Peugeot e-2008 GT Eletrico 156 cv– Ensaio Teste

By on 14 Dezembro, 2023

A Peugeot fez uma atualização ao e-2008, um carro que nasceu em 2019 como veículo elétrico. O design exterior é um pouco diferente, mais apelativo, passou a ter mais equipamento, globalmente o e-2008 também ficou melhor, especialmente devido ao facto de ter passado a ter um motor mais potente, de 136 para 156 cv, e também com mais autonomia, de até 406 km. Num modelo que é o best-seller do mercado B-SUV há muito tempo, tendo sido também o automóvel mais vendido em Portugal em 2021 e 2022, este é mais um passo em frente para o já de si muito bem sucedido automóvel. O e-2008 foi pioneiro em eletrificação no seu segmento, e é agora um automóvel com um visual mais forte, dos que se conduzem melhor e tem mais tecnologia.

Exterior

0/10

Sendo a estética sempre algo importante na aquisição de um automóvel, o sucesso de vendas que tem sido o 2008 deixava perceber que já era bem considerado a esse nível, mas ainda assim a Peugeot tornou-o ainda mais apelativo. Onde se nota mais a mudança é nos novos faróis em forma de garra, no pára-choques inferior, na traseira, novas luzes LED, para além do nome Peugeot gravado na tampa da bagageira. A Peugeot também renovou a gama de jantes de liga leve. Nesta versão GT, pela primeira vez, iluminação dos faróis 100% LED através da utilização de três módulos de luz, fator que distingue as versões GT da restante gama, conferindo-lhes uma assinatura frontal exclusiva.

Interior

0/10

As alterações foram muito menores no interior do e-2008, que é marcado pelo i-Cockpit, o cockpit digital da Peugeot. Não é um portento, mas é eficiente e versátil. O conforto é um dos fortes argumentos do Peugeot e-2008, Ainda assim, a mudança mais importante está no ecrã do sistema multimédia, que agora é de 10 polegadas em todas as versões.
É compatível com Android Auto e Apple CarPlay e também suporta atualizações Over The Air. O Peugeot i-Cockpit é um dos pontos fortes, o sistema foi melhorado, há um novo design para o painel de instrumentos digital. Nesta versão GT tem um ecrã 3D e tem tecnologia HD. O volante compacto é um ‘must’ da Peugeot, tem uma iluminação ambiente personalizável em oito cores diferentes.
A qualidade dos materiais é boa, são suaves ao toque em grande parte do interior, o espaço é bom, mais na frente do que atrás. Pode dizer-se que é dos melhores interiores do seu segmento.

Equipamento

0/10

O carro está bastante bem equipado, na versão Active temos nova assinatura luminosa de 3 garras à frente e 3 LEDs duplos atrás, assistência ao estacionamento traseiro, ar condicionado automático, vidros dianteiros e traseiros elétricos, espelhos retrovisores elétricos, Peugeot i-Cockpit com ecrã táctil central de 10 polegadas, uma tomada USB-C à frente.
No Allure, acrescenta jantes de liga leve de 17 polegadas, grelha na cor da carroçaria, assistência ao estacionamento à frente e atrás, Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos digital de 10 polegadas e touchscreen central de alta-definição de 10 polegadas, sistema infotainment, i-Connect com conetividade total para smartphone, 2 tomadas UBS-C à frente, 1 tomada USB-C e 1 tomada USB-A atrás, e esta versão GT, tem ainda faróis dianteiros full LED, câmara de estacionamento de alta-definição, acesso e arranque sem chave, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente com iluminação de boas-vindas, tejadilho Black Diamond, monogramas GT.
Os sistemas de segurança e de assistência à condução do Peugeot 2008 são os mesmos do modelo anterior.
Os novos 2008 Allure e 2008 GT dispõem agora de três tomadas USB-C de série e uma tomada USB-A. O carregador por indução para smartphone é mais potente, as câmaras de ajuda ao estacionamento oferecem agora uma imagem de alta-definição e está disponível em opção, uma imagem a 360° do espaço envolvente ao veículo.
O novo 2008 tem ainda Cruise Control adaptativo com função Stop and Go e com ajuste de distância entre veículos.
Travagem automática de emergência com aviso de colisão: deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, entre os 7 e os 140 km/h.
Reconhecimento alargado de sinais de trânsito com visualização no painel de instrumentos digital: sinais de stop, sinais de sentido único, sinais de proibição de ultrapassagem, sinais de fim de proibição de ultrapassagem, para além dos sinais habituais relacionados com a velocidade.
Aviso ativo de saída de faixa de rodagem com correção da direção.
Alerta de atenção do condutor, que deteta a diminuição da atenção durante longos períodos de condução e a velocidades superiores a 65 km/h, analisando os micro movimentos do volante.
Monitorização do ângulo morto.
Melhoria da tração com Grip Control, o qual permite aceder a três modos de condução: areia, lama e neve. Dependendo do país, esta solução de controlo de aderência é combinada com pneus “3PMSF” para todas as estações (all-season).

