Dacia Jogger Extreme + ECO-G 100 – Ensaio Teste

By on 9 Janeiro, 2024

O Dacia Jogger é um dos automóveis mais racionais que podemos encontrar no mercado. Foi lançado em 2022 e rapidamente se tornou um dos modelos mais populares. Posiciona-se no segmento C, mas tem atributos que o tornam bem mais abrangente, e no meio disto tudo ainda surge com um argumento quase incontornável, o preço.

Se as pessoas colocarem a racionalidade à frente de tudo o resto, torna-se numa escolha muito interessante e isso explica muito o sucesso que o Jogger tem vindo a ter. O Jogger é um carro versátil, espaçoso e prático, com um interior confortável e bem equipado. Está disponível com uma escolha de motores a gasolina e diesel, ‘toca’ em vários pontos importantes de vários segmentos, pois tem o comprimento de uma carrinha, o espaço de um monovolume, sendo difícil encontrar outros automóveis com que se possa fazer um paralelo a todos os níveis.

O seu preço é imbatível. No seu lançamento, em 2022, o Dacia Jogger estava disponível com dois motores com caixa manual de 6 velocidades, o novo motor a gasolina TCe 110 e o motor biocombustível ECO-G 100 gasolina e a GPL, a versão que será ensaiada neste teste.


Mais:

Preço acessível
Relação qualidade/preço
Versatilidade
Espaço

Menos:

Desempenho
Qualidade do interior
Dinâmica de condução

Exterior

7/10

O Jogger tem um design robusto e moderno. Com esta última geração de automóveis a Dacia afastou-se muito dos seus primórdios espartanos, e agora está noutro nível completamente diferente. Sabemos que algumas pessoas ainda olham para a marca de soslaio, mas quando chegar o momento de comprar o seu carro, vão pagar caro pela desconsideração. Apesar de os gostos não se discutirem, este Jogger é agradável, talvez o design não seja o melhor dos seus argumentos, mas o carro chama a atenção. A estética do Dacia Jogger não é o ponto mais forte do carro, mas está muito longe de ser um ponto fraco. Uma grelha larga na frente, capot ‘nervurado’, o spoiler traseiro dá ‘pinta’, as barras do tejadilho, resumindo, o Dacia Jogger tem boa ‘pinta’. É um carro grande, tem uma distância entre eixos de 2.9 m, o que se reflete, claro, no espaço interior e até o acesso aos bancos traseiros, 6º e 7º lugares, não é complicado. E há outra coisa que não se deve esquecer, a forma é muito afetada pela função e o Jogger dá primazia ao que as pessoas precisam no interior, e não paradas a olhar para o carro…

Interior

7/10

É surpreendente o espaço a bordo e nota-se que a Dacia olhou para o conforto. Mesmo no mau piso o carro nunca é desconfortável, é isso é muito importante para carros cujo transporte de muitas pessoas é a sua ‘razão de existir’. Sem uma suspensão complexa, é eficiente a esse nível.  Ninguém vai verdadeiramente apertado na fila do meio e atrás, e na última fila, apesar do espaço não ser abundante, é mais que suficiente. Sem dúvida que com as três filas de bancos, o Dacia Jogger pode transportar até 7 adultos. Projetado para ser verdadeiramente polivalente, possui mais de 60 configurações possíveis, adaptando-se às famílias que variam de composição no dia a dia ou circunstancialmente. A fila do meio tem um banco de 3 lugares rebatível e dois bancos individuais rebatíveis na 3ª fila, que podem ser removidos se necessário. Na fila do meio, o lugar central é bem mais parco.

O Dacia Jogger tem uma capacidade de carga espantosa. Espaço à frente não falta, a posição de condução é boa, embora com pouco apoio lateral, os ajustes de volante são q.b, vê-se mal para trás, mas a verdade é que o Jogger “nunca mais acaba…”
O painel de instrumentos é simples, tem o essencial e é fácil de usar. Com um comprimento de 4,55m e uma distância entre eixos de 2,9m, o Dacia Jogger é o modelo mais espaçoso do mercado. Temos até 24 litros de volume de armazenamento espalhados pelo habitáculo, incluindo na 3ª fila.  O Dacia Jogger incorpora três opções de sistemas multimédia, para que todos possam escolher a opção apropriada, dependendo da versão: o inteligente Media Control, que pode ser operado com ou sem um smartphone; o Media Display com ecrã de 8 polegadas sensível ao toque e o Media Nav com navegação em smartphone e replicação de wi-fi.
Quanto ao sistema multimédia, temos ligação para smartphone diretamente integrada no painel de bordo, conexões Bluetooth e USB, comandos no volante e informações de rádio no ecrã digital TFT de 3,5 polegadas do computador de bordo. O Media Display está bem posicionado e tem um ecrã de 8 polegadas, podia ser um pouco maior, mas é intuitivo. É compatível com os sistemas para smartphones Android Auto e Apple CarPlay.

