Renault Captur TCE 100 Exclusive – Ensaio Teste

By on 2 Março, 2020

Renault Captur TCE 100 Exclusive

Texto: Jorge Reis

O mais pequeno dos Captur mas grande ainda assim!

Continuando a dar conta da realidade da nova gama Captur na Renault, depois de já aqui termos ensaiado a versão a gasolina de 130 cv de potência, é tempo agora de olhar para este SUV na segunda geração da Renault mas agora equipado com o motor a gasolina TCE de 100 cv, a proposta mais pequena para a gama em termos de motorização, mas ainda assim grande nas prestações e na forma como permite ao utilizador um dia a dia agradável, com prestações assertivas e por vezes até surpreendentes. Com a responsabilidade de ser, afinal, o modelo que tem vindo a trilhar um caminho de sucesso indesmentível naquele que é o segmento porventura mais importante do mercado automóvel e sem dúvida o segmento da moda, o Renault Captur apresenta-se aqui com mais um argumento pelo preço permitido, mas também pelos consumos e as prestações deste pequeno bloco tricilíndrico de 999 cc e 100 cv de potência máxima.

As mudanças introduzidas pelo construtor no exterior mas também no interior do novo Renault Captur permitem agora para este modelo uma imagem global mais musculada, com linhas mais agressivas e de maiores dimensões, para um habitáculo igualmente maior e com mais espaço e conforto, num modelo que reforça argumentos para continuar a vencer.

Conheça toda as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Conforto, Espaço, Tecnologia

 

 

Menos:

Suspensão pouco absorvente

Exterior

8/10

Pontuação 8/10

Mais largo, mais musculado, com uma imagem identitária de marca bem vincada, o novo Renault Captur é agora mais atraente. Assente sobre a nova plataforma CMF-B, pronta a receber blocos eletrificados, híbridos ou híbridos plug-in (PHEV), o novo Captur é 11 cm mais comprido para um total de 4227 mm, com uma distância entre eixos de 2639 mm, o que permite desde logo antever o generoso espaço interior no habitáculo. Depois, os faróis LED à frente e atrás, com a imagem que identifica os modelos Renault, o capot mais volumoso e a grelha dianteira afirmativa e plena de personalidade, completam uma imagem que cativa e que mantém o Renault Captur no topo das escolhas daqueles que procuram um modelo no segmento. A opção por um modelo bicolor permite uma imagem final mais divertida e jovem para um automóvel que pode assim apresentar-se personalizável, podendo adotar 90 combinações.

 

Interior

8/10

Pontuação 8/10

No interior do novo Renault Captur o primeiro destaque vai para o ecrã vertical de 9,3 polegadas com os botões colocados na linha inferior do mesmo para uma operação intuitiva e fácil, igual ao que já conhecemos do Renault Clio. Os bancos envolventes permitem encontrar rapidamente a melhor posição de condução mas também o conforto para os demais passageiros, nomeadamente aqueles que viajam atrás num banco que pode deslizar 16 cm (no Captur da primeira geração era possível ganhar 12 cm na bagageira), permitindo com isso dar mais espaço no momento em que é necessário arrumar as compras do mês à saída do supermercado. Estas, aliás, podem ser transportadas numa bagageira que permite um máximo de 536 litros, mais 81 litros do que na primeira geração deste SUV da Renault. Os materiais são de boa qualidade e apenas um ou outro plástico ao nível inferior dos painéis das portas poderiam merecer outra atenção.

 

Equipamento

7/10

Pontuação 7/10

A partir do interior do novo Renault Captur é possível ter acesso a tudo o que se passa à sua volta, isto porque é possível tirar partido da câmara 360 graus. A isto podemos juntar o comutador automático das luzes, o sistema de travagem ativa de emergência, o alerta de ângulo morto e o reconhecimento dos painéis de sinalização com alerta de excesso de velocidade, bem assim como o alerta de saída involuntária de faixa e o sistema de ajuda ao estacionamento com o recurso à tecnologia Easy Park Assist (estacionamento mãos livres), tudo para um modelo que quer ser líder também na segurança entre as diversas propostas neste segmento. Por aqui não encontramos o regulador de velocidade adaptativo associado à função Stop & Go, algo que só está disponível nas versões TCE 130 EDC e TCE 155 EDC.

