Nissan Qashqai e-Power 190 cv – Ensaio Teste

By on 18 Julho, 2023

Quando o Nissan Qashqai nasceu em 2007 foi uma pedrada no charco, e agora com a introdução do novo sistema e-Power, a Nissan não redescobriu a pólvora, mas proporcionou uma alternativa diferente. O Nissan Qashqai e-Power não é a mesma coisa que um carro completamente elétrico, mas é uma boa opção para quem não tem formas fáceis de carregar o carro.

Combina o melhor dos dois mundos, a eficiência de um elétrico e a autonomia de um carro a gasolina. O e-Power é um sistema em que o carro é movido por um motor elétrico de 190 cv que por sua vez é alimentado por uma bateria de 2,1 kWh. O motor a gasolina de 1,5 litros serve apenas para gerar eletricidade para a bateria. Os consumos podem ser baixos – depende muito do condutor – mas é um automóvel caro que ‘obriga’ a fazer contas para perceber se durante o tempo que pretende manter o carro, a poupança de combustível e os restantes argumentos a favor de um carro elétrico, compensam o valor adicional face a outros modelos de combustão da gama.

Tendo em conta a diferença de valor entre uma versão Mild Hybrid de 158 cv

e o mais barato dos e-Power, sem complicar demasiado as contas com versões

considerando uma diferença de 3.600€, e as diferenças de consumo entre ambas as versões, significa que são precisos cerca de 190.000 Km para o ‘break-even’, ou seja, o que o e-Power poupa no consumo, mas que custa mais face ao maior consumo do Mild Hybrid de 158 cv, e ao seu custo mais baixo.

São estas contas que as pessoas precisam de fazer quando ponderam uma compra, tendo depois que levar também em conta quanto desvaloriza um e outro carro e o potencial valor de retoma. Têm de levar em conta o aumento, ou diminuição do valor do combustível, os gastos de manutenção.

Portanto, deve levar tudo isso em conta e ponderar bem.

O Qashqai e-Power é divertido de dirigir, tem um desempenho ágil e uma boa resposta do acelerador. É muito confortável, com um interior espaçoso e bem equipado.

Com mais de 3 milhões de unidades vendidas na Europa, há muito, o Nissan Qashqai é a referência do segmento crossover, e este sistema e-Power traz a eletrificação para a 3ª geração do Qashqai, mas de uma forma distinta da concorrência, com uma tecnologia de tração 100% elétrica que oferece uma nova solução de condução elétrica sem necessidade de recarregar o carro.

Pode questionar-se, porque não um híbrido plug-in? Porque a Nissan entende que com a ‘chatice’ dos carregamentos a maioria das pessoas que tem plug in, não carrega a bateria tantas vezes quanto deve, esvaziando por completo a grande vantagem dos plug in, poderem andar bom tempo em modo elétrico, acabando por gastar muito mais.

A Nissan poderia beneficiar de sinergias da Aliança com a Renault, mas preferiu não o fazer.

A nova plataforma CMF-C da Aliança é base para panóplia tecnológica do novo Qashqai, uma carroçaria significativamente mais rígida, que melhora a segurança, o conforto e o comportamento. A distância entre os eixos mais longa, o ambiente interior é bem melhor, a disposição dos controlos foi simplificada e é mais intuitiva.

Não é por acaso que até aqui mais de três milhões de unidades do Qashqai foram vendidas na Europa, para um total de cinco milhões em todo o mundo. Em Portugal, são cerca de 60.000 desde o seu lançamento.

