Škoda Enyaq iV Coupé 80 150 kW (204cv) – Ensaio Teste

By on 31 Julho, 2023

Os veículos 100% elétricos estão cada vez mais presentes nas nossas estradas e as marcas não fogem da nova tendência, assim como não fogem da “moda” dos  SUV Coupé. O Skoda Škoda Enyaq iV Coupé junta dois mundos cada vez mais procurados na atualidade, numa receita que tem tudo para dar certo. Na prática, a Škoda fez um bom trabalho, com uma proposta baseada no bem-sucedido Enyaq, agora com um pouco mais de estilo.  

O Škoda Enyaq Coupé iV apresenta um design ainda mais impactante e, apesar de apresentar linhas desportivas, oferece um generoso espaço interior e uma bagageira de 570 litros. Para o Enyaq Coupé iV há uma escolha de dois tamanhos de bateria, tração traseira ou nas quatro rodas, e quatro níveis de potência que variam de 132 kW (177 CV) a 220 kW (295 CV, variante RS). 

Devido à sua característica e uma longa distância entre eixos, a plataforma modular MEB para carros elétricos permite novas opções em termos de proporções e design da carroçaria. Como a bateria de alta voltagem para o sistema de acionamento está totalmente incorporada no piso da carroçaria e porque os veículos elétricos não possuem túnel de transmissão, o espaço disponível para os passageiros do banco traseiro também é particularmente generoso. Assim o novo Enyaq iV Coupé aposta na praticalidade e no espaço interior, não descurando do design, tudo isto, com uma unidade motriz 100% elétrica. Falta só ver se corresponde às expetativas

A versão ensaiada foi a Enyaq iV Coupé 80 150 kW (204cv) Sport Line Advanced, que nos surpreendeu pela positiva.


Mais:

Visual arrojado

Interior elegante e espaçoso

Conforto para viagens longas

Menos:

Cockpit virtual demasiado pequeno

Difícil justificar o preço extra por esta versão

Infotainment podia ser um pouco melhor

Sensação do travão não é a melhor

Exterior

9/10

O primeiro impacto ao encarar este carro não deixa ninguém indiferente. É um carro grande, volumoso, com uma grelha frontal proeminente e linhas bem vincadas. Não é carro para passar de forma discreta nas ruas.  O Škoda Enyaq Coupé IV apresenta um discreto e desportivo avental dianteiro, bem como saias laterais na cor da carroçaria, além de estar equipado com jantes de liga leve de 19 a 21 polegadas (neste ensaio usamos as de 19). A partir do pilar B, o tejadilho inclina-se suavemente para a traseira e funde-se perfeitamente com o portão da bagageira. O estilo da secção traseira é dominado pelas letras ŠKODA em maiúsculas e um contorno destacado, além das típicas luzes traseiras em forma de C da marca. As linhas do veículo são ainda mais acentuadas pelo teto de vidro panorâmico escurecido, que é um equipamento de série para o coupé. É o maior tejadilho panorâmico em vidro da gama Škoda, abrangendo todo o teto e fundindo-se perfeitamente com o óculo traseiro. É mais fino que o teto normal, proporcionando bastante espaço para os ocupantes do carro. O teto de vidro panorâmico permite mais luz natural no interior, dando ao carro uma sensação mais arejada. O seu revestimento ajuda a garantir que o clima dentro do habitáculo seja sempre agradável. Tal como no Enyaq Coupé IV, o coupé está disponível com o opcional Crystal Face, onde as nervuras verticais da grelha ŠKODA são iluminadas por 131 LED (presente nesta versão), enquanto uma faixa de luz horizontal completa o visual do carro.De noite os leds dão um espetáculo giro, dando ainda mais caráter ao carro.  O Škoda Enyaq Coupé IV tem um porte imponente. É um carro grande e com esta versão tem linhas retas agressivas, que ficam realçadas com a iluminação ligada. O exterior conquistou-nos pelo design, pelas linhas vincadas e apesar de os SUV Coupé serem por vezes algo exagerados, neste casou dão um toque de classe neste modelo. Para quem gostar de linhas retas e agressivas, assim como traços vincados, o Enyaq vai certamente convencer. A versão Coupé torna-se um pouco mais distinta, fugindo às formas dos SUV típicos da atualidade (apesar de as linhas SUV Coupé serem cada vez menos exclusivas). No geral, o exterior está muito bem conseguido.  