 

Consumos

/10

Pontuação 7/10

Para este Renault TCE 100 associado a uma caixa manual de 5 velocidades o consumo prometido situa-se entre os 6 e os 6,2 l/100 km em ciclo misto com uma velocidade máxima de 173 km/h, um valor que, se nos quisermos aproximar do mesmo, leva-nos a níveis de consumo afinal bem superiores. De qualquer modo, com uma utilização consciente em ambiente familiar, com os filhos a serem levados à escola em percursos sem grandes velocidades em que a pressão é apenas a de cumprir os horários matinais, o ensaio deste Renault Captur permitiu terminarmos pouco mais de três centenas de quilómetros com qualquer coisa como 6,9 litros de gasolina para cada 100 quilómetros percorridos. Não será um valor de um campeão, mas ninguém nos mandou andar mais perto dos limites e certamente que não será por aí que o gato deixará de ir às filhoses.

 

Ao Volante

7/10

Pontuação 7/10

Encontrada a posição de condução com facilidade, o Renault Captur revela-se um bom parceiro em estrada, num modelo que mesmo equipado com o pequeno bloco tricilíndrico de 100 cv consegue ainda assim suficiente desenvoltura e resposta assertiva para percursos agradáveis com um nível de conforto global muito positivo. Naturalmente mais disponível para percursos maioritariamente urbanos, é aqui que o Captur se revela cumpridor das exigências de uma utilização diária. Ágil e fácil de operar, estamos assim perante um modelo que nos convida a desfrutar de cada quilómetro de forma muito digna, honesto nas suas reações e agradável na forma como se deixa guiar.

 

Motor

7/10

Pontuação 7/10

Novidade na gama Renault, este bloco tricilíndrico 1.0 TCe turbocomprimido resulta das sinergias da Aliança Renault Nissan Mitsubishi e surge equipado com as mais avançadas tecnologias. Com 999 cc de cilindrada, 100 cv e 160 Nm de binário às 2.750 rpm, este bloco da nova geração vem tomar o lugar do TCE 90 apresentando mais 10 cv de potência máxima um binário que eleva em mais 20 Nm, conseguindo isso com menores consumos e emissões de CO2.

Será importante dar conta que este motor TCe 100 está igualmente disponível numa versão bifuel a GPL, algo a considerar por quem tiver a preocupação principal de reduzir os custos de utilização nomeadamente ao nível do combustível.

 

Balanço Final

7/10

Pontuação 7/10

Sendo certo que o povo, na sua sabedoria, diz à boca cheia que “barato e bem não há quem”, a verdade é que este Renault Captur vem de algum modo contrariar essa máxima, surgindo no mercado com um preço de acesso abaixo da fasquia dos 20 mil euros e permitindo, apesar disso, uma qualidade e um oferta global sem dúvida positiva, explicando afinal porque motivo é este modelo campeão de vendas no seu segmento. Os olhos também comem e a imagem permitida pelo novo Renault Captur merece a aprovação do público que tem ainda a garantia de estar perante uma marca que leva já mais de duas décadas de liderança global no mercado de veículos passageiros, algo que se deve à qualidade dos mesmos e à capacidade de resposta da Renault enquanto marca e da sua rede de concessionários, uma realidade em que este Captur TCE 100 se encaixa com argumentos sem dúvida positivos e convincentes.

 

Concorrentes

Nissan Juke 1.0 DIG-T Acenta – 21.050 euros.