 

 

Equipamento

7/10

Hoje em dia a grande maioria dos carros estão bem equipados e o Dacia Jogger não é exceção. Disponível em três níveis de equipamento (Essential, Comfort e Edição Especial Extreme – a versão ensaiada neste teste).
Na conectividade, uma base de ligação para smartphone, um ecrã digital TFT de 3,5 polegadas e, dependendo da versão, até três tomadas de 12V para manter os aparelhos eletrónicos sempre carregados. A linha base de equipamento inclui botões no volante do regulador e limitador de velocidade, para além de luzes automáticas.
Aqui ficam alguns dos principais equipamentos: de série, barras de tejadilho longitudinais, luzes diurnas em LED com acendimento automático, airbag frontal do condutor e airbag frontal do passageiro desativável, airbags laterais tórax e tipo cortina, alerta de esquecimento do cinto de segurança (em todos os lugares), assistência à travagem de emergência (EBA), ESP com função de antipatinagem (ASR). Há muito mais, dependendo da versão. Tivemos ainda direito ao Sleep Pack, uma estrutura de madeira que se transforma em estrado para uma cama. Uma estrutura amovível que ocupa todo o espaço traseiro, com 50kg de peso.

Consumos

7/10

Não tivemos muito tempo com o Jogger pelo que a média de consumos obtida pode não ser a medida mais correta, mas obtivemos pouco menos de 8l/100km a usar gasolina e 9,2l /100Km com GPL. Sabemos que este motor pode ser um pouco mais económico, mas também temos a noção que o Jogger é maior que o Sandero Stepway e o Clio que ensaiamos com esta motorização. Além disso, o extra da cama, com o peso associado, pode ajudar a piorar o consumo. Pode contar com um pouco mais de economia, mas nada que faça uma diferença avassaladora. 

Ao Volante

7/10

Se estiver com pressa o Jogger não o deixa mal, mas sem nunca esquecer que este é um automóvel que dá toda a primazia ao conforto, tem uma suspensão alta, pneus de alto perfil. A dinâmica de condução é a esperada para um carro deste tamanho e para o que foi concebido. O carro é confortável, os 100 cv chegam (à justa) para bons ritmos em autoestrada… se o carro não estiver completamente carregado. A caixa de velocidades é algo dura, mas não compromete a sua utilização. O pisar é agradável, e nota-se alguma robustez do conjunto. Apesar de ser um carro para muitas pessoas, as viagens mais longas podem não ser tão confortáveis como noutras propostas, mas não assustam de todo. De resto, as sensações são as típicas dos Dacia. Não há um refinamento estonteante, mas há um bom nível de qualidade, para o preço que se paga. Não tem os extras que os familiares costumam oferecer ao nível de conforto e entretenimento, mas para isso, o orçamento tem de ser revisto em alta. 

Motor

7/10

O motor ensaiado é a versão de 100Cv do motor três cilindros. É um motor cheio de vitalidade, com um som característico que agrada aos ouvidos dos condutores mais ligados às sensações auditivas dos motores. Não tem medo de baixas rotações e enfrenta subidas sem grande trabalho de caixa.  Tem uma caixa um tudo-nada dura demais, mas que se opera com facilidade e agrado.. Não se sentem diferenças quando usamos o GPL ou a gasolina. É um motor que cumpre com boa nota tudo o que se lhe pede, mas pode ficar curto se todos os bancos ficarem preenchidos. 

