Mercedes Classe E 220d – Ensaio Teste

By on 31 Janeiro, 2024

E, de elegância, com muita classe misturada com tecnologia de topo. O Mercedes Classe E é um carro refinado, pensado para o transportar com todo o conforto, tendo ao seu dispor o melhor que a tecnologia tem para lhe dar, quer esteja ao volante, ou seja, apenas um passageiro. Este Classe E soube acompanhar a evolução dos tempos que correm e apesar das suas linhas típicas Mercedes, o Classe E é muito mais do que se vê.

Com a forte probabilidade de este ser o último Classe E com motores a combustão, ensaiamos a versão 220d, com motor diesel  2.0 turbodiesel de 197 CV e 440 Nm de binário, ajudado por um sistema mild-hybrid (48 V), com motor elétrico de 17 kW e o binário para 205 Nm.


Mais:

Conforto

Consumos

Agilidade

Tecnologia

Menos:

Ajudas à condução algo intrusivas

Exterior

8/10

No exterior, temos um carro com as linhas Mercedes bem vincadas. A marca germânica tem mantido a sua identidade, apesar de fazer evoluir os traços marcantes dos seus carros. A identidade mantém-se, mas com um toque de modernidade. Neste Classe E acontece um pouco isso. Neste caso específico do 220d, com o equipamento AMG, o aspeto exterior tem um toque mais desportivo. 

As proporções do veículo são generosas com  4949 mm de comprimento, 1880 mm de largura, 1468 mm de altura, e distância entre eixos, agora de 2961 mm. A capacidade da bagageira chega aos 540 litros, oferecendo bastante espaço para as bagagens.

Interior

9/10

O interior é daqueles que dá vontade de levar para casa e instalar no sofá. Neste Classe E, a tecnologia foi incorporada de forma muito bem conseguida num habitáculo com um toque clássico, que confere mais classe ao conjunto. Ao entrarmos, somos presenteados com três ecrãs distintos, um para o Painel de Instrumentos (12.3) altamente configurável e com a possibilidade da informação ser apresentada em 3D, um ecrã central ( 14.4″) que gere todo o infotainment e um terceiro ecrã para o passageiro (12.3”). As linhas do tablier são elegantes, os controlos físicos são integrados da mesma forma. Os bancos são muito confortáveis, dando o apoio lateral necessário. O conforto nos bancos da frente é replicado de forma perfeita nos bancos traseiros, com o ambiente a ser aprimorado com um teto panorâmico que dá mais luz ao interior. O espaço para os passageiros é generoso para dois passageiros, com espaço de sobra. O requinte da frente é replicado atrás, apesar do menor acesso à tecnologia, como seria de esperar. A qualidade de construção é a toda a prova, e o requinte do espaço não deixa ninguém indiferente. A capacidade da bagageira chega aos 540 litros. 

Equipamento

9/10

Como já referido, a grande estrela do equipamento é o sistema MBUX Superscreen unindo dois ecrãs (central e do passageiro) com o painel de instrumentos para uma superfície digital impressionante. Os ecrãs táteis permitem uma utilização muito suave e fluida, a interface é de uso fácil e intuitivo e temos várias app transportadas para o ambiente do infotainment como Angry Birds, TikTok, Webex ou Zoom. O som é servido com um sistema da Burmester (Dolby Atmos e 4D) numa experiência de som imersiva.  As ajudas à condução são já as bem conhecidas, por vezes algo intrusivas, mas que permitem ainda assim uma condução confortável. 

Consumos

9/10

Os consumos deste Classe E 220d são, como seria de esperar, notáveis, para um veículo deste género. A autonomia de mais de 1000km com um depósito cheio mostra bem que este Mercedes foi feito para percorrer grandes distâncias. A média total rondou os 7.5l/100km (uma média influenciada pelos poucos quilómetros percorridos, sendo que este número pode melhorar). Em autoestrada, esse valor cai rapidamente para os 5.8l/100km. 