Interior

8/10

O interior do Škoda Enyaq Coupé IV acompanha na perfeição a filosofia usada no exterior. À elegância das linhas junta-se o toque dos materiais sem muitos plásticos duros à vista. A qualidade dos materiais é notória e apenas notamos alguns pontos de inflexão em determinadas zonas do habitáculo, mas nada que coloque em causa a qualidade geral do interior. 40% dos revestimentos dos bancos são fabricados em lã natural com o selo de qualidade Woolmark Company e 60% de poliéster de garrafas PET recicladas. O painel é estofado em tecido; materiais macios dominam o interior. O estilo desportivo preto que encontramos nesta versão, está disponível exclusivamente para a variante Sportline. Os bancos desportivos com estofos Suedia e apoios de cabeça integrados apresentam costuras decorativas em cinzento, assim como o volante desportivo multifunções em pele de três raios com patilhas para selecionar os vários níveis de recuperação e uma sigla Sportline. O forro do teto é preto, enquanto o painel em couro e o acabamento das portas apresentam inserções decorativas específicas com efeito de fibra de carbono. O Enyaq oferece muito espaço para quatro pessoas e as suas bagagens, podendo receber a quinta sem grandes problemas. A longa distância entre eixos e o piso plano significam que há muito espaço para as pernas. Apesar da linha de tejadilho descendente do modelo, a altura interior não fica muito comprometida e tendo como referência o metro e oitenta, não falta espaço. O teto panorâmico dá um ar mais luminoso e arejado ao interior, o que melhora em muito a experiência para os passageiros no banco de trás. A bagageira tem uma capacidade de 570 litros e, graças à baixa soleira de carga e ao opcional portão traseiro elétrico, também pode ser comodamente acedido através do pedal virtual, que permite a abertura do portão traseiro com apenas um movimento do pé.  Os bancos desportivos tornam-se um pouco volumosos, mas a sensação de claustrofobia no banco traseiro fica automaticamente anulada pela luz que vem de fora, tornando o Enyaq num carro muito confortável.  O sistema de infotainment é apresentado no painel tátil de 13 polegadas, o que serve perfeitamente para as necessidades, mas o Digital Cockpit é pequeno (apenas 5.3 polegadas) o que visualmente não nos pareceu tão bem. O carro merecia um painel de instrumentos bem maior. Foi o único senão que encontramos no interior. O ecrã tátil não é uma referência, mas funciona de forma positiva o suficiente e os menus são relativamente simples de aceder. No geral, o interior do Enyaq agradou-nos, pela qualidade, pelo espaço, pelo conforto, pelos pormenores e pela luminosidade proporcionada pelo teto panorâmico. 

Equipamento

8/10

A gama de equipamento de série do Škoda Enyaq Coupé IV  inclui o Digital Cockpit com ecrã de 5,3 polegadas e um ecrã tátil central de 13 polegadas que dá acesso ao sistema de infoentretenimento e a todas as funções do veículo. Todos os coupés oferecem ar condicionado Climatronic de duas zonas, um volante multifuncional de couro de dois raios, botões de controlo desportivos e círculos serrilhadas para uma operação intuitiva como ainda botão de start sem chave KESSY GO. Os modelos equipados com a bateria maior (como a versão ensaiada) também possuem um volante aquecido com patilhas para ajustar o grau de recuperação de energia.  A gama de opções do controlo da climatização inclui bancos dianteiros e traseiros aquecidos, bem como um para-brisas aquecido. A versão mais recente do software ME 3 destaca atualizações para o infotainment e o head-up display, além da melhorada gestão da bateria. A ligação permanente à Internet permite a utilização dos serviços online ŠKODA Connect, muitos dos quais são especificamente concebidos para um veículo elétrico. As soluções incluídas permitem que o carregamento da bateria ou do ar condicionado sejam controlados remotamente através da app My SKODA Um recetor de rádio digital DAB, bem como internet e rádio híbrido são de série. SmartLink sem fios, Android Auto e Apple CarPlay permitem que um smartphone seja integrado sem a necessidade de um cabo, enquanto os dispositivos podem ser carregados ipor indução quando colocados na Phone Box opcional. O sistema de som CANTON com doze altifalantes e um equalizador digital é outro extra opcional. Para níveis máximos de segurança ativa e passiva, o Enyaq Coupé IV foi equipado com todos os sistemas de assistência da ŠKODA. O Travel Assist 2.5 fornece suporte ativo para direção longitudinal e lateral e inclui Adaptive Cruise Control (ACC), Adaptive Lane Assist, com reconhecimento de estrada, Traffic Jam Assist e Emergency Assist. O sistema é acionado ao toque de um botão, localizado no volante multifunções, mantendo o Enyaq Coupé IV na sua faixa de rodagem e monitorizando automaticamente a distância até o veículo da frente. Em trânsito congestionado, o Travel Assist 2.5 pode parar o Enyaq Coupé IV de forma autónoma, fazê-lo afastar-se e seguir outros veículos. A velocidades superiores a 90 km/h, o sistema auxilia agora na mudança de faixa na autoestrada quando o indicador é ativado e fornece suporte da direção em curvas mais fechadas. O Travel Assist 2.5 exibe as imediações do veículo nos ecrãs do Enyaq Coupé IV, permitindo que o condutor veja quaisquer objetos detetados pelos sensores do veículo. A versão atual do sistema pode assumir a direção lateral em espaços estreitos na cidade usando informações online baseadas em dados atuais. O sistema funciona de forma adequada, as vezes torna-se um pouco intrusivo, mas é já caraterístico deste tipo de sistemas. Mas no geral, a experiência de utilização destes sistemas é muito boa.  É quase como estar aos comando de um avião. Se assumir o controlo, faz o que quiser, mas se confiar no “piloto automático” o veículo tratar de resolver a maioria dos problemas que encontrar no trânsito. 