Exterior

8/10

O Nissan Qashqai é um SUV moderno e elegante, chama a atenção. É uma clara evolução dos seus bens sucedidos antecessores com esta terceira geração a arrumar melhor as linhas, por exemplo a parte frontal com a típica grelha cromada V-Motion da Nissan, mas aumentada e com frisos secundários em cromado acetinado, os faróis de matriz desenham a também típica assinatura tipo ‘boomerang’ da Nissan.
As entradas de ar sob os faróis ampliam ainda mais a aparência dianteira, o automóvel tem personalidade. Nas luzes traseiras estreiam-se lentes granulares tipo “gota de água” graduadas, na lateral, o Qashqai está ainda mais atlético e dinâmico, com uma única linha que percorre o automóvel desde a dianteira à traseira, dando uma presença muito horizontal. Esta nova geração do Nissan Qashqai já prevê jantes de liga leve de 20 polegadas com corte em diamante (a geração oferecia jantes até 19 polegadas). Estas rodas com um diâmetro maior preenchem as cavas e contribuem ainda mais para a imagem de robustez do automóvel na estrada. Este novo Qashqai está disponível em 11 cores de carroçaria com cinco combinações de dois tons, criando 16 variações diferentes, o que permite muita latitude de escolha.

Interior

8/10

Versão revista e melhorada. Foi melhorado o que já era bom tendo em conta onde se posiciona o Qashqai. Os materiais e o acabamento são de alta qualidade, e o carro é muito confortável, e pode contar com uma boa experiência ao volante, onde temos boa visibilidade dianteira, lateral e traseira, o design do pilar dianteiro é mais fino e temos espelhos laterais instalados na porta, em vez de no pilar A, reduzindo assim as zonas de visibilidade oculta.
A distância entre eixos mais longa permitiu um desenho interior mais eficiente e claro, temos ainda mais espaço, o espaço para os joelhos dos ocupantes traseiros cresceu em 28mm para 608 mm, há maior distância entre o condutor e o passageiro dianteiro.
O espaço dianteiro e traseiro para a cabeça aumentou em 15mm graças a um pequeno incremento das dimensões exteriores.
Na bagageira temos um porta elétrica mãos-livres que simplifica o acesso, a capacidade geral da mala foi aumentada em mais de 50 litros em comparação com o modelo da geração anterior, graças em parte à descida em 20 mm do piso de carga, as portas traseiras abrem agora a 85 graus, facilitando o acesso por exemplo a cadeiras de bebés e crianças mais pequenas.
Nota-se que foi prestada muita atenção à ergonomia, e disposição dos botões e interruptores, o ecrã Nissan Connect de maior resolução e com nove polegadas é um bom portal digital, tem um novo ecrã TFT com 12,3 polegadas para o condutor, totalmente digital, de alta definição e com múltiplas informações, o Head-up Display de 10,8 polegadas oferece grande tamanho de imagem, as principais informações de navegação, assistência ao condutor e de estrada, são projetadas no para-brisas, dentro da linha de visão do condutor.

Equipamento

8/10

O Qashqai tem um vasto equipamento tecnológico e pode contar com uma longa lista de recursos padrão. O sistema de infoentretenimento é fácil de usar e o sistema de som é muito bom. Entre os exemplos que destacamos no que ao equipamento diz respeito, estão os faróis LED inteligentes que adapta a forma do feixe luminoso de acordo com as condições da estrada e dos outros utentes da via.
Há um novo ecrã TFT com 12,3 polegadas para o condutor, totalmente digital, de alta definição. O ecrã Nissan Connect de maior resolução e com nove polegadas é bom, permite por exemplo vários perfis de utilizador com memória.
Nesta versão, o sistema de som topo de gama da Bose é fantástico, se gosta de ouvir música é um must.
O novo Qashqai estará equipado com a nova geração da assistência ao condutor ProPILOT, proporcionando uma superior assistência ao condutor numa ampla variedade de circunstâncias, por exemplo adaptar a velocidade do automóvel.
Outra funcionalidade do conjunto de tecnologia de segurança integrado no novo Qashqai é o novo airbag central, acionado entre os dois bancos dianteiros, evitando que os ocupantes da fila dianteira embatam um no outro em caso de um impacto lateral. O airbag central complementa os airbags do condutor e passageiro, assim como os airbags de cortina e laterais, instalados de série no novo Qashqai.