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Peugeot 2008 1.2 PureTech 100 Active – 21.500 euros

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Seat Arona 1.0 TSI Style – 19.704 euros

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Kia Stonic 1.0 T-GDi ISG Drive – 21.016 euros

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Ficha Técnica

Ficha técnica

Motor TCE 100 Exclusive

Tipo: Três cilindros em linha

Cilindrada (cm3): 999

Potência máxima (CV): 100

Binário máximo (Nm): 160

Combustível: Gasolina

Transmissão: Caixa manual de cinco velocidades

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s): 13,3

Velocidade máxima (km/h): 173

Consumos extra-urb./urbano/misto (l/100 km): –/–/6,0

Emissões CO2 (gr/km): 134

Dimensões e pesos

Comprimento/largura/altura (mm): 4227/1797/1576

Distância entre eixos (mm): 2639

Largura exterior (mm): 2003

Pneus: 215/55 R18

Peso (kg): 1190

Capacidade da bagageira (l): 536 até 1275

Deposito de combustível (l): 48

Mais/Menos


Mais

Conforto, Espaço, Tecnologia

 

 

Menos

Suspensão pouco absorvente

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 21790€

Preço da versão base (Euros): 21790€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Pontuação 8/10

Mais largo, mais musculado, com uma imagem identitária de marca bem vincada, o novo Renault Captur é agora mais atraente. Assente sobre a nova plataforma CMF-B, pronta a receber blocos eletrificados, híbridos ou híbridos plug-in (PHEV), o novo Captur é 11 cm mais comprido para um total de 4227 mm, com uma distância entre eixos de 2639 mm, o que permite desde logo antever o generoso espaço interior no habitáculo. Depois, os faróis LED à frente e atrás, com a imagem que identifica os modelos Renault, o capot mais volumoso e a grelha dianteira afirmativa e plena de personalidade, completam uma imagem que cativa e que mantém o Renault Captur no topo das escolhas daqueles que procuram um modelo no segmento. A opção por um modelo bicolor permite uma imagem final mais divertida e jovem para um automóvel que pode assim apresentar-se personalizável, podendo adotar 90 combinações.

 

Interior

Pontuação 8/10

No interior do novo Renault Captur o primeiro destaque vai para o ecrã vertical de 9,3 polegadas com os botões colocados na linha inferior do mesmo para uma operação intuitiva e fácil, igual ao que já conhecemos do Renault Clio. Os bancos envolventes permitem encontrar rapidamente a melhor posição de condução mas também o conforto para os demais passageiros, nomeadamente aqueles que viajam atrás num banco que pode deslizar 16 cm (no Captur da primeira geração era possível ganhar 12 cm na bagageira), permitindo com isso dar mais espaço no momento em que é necessário arrumar as compras do mês à saída do supermercado. Estas, aliás, podem ser transportadas numa bagageira que permite um máximo de 536 litros, mais 81 litros do que na primeira geração deste SUV da Renault. Os materiais são de boa qualidade e apenas um ou outro plástico ao nível inferior dos painéis das portas poderiam merecer outra atenção.

 

Equipamento

Pontuação 7/10

A partir do interior do novo Renault Captur é possível ter acesso a tudo o que se passa à sua volta, isto porque é possível tirar partido da câmara 360 graus. A isto podemos juntar o comutador automático das luzes, o sistema de travagem ativa de emergência, o alerta de ângulo morto e o reconhecimento dos painéis de sinalização com alerta de excesso de velocidade, bem assim como o alerta de saída involuntária de faixa e o sistema de ajuda ao estacionamento com o recurso à tecnologia Easy Park Assist (estacionamento mãos livres), tudo para um modelo que quer ser líder também na segurança entre as diversas propostas neste segmento. Por aqui não encontramos o regulador de velocidade adaptativo associado à função Stop & Go, algo que só está disponível nas versões TCE 130 EDC e TCE 155 EDC.

 

Consumos

Pontuação 7/10

Para este Renault TCE 100 associado a uma caixa manual de 5 velocidades o consumo prometido situa-se entre os 6 e os 6,2 l/100 km em ciclo misto com uma velocidade máxima de 173 km/h, um valor que, se nos quisermos aproximar do mesmo, leva-nos a níveis de consumo afinal bem superiores. De qualquer modo, com uma utilização consciente em ambiente familiar, com os filhos a serem levados à escola em percursos sem grandes velocidades em que a pressão é apenas a de cumprir os horários matinais, o ensaio deste Renault Captur permitiu terminarmos pouco mais de três centenas de quilómetros com qualquer coisa como 6,9 litros de gasolina para cada 100 quilómetros percorridos. Não será um valor de um campeão, mas ninguém nos mandou andar mais perto dos limites e certamente que não será por aí que o gato deixará de ir às filhoses.