Consumos

8/10

O Enyaq Coupé IV 80 deu-nos, com uma carga completa, pouco mais de 400 km, numa utilização mista. O consumo foi de 18.5 kwh/100km, um valor interessante olhando ao volume e ao peso do veículo e até à utilização pouco poupada, sempre com ar condicionado. Não é um valor espantoso, mas olhando para o resto da concorrência é um valor muito interessante e tendo em conta que fizemos muita autoestrada neste ensaio, reparar que a autonomia não ficou demasiado em causa foi um ponto a favor.

Ao Volante

7/10

O Enyaq não tenta esconder o seu peso. Olhando para o carro, temos a clara sensação que é um carro pesado e os 2200kg comprovam isso mesmo. Mas ao volante esse peso não se nota tanto e ficamos agradavelmente surpreendidos com a sua agilidade.  A posição de condução é boa, elevada, com vários ajustes que permitem a posição ideal. O volume do carro faz-se sentir ao volante, mas não se torna demasiado intimidante. É uma pena que o Cockpit Digital seja tão pequeno, pois apesar de ter todas as informações necessárias, poderíamos ter acesso a elas de forma mais fácil e airosa. O volante é confortável, com comandos fáceis de usar. A visibilidade é relativamente boa, com o volume do carro na frente a fazer se sentir neste particular. Claro que o óculo traseiro é reduzido e não permite grandes veleidades, mas com as câmaras traseiras tudo fica resolvido.  Apesar da suspensão algo firme, é um carro confortável, com “pinta” para grandes viagens. Em autoestrada, é de um conforto assinalável. Em estradas mais sinuosas, o peso não intimidou e enfrentou traçados mais exigentes com uma desenvoltura agradável. A sensação do pedal de travão não é a melhor para quem gostar de um travão mais firme e é um ponto negativo na sensação de condução. Vai precisar de se adaptar.  Há vários modos de condução, com o inevitável modo Sport que apimenta a resposta do acelerador e torna o volante um pouco mais pesado e direto. Mas neste caso sentimos alguma vantagem em usar este modo em situações mais animadas. Os  200 CV servem bem para as necessidades do carro e apesar de não permitir prestações avassaladoras, permite um bom compromisso com uma aceleração vigorosa.  No geral, é um carro de condução agradável, para um SUV pesado, revelando-se muito eficiente nas mais diversas situações. Em longas distâncias é onde o Enyaq brilha com espaço, conforto e uma autonomia interessante. Para viagens mais curtas, ou para acessos mais sinuosos, há agilidade q.b. Globalmente, nota bem positiva.