Consumos

7/10

Este é um dos pontos mais importantes deste novo Qashqai, em virtude do inovador sistema e-Power. Sinceramente, esperava mais, mas ainda assim, as notícias não são más. Num percurso totalmente citadino, não é nada difícil manter os consumos abaixo dos 5l/100 Km, mas para lá disso, se alternar circuitos mais urbanos com alguma estrada, vai consumir cerca de 5,5 l/100 Km, se se fizer mais estrada, cerca de seis litros, dependendo do estilo de condução e das condições de tráfego.
Lembre-se de uma coisa, se optar pela versão menos potente do Qashqai, a de 140 cv a gasolina, o peso do carro vai fazer com que puxe mais pelo motor e vai consumir mais o que no caso deste e-Power é bem mais fácil, se tivermos atenção na condução, de manter os consumos agradáveis. Nunca esquecendo que há uma diferença sensível de valor, que só muitos quilómetros atenuam.
Como já referimos, numa primeira parte do percurso, somente citadino, fizemos cerca de 4.7l/100 Km, mas com maior variedade de percurso, com sobe desce e alguma estrada,
5,3. Já em estrada, 5,6, se não abusar da força no pedal direito. Podíamos baixar este registo, mas quando passamos para o dia-a-dia ninguém está constantemente a pensar no consumo que está a fazer, e por isso quisemos ser mais naturais e com isso conseguimos um consumo que fica mais perto da realidade do dia-a dia e não quando estamos com o foco no ensaio e em potenciar as valências do carro.

Ao Volante

8/10

Este Qashqai e-Power dá-nos um feeling de um automóvel elétrico, com o motor a proporcionar uma resposta linear. A tração é sempre feita por um motor elétrico, de 140 kW (190 cv) que é suave, mas há ali um pouco de ruído que é natural, pois há um motor a gasolina a alimentar a bateria, que de vez em quando se faz ouvir mais.
Nota-se bem a diferença no modo Sport, aceleramos bem mais depressa e no modo B, a desaceleração sem travar é forte.
A dinâmica não é muito diferente da que já conhecíamos do Qashqai, continua a ser um automóvel muito bom de guiar, tendo em conta que é um SUV, a direção é boa, bem assistida, é dos SUV mais ágeis, tem boa latitude até começar a adornar mais, é neste tipo de carros que mais facilmente ‘soltamos’ a traseira.
Este novo Qashqai é o primeiro modelo na Europa a utilizar a plataforma CMF-C, a carroçaria é 60 kg mais leve e 41% mais rígida face ao modelo anterior, o carro tem também um novo design de suspensão, e tudo isto nota-se na dinâmica, a condução está mais refinada. Levei-o para uma estrada muito sinuosa mas não demasiado lenta, de constante transferência de massas de curva para curva, a uma velocidade entre os 60 e os 80 Km/ e o carro é muito agradável de guiar, nunca obrigando a grandes toques de travão para ‘acalmar’. Sempre preferi a condução de hatchback do segmento C, mas se há um SUV que sempre me fez ponderar dar o salto, foi o Qashqai, e este não é exceção, pois a condução está ainda mais refinada. Só tenho pena que não seja ainda mais leve, mas percebo porque não é, porque se queremos tamanho, temos de ter o inerente peso.

 

