Škoda Kamiq 1.0TSI 110cv – Ensaio Teste

By on 9 Outubro, 2023

A Škoda tem uma gama de propostas muito atrativa para quem busca carros com qualidade e que apostam numa abordagem simplificada, sem exageros. Tudo é dado de forma eficiente, com conta, peso e medida. É raro sair de um Skoda e pensar que a proposta não faz sentido ou foi mal pensada. O “Simply Clever”, slogan da marca, é a base de tudo e neste Škoda Kamiq, voltamos a ter um carro bem pensado, que serve o propósito para que foi criado.

Talvez não seja a proposta mais entusiasmante do seu segmento. Mas é certamente uma das mais interessantes. Não tem o impacto de outros modelos anteriores e trata-se de mais um SUV, semelhante a tantos outros, mas neste mundo dos automóveis, cada vez menos o caráter é tido em conta. Como tal, se esquecermos a falta de originalidade, o Kamiq é uma boa aposta.

O Crossover da marca checa, introduzido no mercado em 2019, foi o terceiro modelo SUV da marca, acompanhando o Karoq e o Kodiaq. O Kamiq é uma mescla das vantagens típicas deste segmento: espaço, altura ao solo, com a agilidade de um carro compacto.

A versão ensaiada foi a Scoutline 1.0TSI 110cv, com caixa manual.


Mais:

Conforto Facilidade de uso Espaço

Menos:

Interior pouco inspirado Consumos

Exterior

7/10

Não estamos perante um carro que vá ter nota máxima num concurso de beleza. Longe de ser feio, é uma proposta pouco arrojada, que segue a filosofia da marca. O comprimento total é de 4241 mm, a largura de 1793 mm e a altura de 1553 mm, enquanto a distância entre eixos é de 2651 mm. A distância mais elevada ao solo (188 mm) proporciona uma ampla visão global.  É o primeiro Škoda a ser equipado com faróis LED que incorporam díodos nos máximos e médios, luz de presença e luz de circulação diurna. De série na versão Style, o Kamiq está equipado com faróis full LED divididos. A parte superior consiste em quadro “blocos” para as luzes de circulação diurna, que têm a função acrescida de indicadores dinâmicos de mudança de direção dianteiros. A parte inferior contem os máximos e médios, luzes laterais, de curva e de nevoeiro.

Interior

7/10

À imagem do exterior, o interior é agradável, mas não tem nenhum elemento que se destaque verdadeiramente. A posição elevada dos bancos proporciona uma visão geral.  O interior do Kamiq é espaçoso e o espaço na traseira é igualmente desafogado. Os bancos são confortáveis e todo o interior apresenta uma sobriedade típica Škoda. Algo desinspirado, mas que não compromete ao nível da funcionalidade e da qualidade. A bagageira tem uma capacidade de 400 litros, que pode ser aumentada para 1395 litros com o rebatimento do banco traseiro dividido assimetricamente (60:40), o qual possui um apoio de braço central, em opção. O interior conta ainda com diversos compartimentos que oferecem um espaço extra de 26 litros de armazenamento. O  Cockpit Virtual, (ausente na versão ensaiada), com ecrã digital de 10,25 polegadas, permite escolher entre cinco layouts diferentes. O ar condicionado automático Climatronic permite usufruir do conforto de uma temperatura ajustada automaticamente no interior do automóvel.A opção do tejadilho panorâmico com cortina, conferiu ainda mais luz e sensação de espaço aos ocupantes dos bancos traseiros. O tejadilho em vidro está equipado com uma persiana eletricamente retrátil que, de forma inovadora, se abre de trás para a frente, permitindo a quem viaja nos bancos traseiros desfrutar de excelentes vistas. Não é o último grito do design, mas o interior do Kamiq é confortável, prático com espaço para transportar quatro pessoas de forma muito confortável.