Consumos

0/10

A autonomia é maior com este motor, de até 406 km. Era de 345 Km. É eficiente q.b, mas os valores ‘reais’ são bem diferentes dos homologados, como é habitual em todos os automóveis seja de que marca for. O SUV da Peugeot tem um consumo médio homologado de 15,5 kWh/100 km, mas na ‘vida real’ fica entre os 17,0-17,4 kWh/100 km, o que permite uma autonomia à volta dos 300-320 Km, dependendo sempre dos tipos de percursos, sendo este sempre um ponto importante, ficar depressa a conhecer com o que pode contar em termos de autonomia da bateria do automóvel de modo a não ter surpresas.
Em cidade até pode ultrapassar os 406 km que refere a Peugeot, mas só mesmo em cidade pura e dura. Seja como for, um consumo médio de 17,2 kWh/100 km é um valor bom.

Ao Volante

0/10

Esta versão do e-2008 continua a privilegiar o conforto à dinâmica, o que faz todo o sentido num carro como este, mas não desilude ninguém na estrada, pois se ‘apertarmos’ com ele, responde. Ou seja, se não tivermos qualquer preocupação com a duração da bateria, podemos divertirmo-nos ao volante, nunca esquecendo que este carro pesa mais de 1600 Kg, e por isso nunca poderá ser um portento. Mas é suficientemente ágil. Mas não tanto quanto qualquer versão ‘combustão’ porque há uma diferença de 350 Kg e isso nota-se muito na dinâmica.
Em modo Sport, tenha cuidados com os pisos molhados, porque o binário é bom, mas mesmo no modo Eco é suficiente para alguma diversão.
A travagem requer alguma habituação, especialmente com o modo de maior regeneração, para ser mais suave e precisa, mas o carro é muito bom de guiar.
Em termos de conforto, o carro absorve bem as irregularidade da estrada, facilmente os solavancos e as superfícies irregulares, mas tendo em conta o peso é bom que vá ‘aprendendo’ gradualmente o que o carro é capaz de fazer em apoio, quando apanha sucessões de curvas médias para um lado e outro, porque a transferência de massas é muito significativa e convém saber até onde ir. A direção é equilibrada.

Motor

0/10

Com as alterações feitas na bateria a potência máxima passou para 156 cv / 115 kW / o binário máximo manteve-se nos 260 Nm. A potência máxima de recarga em CC é de 100 kW e em AC 11 kW.
A velocidade máxima é de 150 km/h e a aceleração 0-100 km/h 9,1 s. No grupo Stellantis há vários carros com o mesmo propulsor. É, naturalmente, em estrada que a diferença de 20cv para a versão anterior é percetível, em cidade não faz qualquer diferença.
Em termos técnicos o motor e o inversor são totalmente novos, a bateria passou de 47 kWh para 51 kWh. Os tempos estimados de carregamento, de 20% a 80% da bateria, são de 30 minutos utilizando um ponto de carregamento público (100 kW), 4 horas e 40 minutos numa Wall Box (7,4 kW) e 11 horas e 10 minutos numa tomada reforçada (3,2 kW).

Balanço Final

0/10

O Peugeot e-2008 GT Elétrico 156 cv tem um design ainda mais atraente e desempenho ágil. O motor mais potente 20 cv face à versão anterior ajudam muito, mais potente, maior autonomia, mais equipamento, tudo isto num modelo que é muito querido dos portugueses. Os consumos permitem, uma autonomia entre os 300-320 Km, um bom bocado mais em cidade, o carro é mais confortável do que dinâmico e divertido de conduzir, mas permite essa diversão em doses “bem servidas”. Não é barato, é ligeiramente superior ao de alguns dos seus concorrentes diretos, mais barato que outros, mas também é mais bem aceite pelo público, pois a imagem é realmente forte. O Peugeot e-2008 é uma opção muito interessante para quem procura um SUV compacto elétrico.
Não esquecer o serviço Peugeot Easy-Charge, que permite aceder a várias soluções de carregamento, através de uma vasta gama de equipamentos (tomada reforçada, Wall box, Smart Wall box, etc.), diagnóstico de avaliação da instalação elétrica a fornecer e a melhor solução de carregamento, bem como a instalação final, graças a um conjunto de parceiros recomendados.