Motor

7/10

O sistema e-Power define-se pelo facto do motor a gasolina ser utilizado apenas para gerar eletricidade, enquanto as rodas são exclusiva e totalmente acionadas pelo motor elétrico.
Tal permite que o sistema funcione sempre com autonomia ideal, resultando em eficiência de combustível superior. O sistema e-Power é composto por uma bateria complementada por um motor com relação de compressão variável turbo comprimido a gasolina e com 1,5 litros de cilindrada, capaz de debitar 156cv, por um gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140kW, de tamanho e potência semelhantes aos encontrados nos automóveis elétricos da Nissan.
O motor a gasolina gera eletricidade, por isso não necessita de carregamento, e essa pode ser transmitida através do inversor para a bateria, o motor elétrico, ou ambos, de acordo com o cenário de condução. O Qashqai e-Power acelera mais rapidamente do que os híbridos e fá-lo com menor rotação do motor. Apesar de não ser elétrico, o segredo do silêncio é que o motor térmico funciona sempre dentro da sua gama de rotação ideal e com melhor relação de compressão, e as vantagens são uma redução do ruído do motor.
O Qashqai e-Power também se pode guiar só com um pedal. O e-Pedal Step foi projetado para tirar a tarefa repetitiva de pára-arranca da condução urbana, onde o condutor está frequentemente a mover o pé entre o acelerador e o travão, o e-Pedal Step permite acelerar e travar usando apenas o acelerador.
O sistema deve primeiro ser ativado pelo interruptor da consola central e uma vez ligado, o acelerador proporciona aceleração como habitualmente, mas com a libertação do acelerador, o e-Pedal Step travará o Qashqai a 0,2g, o suficiente para iluminar as luzes do travão e reduzir a velocidade para uma velocidade muito baixa, mas não uma paragem completa.
Isto é muito bom no pára-arranca. Muito menos cansativo.

Balanço Final

8/10

O que se destaca mais é a experiência de condução elétrica sem o ‘stress’ dos carregamentos, no que é uma abordagem diferente da tecnologia híbrida.
O Qashaqi e-Power tem um design moderno, os materiais e o acabamento são de alta qualidade, o carro é confortável de conduzir, oferece uma boa experiência ao volante, mas não tenho a certeza absoluta que seja o sistema perfeito em termos de sistemas híbridos, na verdade até acho que os valores de consumo são muito similares face a outros sistemas, tratando este e-Power apenas uma abordagem distinta do mesmo ‘problema’.
Sem dúvida que a questão dos benefícios de um automóvel elétrico sem a ansiedade da autonomia é muito importante, o grupo motopropulsor é único, mas de qualquer modo eu faria bem as contas face ao custo adicional relativamente a outras versões.
De resto, o carro é muito bom, guia-se bem é confortável, tem espaço,
Por fim e quanto aos preços, tenha ainda atenção que o Nissan Qashqai e-Power está neste momento com uma campanha para clientes particulares de um desconto de 4.000€ e ainda um desconto PVP de 1.000 com retoma específica de alguns carros, como o Nissan Juke, Toyota C-HR, Renault Captur ou Peugeot 2008. Também há descontos com financiamento que convém ver com a marca…

Preço da versão ensaiada E-Power 140 KW (190 CV) Tekna+, 49.350,00
Preço da versão base (Euros) E-Power 140 KW (190 CV) Autom 4×2 Acenta, 40.450,00
(E-Power 140 KW (190 CV) N-Connecta, 43.200,00)

Concorrentes

HR-V Hybrid Elegance 1.5 i-MMD Híbrido Elegance CVT, desde 36.250€, 131 cv, 5.4l/100 Km
Renault Austral Techno E-Tech Full Hybrid 200 a partir de 41.700€. 199 cv, 4.6l/100 Km
Toyota Corolla Cross Hybrid, 1.8l, 140 cv, 5,0l/100 Km, desde 36.800€

Ficha Técnica

Potência máxima 140kW (190ps)
Binário máximo ICE 250Nm
Binário máximo motor elétrico 330Nm
WLTP combinado CO2 119-123g/km
Consumo combinado WLTP 5.3-5.4l/100km
Peso em ordem de marcha 1.612-1.728kg
Cx 0.32
Velocidade máxima 170km/h
0-100km/h 7,9 segundos
Comprimento 4.425mm
Largura (espelhos excl) 1.835mm
Altura 1.625mm
Distância entre eixos 2.665mm

 

Mais/Menos


Mais

Feeling de um carro 100% elétrico
Condução dinâmica
Confortável
Bem equipado
Consumo, no ‘limbo’