Motor

8/10

O Enyaq Coupé IV 80 tem tração traseira e debita 150 kW (204 cv) com uma bateria de 82 kWh (líquido: 77 kWh). As características incluem um desempenho de condução particularmente dinâmico.  As baterias instaladas no Škoda Enyaq Coupé IV são capazes de um carregamento rápido. A bateria maior, de 82 kWh, pode ser recarregada de 10 a 80% em apenas 29 minutos. Em casa, o Enyaq Coupé IV pode ser carregado durante a noite em seis a oito horas usando uma wall box AC Škoda iV Charger que fornece até 11 kW. O “reabastecimento” num posto de carregamento público AC com a mesma potência máxima levará aproximadamente o mesmo tempo. É por isso que o Enyaq Coupé IV vem com um cabo de carregamento Modo 3, de série. O coupé também pode ser recarregado com 2,3 kW usando uma tomada doméstica convencional de 230 volts e um cabo Modo 2 opcional. O carregador universal iV – uma solução móvel com conectores intercambiáveis – oferece uma flexibilidade máxima e está disponível como um extra opcional. Um adaptador CEE permite recarregar com até 11 kW usando uma tomada de 400 volts, enquanto um adaptador Schuko permite carregar em tomadas domésticas. A MOON, marca do grupo Porsche Holding Salzburg representada em Portugal pela SIVA, desenvolve e comercializa soluções de mobilidade elétrica em distintas áreas de negócio. Para clientes particulares, disponibiliza wall boxes para uso doméstico, que vão de 3,6 kW (modelo Basic) a 22 kW (modelo Connect). Existe também um carregador portátil POWER2GO, que permite total flexibilidade e mobilidade de carregamento, respeitando a mesma gama de potências (3,6 kW a 22 kW CA).   

Balanço Final

8/10

Num mundo cada vez mais povoado dos SUV, o Enyaq já se tinha destacado, mas o Coupé consegue o mesmo feito, com linhas mais distintas. É um carro que marca a diferença pelo seu visual, com uma eficiência assinalável, uma dinâmica de condução que, pesadas todas as características do veículo, se torna agradável. É um carro em que se podem fazer muito quilómetros com conforto e elegância, com uma autonomia interessante. A grande questão que se deve colocar é simples: se está disposto a dar mais por uma versão um pouco mais desportiva de um veículo que tem sido bem-sucedido e que tem tudo o que procura num carro deste género. O Coupé dá o mesmo com um pouco mais de estilo e uma pinta um pouco mais desportiva. Será que lhe faz sentido ter um SUV deste género com pretensões desportivas? Se achar que sim, tem aqui uma opção interessante, pois não tem de comprometer muito espaço.  Se não, o Enyaq IV continua a ser uma excelente opção. 

Concorrentes

Audi Q4 e-tron 40 Advanced (2022)

Hyundai IONIQ 5 168 kW (228 CV) 77 kWh RWD (2022)

Mercedes-Benz EQA 300 4MATIC (2021)

Mercedes-Benz EQB 250 (2022)

Volkswagen ID.5 Pro Performance 150 kW (204 CV) 77 kWh (2021)

Volvo C40 Recharge Single Extended Range Plus (2023)  

Ficha Técnica

8 altifalantes Iluminação exterior Welcome (no espelho) Acesso remoto + Infotainment online Iluminação interior na zona dos pés à frente e atrás Airbag para condutor e passageiro, com possibilidade de desativação do airbag do passageiro Jantes de liga leve 19″ Proteus, prateado lacado Ar condicionado Climatronic Keyless GO sem sistema safe Banco traseiro rebatível com apoio de braços Kit de ferramentas com tyrefit (para jantes de série) Bancos dianteiros com apoio lombar, ajustáveis em altura Lane Keeping System Bluetooth Luz de circulação diurna e função Coming home/Leaving home Cabo de carregamento (16A) Mirrorlink Câmera traseira Monitorização da pressão dos pneus Chapéu de chuva Cockpit Infotainment 13″ Pneus 255/50 R19 103T/EU atrás Cruise control com Speed limiter Reconhecimento dos sinais de trânsito Design Selection Loft Sensor de Luz e de chuva Emergency call system eCall+ Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros Espelho retrovisor interior cmo anti encadeamento automático Faróis LED USB Type C, apenas dados Faróis traseiros LED Volante multifunções em pele Front Assist – com sistema de travagem de emergência e reação a peões e ciclistas Iluminação Type 1   Iluminação exterior Welcome (no espelho) Acesso remoto + Infotainment online Iluminação interior na zona dos pés à frente e atrás Airbag para condutor e passageiro, com possibilidade de desativação do airbag do passageiro Jantes de liga leve 19″ Proteus, prateado lacado Ar condicionado Climatronic Keyless GO sem sistema safe Banco traseiro rebatível com apoio de braços Kit de ferramentas com tyrefit (para jantes de série) Bancos dianteiros com apoio lombar, ajustáveis em altura Lane Keeping System Bluetooth Luz de circulação diurna e função Coming home/Leaving home Cabo de carregamento (16A) Mirrorlink Câmera traseira Monitorização da pressão dos pneus Chapéu de chuva Cockpit Infotainment 13″ Pneus 255/50 R19 103T/EU atrás Cruise control com Speed limiter Reconhecimento dos sinais de trânsito Design Selection Loft Sensor de Luz e de chuva Emergency call system eCall+ Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros Espelho retrovisor interior cmo anti encadeamento automático Faróis LED USB Type C, apenas dados Faróis traseiros LED Volante multifunções em pele     Preço da versão ensaiada – 67 258 € Preço Base – 45 681 €

