Opel Grandland GSe PHEV – Ensaio Teste

By on 21 Fevereiro, 2024

Não há como fugir à moda dos SUV. A busca pelo espaço e pelo conforto leva a que este tipo de veículos seja agora o segmento mais procurado e vendido. Claro que há quem pense que é possivel ter o melhor de dois mundos, ou seja, espaço e conforto, e uma dose de comportamento desportivo. Antigamente era mais fácil isso acontecer, com os SUV nem tanto. Mas há bons exemplo.

O Opel Grandland GSe, tenta ser um desses bons exemplos. A sigla GSe faz lembrar os GSi que conquistaram gerações com versões desportivas. Neste caso mistura-se uma dinâmica de condução mais apurada com a eletrificação. Ensaiamos o Grandland GSe PHEV e fomos ver ser a nova era poderia proporcionar as mesmas sensações do passado.


Mais:

Conforto

Interior

Consumos

Menos:

Dinâmica positiva, mas pouco impressionante

Preço

 

Exterior

7/10

O design exterior ado Grandland com a identidade de marca Opel Vizor  é agradável à vista, realçado pelos elementos de estilo com a assinatura GSe: jantes de liga leve de 19 polegadas inspiradas no premiado concept Manta GSe, um inédito difusor traseiro e um emblema GSe na porta da bagageira. Outra característica do Grandland GSe é o capô em preto, disponível opcionalmente. Não é um carro que se destaque pela sua pinta desportiva, mas as linhas Opel bem conseguidas funcionam bem neste C-SUV, com ar moderno. 

Interior

8/10

Quando entramos no  Grandland GSe PHEV encontramos um habitáculo agradável. Destaque para os bancos dianteiros desportivos com acabamentos em Alcantara e certificados pela AGR, garantido excelente apoio lateral e conforto. Temos um painel de instrumentos com tamanho generoso, onde toda a informação é mostrada de forma simples e eficaz. Também simples e fácil de usar é o sistema de Infotainment, com um ecrã responsivo. A climatização é controlado com botões físicos, fáceis de usar, os botões no volante são também agradáveis. O espaço atrás é suficiente para duas pessoas viajarem de forma confortável. Toda a experiência dentro do  Grandland GSe PHEV é muito positiva. 

Equipamento

8/10

O ecrã táctil central funciona bem e pode ter até 10 polegadas, encontra-se orientado para o condutor, permitindo-lhe, assim, concentrar-se na condução sem precisar de desviar o olhar da estrada. A conectividade e o entretenimento são asseguraddos por sistemas de infoentretenimento compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. Em combinação com os serviços OpelConnect, o Multimedia Navi Pro topo de gama com informações de tráfego em tempo real, atualizações de mapas online e navegação da mais recente geração. O carregamento sem fios na consola central disponível para smartphones compatíveis. O equipamento de série de todas as versões Grandland inclui alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência, deteção de peões, alerta de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, detecção de cansaço do condutor e programador de velocidade.

Outro equipamento disponível é o  Highway Integration Assist. O programador de velocidade adaptativo mantém a distância ao veículo da frente de acordo com a velocidade definida e, a par do sistema de posicionamento ativo na faixa de rodagem, mantém o Grandland no centro da sua faixa. A velocidade do veículo aumenta ou diminui para acompanhar o veículo da frente – sem exceder a velocidade definida – e pode travar até à total imobilização, se necessário. Graças à função “Stop & Go”, o Grandland equipado com Highway Integration Assist retoma automaticamente a condução após uma paragem. Uma lista de equipamentos generosa, com boas ajudas à condução, sem exegaros ou excesso de zelo.

Consumos

8/10

Os consumos obtidos foram muito interessantes com uma média de 4,9l/100km ( em modo híbrido, sem grandes exageros), tendo conseguido também à  volta de 45 km em modo 100 elétrico, o que faz desta proposta da Opel um bom companheiro para a poupança. 