Equipamento

8/10

A lista de equipamento de série e boa, incluindo Lane Assist, Front Assist com Predictive Pedestrian and Cyclist Protection (proteção preditiva de peões e ciclistas), Emergency Brake, Crew Protect Assist, (sistema proativo de proteção dos passageiros) e Travões Multicolisão. Destacam-se também o Cruise Control + Speedlimiter,  DAB- Receção Digital de rádio, ESC – Controlo eletrónico de estabilidade, Espelho retrovisor interior com anti-encadeamento automático, Front Assist – com sistema de travagem de emergência, Hill hold control, Imobilizador eletrónico, rádio Bolero com ecrã de 8″, sensor de luz e de chuva, sensores de parqueamento traseiro Start-Stop, com recuperação de energia da travagem.   Resumindo uma lista de equipamento de série completa, com tudo o que precisa para viajar e conduzir com conforto.

Consumos

6/10

O Kamiq apresentou consumos na ordem dos 6.7l/100km, um valor razoável apesar de não ter feito muitos percursos citadinos nem secundários. Com mais tempo de autoestrada, esperávamos ligeiramente melhor.

Ao Volante

7/10

Se procura um SUV compacto com espaço e confortável, não terá de procurar muito mais. O Kamiq apresenta os pontos fortes do Karoq, com uma suspensão que absorve as irregularidades da estrada sem problemas. Em autoestrada é ainda mais confortável, com um pisar ótimo. Não é o SUV mais divertido de conduzir, mas quem quer um carro divertido tem outras opções. O Kamiq foi pensado para dar espaço, apesar das dimensões mais reduzidas, conforto, tudo que se procura no dia a dia. As sensações ao volante são positivas, a caixa de seis velocidades é boa, tal como a visibilidade. Tudo está ao alcance de forma simples e não é preciso perder muito tempo para entender como funcionam as ajudas à condução, o AC e o infotainment, que apesar de não ser espantoso, nem dos mais fluidos, cumpre a sua missão de forma positiva. Não é um carro que lhe vai proporcionar sensações fortes, o motor já bem conhecido tem os pontos fortes e fracos habituais (uma boa unidade, que peca apenas em rotações mais baixas e que tem potência suficiente para resolver a maioria dos desafios que encontra). No geral, é um carro confortável, quer para o condutor como para os passageiros, com a agilidade necessária para uma vida mais citadina, sem medo de espaços mais amplos.   

Motor

7/10

O motor é o já referido 1.0 TSI de 110 CV. Versátil, capaz na maioria das situações, apresenta um comportamento mais interessante com a caixa manual, permitindo gerir melhor a falta de alma a baixas rotações, nada que comprometa em demasia a utilização no dia a dia, num motor capaz.

Balanço Final

7/10

O Kamiq é mais uma excelente proposta da Skoda, respeitando a filosofia da marca. Sem exageros ou floreados desnecessários, o Kamiq dá o que se procura num SUV Compacto. O conforto é o elemento mais neste veículo que apresenta uma boa agilidade em cidade, e um excelente comportamento em viagens mais longas. Comparativamente ao Arona ensaiado recentemente, gostamos mais do Kamiq, mesmo que o Arona se tenha revelado um pouco mais divertido de conduzir. São propostas semelhantes com abordagens algo distintas. O Kamiq apresenta um compromisso mais interessante para uma utilização regular. Fica a perder pela falta de originalidade das linhas, em mais uma proposta com pouca alma.   

Concorrentes

Hyundai Kauai 1.0 T-GDi 100 CV – Desde 29.000€ Jeep Avenger 1.2 Turbo 74 kW (100 CV)  – 27.000€ KIA XCeed 1.0 T-GDi 6MT DRIVE – Desde 24.600€ Nissan Juke DIG-T 84 kW (114 CV) N-Connecta  –  Desde 26.700 € Peugeot 2008 Allure Puretech 100  – Desde 26.500€ Volkswagen T-Roc Life 1.0 TSI 81 kW (110 CV)  – Desde 31.000€  