Mais/Menos


Mais

Visual arrojado

Interior elegante e espaçoso

Conforto para viagens longas

Menos

Cockpit virtual demasiado pequeno

Difícil justificar o preço extra por esta versão

Infotainment podia ser um pouco melhor

Sensação do travão não é a melhor

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O primeiro impacto ao encarar este carro não deixa ninguém indiferente. É um carro grande, volumoso, com uma grelha frontal proeminente e linhas bem vincadas. Não é carro para passar de forma discreta nas ruas.  O Škoda Enyaq Coupé IV apresenta um discreto e desportivo avental dianteiro, bem como saias laterais na cor da carroçaria, além de estar equipado com jantes de liga leve de 19 a 21 polegadas (neste ensaio usamos as de 19). A partir do pilar B, o tejadilho inclina-se suavemente para a traseira e funde-se perfeitamente com o portão da bagageira. O estilo da secção traseira é dominado pelas letras ŠKODA em maiúsculas e um contorno destacado, além das típicas luzes traseiras em forma de C da marca. As linhas do veículo são ainda mais acentuadas pelo teto de vidro panorâmico escurecido, que é um equipamento de série para o coupé. É o maior tejadilho panorâmico em vidro da gama Škoda, abrangendo todo o teto e fundindo-se perfeitamente com o óculo traseiro. É mais fino que o teto normal, proporcionando bastante espaço para os ocupantes do carro. O teto de vidro panorâmico permite mais luz natural no interior, dando ao carro uma sensação mais arejada. O seu revestimento ajuda a garantir que o clima dentro do habitáculo seja sempre agradável. Tal como no Enyaq Coupé IV, o coupé está disponível com o opcional Crystal Face, onde as nervuras verticais da grelha ŠKODA são iluminadas por 131 LED (presente nesta versão), enquanto uma faixa de luz horizontal completa o visual do carro.De noite os leds dão um espetáculo giro, dando ainda mais caráter ao carro.  O Škoda Enyaq Coupé IV tem um porte imponente. É um carro grande e com esta versão tem linhas retas agressivas, que ficam realçadas com a iluminação ligada. O exterior conquistou-nos pelo design, pelas linhas vincadas e apesar de os SUV Coupé serem por vezes algo exagerados, neste casou dão um toque de classe neste modelo. Para quem gostar de linhas retas e agressivas, assim como traços vincados, o Enyaq vai certamente convencer. A versão Coupé torna-se um pouco mais distinta, fugindo às formas dos SUV típicos da atualidade (apesar de as linhas SUV Coupé serem cada vez menos exclusivas). No geral, o exterior está muito bem conseguido.  