Ao Volante

7/10

Com geometria do tipo McPherson na frente e um eixo multi-link na traseira, o SUV mais desportivo da Opel conta com molas mais firmes e amortecedores com tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping), o que permite diferentes características de amortecimento na relação entre comportamento e conforto. A consequência é um carro que permite uma viagem confortável em autoestrada, não se negando a uma condução mais ritmada em cursos sinuosos. O peso do conjunto faz-se notar no comportamento, mas a suspensão cumpre com a sua missão. Olhando para a fisionomia do carro, o comportamento dinâmico é suficiente para justificar a aposta nesta versão GSe. 

Motor

8/10

O novo Grandland GSe combina um motor a gasolina de 1.6 litros, sobrealimentado, com dois motores elétricos – um em cada eixo – para uma elevada potência total de 300 cv. O propulsor híbrido plug-in torna o Grandland GSe num veículo de tração integral elétrico permanente com uma motricidade otimizada e um poder de aceleração líder na sua classe. 

Balanço Final

7/10

O Opel Grandland GSe PHEV acabou por ser um bom companheiro de viagem. Esta versão mais apimentada não é daquelas que nos faz suspirar, mas cumpre de forma muito positiva com a sua missão. O conforto e o ambiente agradável do habitáculo destacaram-se mais até do que o comportamento dinâmico. Aliado a uma eficiência positiva, este Grandland GSe PHEV torna-se numa boa opção para quem quer um SUV compacto. No entanto, irá querer ver as outras opções, pois há concorrentes de peso, com preços equivalentes ou até inferiores. 

Concorrentes

Alfa Romeo Tonale PHEV Q4 Veloce  – Desde 57.000€

Audi Q3 Sportback 45 TFSIe S tronic S line – Desde 69.000€

BMW X1 xDrive25e  – Desde 55.800€

CUPRA Formentor VZ Tribe Edition 1.4 e-HYBRID – Desde 45.700€

Mercedes-Benz GLA 250 e – Desde 54 600 €

Ficha Técnica

 

Ficha Técnica

Comprimento 4.477 mm

Largura 1.856 mm

Altura 1,609 mm

Distância entre eixos 2675 mm

Peso 1,876 kg

Depósito de combustível – Gasolina:  43 l

Volume da bagageira – 390 a  1.528 litros

 

Potência máxima 300 cv / 221 kW

Binário máximo 520 Nm

Número de cilindros 4

Disposição dos cilindros Em linha

Tipo Bateria – iões de lítio de 14,6 kWh

Localização Traseira central

Caixa de velocidades Automática

Número de velocidades 8

Mais/Menos


Mais

Conforto

Interior

Consumos

Menos

Dinâmica positiva, mas pouco impressionante

Preço

 

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 59.900€

Preço da versão base (Euros): €

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O design exterior ado Grandland com a identidade de marca Opel Vizor  é agradável à vista, realçado pelos elementos de estilo com a assinatura GSe: jantes de liga leve de 19 polegadas inspiradas no premiado concept Manta GSe, um inédito difusor traseiro e um emblema GSe na porta da bagageira. Outra característica do Grandland GSe é o capô em preto, disponível opcionalmente. Não é um carro que se destaque pela sua pinta desportiva, mas as linhas Opel bem conseguidas funcionam bem neste C-SUV, com ar moderno. 

Interior

Quando entramos no  Grandland GSe PHEV encontramos um habitáculo agradável. Destaque para os bancos dianteiros desportivos com acabamentos em Alcantara e certificados pela AGR, garantido excelente apoio lateral e conforto. Temos um painel de instrumentos com tamanho generoso, onde toda a informação é mostrada de forma simples e eficaz. Também simples e fácil de usar é o sistema de Infotainment, com um ecrã responsivo. A climatização é controlado com botões físicos, fáceis de usar, os botões no volante são também agradáveis. O espaço atrás é suficiente para duas pessoas viajarem de forma confortável. Toda a experiência dentro do  Grandland GSe PHEV é muito positiva. 

