VW ID.7 Pro – Ensaio Teste

By on 17 Setembro, 2024

A VW apostou em força na mobilidade elétrica e tratou de criar uma gama exclusivamente dedicada a veículos 100% elétricos. A introdução da gama ID não escapou a alguns percalços, mas a VW, pouco a pouco, for corrigindo alguns aspetos mais criticados. O ID,7 é talvez um dos melhores ID da marca alemã, por começar bem. 

O ID.7, posicionado na categoria Premium, destaca-se pelo seu novo motor elétrico eficiente, autonomia ampliada e tecnologia avançada. Com quase cinco metros de comprimento e equipado com recursos de conforto de alto padrão, o veículo promete até 621 km de autonomia no ciclo WLTP. A primeira amostra foi o ID.7 Pro, com a gama a ser expandida, contando com as versões GTX e uma carrinha Tourer. Mas falamos primeiro do ID.7 no primeiro contacto com esta nova proposta.


Mais:

Eficiência

 

Conforto

 

Espaço

Menos:

Infotainment ainda algo confuso (mas muito melhor)

 

Interior demasiado simples

Exterior

8/10

O design do ID.7 é marcado por linhas fluidas, com a secção dianteira quase totalmente fechada, onde se destacam as formas tridimensionais do capô e dos faróis em LED. A silhueta elegante e alongada é acentuada por um vinco lateral que percorre toda a carroçaria. Com 4.961 mm de comprimento, 2.971 mm de distância entre eixos, e 1.536 mm de altura, o ID.7 é o maior e mais baixo modelo da família ID. As linhas horizontais e a faixa de iluminação em LED na traseira enfatizam a sua largura de 1.862 mm. O ID. 7 não foge à filosofia de design escolhida para a gama elétrica da VW. A frente é muito semelhante às restantes propostas, ganhando um pouco mais de largura que lhe dá um aspeto mais agradável. Mas as linhas-base são semelhantes, mantendo a identidade da gama. É talvez o ID mais agradável à vista e as suas proporções generosas parecem beneficiar as linhas do conjunto.

Interior

7/10

No interior a mesma sensação do exterior. As linhas são muito semelhantes às restantes propostas ID, mas com um toque de qualidade que não encontramos nos outros. O ID.7 oferece um interior espaçoso graças à grande distância entre eixos e ao compacto conjunto propulsor elétrico, proporcionando muito espaço para as pernas tanto na frente quanto na traseira. A bateria integrada no piso não compromete a altura interna, e a mala de acionamento elétrico oferece até 1.586 litros de capacidade com os bancos traseiros rebatidos. 

O habitáculo é de alta qualidade, algo percetível ao toque, com um tablier simples, onde se destaca o ecrã de infotainment e saídas de ventilação integradas. Apresenta head-up display de realidade aumentada que se conjuga com o Infotainment para dar a informação necessária. O pequeno painel de instrumentos, que também encontramos noutras propostas ID (e até do grupo VW) continua a ser um elemento estranho e que tira algum brilho ao conjunto. 

O ponto forte deste ID.7 é o espaço e o conforto. O ID.7 possui novos bancos ergoActive com diversas funções de conforto, incluindo massagem e climatização. Opcionalmente, oferece um teto panorâmico com tecnologia Smart Glass, que alterna entre opaco e transparente por controlo tátil ou por comando de voz, não disponível na versão ensaiada.  O interior do ID.7 é agradável e apesar das linhas simples, a sensação de qualidade existe, nos bancos da frente e nos bancos de trás, podendo transportar quatro pessoas com o máximo de espaço e conforto (há espaço para a quinta pessoa sem problema). Faltam pormenores que poderiam dar mais classe a um carro que aponta claramente a um segmento Premium, mas a simplicidade da filosofia ID não terá permitido. 

Equipamento

9/10

O ID.7  vem recheado de equipamento com o que de melhor a VW tem para oferecer ao nível da tecnologia. Além do já referido Head Up Display, vem equipado com avançados sistemas de assistência à condução, como o Travel Assist, que pode auxiliar em mudanças de faixa e reduzir o esforço de condução. O Park Assist permite estacionamento autónomo a partir de 50 metros de distância. O sistema de infoentretenimento apresenta um ecrã tátil de 15’’ com uma interface redesenhada para simplificar a navegação. O assistente de voz online permite controlar diversas funções do veículo, como perfis de condução e iluminação interior. O ar condicionado possui saídas de ventilação inteligentes que se ajustam automaticamente para otimizar o conforto.