Menos

Preço

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 49.350€

Preço da versão base (Euros): 40.450€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O Nissan Qashqai é um SUV moderno e elegante, chama a atenção. É uma clara evolução dos seus bens sucedidos antecessores com esta terceira geração a arrumar melhor as linhas, por exemplo a parte frontal com a típica grelha cromada V-Motion da Nissan, mas aumentada e com frisos secundários em cromado acetinado, os faróis de matriz desenham a também típica assinatura tipo ‘boomerang’ da Nissan.
As entradas de ar sob os faróis ampliam ainda mais a aparência dianteira, o automóvel tem personalidade. Nas luzes traseiras estreiam-se lentes granulares tipo “gota de água” graduadas, na lateral, o Qashqai está ainda mais atlético e dinâmico, com uma única linha que percorre o automóvel desde a dianteira à traseira, dando uma presença muito horizontal. Esta nova geração do Nissan Qashqai já prevê jantes de liga leve de 20 polegadas com corte em diamante (a geração oferecia jantes até 19 polegadas). Estas rodas com um diâmetro maior preenchem as cavas e contribuem ainda mais para a imagem de robustez do automóvel na estrada. Este novo Qashqai está disponível em 11 cores de carroçaria com cinco combinações de dois tons, criando 16 variações diferentes, o que permite muita latitude de escolha.

Interior

Versão revista e melhorada. Foi melhorado o que já era bom tendo em conta onde se posiciona o Qashqai. Os materiais e o acabamento são de alta qualidade, e o carro é muito confortável, e pode contar com uma boa experiência ao volante, onde temos boa visibilidade dianteira, lateral e traseira, o design do pilar dianteiro é mais fino e temos espelhos laterais instalados na porta, em vez de no pilar A, reduzindo assim as zonas de visibilidade oculta.
A distância entre eixos mais longa permitiu um desenho interior mais eficiente e claro, temos ainda mais espaço, o espaço para os joelhos dos ocupantes traseiros cresceu em 28mm para 608 mm, há maior distância entre o condutor e o passageiro dianteiro.
O espaço dianteiro e traseiro para a cabeça aumentou em 15mm graças a um pequeno incremento das dimensões exteriores.
Na bagageira temos um porta elétrica mãos-livres que simplifica o acesso, a capacidade geral da mala foi aumentada em mais de 50 litros em comparação com o modelo da geração anterior, graças em parte à descida em 20 mm do piso de carga, as portas traseiras abrem agora a 85 graus, facilitando o acesso por exemplo a cadeiras de bebés e crianças mais pequenas.
Nota-se que foi prestada muita atenção à ergonomia, e disposição dos botões e interruptores, o ecrã Nissan Connect de maior resolução e com nove polegadas é um bom portal digital, tem um novo ecrã TFT com 12,3 polegadas para o condutor, totalmente digital, de alta definição e com múltiplas informações, o Head-up Display de 10,8 polegadas oferece grande tamanho de imagem, as principais informações de navegação, assistência ao condutor e de estrada, são projetadas no para-brisas, dentro da linha de visão do condutor.

Equipamento

O Qashqai tem um vasto equipamento tecnológico e pode contar com uma longa lista de recursos padrão. O sistema de infoentretenimento é fácil de usar e o sistema de som é muito bom. Entre os exemplos que destacamos no que ao equipamento diz respeito, estão os faróis LED inteligentes que adapta a forma do feixe luminoso de acordo com as condições da estrada e dos outros utentes da via.
Há um novo ecrã TFT com 12,3 polegadas para o condutor, totalmente digital, de alta definição. O ecrã Nissan Connect de maior resolução e com nove polegadas é bom, permite por exemplo vários perfis de utilizador com memória.
Nesta versão, o sistema de som topo de gama da Bose é fantástico, se gosta de ouvir música é um must.
O novo Qashqai estará equipado com a nova geração da assistência ao condutor ProPILOT, proporcionando uma superior assistência ao condutor numa ampla variedade de circunstâncias, por exemplo adaptar a velocidade do automóvel.
Outra funcionalidade do conjunto de tecnologia de segurança integrado no novo Qashqai é o novo airbag central, acionado entre os dois bancos dianteiros, evitando que os ocupantes da fila dianteira embatam um no outro em caso de um impacto lateral. O airbag central complementa os airbags do condutor e passageiro, assim como os airbags de cortina e laterais, instalados de série no novo Qashqai.

