassis & Direção, Chassis dinâmico, Caixa de velocidades, Geartronic de 8 velocidades automática, Hill Start Assist, Tecnologia Start/Stop, Sistema de climatização de duas zonas, Clima de estacionamento pós-paragem, Purificador de ar, Aquecedor e arrefecedor de habitáculo elétrico, Sensor de humidade, Segurança para crianças, Botão de desativação do airbag do passageiro, Fecho elétrico de segurança para crianças, Pontos de fixação ISOFIX, banco traseiro, Segurança de proteção, Airbags de fase dupla, Kit de primeiros socorros, Triângulo de sinalização, Bancos dianteiros com proteção Whiplash, Cortina Insuflável, Proteção contra impactos laterais, Cintos de segurança, na Segurança, Fecho automático de portas, Trancagem dupla, Arrumação oculta, Puxadores das postas na cor da carroçaria com iluminação do chão, Vidros laterais temperados, na Segurança de prevenção, Luz de travagem de emergência, Temporary Mobility Kit, IDIS (Intelligent Driver Information System), Reboque, Comando da luz do reboque, No Compartimento de carga, Portão da bagageira elétrico, Entrada sem chave com porta da bagageira elétrica sem mãos, Tomada elétrica, bagageira, Cobertura da carga, manual/semiautomática, Embaladeira da porta da bagageira, aço inoxidável, Fixação da carga, Rede de proteção, Porta-sacos de compras, Olhais de fixação de carga, na Comunicação, Google Assistant, Google Maps e Google Play Store – incluídos por 4 anos, Funções remotas da aplicação Volvo Cars – incluídas durante 4 anos, Apple CarPlay, Ligação Bluetooth, Áudio, Subwoofer ventilado, Digital Audio Broadcasting (DAB+), Sistema de som High Performance, Controlos no volante, Cabo de posto de carregamento, 6m, Cabo de carregamento doméstico, móvel 7 m (10 A).

Consumos

Com um motor T6 de 4 cilindros 1969 cc, e 340cv, com a potência a dividir-se entre os 253 cv do motor a combustão e os 87 cv do motor elétrico, e um Binário 350 Nm + 240 Nm, pode contar com cerca de 70 Km em modo elétrico, mas só se gerir bem o pé direito, e dependendo do tipo de percurso, e deve evitar ao máximo ficar sem bateria, carregue o carro sempre que possa porque a diferença entre ter bateria ou não é abismal.
O carro tem um boa performance, face ao tipo de automóvel que é, e ao peso, faz uma aceleração de 5,4 dos 0-100 Km/h, e tem uma velocidade máxima limitada a 180 Km/h. Como já percebeu a bateria de 18,8 kWh permite à carrinha sueca percorrer até cerca de 70 quilómetros em modo elétrico, mas não se admire muito se só conseguir 50 quilómetros, pois tudo depende muito do percurso e da forma como anda. Sem bateria, o motor é potente, e apesar de pesado, o carro continua desenvolto, mas se estiver disposto e usar bem a potência, gasta bem o combustível, em cidade 8.4 l/100 Km, em autoestrada 7.2l/100 Km se não abusar da velocidade, combinado fica-se pelo 7.7 l/100 Km o que não é exagerado para o tipo de carro.
Como se percebe, é importante carregar regularmente a bateria de modo a desfrutar totalmente da parte elétrica. A V60 Recharge reabastece de 0 a 100% em três horas com o carregador bifásico de 6,4 kW a bordo. Esta Volvo Recharge híbrido plug-in vem equipada com um cabo de carregamento standard que cumpre os elevados requisitos de segurança elétrica (Modo 2). Disponível em diferentes variantes (6A, 8A ou 10A, consoante o mercado), este cabo de 7 m permite um carregamento até 1,4-2,3 kW através de uma tomada doméstica. Para um carregamento cómodo e mais rápido em casa, se puder ter uma wallbox trifásica, poderá carregar até 22 kW. Para um carregamento cómodo e seguro fora de casa, existe também um cabo de carregamento Modo 3 monofásico de 16A disponível como acessório. Este cabo é prático para ter à mão quando não há cabos na estação de carregamento.