Interior

O interior do Škoda Enyaq Coupé IV acompanha na perfeição a filosofia usada no exterior. À elegância das linhas junta-se o toque dos materiais sem muitos plásticos duros à vista. A qualidade dos materiais é notória e apenas notamos alguns pontos de inflexão em determinadas zonas do habitáculo, mas nada que coloque em causa a qualidade geral do interior. 40% dos revestimentos dos bancos são fabricados em lã natural com o selo de qualidade Woolmark Company e 60% de poliéster de garrafas PET recicladas. O painel é estofado em tecido; materiais macios dominam o interior. O estilo desportivo preto que encontramos nesta versão, está disponível exclusivamente para a variante Sportline. Os bancos desportivos com estofos Suedia e apoios de cabeça integrados apresentam costuras decorativas em cinzento, assim como o volante desportivo multifunções em pele de três raios com patilhas para selecionar os vários níveis de recuperação e uma sigla Sportline. O forro do teto é preto, enquanto o painel em couro e o acabamento das portas apresentam inserções decorativas específicas com efeito de fibra de carbono. O Enyaq oferece muito espaço para quatro pessoas e as suas bagagens, podendo receber a quinta sem grandes problemas. A longa distância entre eixos e o piso plano significam que há muito espaço para as pernas. Apesar da linha de tejadilho descendente do modelo, a altura interior não fica muito comprometida e tendo como referência o metro e oitenta, não falta espaço. O teto panorâmico dá um ar mais luminoso e arejado ao interior, o que melhora em muito a experiência para os passageiros no banco de trás. A bagageira tem uma capacidade de 570 litros e, graças à baixa soleira de carga e ao opcional portão traseiro elétrico, também pode ser comodamente acedido através do pedal virtual, que permite a abertura do portão traseiro com apenas um movimento do pé.  Os bancos desportivos tornam-se um pouco volumosos, mas a sensação de claustrofobia no banco traseiro fica automaticamente anulada pela luz que vem de fora, tornando o Enyaq num carro muito confortável.  O sistema de infotainment é apresentado no painel tátil de 13 polegadas, o que serve perfeitamente para as necessidades, mas o Digital Cockpit é pequeno (apenas 5.3 polegadas) o que visualmente não nos pareceu tão bem. O carro merecia um painel de instrumentos bem maior. Foi o único senão que encontramos no interior. O ecrã tátil não é uma referência, mas funciona de forma positiva o suficiente e os menus são relativamente simples de aceder. No geral, o interior do Enyaq agradou-nos, pela qualidade, pelo espaço, pelo conforto, pelos pormenores e pela luminosidade proporcionada pelo teto panorâmico. 

Equipamento

A gama de equipamento de série do Škoda Enyaq Coupé IV  inclui o Digital Cockpit com ecrã de 5,3 polegadas e um ecrã tátil central de 13 polegadas que dá acesso ao sistema de infoentretenimento e a todas as funções do veículo. Todos os coupés oferecem ar condicionado Climatronic de duas zonas, um volante multifuncional de couro de dois raios, botões de controlo desportivos e círculos serrilhadas para uma operação intuitiva como ainda botão de start sem chave KESSY GO. Os modelos equipados com a bateria maior (como a versão ensaiada) também possuem um volante aquecido com patilhas para ajustar o grau de recuperação de energia.  A gama de opções do controlo da climatização inclui bancos dianteiros e traseiros aquecidos, bem como um para-brisas aquecido. A versão mais recente do software ME 3 destaca atualizações para o infotainment e o head-up display, além da melhorada gestão da bateria. A ligação permanente à Internet permite a utilização dos serviços online ŠKODA Connect, muitos dos quais são especificamente concebidos para um veículo elétrico. As soluções incluídas permitem que o carregamento da bateria ou do ar condicionado sejam controlados remotamente através da app My SKODA Um recetor de rádio digital DAB, bem como internet e rádio híbrido são de série. SmartLink sem fios, Android Auto e Apple CarPlay permitem que um smartphone seja integrado sem a necessidade de um cabo, enquanto os dispositivos podem ser carregados ipor indução quando colocados na Phone Box opcional. O sistema de som CANTON com doze altifalantes e um equalizador digital é outro extra opcional. Para níveis máximos de segurança ativa e passiva, o Enyaq Coupé IV foi equipado com todos os sistemas de assistência da ŠKODA. O Travel Assist 2.5 fornece suporte ativo para direção longitudinal e lateral e inclui Adaptive Cruise Control (ACC), Adaptive Lane Assist, com reconhecimento de estrada, Traffic Jam Assist e Emergency Assist. O sistema é acionado ao toque de um botão, localizado no volante multifunções, mantendo o Enyaq Coupé IV na sua faixa de rodagem e monitorizando automaticamente a distância até o veículo da frente. Em trânsito congestionado, o Travel Assist 2.5 pode parar o Enyaq Coupé IV de forma autónoma, fazê-lo afastar-se e seguir outros veículos. A velocidades superiores a 90 km/h, o sistema auxilia agora na mudança de faixa na autoestrada quando o indicador é ativado e fornece suporte da direção em curvas mais fechadas. O Travel Assist 2.5 exibe as imediações do veículo nos ecrãs do Enyaq Coupé IV, permitindo que o condutor veja quaisquer objetos detetados pelos sensores do veículo. A versão atual do sistema pode assumir a direção lateral em espaços estreitos na cidade usando informações online baseadas em dados atuais. O sistema funciona de forma adequada, as vezes torna-se um pouco intrusivo, mas é já caraterístico deste tipo de sistemas. Mas no geral, a experiência de utilização destes sistemas é muito boa.  É quase como estar aos comando de um avião. Se assumir o controlo, faz o que quiser, mas se confiar no “piloto automático” o veículo tratar de resolver a maioria dos problemas que encontrar no trânsito. 

