Hyundai i30 1.0 TGDi Style Plus MY23 Ensaio / Teste

By on 3 Agosto, 2023

O Hyundai i30 pertence a um segmento em que a concorrência é feroz, mas tem argumentos para ir à luta, embora não seja um carro muito entusiasmante. É um automóvel homogéneo, que não se destaca nem perde muito na maioria das áreas, e é confortável. Esta versão Style Plus vem equipada com um motor motor turbo de 1.0 litros com 120 cv e uma caixa manual de 6 velocidades. Tem um design interessante, interior espaçoso q.b, e boa economia de combustível.

O desempenho do motor é suficiente para a maioria dos condutores, pois quando é preciso andar, o motor responde, e quando moderamos a condução, o consumo ‘responde’ a preceito. A suspensão é um pouco rígida, mas o conforto é muito razoável, é um carro bem equipado e oferece uma muito boa relação custo-benefício. Especialmente neste último ponto, se procura um hatchback compacto que ofereça uma boa relação qualidade/preço, Hyundai i30 1.0 TGDi é uma ótima opção. Resumindo, esta terceira geração do Hyundai i30 tem um design diferente, mais equipamento e uma gama de motores renovada.

Exterior

7/10

Depois da atualização que sofreu o i30 ficou com um design mais distinto, e esta versão exclusiva Style Plus levou-o para uma boa personalização. Ficou bem mais apelativo do que antes, as alterações foram bem mais perceptíveis na dianteira do que na parte de trás.
Na frente destaca-se o desenho mais moderno da grelha, os grupos óticos são mais finos, ficou claramente mais elegante e moderno. Tem um perfil fluido e elegante, com linhas limpas mas a estética não é o seu maior trunfo.

Interior

7/10

O interior do Hyundai i30 1.0 TGDi é elegante e moderno q.b, mas também um pouco conservador. O painel de instrumentos é simples e suficientemente intuitivo. Os assentos são confortáveis e o espaço interno é generoso. A bagageira tem capacidade para 395 litros e pode ser ampliada até 1.301 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Não é um portento de espaço, mas é suficientemente bom, e confortável quando rodamos mais calmos, pois com a suspensão mais rígida, quando andamos mais depressa, nota-se bem mais algum desconforto.
Os bancos da frente não têm um apoio lateral perfeito, mas também estão longe de ser maus. De um modo geral, o interior parece bem projetado, simples, mas eficaz. Os pedais estão bem posicionados, e este é um detalhe que demasiadas marcas descuram e que neste caso isso não existiu, a regulação em altura do banco são bons, o volante também se move bem em termos de altura e alcance.
Tem um novo painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um novo ecrã tátil de navegação de 10,25 polegadas, oferece total compatibilidade total com Android Auto e Apple Car Play.
Quanto à qualidade dos materiais, as superfícies superiores do painel de instrumentos são suaves ao toque, mas também há muito plástico duro. Mas é um interior robusto.
Na frente, o i30 é espaçoso q.b., há arrumação suficiente, compartimentos nas portas, outro com tampa sob o apoio de braços central e alguns suportes para copos.
Atrás, há espaço suficiente, mas não para pessoas com muito mais que 1.80m.
Eu com 1.82m fico com as pernas muito apertadas. A concorrência direta parece-me ser consideravelmente mais espaçosa que este i30, embora não seja uma diferença enorme.
A bagageira do i30 é suficiente para compras em família, mas por exemplo já não consegui meter uma cadeira de rodas, o que consigo fazer na concorrência. Claro que é só um detalhe, que no meu caso faria toda a diferença.

Equipamento

8/10

O carro está bem equipado, melhor que a versão anterior, a mais recente tecnologia de conectividade, outras funcionalidades. Por exemplo o sistema de assistência ao condutor o útil Hyundai Smart Sense, o Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA) pode ser irritante pois está constantemente a ‘mexer’ no volante, mas talvez em zona urbana seja menos útil, em autoestrada não o desligaria. O sistema alerta o condutor e aplica uma ligeira força no volante, e esta força e quase constante mesmo com ligeiros desvios na estrada.
A Travagem Autónoma de Emergência (FCA) é muito útil face a ‘distrações’, por exemplo, ou seja, bom equipamento não falta, a lista é grande, deixamos aqui os exemplos principais: Cruise Control, Jantes em liga leve de 16”, Ecrã touchscreen de 8″, Integração sem fios de smartphone Apple Carplay e Android Auto, Sistema de alerta de fadiga do condutor (DAW), Sistema de Manutenção à faixa de rodagem (LKA), 6 Airbags – Condutor, passageiro, laterais dianteiros e de cortina, Travagem Autónoma de Emergência (FCA), Sistema de controlo automático dos máximos (HBA), Câmara de auxílio ao estacionamento traseira, etc.