Consumos

Este é um dos pontos mais importantes deste novo Qashqai, em virtude do inovador sistema e-Power. Sinceramente, esperava mais, mas ainda assim, as notícias não são más. Num percurso totalmente citadino, não é nada difícil manter os consumos abaixo dos 5l/100 Km, mas para lá disso, se alternar circuitos mais urbanos com alguma estrada, vai consumir cerca de 5,5 l/100 Km, se se fizer mais estrada, cerca de seis litros, dependendo do estilo de condução e das condições de tráfego.
Lembre-se de uma coisa, se optar pela versão menos potente do Qashqai, a de 140 cv a gasolina, o peso do carro vai fazer com que puxe mais pelo motor e vai consumir mais o que no caso deste e-Power é bem mais fácil, se tivermos atenção na condução, de manter os consumos agradáveis. Nunca esquecendo que há uma diferença sensível de valor, que só muitos quilómetros atenuam.
Como já referimos, numa primeira parte do percurso, somente citadino, fizemos cerca de 4.7l/100 Km, mas com maior variedade de percurso, com sobe desce e alguma estrada,
5,3. Já em estrada, 5,6, se não abusar da força no pedal direito. Podíamos baixar este registo, mas quando passamos para o dia-a-dia ninguém está constantemente a pensar no consumo que está a fazer, e por isso quisemos ser mais naturais e com isso conseguimos um consumo que fica mais perto da realidade do dia-a dia e não quando estamos com o foco no ensaio e em potenciar as valências do carro.

Ao volante

Este Qashqai e-Power dá-nos um feeling de um automóvel elétrico, com o motor a proporcionar uma resposta linear. A tração é sempre feita por um motor elétrico, de 140 kW (190 cv) que é suave, mas há ali um pouco de ruído que é natural, pois há um motor a gasolina a alimentar a bateria, que de vez em quando se faz ouvir mais.
Nota-se bem a diferença no modo Sport, aceleramos bem mais depressa e no modo B, a desaceleração sem travar é forte.
A dinâmica não é muito diferente da que já conhecíamos do Qashqai, continua a ser um automóvel muito bom de guiar, tendo em conta que é um SUV, a direção é boa, bem assistida, é dos SUV mais ágeis, tem boa latitude até começar a adornar mais, é neste tipo de carros que mais facilmente ‘soltamos’ a traseira.
Este novo Qashqai é o primeiro modelo na Europa a utilizar a plataforma CMF-C, a carroçaria é 60 kg mais leve e 41% mais rígida face ao modelo anterior, o carro tem também um novo design de suspensão, e tudo isto nota-se na dinâmica, a condução está mais refinada. Levei-o para uma estrada muito sinuosa mas não demasiado lenta, de constante transferência de massas de curva para curva, a uma velocidade entre os 60 e os 80 Km/ e o carro é muito agradável de guiar, nunca obrigando a grandes toques de travão para ‘acalmar’. Sempre preferi a condução de hatchback do segmento C, mas se há um SUV que sempre me fez ponderar dar o salto, foi o Qashqai, e este não é exceção, pois a condução está ainda mais refinada. Só tenho pena que não seja ainda mais leve, mas percebo porque não é, porque se queremos tamanho, temos de ter o inerente peso.

 

Concorrentes

HR-V Hybrid Elegance 1.5 i-MMD Híbrido Elegance CVT, desde 36.250€, 131 cv, 5.4l/100 Km
Renault Austral Techno E-Tech Full Hybrid 200 a partir de 41.700€. 199 cv, 4.6l/100 Km
Toyota Corolla Cross Hybrid, 1.8l, 140 cv, 5,0l/100 Km, desde 36.800€