Ficha Técnica

  Velocidade máxima 194 km/h Consumo WLTP – Combinado 5,4 l/100 km (obtido – 6.7) Comprimento 4.241 mm Largura 1.793 mm Altura 1.559 mm Peso 1.237 kg Depósito de combustível – Gasolina 50 l Volume mala: 400l (1400l com bancos traseiros rebatidos) Potencia máxima 110 CV / 81 kW Binário máximo 200 Nm Número de cilindros 3 Cilindrada 999 cm³ Tração Dianteira Caixa Manual de seis velocidades   Equipamento de série   2 entradas USB, tipo C 8 altifalantes Airbag de joelhos para o condutor Airbags de cortina e airbags laterais à frente Airbags para condutor e passageiro Apoio de braços dianteiro com Jumbo Box Assistente de manutenção na faixa de rodagem Bancos dianteiros ajustáveis em altura Bancos dianteiros com apoio lombar de regulação manual Bancos traseiros rebatíveis, com apoio de braços central Bluetooth Chapéu de chuva no interior Computador de bordo MaxiDot Controlo do alcance dos faróis Cruise Control + Speedlimiter DAB- Receção Digital de rádio eCall+ Chamada de emergência  ESC – Controlo eletrónico de estabilidade Espelho retrovisor interior com anti-encadeamento automático Fecho central com controlo remoto, sem função SAFE Front Assist – com sistema de travagem de emergência   Barras de tejadilho longitudinais, preto Espelhos retrovisores exteriores elétricos, aquecidos Faróis de nevoeiro dianteiros Faróis LED, com função cornering Faróis traseiros LED Hill hold control Imobilizador eletrónico Inserções decorativas N-Carbon 48 Jantes de liga leve 16″ Hoedus Aero Kit de ferramentas Luz de circulação diurna com Coming Home/Leaving Home Monitorização da pressão dos pneus Pneu sobressalente Pneus 205/60 R16 92H Baixa resistência ao rolamento Rádio Bolero com ecrã de 8″ Revestimento dos bancos em tecido  Sensor de luz e de chuva Sensores de parqueamento traseiro Start-Stop, com recuperação de energia da travagem Volante multifunções, 2 raios com controlos de rádio e telefone Wired e Wireless Smartlink+   Pack Scoutline    – Embaladeiras Scoutline    – Interior em Preto Dynamic Scoutline    – Forro do tejadilho em preto    – Inserções nas cavas das rodas e laterais    – Jantes de liga leve 17″ Braga, preto polido    – Luz ambiente Laranja    – Pedais em alumínio    – Pneus de baixa resistência ao rolamento 205/55 R17 91V    – Sun Set  

Mais/Menos


Mais

Conforto Facilidade de uso Espaço

Menos

Interior pouco inspirado Consumos

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 29.570€

Preço da versão base (Euros): 26.874€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Não estamos perante um carro que vá ter nota máxima num concurso de beleza. Longe de ser feio, é uma proposta pouco arrojada, que segue a filosofia da marca. O comprimento total é de 4241 mm, a largura de 1793 mm e a altura de 1553 mm, enquanto a distância entre eixos é de 2651 mm. A distância mais elevada ao solo (188 mm) proporciona uma ampla visão global.  É o primeiro Škoda a ser equipado com faróis LED que incorporam díodos nos máximos e médios, luz de presença e luz de circulação diurna. De série na versão Style, o Kamiq está equipado com faróis full LED divididos. A parte superior consiste em quadro “blocos” para as luzes de circulação diurna, que têm a função acrescida de indicadores dinâmicos de mudança de direção dianteiros. A parte inferior contem os máximos e médios, luzes laterais, de curva e de nevoeiro.