Consumos

7/10

O Hyundai i30 1.0 TGDi é bastante eficiente em termos de consumo de combustível. Ao andar de forma mais despreocupada nunca passei muito dos 6.0l/100 Km, com um foco total na poupança de combustível é possível, em percursos mistos ficar à volta dos 4.9-5.0l/100Km, em condições normais facilmente se anda pelos 5.5l/100 km o que é muito bom para um carro turbo de 120 cv. São números comparáveis à concorrência direta, e até um pouco abaixo destes. Em autoestrada a puxar mais pelo motor, um pouco acima de 120 km/h gasta 6,2 l/100 km. Este motor 1.0 TGDi é uma boa opção para os condutores que procuram um carro eficiente em termos de combustível.

Ao Volante

7/10

O Hyundai i30 1.0 TGDi é um carro leve, com um motor suficientemente bom para alguma diversão, mas é essencialmente um automóvel equilibrado, é agradável de conduzir na maioria das circunstâncias. O motor a gasolina de 120 cv está associado a um sistema mild hybrid, que nem se dá por ele, é um motor suave, notando-se bem que é um três cilindros.
A força do motor só se faz sentir verdadeiramente para lá das 2500 rpm, mas a caixa de seis velocidades manual é boa, e temos que recorrer a ela muitas vezes. As prestações não são excelentes, mas chegam e sobram, o motor é melhor nas recuperações do que nas acelerações parado.
Os travões são bem responsivos, têm uma afinação em que qualquer toque se nota logo bem, e o que se destaca mais ao volante é a agilidade do carro. É leve, mas tem uma suspensão um pouco rígida, o que ajuda na dinâmica do carro e curiosamente não penaliza muito o conforto que é bastante razoável.
Mas não é um carro para grandes performances, não é muito entusiasmante de se guiar, nem podia, não é essa a sua vocação, mas também não desilude. Quando a condução é suave, o carro é ótimo, temos um bom conforto de condução, a suspensão liga-se bem à estrada, mas em piso mais irregular o carro ‘queixa-se’ mais, mas nada de especial. Não tem o comportamento mais apurado do mercado, há concorrentes diretos com condução bem mais suave em zonas mais sinuosas, a direção é um pouco pesada, mas estamos a falar de diferenças pequenas, ainda que se notem. A aderência do carro é boa, mas não podemos abusar tanto com o i30, como por exemplo com um Opel Astra. A insonorização é agradável, mas nota-se um pouco, como em todos os outros concorrentes.

Motor

7/10

A gama de motores da Hyundai foi muito renovada, surgiu com um Mild Hybrid sendo que esta motorização 1.0 TGDI a gasolina com 120 cv é perfeitamente suficiente para uma condução quotidiana agradável, mas não se destaca em nenhum aspecto. Permite uma condução suave, nas seis relações da caixa de velocidades a sexta já é bastante longa, pelo que na maioria dos casos, nem é necessária, exceção feita em estrada ou autoestrada, claro, num motor que recupera melhor do que acelera. É também um pouco barulhento em rotações mais altas.

Balanço Final

7/10

O primeiro forte argumento é que o Hyundai i30 1.0 TGDi é mais barato que a concorrência direta, o Peugeot 308, Opel Astra, Seat Léon e Volkswagen Golf, para já não falar do Ford Focus. Contudo, a depreciação do i30 é maior. A garantia de 7 anos sem limite de quilómetros, é muito interessante, oferece confiança ao comprador.
O carro tem um design mais moderno, o interior é espaçoso e confortável q.b., o equipamento de série rico, o motor potente q.b, não gasta acima da média, permite uma condução confortável, isto embora a suspensão seja um ‘pouquinho’ rígida.
A bagageira também não entusiasma, mas em termos gerais, o Hyundai i30 1.0 TGDi é um carro suficientemente bom para a luta no concorrido segmento, especialmente por quem valoriza muito mais o preço e o bom equipamento.
NOTA: Neste momento, 3 de agosto, há uma campanha com o i30 a custar desde 25.656€ com valorização extra do seu carro à troca