Ao Volante

8/10

A experiência ao volante está ao nível do que vemos no interior do carro. A posição de condução é muito confortável e rapidamente encontramos as medidas ideias da distância do banco e do volante. A caixa de nove velocidades (9G-Tronic) trabalha com a suavidade esperada tal como os comandos no volante. Com o Dynamic Select, pode alternar os modos de condução, entre o ‘Eco’, ‘Comfort’, ‘Sport’ e ‘Individual’, sem que as mudanças sejam dramáticas, notando-se mais do lado da suspensão (pneumática, Agility Control) que permite um pisar irrepreensível. Todo este conjunto, em sintonia, permite viagens longas com um conforto impressionante. A sensação de velocidade muda completamente e é com muita facilidade que podemos ultrapassar (em muito) o limite de velocidade, sem darmos por isso, tal a estabilidade. A direção foi pensada para não pesar muito no condutor, sendo leve, mesmo a velocidades mais elevadas. A opção do eixo traseiro direcional é um extra que permite uma agilidade superior, atendendo às dimensões do veículo, o que ajuda, sobremaneira, na vida da cidade. 

Motor

8/10

O motor 2.0 turbodiesel de 197 CV e 440 Nm de binário, ajudado por um sistema mild-hybrid (48 V). O sistema “mild Hybrid” é um trunfo aprimorando suavidade no processo de ignição, especialmente na ativação do sistema start-stop, desligando o motor em velocidades muito baixas. É um motor que se dá bem em qualquer regime, respondendo de forma resoluta a qualquer solicitação, não sendo demasiado brusco nas suas respostas. Um motor que espelha a classe do carro, com um comportamento que se pode considerar ideal para um carro que se sente mais à vontade em longos cursos. 

Balanço Final

9/10

Visualmente, pode até nem ser o Mercedes mais impactante, mas os argumentos mais fortes do Classe E estão no seu interior. O conforto, a tecnologia, a classe do interior, a agilidade surpreendente proporcionada pelo eixo traseiro direcional fazem desta proposta. Tudo isto sem comprometer a dinâmica de condução que é ótima. Este diesel com um sistema mild-Hybrid permite uma maior eficiência, aumentando a suavidade de utilização. O Classe E é de facto um “lugar” muito agradável que tem a vantagem de nos levar para onde queremos com conforto e rapidez. 

Concorrentes

Audi A6 Limo 50 TFSIe quattro S tronic Plug-in Hybrid –  desde 71700€

 

BMW 520d 145 kW (197 PS) –  desde 71400€

Ficha Técnica

Comprimento 4,949 mm

Largura 1.880 mm

Altura 1.468 mm

Distância entre eixos 2.961 mm

Peso 1,915 kg

Depósito de combustível  – Gasóleo:  66 l

Volume da bagageira – 540 litros

Potência máxima 197 CV / 145 kW

Binário máximo 440 Nm

Motor elétrico –  Potência máxima 23 CV / 17 kW – Binário máximo 205 Nm

Tração traseira

Caixa de velocidades automática

Número de velocidades 9

 

Mais/Menos


Mais

Conforto

Consumos

Agilidade

Tecnologia

Menos

Ajudas à condução algo intrusivas

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

No exterior, temos um carro com as linhas Mercedes bem vincadas. A marca germânica tem mantido a sua identidade, apesar de fazer evoluir os traços marcantes dos seus carros. A identidade mantém-se, mas com um toque de modernidade. Neste Classe E acontece um pouco isso. Neste caso específico do 220d, com o equipamento AMG, o aspeto exterior tem um toque mais desportivo. 

As proporções do veículo são generosas com  4949 mm de comprimento, 1880 mm de largura, 1468 mm de altura, e distância entre eixos, agora de 2961 mm. A capacidade da bagageira chega aos 540 litros, oferecendo bastante espaço para as bagagens.

Interior

O interior é daqueles que dá vontade de levar para casa e instalar no sofá. Neste Classe E, a tecnologia foi incorporada de forma muito bem conseguida num habitáculo com um toque clássico, que confere mais classe ao conjunto. Ao entrarmos, somos presenteados com três ecrãs distintos, um para o Painel de Instrumentos (12.3) altamente configurável e com a possibilidade da informação ser apresentada em 3D, um ecrã central ( 14.4″) que gere todo o infotainment e um terceiro ecrã para o passageiro (12.3”). As linhas do tablier são elegantes, os controlos físicos são integrados da mesma forma. Os bancos são muito confortáveis, dando o apoio lateral necessário. O conforto nos bancos da frente é replicado de forma perfeita nos bancos traseiros, com o ambiente a ser aprimorado com um teto panorâmico que dá mais luz ao interior. O espaço para os passageiros é generoso para dois passageiros, com espaço de sobra. O requinte da frente é replicado atrás, apesar do menor acesso à tecnologia, como seria de esperar. A qualidade de construção é a toda a prova, e o requinte do espaço não deixa ninguém indiferente. A capacidade da bagageira chega aos 540 litros. 