Um dos pontos fracos da gama ID era a complexidade do seu sistema de Infotainment, que piorava a experiência de condução e neste ID.7 já vimos muitas melhorias. O sistema é ainda algo complexo e exige alguma adaptação, mas a sua utilização é muito mais fluída do que em alguns modelos ID anteriores. Se estiver com receio de não saber lidar com a tecnologia, não tem motivos para isso.

O ID.7 combina conforto e agilidade através de uma suspensão avançada e controle adaptativo do chassis (DCC), que ajusta os amortecedores com base no movimento das rodas e da carroçaria. Perfis de condução, como Eco, Comfort, Sport e Individual, permitem ao condutor escolher a configuração ideal para cada situação.

Consumos

8/10

Iniciamos o teste com a bateria a 99% indicando uma autonomia de 533 km e terminamos o teste com   57% de bateria e 233km de autonomia anunciada. A média foi de 18 kWh /100km o que não é um mau registo, mas dado que passamos a maior parte do tempo em autoestrada e abusamos algumas vezes das acelerações é um valor algo inflacionado. Poderíamos ter feito consumos um pouco melhores, mas a distância percorrida não permitiu tirar conclusões mais profundas. O ID.7 promete consumos combinados a rondar 14,1 kWh/100km o que não nos pareceu descabido de todo e com o que vimos deste carro, o ID.7 apresenta condições para cumprir a promessa. É carro para fazer facilmente 500km com uma carga em curso misto. A meta dos 600 é exequível com um pouco mais de cuidado e só em autoestrada, pode até chegar aos 400km de autonomia, o que já é um número bem interessante.

Ao Volante

8/10

Conforto e silêncio. São as duas palavras que vêm à mente quando estamos ao volante do ID.7. Ao entrar no carro encontramos facilmente a posição de condução ideal e, apesar do tamanho do carro, temos boa visibilidade. O volante é confortável e tem apenas contra os  botões hápticos que por vezes são acionados sem querer, um dos pormenores da tecnologia que a VW insiste em não corrigir ou minimizar. 

A condução do ID.7 é agradável, com uma direção bem calibrada, que não é demasiado leve, mas que permite entender o que se passa no eixo dianteiro. A direção permite uma boa agilidade em manobras, o que se agradece, olhando ao comprimento do carro. No pouco tempo passado em cidade, o ID.7 mostrou-se capaz e o seu tamanho não se revelou uma dor de cabeça. Mas onde se destacou mais foi nas autoestradas. É um carro para fazer longas distâncias sem nos cansarmos. A suspensão tratar da grande maioria das irregularidades sem problema e a boa insonorização, aliada ao excelente coeficiente aerodinâmico, permite uma viagem tranquila e serena. 

A potência do motor não permite acelerações estupendas, como noutros elétricos, com o peso a prejudicar esse capítulo, mas ter uma aceleração estonteante parece ir contra o que este carro pretende ser (tirando a versão GTX). Temos um compromisso adequado. Os vários modos de condução permitem refinar as opções com quatro modos (Eco/Comfort/Sport/Individual), com destaque para o modo confort que melhora a experiência de conforto. Os pedais do acelerador e do travão são fáceis de domar. No geral, temos uma excelente proposta para um carro que se pretende confortável, espaçoso e pensado para longas distâncias. 

Motor

8/10

O motor elétrico entrega 286 cv e 545 Nm de torque ao eixo traseiro. Além disso, o ID.7 possui carregamento rápido: em condições ideais, pode recarregar energia suficiente para percorrer 204 km em apenas 10 minutos, com uma capacidade máxima de carregamento de 175 kW, e alcançar de 10% a 80% de carga em 28 minutos.

Balanço Final

8/10

Já longe vão os tempos dos primeiros contactos com os ID em que a tecnologia e o visual demasiado simplista estragava o que parecia ser uma boa base. O ID.7 aprendeu com os erros do passado. A VW conseguiu resolver parte dos problemas e este ID.7 é uma excelente proposta. O seu conforto e eficiência são excelentes. O design não é entusiasmante, quer por dentro, quer por fora, mas este será talvez o ID mais bem conseguido. Para quem procura uma solução elétrica para grandes deslocações, este é sem dúvida um bom produto.