Concorrentes

Hyundai i30 1.0 TGDi Style Plus MY23 25.790€
Nota: ver equipamento desta versão, Concorrentes, todos desde (com indicação de versão…)
Peugeot 308 Active Pack Gasolina – CVM6 130 cv, desde 26.120€
Seat Léon Style 1.0 TSI 110cv desde 28.706€
Ford Focus Active desde 33.041€
Opel Astra Edition 1.2 Turbo CM6 gasolina 130 cv desde 27.030€
Volkswagen Golf 1.0 Life 110 cv CM6 desde 29.488€

 

Ficha Técnica

Ficha Técnica
Motor 3 cilindros Gasolina
Potência 120 cv / 88,3 kW
Binário 172 Nm
Potência máxima 120 cv / 88,3 kW às 6.000 rpm
Binário máximo 172 Nm (1.500 – 4.000 rpm)
Paragem/arranque automático do motor (“Stop/Start”) Sim
Motor elétrico Tensão nominal 48 V (Mild Hybrid)
Transmissão
Tração dianteira, CX 6 velocidades manual
Velocidade máxima 196 km/h
Aceleração 0-100 km/h 11,2 s
Consumo de combustível WLTP
Combinado 5,2 l/100 km
Velocidade baixa 6,4 l/100 km
Velocidade média 4,7 l/100 km
Velocidade elevada 4,5 l/100 km
Velocidade muito elevada 5,6 l/100 km
Emissões de CO₂ WLTP 117 g/km
Dimensões, peso, capacidades
Número de portas 5
Comprimento 4.340 mm
Largura 1795 mm
Altura 1455 mm
Distância entre eixos 2650 mm
Peso 1,295 kg
Depósito de combustível Gasolina 50 l
Volume da bagageira
Uma fila de bancos disponível 1.301 litros
Duas filas de bancos disponíveis 395 litros
Número de lugares sentados 5
Chassis
Suspensão dianteira Tipo McPherson
Suspensão traseira Paralelogramo deformável
Travões dianteiros Disco ventilado
Travões traseiros Disco
Direção assistência Eléctrica
Círculo de viragem entre bermas 10,6 m
Pneus dianteiros 205/55 R16 91H
Pneus traseiros 205/55 R16 91H

Mais/Menos


Mais

Preço
Garantia
Equipamento
Conforto
Consumo

Menos

Interior espartano
Suspensão é um pouco rígida
Bagageira

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 25.790€

Preço da versão base (Euros): 25.790€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Depois da atualização que sofreu o i30 ficou com um design mais distinto, e esta versão exclusiva Style Plus levou-o para uma boa personalização. Ficou bem mais apelativo do que antes, as alterações foram bem mais perceptíveis na dianteira do que na parte de trás.
Na frente destaca-se o desenho mais moderno da grelha, os grupos óticos são mais finos, ficou claramente mais elegante e moderno. Tem um perfil fluido e elegante, com linhas limpas mas a estética não é o seu maior trunfo.

Interior

O interior do Hyundai i30 1.0 TGDi é elegante e moderno q.b, mas também um pouco conservador. O painel de instrumentos é simples e suficientemente intuitivo. Os assentos são confortáveis e o espaço interno é generoso. A bagageira tem capacidade para 395 litros e pode ser ampliada até 1.301 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Não é um portento de espaço, mas é suficientemente bom, e confortável quando rodamos mais calmos, pois com a suspensão mais rígida, quando andamos mais depressa, nota-se bem mais algum desconforto.
Os bancos da frente não têm um apoio lateral perfeito, mas também estão longe de ser maus. De um modo geral, o interior parece bem projetado, simples, mas eficaz. Os pedais estão bem posicionados, e este é um detalhe que demasiadas marcas descuram e que neste caso isso não existiu, a regulação em altura do banco são bons, o volante também se move bem em termos de altura e alcance.
Tem um novo painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um novo ecrã tátil de navegação de 10,25 polegadas, oferece total compatibilidade total com Android Auto e Apple Car Play.
Quanto à qualidade dos materiais, as superfícies superiores do painel de instrumentos são suaves ao toque, mas também há muito plástico duro. Mas é um interior robusto.
Na frente, o i30 é espaçoso q.b., há arrumação suficiente, compartimentos nas portas, outro com tampa sob o apoio de braços central e alguns suportes para copos.
Atrás, há espaço suficiente, mas não para pessoas com muito mais que 1.80m.
Eu com 1.82m fico com as pernas muito apertadas. A concorrência direta parece-me ser consideravelmente mais espaçosa que este i30, embora não seja uma diferença enorme.
A bagageira do i30 é suficiente para compras em família, mas por exemplo já não consegui meter uma cadeira de rodas, o que consigo fazer na concorrência. Claro que é só um detalhe, que no meu caso faria toda a diferença.