Balanço Final

7/10

O Dacia Jogger  é uma excelente aposta, tendo em conta tudo o que é. Assegura todas as principais necessidades num automóvel, tem uns impressionantes sete lugares, é dos automóveis com esta lotação mais económicos do mercado, sendo por isso uma excelente opção para famílias numerosas com um orçamento limitado. É incrivelmente prático, com muito espaço para passageiros e bagagem. É relativamente confortável de conduzir e de rodar.
Mas também tem pontos mais fracos, a começar pelo desempenho, que é a menor das preocupações de quem precisa de um automóvel destes. A qualidade do interior também não é excelente, mas é funcional e bem equipado.
Tem uma dinâmica de condução muito aceitável, olhando ao carro no seu conjunto, não é extremamente cativante de conduzir, mas é estável e fácil de controlar. Em termos gerais, o Dacia Jogger  é um automóvel com uma boa relação qualidade/preço, que oferece muito carácter prático e conforto. É um automóvel surpreendentemente bom, e há muito poucos que podem ser comparáveis  na relação qualidade/preço. Só mesmo a versão a híbrida do mesmo Jogger!

Concorrentes

Concorrentes para um veículo com estas caraterísticas e com este tipo de motorização (GPL) não se encontram. É por isso um trunfo para as famílias mais numerosas ou para transporte de cinco ou sete pessoas de forma eficiente e económica. Não admita que muitos Taxi e TVDE tenham optado pela versatilidade e economia do Jogger. 

Ficha Técnica

Equipamento de Série:
• Personalização exterior:
Barras de tejadilho longitudinais modulares
Retrovisores exteriores em castanho cobre
Antena shark
Sticker lateral com padrão topográfico
• Segurança:
Deteção da pressão dos pneus
Airbags laterais, airbag central dianteiro, cortinas
Chamada de emergência E-Call
Assistência à travagem de emergência (AFU)
ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA)
Alerta de ângulo morto
• Condução
Sensores de chuva e de luminosidade
Câmara de marcha-atrás
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro

Quadro de instrumentos TFT 3,5″
Volante em couro
Volante regulável em altura e profundidade
Infotraffic 3 anos atualização mapas navegação
Regulador e limitador de velocidade

 Extended Grip
• Iluminação
Luzes diurnas em LED
Faróis de nevoeiro em LED
Iluminação na bagageira
Iluminação de teto
• Climatização
o Ar condicionado automático
• Conforto
Elevadores elétricos dos vidros traseiros
Elevadores elétricos dos vidros dianteiros com função de impulso do lado do condutor
Compatível com Android Auto™ e/ou Apple CarPlay™
Teto de abrir elétrico
2 entradas USB nos lugares dianteiros + 2 nos lugares traseiros

Banco traseiro rebatível 1/3-2/3
Cartão Mãos-Livres
Consola central semi-elevada com apoio de braços e local de arrumação

 

 

Detalhes Técnicos
• Consumos e Emissões
o Consumo em WLTP ciclo combinado: 6.1 (8 no ensaio, mas com as ressalvas acima assinaladas)
o Consumo em WLTP ciclo combinado (GPL): 7.8 (9.2 no ensaio, mas com as ressalvas acima assinaladas)

• Performances
o Velocidade máxima (Km/h): 175
o Aceleração 0-100 Km/h (s): 13.0
• Travagem
o Travagem traseira: Tambores
o Travagem dianteira: Discos Ventilados
• Pneus
o Referência: 205/60 R16
• Dimensões
o Comprimento total (mm): 4547
o Largura exterior (mm): 2007
o Altura ao solo (mm): 200
o Volume mínimo da bagageira (dm3): 160
o Volume máximo da bagageira (dm3): 1807
o Reservatório de Combustível Gasolina (L): 50
o Reservatório de Combustível GPL (L): 40

Mais/Menos


Mais

Preço acessível
Relação qualidade/preço
Versatilidade
Espaço

Menos

Desempenho
Qualidade do interior
Dinâmica de condução

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 30.989€

Preço da versão base (Euros): 20.750€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O Jogger tem um design robusto e moderno. Com esta última geração de automóveis a Dacia afastou-se muito dos seus primórdios espartanos, e agora está noutro nível completamente diferente. Sabemos que algumas pessoas ainda olham para a marca de soslaio, mas quando chegar o momento de comprar o seu carro, vão pagar caro pela desconsideração. Apesar de os gostos não se discutirem, este Jogger é agradável, talvez o design não seja o melhor dos seus argumentos, mas o carro chama a atenção. A estética do Dacia Jogger não é o ponto mais forte do carro, mas está muito longe de ser um ponto fraco. Uma grelha larga na frente, capot ‘nervurado’, o spoiler traseiro dá ‘pinta’, as barras do tejadilho, resumindo, o Dacia Jogger tem boa ‘pinta’. É um carro grande, tem uma distância entre eixos de 2.9 m, o que se reflete, claro, no espaço interior e até o acesso aos bancos traseiros, 6º e 7º lugares, não é complicado. E há outra coisa que não se deve esquecer, a forma é muito afetada pela função e o Jogger dá primazia ao que as pessoas precisam no interior, e não paradas a olhar para o carro…