Interior

À imagem do exterior, o interior é agradável, mas não tem nenhum elemento que se destaque verdadeiramente. A posição elevada dos bancos proporciona uma visão geral.  O interior do Kamiq é espaçoso e o espaço na traseira é igualmente desafogado. Os bancos são confortáveis e todo o interior apresenta uma sobriedade típica Škoda. Algo desinspirado, mas que não compromete ao nível da funcionalidade e da qualidade. A bagageira tem uma capacidade de 400 litros, que pode ser aumentada para 1395 litros com o rebatimento do banco traseiro dividido assimetricamente (60:40), o qual possui um apoio de braço central, em opção. O interior conta ainda com diversos compartimentos que oferecem um espaço extra de 26 litros de armazenamento. O  Cockpit Virtual, (ausente na versão ensaiada), com ecrã digital de 10,25 polegadas, permite escolher entre cinco layouts diferentes. O ar condicionado automático Climatronic permite usufruir do conforto de uma temperatura ajustada automaticamente no interior do automóvel.A opção do tejadilho panorâmico com cortina, conferiu ainda mais luz e sensação de espaço aos ocupantes dos bancos traseiros. O tejadilho em vidro está equipado com uma persiana eletricamente retrátil que, de forma inovadora, se abre de trás para a frente, permitindo a quem viaja nos bancos traseiros desfrutar de excelentes vistas. Não é o último grito do design, mas o interior do Kamiq é confortável, prático com espaço para transportar quatro pessoas de forma muito confortável.

Equipamento

A lista de equipamento de série e boa, incluindo Lane Assist, Front Assist com Predictive Pedestrian and Cyclist Protection (proteção preditiva de peões e ciclistas), Emergency Brake, Crew Protect Assist, (sistema proativo de proteção dos passageiros) e Travões Multicolisão. Destacam-se também o Cruise Control + Speedlimiter,  DAB- Receção Digital de rádio, ESC – Controlo eletrónico de estabilidade, Espelho retrovisor interior com anti-encadeamento automático, Front Assist – com sistema de travagem de emergência, Hill hold control, Imobilizador eletrónico, rádio Bolero com ecrã de 8″, sensor de luz e de chuva, sensores de parqueamento traseiro Start-Stop, com recuperação de energia da travagem.   Resumindo uma lista de equipamento de série completa, com tudo o que precisa para viajar e conduzir com conforto.

Consumos

O Kamiq apresentou consumos na ordem dos 6.7l/100km, um valor razoável apesar de não ter feito muitos percursos citadinos nem secundários. Com mais tempo de autoestrada, esperávamos ligeiramente melhor.

Ao volante

Se procura um SUV compacto com espaço e confortável, não terá de procurar muito mais. O Kamiq apresenta os pontos fortes do Karoq, com uma suspensão que absorve as irregularidades da estrada sem problemas. Em autoestrada é ainda mais confortável, com um pisar ótimo. Não é o SUV mais divertido de conduzir, mas quem quer um carro divertido tem outras opções. O Kamiq foi pensado para dar espaço, apesar das dimensões mais reduzidas, conforto, tudo que se procura no dia a dia. As sensações ao volante são positivas, a caixa de seis velocidades é boa, tal como a visibilidade. Tudo está ao alcance de forma simples e não é preciso perder muito tempo para entender como funcionam as ajudas à condução, o AC e o infotainment, que apesar de não ser espantoso, nem dos mais fluidos, cumpre a sua missão de forma positiva. Não é um carro que lhe vai proporcionar sensações fortes, o motor já bem conhecido tem os pontos fortes e fracos habituais (uma boa unidade, que peca apenas em rotações mais baixas e que tem potência suficiente para resolver a maioria dos desafios que encontra). No geral, é um carro confortável, quer para o condutor como para os passageiros, com a agilidade necessária para uma vida mais citadina, sem medo de espaços mais amplos.   

Concorrentes

Hyundai Kauai 1.0 T-GDi 100 CV – Desde 29.000€ Jeep Avenger 1.2 Turbo 74 kW (100 CV)  – 27.000€ KIA XCeed 1.0 T-GDi 6MT DRIVE – Desde 24.600€ Nissan Juke DIG-T 84 kW (114 CV) N-Connecta  –  Desde 26.700 € Peugeot 2008 Allure Puretech 100  – Desde 26.500€ Volkswagen T-Roc Life 1.0 TSI 81 kW (110 CV)  – Desde 31.000€  

Motor

O motor é o já referido 1.0 TSI de 110 CV. Versátil, capaz na maioria das situações, apresenta um comportamento mais interessante com a caixa manual, permitindo gerir melhor a falta de alma a baixas rotações, nada que comprometa em demasia a utilização no dia a dia, num motor capaz.