Ao volante

Guiar esta V60 é um grande experiência, o carro apesar de pesado, é ágil quanto baste, tem potência para sair bem das curvas, mas como é lógico, não é em traçado urbano que pode fazer valer melhor os seus dotes. Tendo bateria, arranca sempre em modo elétrico, no ecrã podemos escolher o modo de condução e este é um exercício interessante, pois ao fazê-lo por vezes parece que passamos para carros diferentes.
A direção é bem precisa e informativa, o que ajuda muito na condução citadina, a suspensão é muito confortável mas também aguenta bem alguns exageros, o carro passa muito bem os solavancos do tradicional mau piso português. A suspensão é um dos pontos a destacar do automóvel.
Quanto aos modos de transmissão, no Híbrido o automóvel decide quando utilizar o motor e o motor, o Puro (puramente elétrico), o AWD Constante que mantém os motores a funcionar em conjunto, mas não com a potência máxima, e todos têm boas aplicações, por exemplo modo Híbrido é ótimo para circular pela cidade, pois gasta a mínima quantidade de combustível, o modo elétrico é bom para percursos curtos em que não é preciso o motor de combustão, com o AWD constante se rodar calmamente vai recarregando a bateria.
Os Modos de condução selecionáveis são na totalidade o Hybrid, Pure, Power1 e Constant AWD e estes diferentes modos de condução são adaptados para proporcionar as melhores características de condução possíveis alterando a direção, motor/caixa de velocidades/tração integral, travões, absorção de choques, ecrã do condutor e regulações climáticas.
Quando o automóvel arranca, está sempre no modo Híbrido. O motor elétrico e o motor de combustão interna são utilizados, individualmente ou em paralelo, e a sua utilização é adaptada em termos de desempenho, consumo de combustível e conforto. A capacidade de funcionar apenas com o motor elétrico depende do nível de energia da bateria híbrida.
Como se calcula, a Volvo V60 sente-se melhor na autoestrada, mas também é bastante agradável em piores estradas, pois é bastante confortável, sem ser um supra-sumo.
Não é um carro que devolva uma condução super envolvente, mas é bastante agradável, especialmente para o meu estilo, mais calmo, a desfrutar, andando sem exageros, exceção feita a alguns momentos em que é mesmo preciso. Apesar de grande, é fácil de manobrar, o controlo da carroçaria é bom, mesmo quando apanhamos curvas mais longas com muito mau piso, o carro nunca se ‘descentra’ muito e muitas vezes se nota bem os dois eixos a atuar. Nunca o ‘provoquei’ demasiado, mas a sensação que fica é sempre de segurança e aderência à estrada.
A caixa automática de oito velocidades é boa, mas o sistema é complexo e por vezes há ali uns detalhes estranhos na velocidade engatada, mas nada de especial.
Em suma, é um carro muito bom de guiar, mas que não foi feito para uma condução demasiado agressiva. Nem é esse o seu propósito.

Concorrentes

Os concorrentes do Volvo V60 T6 Recharge AWD são as carrinhas das marcas Premium, Audi, BMW e Mercedes.
A Audi A6 A6 Avant 50 TFSIe quattro S tronic, é um carrinha híbrida plug-in, 299 cv, 4X4, com autonomia elétrica até 64 Km, custa desde 70.482€.
BMW Série 5 Touring, é uma carrinha Híbrida plug-in, 292 cv, faz até 57 Km em modo elétrico, 4X2, desde 70.200€
Mercedes C-300 Station, é uma carrinha híbrida plug-in, 197+129 cv, com autonomia elétrica em ciclo urbano até 103 Km, desde 71.750€
Como se percebe, todas elas têm preço um pouco acima da Volvo, cujo preço de entrada da V60 Recharge T6 é de 64.515€ e o preço da viatura ensaiada, 65.899€