Interior

É surpreendente o espaço a bordo e nota-se que a Dacia olhou para o conforto. Mesmo no mau piso o carro nunca é desconfortável, é isso é muito importante para carros cujo transporte de muitas pessoas é a sua ‘razão de existir’. Sem uma suspensão complexa, é eficiente a esse nível.  Ninguém vai verdadeiramente apertado na fila do meio e atrás, e na última fila, apesar do espaço não ser abundante, é mais que suficiente. Sem dúvida que com as três filas de bancos, o Dacia Jogger pode transportar até 7 adultos. Projetado para ser verdadeiramente polivalente, possui mais de 60 configurações possíveis, adaptando-se às famílias que variam de composição no dia a dia ou circunstancialmente. A fila do meio tem um banco de 3 lugares rebatível e dois bancos individuais rebatíveis na 3ª fila, que podem ser removidos se necessário. Na fila do meio, o lugar central é bem mais parco.

O Dacia Jogger tem uma capacidade de carga espantosa. Espaço à frente não falta, a posição de condução é boa, embora com pouco apoio lateral, os ajustes de volante são q.b, vê-se mal para trás, mas a verdade é que o Jogger “nunca mais acaba…”
O painel de instrumentos é simples, tem o essencial e é fácil de usar. Com um comprimento de 4,55m e uma distância entre eixos de 2,9m, o Dacia Jogger é o modelo mais espaçoso do mercado. Temos até 24 litros de volume de armazenamento espalhados pelo habitáculo, incluindo na 3ª fila.  O Dacia Jogger incorpora três opções de sistemas multimédia, para que todos possam escolher a opção apropriada, dependendo da versão: o inteligente Media Control, que pode ser operado com ou sem um smartphone; o Media Display com ecrã de 8 polegadas sensível ao toque e o Media Nav com navegação em smartphone e replicação de wi-fi.
Quanto ao sistema multimédia, temos ligação para smartphone diretamente integrada no painel de bordo, conexões Bluetooth e USB, comandos no volante e informações de rádio no ecrã digital TFT de 3,5 polegadas do computador de bordo. O Media Display está bem posicionado e tem um ecrã de 8 polegadas, podia ser um pouco maior, mas é intuitivo. É compatível com os sistemas para smartphones Android Auto e Apple CarPlay.

 

 

Equipamento

Hoje em dia a grande maioria dos carros estão bem equipados e o Dacia Jogger não é exceção. Disponível em três níveis de equipamento (Essential, Comfort e Edição Especial Extreme – a versão ensaiada neste teste).
Na conectividade, uma base de ligação para smartphone, um ecrã digital TFT de 3,5 polegadas e, dependendo da versão, até três tomadas de 12V para manter os aparelhos eletrónicos sempre carregados. A linha base de equipamento inclui botões no volante do regulador e limitador de velocidade, para além de luzes automáticas.
Aqui ficam alguns dos principais equipamentos: de série, barras de tejadilho longitudinais, luzes diurnas em LED com acendimento automático, airbag frontal do condutor e airbag frontal do passageiro desativável, airbags laterais tórax e tipo cortina, alerta de esquecimento do cinto de segurança (em todos os lugares), assistência à travagem de emergência (EBA), ESP com função de antipatinagem (ASR). Há muito mais, dependendo da versão. Tivemos ainda direito ao Sleep Pack, uma estrutura de madeira que se transforma em estrado para uma cama. Uma estrutura amovível que ocupa todo o espaço traseiro, com 50kg de peso.

Consumos

Não tivemos muito tempo com o Jogger pelo que a média de consumos obtida pode não ser a medida mais correta, mas obtivemos pouco menos de 8l/100km a usar gasolina e 9,2l /100Km com GPL. Sabemos que este motor pode ser um pouco mais económico, mas também temos a noção que o Jogger é maior que o Sandero Stepway e o Clio que ensaiamos com esta motorização. Além disso, o extra da cama, com o peso associado, pode ajudar a piorar o consumo. Pode contar com um pouco mais de economia, mas nada que faça uma diferença avassaladora. 