Concorrentes

Peugeot e-2008 Allure, 156 cv, autonomia 406 Km, desde 37.990€
Peugeot e-2008 GT, 156 cv, autonomia 406 Km, desde 41.740€
Opel Mokka-e GS, 136 cv, autonomia 340 Km 39.665€
Kia Niro EV, 204 cv, autonomia 460 Km, desde 46.950€
Hyundai Kauai Eléctrico, 156 cv, autonomia 377 Km, desde 42.300€

Ficha Técnica

Resumo do grupo motopropulsor
Potência máxima 156 cv / 115 kW / Binário máximo 260 Nm
Motor elétrico 1 Potência máxima 156 CV / 115 kW
Binário máximo 260 Nm
Capacidade da bateria 54 kWh
Capacidade útil 50,8 kWh
Fontes de alimentação
Potência máxima de recarga em CC 100 kW
Potência máxima de recarga em AC 11 kW
Tempo total de recarga a 11 kW 5,75 h
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 30 min (100 kW)
Transmissão
Tração dianteira Caixa de velocidades automática

Desempenho e consumo de combustível aprovados
Velocidade máxima 150 km/h
Aceleração 0-100 km/h 9,1 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria combinada carregada 15,5 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 406 km
Número de portas 5
Comprimento 4.304 mm
Largura 1775 mm
Altura 1550 mm
Peso 1.623 kg
Volume da bagageira
Volume com uma fila de bancos disponível 1.467 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 434 litros
Número de lugares sentados 5

Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson strut
Estrutura da suspensão traseira Tipo roda de torção-elemento
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado
Diâmetro dos travões dianteiros 302 mm
Tipo de travão traseiro Disco
Diâmetro dos travões traseiros 249 mm
Direção Cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Eléctrica
Pneus dianteiros 215/60 R17
Pneus traseiros 215/60 R17
Jantes dianteiras x 17
Jantes traseiras x 17

 

Mais/Menos


Mais

Estética/Design
Interior
Conforto

Menos

Espaço atrás
Autonomia apenas q.b.

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 41740€

Preço da versão base (Euros): 37990€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Sendo a estética sempre algo importante na aquisição de um automóvel, o sucesso de vendas que tem sido o 2008 deixava perceber que já era bem considerado a esse nível, mas ainda assim a Peugeot tornou-o ainda mais apelativo. Onde se nota mais a mudança é nos novos faróis em forma de garra, no pára-choques inferior, na traseira, novas luzes LED, para além do nome Peugeot gravado na tampa da bagageira. A Peugeot também renovou a gama de jantes de liga leve. Nesta versão GT, pela primeira vez, iluminação dos faróis 100% LED através da utilização de três módulos de luz, fator que distingue as versões GT da restante gama, conferindo-lhes uma assinatura frontal exclusiva.

Interior

As alterações foram muito menores no interior do e-2008, que é marcado pelo i-Cockpit, o cockpit digital da Peugeot. Não é um portento, mas é eficiente e versátil. O conforto é um dos fortes argumentos do Peugeot e-2008, Ainda assim, a mudança mais importante está no ecrã do sistema multimédia, que agora é de 10 polegadas em todas as versões.
É compatível com Android Auto e Apple CarPlay e também suporta atualizações Over The Air. O Peugeot i-Cockpit é um dos pontos fortes, o sistema foi melhorado, há um novo design para o painel de instrumentos digital. Nesta versão GT tem um ecrã 3D e tem tecnologia HD. O volante compacto é um ‘must’ da Peugeot, tem uma iluminação ambiente personalizável em oito cores diferentes.
A qualidade dos materiais é boa, são suaves ao toque em grande parte do interior, o espaço é bom, mais na frente do que atrás. Pode dizer-se que é dos melhores interiores do seu segmento.