Consumos

O Enyaq Coupé IV 80 deu-nos, com uma carga completa, pouco mais de 400 km, numa utilização mista. O consumo foi de 18.5 kwh/100km, um valor interessante olhando ao volume e ao peso do veículo e até à utilização pouco poupada, sempre com ar condicionado. Não é um valor espantoso, mas olhando para o resto da concorrência é um valor muito interessante e tendo em conta que fizemos muita autoestrada neste ensaio, reparar que a autonomia não ficou demasiado em causa foi um ponto a favor.

Ao volante

O Enyaq não tenta esconder o seu peso. Olhando para o carro, temos a clara sensação que é um carro pesado e os 2200kg comprovam isso mesmo. Mas ao volante esse peso não se nota tanto e ficamos agradavelmente surpreendidos com a sua agilidade.  A posição de condução é boa, elevada, com vários ajustes que permitem a posição ideal. O volume do carro faz-se sentir ao volante, mas não se torna demasiado intimidante. É uma pena que o Cockpit Digital seja tão pequeno, pois apesar de ter todas as informações necessárias, poderíamos ter acesso a elas de forma mais fácil e airosa. O volante é confortável, com comandos fáceis de usar. A visibilidade é relativamente boa, com o volume do carro na frente a fazer se sentir neste particular. Claro que o óculo traseiro é reduzido e não permite grandes veleidades, mas com as câmaras traseiras tudo fica resolvido.  Apesar da suspensão algo firme, é um carro confortável, com “pinta” para grandes viagens. Em autoestrada, é de um conforto assinalável. Em estradas mais sinuosas, o peso não intimidou e enfrentou traçados mais exigentes com uma desenvoltura agradável. A sensação do pedal de travão não é a melhor para quem gostar de um travão mais firme e é um ponto negativo na sensação de condução. Vai precisar de se adaptar.  Há vários modos de condução, com o inevitável modo Sport que apimenta a resposta do acelerador e torna o volante um pouco mais pesado e direto. Mas neste caso sentimos alguma vantagem em usar este modo em situações mais animadas. Os  200 CV servem bem para as necessidades do carro e apesar de não permitir prestações avassaladoras, permite um bom compromisso com uma aceleração vigorosa.  No geral, é um carro de condução agradável, para um SUV pesado, revelando-se muito eficiente nas mais diversas situações. Em longas distâncias é onde o Enyaq brilha com espaço, conforto e uma autonomia interessante. Para viagens mais curtas, ou para acessos mais sinuosos, há agilidade q.b. Globalmente, nota bem positiva.

Concorrentes

Audi Q4 e-tron 40 Advanced (2022)

Hyundai IONIQ 5 168 kW (228 CV) 77 kWh RWD (2022)

Mercedes-Benz EQA 300 4MATIC (2021)

Mercedes-Benz EQB 250 (2022)

Volkswagen ID.5 Pro Performance 150 kW (204 CV) 77 kWh (2021)

Volvo C40 Recharge Single Extended Range Plus (2023)  

Motor

O Enyaq Coupé IV 80 tem tração traseira e debita 150 kW (204 cv) com uma bateria de 82 kWh (líquido: 77 kWh). As características incluem um desempenho de condução particularmente dinâmico.  As baterias instaladas no Škoda Enyaq Coupé IV são capazes de um carregamento rápido. A bateria maior, de 82 kWh, pode ser recarregada de 10 a 80% em apenas 29 minutos. Em casa, o Enyaq Coupé IV pode ser carregado durante a noite em seis a oito horas usando uma wall box AC Škoda iV Charger que fornece até 11 kW. O “reabastecimento” num posto de carregamento público AC com a mesma potência máxima levará aproximadamente o mesmo tempo. É por isso que o Enyaq Coupé IV vem com um cabo de carregamento Modo 3, de série. O coupé também pode ser recarregado com 2,3 kW usando uma tomada doméstica convencional de 230 volts e um cabo Modo 2 opcional. O carregador universal iV – uma solução móvel com conectores intercambiáveis – oferece uma flexibilidade máxima e está disponível como um extra opcional. Um adaptador CEE permite recarregar com até 11 kW usando uma tomada de 400 volts, enquanto um adaptador Schuko permite carregar em tomadas domésticas. A MOON, marca do grupo Porsche Holding Salzburg representada em Portugal pela SIVA, desenvolve e comercializa soluções de mobilidade elétrica em distintas áreas de negócio. Para clientes particulares, disponibiliza wall boxes para uso doméstico, que vão de 3,6 kW (modelo Basic) a 22 kW (modelo Connect). Existe também um carregador portátil POWER2GO, que permite total flexibilidade e mobilidade de carregamento, respeitando a mesma gama de potências (3,6 kW a 22 kW CA).   

