Ensaio: Jaguar XF R-Sport 2.0 Diesel 180 cv
![](https://images.automais.pt/2017/04/jagxf17mylocationimage12011603-1.jpg)
Dotar um Jaguar com perto de cinco metros de comprimentos da sigla Sport, sem termos um motor grandioso em potência parece uma equação desafiante. Fomos por isso aferir o seu resultado…
Com o Jaguar XF não passamos despercebidos e os motivos são óbvios: 4954 mm de comprimento; 1880 mm de largura; e 1457 mm de altura. É no exterior que mais se destaca a versão R-Sport com um design de carroçaria exclusivo, adornado por um pára-choques dianteiro desportivo e que atribui personalidade à dianteira, embaladeiras R-Sport na cor da carroçaria, spoiler traseiro e o logótipo R-Sport, o único local, a par das soleiras das portas e da inserção no volante, com logótipo representativo do carácter especial desta versão. Detalhes que lisonjeiam o olhar e que se moldam na perfeição a uma carroçaria musculada e elegante. Entusiasmados passamos ao interior, mas este não apresenta argumentos tão marcantes. Embora espaçoso e com bancos desportivos em couro, os materiais e decoração não espelham um carácter tão distintivo quanto a imagem emanada pela carroçaria.
Primeiro contacto
Embebidos num misto de sensações estéticas e já instalados, cedo somos recordados das suas generosas proporções. Ao comprimento junta-se o capot que afunila na direção do solo, ambos a requererem habituação para evitarmos lascar o mais pequeno poro deste cândido corpo, exigindo redobrada atenção em estrada. Ao ligarmos o motor e iniciarmos o primeiro contacto, sentimos que estamos a passear um joia com luvas de peliça, que não queremos nem embaciar, quanto mais estragar. Um sentimento para que nos transportam as suas encorpadas medidas e a que se junta o rolar fluído e a insonorização ambiente que fazem do prazer da viagem a nossa única preocupação de vida.
Explorar a génese desportiva
Em condução deparamo-nos com um bloco de quatro cilindros e 180 cv entregues às rodas traseiras que podem ser parametrizados através dos quatro modos do Jaguar Drive Control: Chuva, Neve e Gelo; Eco; Normal; e Dynamic. O Eco permite-nos consumos de 6,1 l/100 km, mas a resposta em arranques parece, por vezes, ser esforçada para mover com eficácia os 1595 kg, algo que se dilui no Normal, com maior vigor e por isso mais agradável para uma utilização diária. Porém, tendo um versão R-Sport em mãos importa conhecer o seu ADN.
Assumindo as passagens da caixa automática de oito velocidades através das patilhas de volante e passando o XF para o modo Dynamic, aliado à suspensão desportiva, encontramo-nos no expoente máximo de performance disponível. Sem darmos por ela, a velocidade galopa pelo conta quilómetros com discreta celeridade e serenamente podemos estar a exceder os limites, com a comodidade de quem se passeia galantemente pela sua sala de jantar. A resposta é solícita e permite desenvencilharmo-nos com ligeireza de situações, como ultrapassagens com curto espaço de manobra. O comportamento dinâmico impressiona, com o XF a moldar-se às curvas com um adornar elegante, calmo e sereno, transmitindo-nos a sensação da maior segurança em cada ação.
Quando queremos refrear os ânimos e parar, surge um problema, estacionar. Uma ação prosaica que ganha novos contornos com este XF, que devido ao seu comprimento nos obriga a escolher criteriosamente um lugar adequado. Na despedida deixamos a chave e uma proposta bastante agradável que consegue transportar a ideia de suave imponência em cada viagem, reconfortando-nos a alma e tranquilizando o espírito.
Mais: Elegância de linhas; Estabilidade; Prazer de condução
Menos: Habitáculo
Ficha técnica
Motor 4 cil. em linha, diesel, injeção direta, turbo, intercooler 1999 cc
Potência 180 cv/4000 rpm
Binário 430 Nm/1750 – 2500 rpm
Transmissão traseira, caixa auto de 8 vel.
Suspensão triângulos duplos sobrepostos à frente e integral link atrás
Travagem DV/D
Peso 1595 kg
Mala 540l
Depósito 66l
Vel. Máx. 229 km/h
Aceleração 0 aos 100 km/h 8,1s
Consumo médio 4,3 l/100 km
Consumo médio AutoSport 6,1 l/100 km
Emissões CO2 114 g/km
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