Equipamento

O ecrã táctil central funciona bem e pode ter até 10 polegadas, encontra-se orientado para o condutor, permitindo-lhe, assim, concentrar-se na condução sem precisar de desviar o olhar da estrada. A conectividade e o entretenimento são asseguraddos por sistemas de infoentretenimento compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. Em combinação com os serviços OpelConnect, o Multimedia Navi Pro topo de gama com informações de tráfego em tempo real, atualizações de mapas online e navegação da mais recente geração. O carregamento sem fios na consola central disponível para smartphones compatíveis. O equipamento de série de todas as versões Grandland inclui alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência, deteção de peões, alerta de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, detecção de cansaço do condutor e programador de velocidade.

Outro equipamento disponível é o  Highway Integration Assist. O programador de velocidade adaptativo mantém a distância ao veículo da frente de acordo com a velocidade definida e, a par do sistema de posicionamento ativo na faixa de rodagem, mantém o Grandland no centro da sua faixa. A velocidade do veículo aumenta ou diminui para acompanhar o veículo da frente – sem exceder a velocidade definida – e pode travar até à total imobilização, se necessário. Graças à função “Stop & Go”, o Grandland equipado com Highway Integration Assist retoma automaticamente a condução após uma paragem. Uma lista de equipamentos generosa, com boas ajudas à condução, sem exegaros ou excesso de zelo.

Consumos

Os consumos obtidos foram muito interessantes com uma média de 4,9l/100km ( em modo híbrido, sem grandes exageros), tendo conseguido também à  volta de 45 km em modo 100 elétrico, o que faz desta proposta da Opel um bom companheiro para a poupança. 

Ao volante

Com geometria do tipo McPherson na frente e um eixo multi-link na traseira, o SUV mais desportivo da Opel conta com molas mais firmes e amortecedores com tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping), o que permite diferentes características de amortecimento na relação entre comportamento e conforto. A consequência é um carro que permite uma viagem confortável em autoestrada, não se negando a uma condução mais ritmada em cursos sinuosos. O peso do conjunto faz-se notar no comportamento, mas a suspensão cumpre com a sua missão. Olhando para a fisionomia do carro, o comportamento dinâmico é suficiente para justificar a aposta nesta versão GSe. 

Concorrentes

Alfa Romeo Tonale PHEV Q4 Veloce  – Desde 57.000€

Audi Q3 Sportback 45 TFSIe S tronic S line – Desde 69.000€

BMW X1 xDrive25e  – Desde 55.800€

CUPRA Formentor VZ Tribe Edition 1.4 e-HYBRID – Desde 45.700€

Mercedes-Benz GLA 250 e – Desde 54 600 €

Motor

O novo Grandland GSe combina um motor a gasolina de 1.6 litros, sobrealimentado, com dois motores elétricos – um em cada eixo – para uma elevada potência total de 300 cv. O propulsor híbrido plug-in torna o Grandland GSe num veículo de tração integral elétrico permanente com uma motricidade otimizada e um poder de aceleração líder na sua classe. 

Balanço final

O Opel Grandland GSe PHEV acabou por ser um bom companheiro de viagem. Esta versão mais apimentada não é daquelas que nos faz suspirar, mas cumpre de forma muito positiva com a sua missão. O conforto e o ambiente agradável do habitáculo destacaram-se mais até do que o comportamento dinâmico. Aliado a uma eficiência positiva, este Grandland GSe PHEV torna-se numa boa opção para quem quer um SUV compacto. No entanto, irá querer ver as outras opções, pois há concorrentes de peso, com preços equivalentes ou até inferiores. 

Mais

Conforto

Interior

Consumos

Menos

Dinâmica positiva, mas pouco impressionante

Preço

 

Ficha técnica

 

Ficha Técnica

Comprimento 4.477 mm

Largura 1.856 mm

Altura 1,609 mm

Distância entre eixos 2675 mm

Peso 1,876 kg

Depósito de combustível – Gasolina:  43 l

Volume da bagageira – 390 a  1.528 litros

 

Potência máxima 300 cv / 221 kW

Binário máximo 520 Nm

Número de cilindros 4

Disposição dos cilindros Em linha

Tipo Bateria – iões de lítio de 14,6 kWh

Localização Traseira central

Caixa de velocidades Automática

Número de velocidades 8

Preço da versão ensaiada (Euros): 59.900€