Equipamento

O carro está bastante bem equipado, na versão Active temos nova assinatura luminosa de 3 garras à frente e 3 LEDs duplos atrás, assistência ao estacionamento traseiro, ar condicionado automático, vidros dianteiros e traseiros elétricos, espelhos retrovisores elétricos, Peugeot i-Cockpit com ecrã táctil central de 10 polegadas, uma tomada USB-C à frente.
No Allure, acrescenta jantes de liga leve de 17 polegadas, grelha na cor da carroçaria, assistência ao estacionamento à frente e atrás, Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos digital de 10 polegadas e touchscreen central de alta-definição de 10 polegadas, sistema infotainment, i-Connect com conetividade total para smartphone, 2 tomadas UBS-C à frente, 1 tomada USB-C e 1 tomada USB-A atrás, e esta versão GT, tem ainda faróis dianteiros full LED, câmara de estacionamento de alta-definição, acesso e arranque sem chave, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente com iluminação de boas-vindas, tejadilho Black Diamond, monogramas GT.
Os sistemas de segurança e de assistência à condução do Peugeot 2008 são os mesmos do modelo anterior.
Os novos 2008 Allure e 2008 GT dispõem agora de três tomadas USB-C de série e uma tomada USB-A. O carregador por indução para smartphone é mais potente, as câmaras de ajuda ao estacionamento oferecem agora uma imagem de alta-definição e está disponível em opção, uma imagem a 360° do espaço envolvente ao veículo.
O novo 2008 tem ainda Cruise Control adaptativo com função Stop and Go e com ajuste de distância entre veículos.
Travagem automática de emergência com aviso de colisão: deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, entre os 7 e os 140 km/h.
Reconhecimento alargado de sinais de trânsito com visualização no painel de instrumentos digital: sinais de stop, sinais de sentido único, sinais de proibição de ultrapassagem, sinais de fim de proibição de ultrapassagem, para além dos sinais habituais relacionados com a velocidade.
Aviso ativo de saída de faixa de rodagem com correção da direção.
Alerta de atenção do condutor, que deteta a diminuição da atenção durante longos períodos de condução e a velocidades superiores a 65 km/h, analisando os micro movimentos do volante.
Monitorização do ângulo morto.
Melhoria da tração com Grip Control, o qual permite aceder a três modos de condução: areia, lama e neve. Dependendo do país, esta solução de controlo de aderência é combinada com pneus “3PMSF” para todas as estações (all-season).

Consumos

A autonomia é maior com este motor, de até 406 km. Era de 345 Km. É eficiente q.b, mas os valores ‘reais’ são bem diferentes dos homologados, como é habitual em todos os automóveis seja de que marca for. O SUV da Peugeot tem um consumo médio homologado de 15,5 kWh/100 km, mas na ‘vida real’ fica entre os 17,0-17,4 kWh/100 km, o que permite uma autonomia à volta dos 300-320 Km, dependendo sempre dos tipos de percursos, sendo este sempre um ponto importante, ficar depressa a conhecer com o que pode contar em termos de autonomia da bateria do automóvel de modo a não ter surpresas.
Em cidade até pode ultrapassar os 406 km que refere a Peugeot, mas só mesmo em cidade pura e dura. Seja como for, um consumo médio de 17,2 kWh/100 km é um valor bom.

Ao volante

Esta versão do e-2008 continua a privilegiar o conforto à dinâmica, o que faz todo o sentido num carro como este, mas não desilude ninguém na estrada, pois se ‘apertarmos’ com ele, responde. Ou seja, se não tivermos qualquer preocupação com a duração da bateria, podemos divertirmo-nos ao volante, nunca esquecendo que este carro pesa mais de 1600 Kg, e por isso nunca poderá ser um portento. Mas é suficientemente ágil. Mas não tanto quanto qualquer versão ‘combustão’ porque há uma diferença de 350 Kg e isso nota-se muito na dinâmica.
Em modo Sport, tenha cuidados com os pisos molhados, porque o binário é bom, mas mesmo no modo Eco é suficiente para alguma diversão.
A travagem requer alguma habituação, especialmente com o modo de maior regeneração, para ser mais suave e precisa, mas o carro é muito bom de guiar.
Em termos de conforto, o carro absorve bem as irregularidade da estrada, facilmente os solavancos e as superfícies irregulares, mas tendo em conta o peso é bom que vá ‘aprendendo’ gradualmente o que o carro é capaz de fazer em apoio, quando apanha sucessões de curvas médias para um lado e outro, porque a transferência de massas é muito significativa e convém saber até onde ir. A direção é equilibrada.