 

Ao volante

Pontuação 7/10

Encontrada a posição de condução com facilidade, o Renault Captur revela-se um bom parceiro em estrada, num modelo que mesmo equipado com o pequeno bloco tricilíndrico de 100 cv consegue ainda assim suficiente desenvoltura e resposta assertiva para percursos agradáveis com um nível de conforto global muito positivo. Naturalmente mais disponível para percursos maioritariamente urbanos, é aqui que o Captur se revela cumpridor das exigências de uma utilização diária. Ágil e fácil de operar, estamos assim perante um modelo que nos convida a desfrutar de cada quilómetro de forma muito digna, honesto nas suas reações e agradável na forma como se deixa guiar.

 

Concorrentes

Nissan Juke 1.0 DIG-T Acenta – 21.050 euros.

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Peugeot 2008 1.2 PureTech 100 Active – 21.500 euros

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Seat Arona 1.0 TSI Style – 19.704 euros

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Kia Stonic 1.0 T-GDi ISG Drive – 21.016 euros

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Motor

Pontuação 7/10

Novidade na gama Renault, este bloco tricilíndrico 1.0 TCe turbocomprimido resulta das sinergias da Aliança Renault Nissan Mitsubishi e surge equipado com as mais avançadas tecnologias. Com 999 cc de cilindrada, 100 cv e 160 Nm de binário às 2.750 rpm, este bloco da nova geração vem tomar o lugar do TCE 90 apresentando mais 10 cv de potência máxima um binário que eleva em mais 20 Nm, conseguindo isso com menores consumos e emissões de CO2.

Será importante dar conta que este motor TCe 100 está igualmente disponível numa versão bifuel a GPL, algo a considerar por quem tiver a preocupação principal de reduzir os custos de utilização nomeadamente ao nível do combustível.

 

Balanço final

Pontuação 7/10

Sendo certo que o povo, na sua sabedoria, diz à boca cheia que “barato e bem não há quem”, a verdade é que este Renault Captur vem de algum modo contrariar essa máxima, surgindo no mercado com um preço de acesso abaixo da fasquia dos 20 mil euros e permitindo, apesar disso, uma qualidade e um oferta global sem dúvida positiva, explicando afinal porque motivo é este modelo campeão de vendas no seu segmento. Os olhos também comem e a imagem permitida pelo novo Renault Captur merece a aprovação do público que tem ainda a garantia de estar perante uma marca que leva já mais de duas décadas de liderança global no mercado de veículos passageiros, algo que se deve à qualidade dos mesmos e à capacidade de resposta da Renault enquanto marca e da sua rede de concessionários, uma realidade em que este Captur TCE 100 se encaixa com argumentos sem dúvida positivos e convincentes.

 

Mais

Conforto, Espaço, Tecnologia

 

 

Menos

Suspensão pouco absorvente

Ficha técnica

Ficha técnica

Motor TCE 100 Exclusive

Tipo: Três cilindros em linha

Cilindrada (cm3): 999

Potência máxima (CV): 100

Binário máximo (Nm): 160

Combustível: Gasolina

Transmissão: Caixa manual de cinco velocidades

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s): 13,3

Velocidade máxima (km/h): 173

Consumos extra-urb./urbano/misto (l/100 km): –/–/6,0

Emissões CO2 (gr/km): 134

Dimensões e pesos

Comprimento/largura/altura (mm): 4227/1797/1576

Distância entre eixos (mm): 2639

Largura exterior (mm): 2003

Pneus: 215/55 R18

Peso (kg): 1190

Capacidade da bagageira (l): 536 até 1275

Deposito de combustível (l): 48

Preço da versão ensaiada (Euros): 21790€
Preço da versão base (Euros): 21790€