Concorrentes

Tesla Model 3

 

BMW i4

Ficha Técnica

Velocidade máxima 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h 6,5 s
Consumo de combustível WLTP – Combinado bateria cheia 14,1 kWh/100 km (obtido – 18 kWh /100km)
Autonomia eléctrica WLTP  – 620 km

Tipo de carroçaria Automóvel de passageiros
Número de portas 5
Comprimento 4.961 mm
Largura 1,862 mm
Altura 1.536 mm
Distância entre eixos 2,971 mm
Peso 2.172 kg
Volume da bagageira – 532 a 1.586 l

Potência máxima 286 cv / 210 kW
Binário máximo 550 Nm

Bateria
Tipo Bateria de armazenamento de iões de lítio
Capacidade 82 kWh
Capacidade utilizável 77 kWh
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 28 min (175 kW)

 

 

Mais/Menos


Mais

Eficiência

 

Conforto

 

Espaço

Menos

Infotainment ainda algo confuso (mas muito melhor)

 

Interior demasiado simples

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O design do ID.7 é marcado por linhas fluidas, com a secção dianteira quase totalmente fechada, onde se destacam as formas tridimensionais do capô e dos faróis em LED. A silhueta elegante e alongada é acentuada por um vinco lateral que percorre toda a carroçaria. Com 4.961 mm de comprimento, 2.971 mm de distância entre eixos, e 1.536 mm de altura, o ID.7 é o maior e mais baixo modelo da família ID. As linhas horizontais e a faixa de iluminação em LED na traseira enfatizam a sua largura de 1.862 mm. O ID. 7 não foge à filosofia de design escolhida para a gama elétrica da VW. A frente é muito semelhante às restantes propostas, ganhando um pouco mais de largura que lhe dá um aspeto mais agradável. Mas as linhas-base são semelhantes, mantendo a identidade da gama. É talvez o ID mais agradável à vista e as suas proporções generosas parecem beneficiar as linhas do conjunto.

Interior

No interior a mesma sensação do exterior. As linhas são muito semelhantes às restantes propostas ID, mas com um toque de qualidade que não encontramos nos outros. O ID.7 oferece um interior espaçoso graças à grande distância entre eixos e ao compacto conjunto propulsor elétrico, proporcionando muito espaço para as pernas tanto na frente quanto na traseira. A bateria integrada no piso não compromete a altura interna, e a mala de acionamento elétrico oferece até 1.586 litros de capacidade com os bancos traseiros rebatidos. 

O habitáculo é de alta qualidade, algo percetível ao toque, com um tablier simples, onde se destaca o ecrã de infotainment e saídas de ventilação integradas. Apresenta head-up display de realidade aumentada que se conjuga com o Infotainment para dar a informação necessária. O pequeno painel de instrumentos, que também encontramos noutras propostas ID (e até do grupo VW) continua a ser um elemento estranho e que tira algum brilho ao conjunto. 

O ponto forte deste ID.7 é o espaço e o conforto. O ID.7 possui novos bancos ergoActive com diversas funções de conforto, incluindo massagem e climatização. Opcionalmente, oferece um teto panorâmico com tecnologia Smart Glass, que alterna entre opaco e transparente por controlo tátil ou por comando de voz, não disponível na versão ensaiada.  O interior do ID.7 é agradável e apesar das linhas simples, a sensação de qualidade existe, nos bancos da frente e nos bancos de trás, podendo transportar quatro pessoas com o máximo de espaço e conforto (há espaço para a quinta pessoa sem problema). Faltam pormenores que poderiam dar mais classe a um carro que aponta claramente a um segmento Premium, mas a simplicidade da filosofia ID não terá permitido. 

Equipamento

O ID.7  vem recheado de equipamento com o que de melhor a VW tem para oferecer ao nível da tecnologia. Além do já referido Head Up Display, vem equipado com avançados sistemas de assistência à condução, como o Travel Assist, que pode auxiliar em mudanças de faixa e reduzir o esforço de condução. O Park Assist permite estacionamento autónomo a partir de 50 metros de distância. O sistema de infoentretenimento apresenta um ecrã tátil de 15’’ com uma interface redesenhada para simplificar a navegação. O assistente de voz online permite controlar diversas funções do veículo, como perfis de condução e iluminação interior. O ar condicionado possui saídas de ventilação inteligentes que se ajustam automaticamente para otimizar o conforto.

Um dos pontos fracos da gama ID era a complexidade do seu sistema de Infotainment, que piorava a experiência de condução e neste ID.7 já vimos muitas melhorias. O sistema é ainda algo complexo e exige alguma adaptação, mas a sua utilização é muito mais fluída do que em alguns modelos ID anteriores. Se estiver com receio de não saber lidar com a tecnologia, não tem motivos para isso.

O ID.7 combina conforto e agilidade através de uma suspensão avançada e controle adaptativo do chassis (DCC), que ajusta os amortecedores com base no movimento das rodas e da carroçaria. Perfis de condução, como Eco, Comfort, Sport e Individual, permitem ao condutor escolher a configuração ideal para cada situação.