Concorrentes

Peugeot e-2008 Allure, 156 cv, autonomia 406 Km, desde 37.990€
Peugeot e-2008 GT, 156 cv, autonomia 406 Km, desde 41.740€
Opel Mokka-e GS, 136 cv, autonomia 340 Km 39.665€
Kia Niro EV, 204 cv, autonomia 460 Km, desde 46.950€
Hyundai Kauai Eléctrico, 156 cv, autonomia 377 Km, desde 42.300€

Motor

Com as alterações feitas na bateria a potência máxima passou para 156 cv / 115 kW / o binário máximo manteve-se nos 260 Nm. A potência máxima de recarga em CC é de 100 kW e em AC 11 kW.
A velocidade máxima é de 150 km/h e a aceleração 0-100 km/h 9,1 s. No grupo Stellantis há vários carros com o mesmo propulsor. É, naturalmente, em estrada que a diferença de 20cv para a versão anterior é percetível, em cidade não faz qualquer diferença.
Em termos técnicos o motor e o inversor são totalmente novos, a bateria passou de 47 kWh para 51 kWh. Os tempos estimados de carregamento, de 20% a 80% da bateria, são de 30 minutos utilizando um ponto de carregamento público (100 kW), 4 horas e 40 minutos numa Wall Box (7,4 kW) e 11 horas e 10 minutos numa tomada reforçada (3,2 kW).

Balanço final

O Peugeot e-2008 GT Elétrico 156 cv tem um design ainda mais atraente e desempenho ágil. O motor mais potente 20 cv face à versão anterior ajudam muito, mais potente, maior autonomia, mais equipamento, tudo isto num modelo que é muito querido dos portugueses. Os consumos permitem, uma autonomia entre os 300-320 Km, um bom bocado mais em cidade, o carro é mais confortável do que dinâmico e divertido de conduzir, mas permite essa diversão em doses “bem servidas”. Não é barato, é ligeiramente superior ao de alguns dos seus concorrentes diretos, mais barato que outros, mas também é mais bem aceite pelo público, pois a imagem é realmente forte. O Peugeot e-2008 é uma opção muito interessante para quem procura um SUV compacto elétrico.
Não esquecer o serviço Peugeot Easy-Charge, que permite aceder a várias soluções de carregamento, através de uma vasta gama de equipamentos (tomada reforçada, Wall box, Smart Wall box, etc.), diagnóstico de avaliação da instalação elétrica a fornecer e a melhor solução de carregamento, bem como a instalação final, graças a um conjunto de parceiros recomendados.

Mais

Estética/Design
Interior
Conforto

Menos

Espaço atrás
Autonomia apenas q.b.

Ficha técnica

Resumo do grupo motopropulsor
Potência máxima 156 cv / 115 kW / Binário máximo 260 Nm
Motor elétrico 1 Potência máxima 156 CV / 115 kW
Binário máximo 260 Nm
Capacidade da bateria 54 kWh
Capacidade útil 50,8 kWh
Fontes de alimentação
Potência máxima de recarga em CC 100 kW
Potência máxima de recarga em AC 11 kW
Tempo total de recarga a 11 kW 5,75 h
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 30 min (100 kW)
Transmissão
Tração dianteira Caixa de velocidades automática

Desempenho e consumo de combustível aprovados
Velocidade máxima 150 km/h
Aceleração 0-100 km/h 9,1 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria combinada carregada 15,5 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 406 km
Número de portas 5
Comprimento 4.304 mm
Largura 1775 mm
Altura 1550 mm
Peso 1.623 kg
Volume da bagageira
Volume com uma fila de bancos disponível 1.467 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 434 litros
Número de lugares sentados 5

Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson strut
Estrutura da suspensão traseira Tipo roda de torção-elemento
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado
Diâmetro dos travões dianteiros 302 mm
Tipo de travão traseiro Disco
Diâmetro dos travões traseiros 249 mm
Direção Cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Eléctrica
Pneus dianteiros 215/60 R17
Pneus traseiros 215/60 R17
Jantes dianteiras x 17
Jantes traseiras x 17

 

Preço da versão ensaiada (Euros): 41740€
Preço da versão base (Euros): 37990€