Equipamento

O carro está bem equipado, melhor que a versão anterior, a mais recente tecnologia de conectividade, outras funcionalidades. Por exemplo o sistema de assistência ao condutor o útil Hyundai Smart Sense, o Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA) pode ser irritante pois está constantemente a ‘mexer’ no volante, mas talvez em zona urbana seja menos útil, em autoestrada não o desligaria. O sistema alerta o condutor e aplica uma ligeira força no volante, e esta força e quase constante mesmo com ligeiros desvios na estrada.
A Travagem Autónoma de Emergência (FCA) é muito útil face a ‘distrações’, por exemplo, ou seja, bom equipamento não falta, a lista é grande, deixamos aqui os exemplos principais: Cruise Control, Jantes em liga leve de 16”, Ecrã touchscreen de 8″, Integração sem fios de smartphone Apple Carplay e Android Auto, Sistema de alerta de fadiga do condutor (DAW), Sistema de Manutenção à faixa de rodagem (LKA), 6 Airbags – Condutor, passageiro, laterais dianteiros e de cortina, Travagem Autónoma de Emergência (FCA), Sistema de controlo automático dos máximos (HBA), Câmara de auxílio ao estacionamento traseira, etc.

Consumos

O Hyundai i30 1.0 TGDi é bastante eficiente em termos de consumo de combustível. Ao andar de forma mais despreocupada nunca passei muito dos 6.0l/100 Km, com um foco total na poupança de combustível é possível, em percursos mistos ficar à volta dos 4.9-5.0l/100Km, em condições normais facilmente se anda pelos 5.5l/100 km o que é muito bom para um carro turbo de 120 cv. São números comparáveis à concorrência direta, e até um pouco abaixo destes. Em autoestrada a puxar mais pelo motor, um pouco acima de 120 km/h gasta 6,2 l/100 km. Este motor 1.0 TGDi é uma boa opção para os condutores que procuram um carro eficiente em termos de combustível.

Ao volante

O Hyundai i30 1.0 TGDi é um carro leve, com um motor suficientemente bom para alguma diversão, mas é essencialmente um automóvel equilibrado, é agradável de conduzir na maioria das circunstâncias. O motor a gasolina de 120 cv está associado a um sistema mild hybrid, que nem se dá por ele, é um motor suave, notando-se bem que é um três cilindros.
A força do motor só se faz sentir verdadeiramente para lá das 2500 rpm, mas a caixa de seis velocidades manual é boa, e temos que recorrer a ela muitas vezes. As prestações não são excelentes, mas chegam e sobram, o motor é melhor nas recuperações do que nas acelerações parado.
Os travões são bem responsivos, têm uma afinação em que qualquer toque se nota logo bem, e o que se destaca mais ao volante é a agilidade do carro. É leve, mas tem uma suspensão um pouco rígida, o que ajuda na dinâmica do carro e curiosamente não penaliza muito o conforto que é bastante razoável.
Mas não é um carro para grandes performances, não é muito entusiasmante de se guiar, nem podia, não é essa a sua vocação, mas também não desilude. Quando a condução é suave, o carro é ótimo, temos um bom conforto de condução, a suspensão liga-se bem à estrada, mas em piso mais irregular o carro ‘queixa-se’ mais, mas nada de especial. Não tem o comportamento mais apurado do mercado, há concorrentes diretos com condução bem mais suave em zonas mais sinuosas, a direção é um pouco pesada, mas estamos a falar de diferenças pequenas, ainda que se notem. A aderência do carro é boa, mas não podemos abusar tanto com o i30, como por exemplo com um Opel Astra. A insonorização é agradável, mas nota-se um pouco, como em todos os outros concorrentes.