Consumos

Iniciamos o teste com a bateria a 99% indicando uma autonomia de 533 km e terminamos o teste com   57% de bateria e 233km de autonomia anunciada. A média foi de 18 kWh /100km o que não é um mau registo, mas dado que passamos a maior parte do tempo em autoestrada e abusamos algumas vezes das acelerações é um valor algo inflacionado. Poderíamos ter feito consumos um pouco melhores, mas a distância percorrida não permitiu tirar conclusões mais profundas. O ID.7 promete consumos combinados a rondar 14,1 kWh/100km o que não nos pareceu descabido de todo e com o que vimos deste carro, o ID.7 apresenta condições para cumprir a promessa. É carro para fazer facilmente 500km com uma carga em curso misto. A meta dos 600 é exequível com um pouco mais de cuidado e só em autoestrada, pode até chegar aos 400km de autonomia, o que já é um número bem interessante.

Ao volante

Conforto e silêncio. São as duas palavras que vêm à mente quando estamos ao volante do ID.7. Ao entrar no carro encontramos facilmente a posição de condução ideal e, apesar do tamanho do carro, temos boa visibilidade. O volante é confortável e tem apenas contra os  botões hápticos que por vezes são acionados sem querer, um dos pormenores da tecnologia que a VW insiste em não corrigir ou minimizar. 

A condução do ID.7 é agradável, com uma direção bem calibrada, que não é demasiado leve, mas que permite entender o que se passa no eixo dianteiro. A direção permite uma boa agilidade em manobras, o que se agradece, olhando ao comprimento do carro. No pouco tempo passado em cidade, o ID.7 mostrou-se capaz e o seu tamanho não se revelou uma dor de cabeça. Mas onde se destacou mais foi nas autoestradas. É um carro para fazer longas distâncias sem nos cansarmos. A suspensão tratar da grande maioria das irregularidades sem problema e a boa insonorização, aliada ao excelente coeficiente aerodinâmico, permite uma viagem tranquila e serena. 

A potência do motor não permite acelerações estupendas, como noutros elétricos, com o peso a prejudicar esse capítulo, mas ter uma aceleração estonteante parece ir contra o que este carro pretende ser (tirando a versão GTX). Temos um compromisso adequado. Os vários modos de condução permitem refinar as opções com quatro modos (Eco/Comfort/Sport/Individual), com destaque para o modo confort que melhora a experiência de conforto. Os pedais do acelerador e do travão são fáceis de domar. No geral, temos uma excelente proposta para um carro que se pretende confortável, espaçoso e pensado para longas distâncias. 

Concorrentes

Tesla Model 3

 

BMW i4

Motor

O motor elétrico entrega 286 cv e 545 Nm de torque ao eixo traseiro. Além disso, o ID.7 possui carregamento rápido: em condições ideais, pode recarregar energia suficiente para percorrer 204 km em apenas 10 minutos, com uma capacidade máxima de carregamento de 175 kW, e alcançar de 10% a 80% de carga em 28 minutos.

Balanço final

Já longe vão os tempos dos primeiros contactos com os ID em que a tecnologia e o visual demasiado simplista estragava o que parecia ser uma boa base. O ID.7 aprendeu com os erros do passado. A VW conseguiu resolver parte dos problemas e este ID.7 é uma excelente proposta. O seu conforto e eficiência são excelentes. O design não é entusiasmante, quer por dentro, quer por fora, mas este será talvez o ID mais bem conseguido. Para quem procura uma solução elétrica para grandes deslocações, este é sem dúvida um bom produto.

Mais

Eficiência

 

Conforto

 

Espaço

Menos

Infotainment ainda algo confuso (mas muito melhor)

 

Interior demasiado simples

Ficha técnica

Velocidade máxima 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h 6,5 s
Consumo de combustível WLTP – Combinado bateria cheia 14,1 kWh/100 km (obtido – 18 kWh /100km)
Autonomia eléctrica WLTP  – 620 km

Tipo de carroçaria Automóvel de passageiros
Número de portas 5
Comprimento 4.961 mm
Largura 1,862 mm
Altura 1.536 mm
Distância entre eixos 2,971 mm
Peso 2.172 kg
Volume da bagageira – 532 a 1.586 l

Potência máxima 286 cv / 210 kW
Binário máximo 550 Nm

Bateria
Tipo Bateria de armazenamento de iões de lítio
Capacidade 82 kWh
Capacidade utilizável 77 kWh
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 28 min (175 kW)

 

 

Preço da versão base (Euros): 61.776€