Motor

O motor é o T6 híbrido plug-in de 340cv+87cv – potências combinadas Elétrico/Gasolina – o motor de combustão de 4 cilindros tem 1969 cc e 253cv liga-se e os dois eixos movem o carro (AWD, All Wheel Drive). A transmissão é automática, e a aceleração de 5.4s (0-100 km/h). O Binário tem 350 Nm + 240 Nm, o consumo combinado (l/100km) fica entre 0,8 1,1, mas só no mundo perfeito WLTP, a Velocidade Máxima com limitador é de 180 Km/h.
O AWD, claro, significa que com a combinação de potência a gasolina para as rodas dianteiras e tração elétrica para as traseiras a V60 tem tração integral.
No arranque, com o interruptor na consola central, a V60 Recharge começa no modo Híbrido, um dos quatro disponíveis, mas roda em elétrico (EV) puro e depois, conforme necessita (o sistema) alterna entre gasolina, eletricidade ou uma combinação dos dois e fá-lo de forma quase impercetível.

Balanço final

Há muito mais que faz sentido referir, mas o facto da Volvo V60 T6 Recharge AWD, tendo os predicados que tem, ser mais barata que a Audi A6 A6 Avant 50 TFSIe quattro S tronic, BMW Série 5 Touring, e a Mercedes C-300 Station, é um ponto a seu favor, mas há muito mais para destacar. Esta nova e mais potente unidade híbrida plug-in de última geração da Volvo é um trunfo, até porque cai como mel na sopa nesta V60, um automóvel que anda bem, guia-se bem, não gasta demais se tivermos ‘juízo’ com o pé direito, tem um bom desempenho global, e uma autonomia eléctrica que ronda os 70 Km, é confortável, tem um habitáculo com tudo o que é preciso e acolhedor, tem espaço quanto baste, a bagageira também é mais do que suficiente, e por fim, é bonita, tem um design desportivo moderno, é um veículo híbrido plug-in muito interessante.
Pena consumir um pouco demais quando não tem bateria, por isso um dos conselhos que damos é ter condições para carregar o carro em casa, e se possível no trabalho. Era o ideal.

Preço da versão ensaiada (Euros), Recharge T6: 65.899 €
Preço da versão base (Euros), Recharge T6: 64.515€

Mais

Autonomia elétrica
Design
Bagageira
Conforto
Motor potente

Menos

Exige carregamentos sistemáticos
Caixa de velocidade, às vezes, ‘titubeante’…

Ficha técnica

Motor a gasolina de quatro cilindros turboalimentado com e-boost
Motor Gasolina híbrido T6 340cv
4 cilindros, 1969cc
Potência máxima 340 cv (253+87)
Binário 659 Nm
Tração integral
Caixa de velocidades, Geartronic de 8 velocidades

Performance e Consumos
Consumo combinado (l/100km) 0,8 1,1
Consumo médio AutoSport: 7.7 l/100 Km
Consumo Autoestrada AutoSport: 7.2 l/100 Km
Consumo cidade AutoSport: 0,8-1,1 l/100 Km – 8.4 l/100 Km (s/bateria)

Aceleração (0 100km/h) 5,4
Vel. Máxima (km/h) Limitador 180
Consumo de energia eléctrica (combinado)
17,3 kWh/100km
Consumo de combustível (combinado) 0,8 l/100km
Emissões de CO₂ (Combinado) 17 g/km

Dimensões e capacidades

Peso (kg) 2091
Depósito de combustível (l) 60
Altura (mm) 1432
Comprimento (mm) 4761
Largura (mm) 2040
Distância entre eixos (mm) 2872
Volvo V60 T6 RECHARGE
Caixa de Velocidades: Geartronic 8V.
Jantes 18” com pneus 235/40R19 (584€)

Preço de entrada V60 Recharge T6: 64.515€
Preço da viatura ensaiada: 65.899 €

Consumo e emissões
Capacidade da bateria (utilizável) 14,7 kWh
Capacidade de carga 481 litros
Capacidade máxima de reboque 2000 kg
Carga no tejadilho 75 kg
Peso do veículo 2064 kg
Peso (massa máxima em carga) 2530 kg

Preço da versão ensaiada (Euros): 65.899€
Preço da versão base (Euros): 64.515€