Equipamento

Como já referido, a grande estrela do equipamento é o sistema MBUX Superscreen unindo dois ecrãs (central e do passageiro) com o painel de instrumentos para uma superfície digital impressionante. Os ecrãs táteis permitem uma utilização muito suave e fluida, a interface é de uso fácil e intuitivo e temos várias app transportadas para o ambiente do infotainment como Angry Birds, TikTok, Webex ou Zoom. O som é servido com um sistema da Burmester (Dolby Atmos e 4D) numa experiência de som imersiva.  As ajudas à condução são já as bem conhecidas, por vezes algo intrusivas, mas que permitem ainda assim uma condução confortável. 

Consumos

Os consumos deste Classe E 220d são, como seria de esperar, notáveis, para um veículo deste género. A autonomia de mais de 1000km com um depósito cheio mostra bem que este Mercedes foi feito para percorrer grandes distâncias. A média total rondou os 7.5l/100km (uma média influenciada pelos poucos quilómetros percorridos, sendo que este número pode melhorar). Em autoestrada, esse valor cai rapidamente para os 5.8l/100km. 

Ao volante

A experiência ao volante está ao nível do que vemos no interior do carro. A posição de condução é muito confortável e rapidamente encontramos as medidas ideias da distância do banco e do volante. A caixa de nove velocidades (9G-Tronic) trabalha com a suavidade esperada tal como os comandos no volante. Com o Dynamic Select, pode alternar os modos de condução, entre o ‘Eco’, ‘Comfort’, ‘Sport’ e ‘Individual’, sem que as mudanças sejam dramáticas, notando-se mais do lado da suspensão (pneumática, Agility Control) que permite um pisar irrepreensível. Todo este conjunto, em sintonia, permite viagens longas com um conforto impressionante. A sensação de velocidade muda completamente e é com muita facilidade que podemos ultrapassar (em muito) o limite de velocidade, sem darmos por isso, tal a estabilidade. A direção foi pensada para não pesar muito no condutor, sendo leve, mesmo a velocidades mais elevadas. A opção do eixo traseiro direcional é um extra que permite uma agilidade superior, atendendo às dimensões do veículo, o que ajuda, sobremaneira, na vida da cidade. 

Concorrentes

Audi A6 Limo 50 TFSIe quattro S tronic Plug-in Hybrid –  desde 71700€

 

BMW 520d 145 kW (197 PS) –  desde 71400€

Motor

O motor 2.0 turbodiesel de 197 CV e 440 Nm de binário, ajudado por um sistema mild-hybrid (48 V). O sistema “mild Hybrid” é um trunfo aprimorando suavidade no processo de ignição, especialmente na ativação do sistema start-stop, desligando o motor em velocidades muito baixas. É um motor que se dá bem em qualquer regime, respondendo de forma resoluta a qualquer solicitação, não sendo demasiado brusco nas suas respostas. Um motor que espelha a classe do carro, com um comportamento que se pode considerar ideal para um carro que se sente mais à vontade em longos cursos. 

Balanço final

Visualmente, pode até nem ser o Mercedes mais impactante, mas os argumentos mais fortes do Classe E estão no seu interior. O conforto, a tecnologia, a classe do interior, a agilidade surpreendente proporcionada pelo eixo traseiro direcional fazem desta proposta. Tudo isto sem comprometer a dinâmica de condução que é ótima. Este diesel com um sistema mild-Hybrid permite uma maior eficiência, aumentando a suavidade de utilização. O Classe E é de facto um “lugar” muito agradável que tem a vantagem de nos levar para onde queremos com conforto e rapidez. 

Mais

Conforto

Consumos

Agilidade

Tecnologia

Menos

Ajudas à condução algo intrusivas

Ficha técnica

Comprimento 4,949 mm

Largura 1.880 mm

Altura 1.468 mm

Distância entre eixos 2.961 mm

Peso 1,915 kg

Depósito de combustível  – Gasóleo:  66 l

Volume da bagageira – 540 litros

Potência máxima 197 CV / 145 kW

Binário máximo 440 Nm

Motor elétrico –  Potência máxima 23 CV / 17 kW – Binário máximo 205 Nm

Tração traseira

Caixa de velocidades automática

Número de velocidades 9