Balanço final

O Kamiq é mais uma excelente proposta da Skoda, respeitando a filosofia da marca. Sem exageros ou floreados desnecessários, o Kamiq dá o que se procura num SUV Compacto. O conforto é o elemento mais neste veículo que apresenta uma boa agilidade em cidade, e um excelente comportamento em viagens mais longas. Comparativamente ao Arona ensaiado recentemente, gostamos mais do Kamiq, mesmo que o Arona se tenha revelado um pouco mais divertido de conduzir. São propostas semelhantes com abordagens algo distintas. O Kamiq apresenta um compromisso mais interessante para uma utilização regular. Fica a perder pela falta de originalidade das linhas, em mais uma proposta com pouca alma.   

Mais

Conforto Facilidade de uso Espaço

Menos

Interior pouco inspirado Consumos

Ficha técnica

  Velocidade máxima 194 km/h Consumo WLTP – Combinado 5,4 l/100 km (obtido – 6.7) Comprimento 4.241 mm Largura 1.793 mm Altura 1.559 mm Peso 1.237 kg Depósito de combustível – Gasolina 50 l Volume mala: 400l (1400l com bancos traseiros rebatidos) Potencia máxima 110 CV / 81 kW Binário máximo 200 Nm Número de cilindros 3 Cilindrada 999 cm³ Tração Dianteira Caixa Manual de seis velocidades   Equipamento de série   2 entradas USB, tipo C 8 altifalantes Airbag de joelhos para o condutor Airbags de cortina e airbags laterais à frente Airbags para condutor e passageiro Apoio de braços dianteiro com Jumbo Box Assistente de manutenção na faixa de rodagem Bancos dianteiros ajustáveis em altura Bancos dianteiros com apoio lombar de regulação manual Bancos traseiros rebatíveis, com apoio de braços central Bluetooth Chapéu de chuva no interior Computador de bordo MaxiDot Controlo do alcance dos faróis Cruise Control + Speedlimiter DAB- Receção Digital de rádio eCall+ Chamada de emergência  ESC – Controlo eletrónico de estabilidade Espelho retrovisor interior com anti-encadeamento automático Fecho central com controlo remoto, sem função SAFE Front Assist – com sistema de travagem de emergência   Barras de tejadilho longitudinais, preto Espelhos retrovisores exteriores elétricos, aquecidos Faróis de nevoeiro dianteiros Faróis LED, com função cornering Faróis traseiros LED Hill hold control Imobilizador eletrónico Inserções decorativas N-Carbon 48 Jantes de liga leve 16″ Hoedus Aero Kit de ferramentas Luz de circulação diurna com Coming Home/Leaving Home Monitorização da pressão dos pneus Pneu sobressalente Pneus 205/60 R16 92H Baixa resistência ao rolamento Rádio Bolero com ecrã de 8″ Revestimento dos bancos em tecido  Sensor de luz e de chuva Sensores de parqueamento traseiro Start-Stop, com recuperação de energia da travagem Volante multifunções, 2 raios com controlos de rádio e telefone Wired e Wireless Smartlink+   Pack Scoutline    – Embaladeiras Scoutline    – Interior em Preto Dynamic Scoutline    – Forro do tejadilho em preto    – Inserções nas cavas das rodas e laterais    – Jantes de liga leve 17″ Braga, preto polido    – Luz ambiente Laranja    – Pedais em alumínio    – Pneus de baixa resistência ao rolamento 205/55 R17 91V    – Sun Set  

Preço da versão ensaiada (Euros): 29.570€
Preço da versão base (Euros): 26.874€