Balanço final

Num mundo cada vez mais povoado dos SUV, o Enyaq já se tinha destacado, mas o Coupé consegue o mesmo feito, com linhas mais distintas. É um carro que marca a diferença pelo seu visual, com uma eficiência assinalável, uma dinâmica de condução que, pesadas todas as características do veículo, se torna agradável. É um carro em que se podem fazer muito quilómetros com conforto e elegância, com uma autonomia interessante. A grande questão que se deve colocar é simples: se está disposto a dar mais por uma versão um pouco mais desportiva de um veículo que tem sido bem-sucedido e que tem tudo o que procura num carro deste género. O Coupé dá o mesmo com um pouco mais de estilo e uma pinta um pouco mais desportiva. Será que lhe faz sentido ter um SUV deste género com pretensões desportivas? Se achar que sim, tem aqui uma opção interessante, pois não tem de comprometer muito espaço.  Se não, o Enyaq IV continua a ser uma excelente opção. 

Mais

Visual arrojado

Interior elegante e espaçoso

Conforto para viagens longas

Menos

Cockpit virtual demasiado pequeno

Difícil justificar o preço extra por esta versão

Infotainment podia ser um pouco melhor

Sensação do travão não é a melhor

Ficha técnica

8 altifalantes Iluminação exterior Welcome (no espelho) Acesso remoto + Infotainment online Iluminação interior na zona dos pés à frente e atrás Airbag para condutor e passageiro, com possibilidade de desativação do airbag do passageiro Jantes de liga leve 19″ Proteus, prateado lacado Ar condicionado Climatronic Keyless GO sem sistema safe Banco traseiro rebatível com apoio de braços Kit de ferramentas com tyrefit (para jantes de série) Bancos dianteiros com apoio lombar, ajustáveis em altura Lane Keeping System Bluetooth Luz de circulação diurna e função Coming home/Leaving home Cabo de carregamento (16A) Mirrorlink Câmera traseira Monitorização da pressão dos pneus Chapéu de chuva Cockpit Infotainment 13″ Pneus 255/50 R19 103T/EU atrás Cruise control com Speed limiter Reconhecimento dos sinais de trânsito Design Selection Loft Sensor de Luz e de chuva Emergency call system eCall+ Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros Espelho retrovisor interior cmo anti encadeamento automático Faróis LED USB Type C, apenas dados Faróis traseiros LED Volante multifunções em pele Front Assist – com sistema de travagem de emergência e reação a peões e ciclistas Iluminação Type 1   Iluminação exterior Welcome (no espelho) Acesso remoto + Infotainment online Iluminação interior na zona dos pés à frente e atrás Airbag para condutor e passageiro, com possibilidade de desativação do airbag do passageiro Jantes de liga leve 19″ Proteus, prateado lacado Ar condicionado Climatronic Keyless GO sem sistema safe Banco traseiro rebatível com apoio de braços Kit de ferramentas com tyrefit (para jantes de série) Bancos dianteiros com apoio lombar, ajustáveis em altura Lane Keeping System Bluetooth Luz de circulação diurna e função Coming home/Leaving home Cabo de carregamento (16A) Mirrorlink Câmera traseira Monitorização da pressão dos pneus Chapéu de chuva Cockpit Infotainment 13″ Pneus 255/50 R19 103T/EU atrás Cruise control com Speed limiter Reconhecimento dos sinais de trânsito Design Selection Loft Sensor de Luz e de chuva Emergency call system eCall+ Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros Espelho retrovisor interior cmo anti encadeamento automático Faróis LED USB Type C, apenas dados Faróis traseiros LED Volante multifunções em pele     Preço da versão ensaiada – 67 258 € Preço Base – 45 681 €