Concorrentes

Hyundai i30 1.0 TGDi Style Plus MY23 25.790€
Nota: ver equipamento desta versão, Concorrentes, todos desde (com indicação de versão…)
Peugeot 308 Active Pack Gasolina – CVM6 130 cv, desde 26.120€
Seat Léon Style 1.0 TSI 110cv desde 28.706€
Ford Focus Active desde 33.041€
Opel Astra Edition 1.2 Turbo CM6 gasolina 130 cv desde 27.030€
Volkswagen Golf 1.0 Life 110 cv CM6 desde 29.488€

 

Motor

A gama de motores da Hyundai foi muito renovada, surgiu com um Mild Hybrid sendo que esta motorização 1.0 TGDI a gasolina com 120 cv é perfeitamente suficiente para uma condução quotidiana agradável, mas não se destaca em nenhum aspecto. Permite uma condução suave, nas seis relações da caixa de velocidades a sexta já é bastante longa, pelo que na maioria dos casos, nem é necessária, exceção feita em estrada ou autoestrada, claro, num motor que recupera melhor do que acelera. É também um pouco barulhento em rotações mais altas.

Balanço final

O primeiro forte argumento é que o Hyundai i30 1.0 TGDi é mais barato que a concorrência direta, o Peugeot 308, Opel Astra, Seat Léon e Volkswagen Golf, para já não falar do Ford Focus. Contudo, a depreciação do i30 é maior. A garantia de 7 anos sem limite de quilómetros, é muito interessante, oferece confiança ao comprador.
O carro tem um design mais moderno, o interior é espaçoso e confortável q.b., o equipamento de série rico, o motor potente q.b, não gasta acima da média, permite uma condução confortável, isto embora a suspensão seja um ‘pouquinho’ rígida.
A bagageira também não entusiasma, mas em termos gerais, o Hyundai i30 1.0 TGDi é um carro suficientemente bom para a luta no concorrido segmento, especialmente por quem valoriza muito mais o preço e o bom equipamento.
NOTA: Neste momento, 3 de agosto, há uma campanha com o i30 a custar desde 25.656€ com valorização extra do seu carro à troca

Mais

Preço
Garantia
Equipamento
Conforto
Consumo

Menos

Interior espartano
Suspensão é um pouco rígida
Bagageira

Ficha técnica

Ficha Técnica
Motor 3 cilindros Gasolina
Potência 120 cv / 88,3 kW
Binário 172 Nm
Potência máxima 120 cv / 88,3 kW às 6.000 rpm
Binário máximo 172 Nm (1.500 – 4.000 rpm)
Paragem/arranque automático do motor (“Stop/Start”) Sim
Motor elétrico Tensão nominal 48 V (Mild Hybrid)
Transmissão
Tração dianteira, CX 6 velocidades manual
Velocidade máxima 196 km/h
Aceleração 0-100 km/h 11,2 s
Consumo de combustível WLTP
Combinado 5,2 l/100 km
Velocidade baixa 6,4 l/100 km
Velocidade média 4,7 l/100 km
Velocidade elevada 4,5 l/100 km
Velocidade muito elevada 5,6 l/100 km
Emissões de CO₂ WLTP 117 g/km
Dimensões, peso, capacidades
Número de portas 5
Comprimento 4.340 mm
Largura 1795 mm
Altura 1455 mm
Distância entre eixos 2650 mm
Peso 1,295 kg
Depósito de combustível Gasolina 50 l
Volume da bagageira
Uma fila de bancos disponível 1.301 litros
Duas filas de bancos disponíveis 395 litros
Número de lugares sentados 5
Chassis
Suspensão dianteira Tipo McPherson
Suspensão traseira Paralelogramo deformável
Travões dianteiros Disco ventilado
Travões traseiros Disco
Direção assistência Eléctrica
Círculo de viragem entre bermas 10,6 m
Pneus dianteiros 205/55 R16 91H
Pneus traseiros 205/55 R16 91H

Preço da versão ensaiada (Euros): 25.790€
Preço da versão base (Euros): 25.790€