Motor

O sistema e-Power define-se pelo facto do motor a gasolina ser utilizado apenas para gerar eletricidade, enquanto as rodas são exclusiva e totalmente acionadas pelo motor elétrico.
Tal permite que o sistema funcione sempre com autonomia ideal, resultando em eficiência de combustível superior. O sistema e-Power é composto por uma bateria complementada por um motor com relação de compressão variável turbo comprimido a gasolina e com 1,5 litros de cilindrada, capaz de debitar 156cv, por um gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140kW, de tamanho e potência semelhantes aos encontrados nos automóveis elétricos da Nissan.
O motor a gasolina gera eletricidade, por isso não necessita de carregamento, e essa pode ser transmitida através do inversor para a bateria, o motor elétrico, ou ambos, de acordo com o cenário de condução. O Qashqai e-Power acelera mais rapidamente do que os híbridos e fá-lo com menor rotação do motor. Apesar de não ser elétrico, o segredo do silêncio é que o motor térmico funciona sempre dentro da sua gama de rotação ideal e com melhor relação de compressão, e as vantagens são uma redução do ruído do motor.
O Qashqai e-Power também se pode guiar só com um pedal. O e-Pedal Step foi projetado para tirar a tarefa repetitiva de pára-arranca da condução urbana, onde o condutor está frequentemente a mover o pé entre o acelerador e o travão, o e-Pedal Step permite acelerar e travar usando apenas o acelerador.
O sistema deve primeiro ser ativado pelo interruptor da consola central e uma vez ligado, o acelerador proporciona aceleração como habitualmente, mas com a libertação do acelerador, o e-Pedal Step travará o Qashqai a 0,2g, o suficiente para iluminar as luzes do travão e reduzir a velocidade para uma velocidade muito baixa, mas não uma paragem completa.
Isto é muito bom no pára-arranca. Muito menos cansativo.

Balanço final

O que se destaca mais é a experiência de condução elétrica sem o ‘stress’ dos carregamentos, no que é uma abordagem diferente da tecnologia híbrida.
O Qashaqi e-Power tem um design moderno, os materiais e o acabamento são de alta qualidade, o carro é confortável de conduzir, oferece uma boa experiência ao volante, mas não tenho a certeza absoluta que seja o sistema perfeito em termos de sistemas híbridos, na verdade até acho que os valores de consumo são muito similares face a outros sistemas, tratando este e-Power apenas uma abordagem distinta do mesmo ‘problema’.
Sem dúvida que a questão dos benefícios de um automóvel elétrico sem a ansiedade da autonomia é muito importante, o grupo motopropulsor é único, mas de qualquer modo eu faria bem as contas face ao custo adicional relativamente a outras versões.
De resto, o carro é muito bom, guia-se bem é confortável, tem espaço,
Por fim e quanto aos preços, tenha ainda atenção que o Nissan Qashqai e-Power está neste momento com uma campanha para clientes particulares de um desconto de 4.000€ e ainda um desconto PVP de 1.000 com retoma específica de alguns carros, como o Nissan Juke, Toyota C-HR, Renault Captur ou Peugeot 2008. Também há descontos com financiamento que convém ver com a marca…

Preço da versão ensaiada E-Power 140 KW (190 CV) Tekna+, 49.350,00
Preço da versão base (Euros) E-Power 140 KW (190 CV) Autom 4×2 Acenta, 40.450,00
(E-Power 140 KW (190 CV) N-Connecta, 43.200,00)

Mais

Feeling de um carro 100% elétrico
Condução dinâmica
Confortável
Bem equipado
Consumo, no ‘limbo’

Menos

Preço

Ficha técnica

Potência máxima 140kW (190ps)
Binário máximo ICE 250Nm
Binário máximo motor elétrico 330Nm
WLTP combinado CO2 119-123g/km
Consumo combinado WLTP 5.3-5.4l/100km
Peso em ordem de marcha 1.612-1.728kg
Cx 0.32
Velocidade máxima 170km/h
0-100km/h 7,9 segundos
Comprimento 4.425mm
Largura (espelhos excl) 1.835mm
Altura 1.625mm
Distância entre eixos 2.665mm

 

Preço da versão ensaiada (Euros): 49.350€
Preço da versão base (Euros): 40.450€