Ao volante

Se estiver com pressa o Jogger não o deixa mal, mas sem nunca esquecer que este é um automóvel que dá toda a primazia ao conforto, tem uma suspensão alta, pneus de alto perfil. A dinâmica de condução é a esperada para um carro deste tamanho e para o que foi concebido. O carro é confortável, os 100 cv chegam (à justa) para bons ritmos em autoestrada… se o carro não estiver completamente carregado. A caixa de velocidades é algo dura, mas não compromete a sua utilização. O pisar é agradável, e nota-se alguma robustez do conjunto. Apesar de ser um carro para muitas pessoas, as viagens mais longas podem não ser tão confortáveis como noutras propostas, mas não assustam de todo. De resto, as sensações são as típicas dos Dacia. Não há um refinamento estonteante, mas há um bom nível de qualidade, para o preço que se paga. Não tem os extras que os familiares costumam oferecer ao nível de conforto e entretenimento, mas para isso, o orçamento tem de ser revisto em alta. 

Concorrentes

Concorrentes para um veículo com estas caraterísticas e com este tipo de motorização (GPL) não se encontram. É por isso um trunfo para as famílias mais numerosas ou para transporte de cinco ou sete pessoas de forma eficiente e económica. Não admita que muitos Taxi e TVDE tenham optado pela versatilidade e economia do Jogger. 

Motor

O motor ensaiado é a versão de 100Cv do motor três cilindros. É um motor cheio de vitalidade, com um som característico que agrada aos ouvidos dos condutores mais ligados às sensações auditivas dos motores. Não tem medo de baixas rotações e enfrenta subidas sem grande trabalho de caixa.  Tem uma caixa um tudo-nada dura demais, mas que se opera com facilidade e agrado.. Não se sentem diferenças quando usamos o GPL ou a gasolina. É um motor que cumpre com boa nota tudo o que se lhe pede, mas pode ficar curto se todos os bancos ficarem preenchidos. 

Balanço final

O Dacia Jogger  é uma excelente aposta, tendo em conta tudo o que é. Assegura todas as principais necessidades num automóvel, tem uns impressionantes sete lugares, é dos automóveis com esta lotação mais económicos do mercado, sendo por isso uma excelente opção para famílias numerosas com um orçamento limitado. É incrivelmente prático, com muito espaço para passageiros e bagagem. É relativamente confortável de conduzir e de rodar.
Mas também tem pontos mais fracos, a começar pelo desempenho, que é a menor das preocupações de quem precisa de um automóvel destes. A qualidade do interior também não é excelente, mas é funcional e bem equipado.
Tem uma dinâmica de condução muito aceitável, olhando ao carro no seu conjunto, não é extremamente cativante de conduzir, mas é estável e fácil de controlar. Em termos gerais, o Dacia Jogger  é um automóvel com uma boa relação qualidade/preço, que oferece muito carácter prático e conforto. É um automóvel surpreendentemente bom, e há muito poucos que podem ser comparáveis  na relação qualidade/preço. Só mesmo a versão a híbrida do mesmo Jogger!

Mais

Preço acessível
Relação qualidade/preço
Versatilidade
Espaço

Menos

Desempenho
Qualidade do interior
Dinâmica de condução

Ficha técnica

Equipamento de Série:
• Personalização exterior:
Barras de tejadilho longitudinais modulares
Retrovisores exteriores em castanho cobre
Antena shark
Sticker lateral com padrão topográfico
• Segurança:
Deteção da pressão dos pneus
Airbags laterais, airbag central dianteiro, cortinas
Chamada de emergência E-Call
Assistência à travagem de emergência (AFU)
ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA)
Alerta de ângulo morto
• Condução
Sensores de chuva e de luminosidade
Câmara de marcha-atrás
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro

Quadro de instrumentos TFT 3,5″
Volante em couro
Volante regulável em altura e profundidade
Infotraffic 3 anos atualização mapas navegação
Regulador e limitador de velocidade

 Extended Grip
• Iluminação
Luzes diurnas em LED
Faróis de nevoeiro em LED
Iluminação na bagageira
Iluminação de teto
• Climatização
o Ar condicionado automático
• Conforto
Elevadores elétricos dos vidros traseiros
Elevadores elétricos dos vidros dianteiros com função de impulso do lado do condutor
Compatível com Android Auto™ e/ou Apple CarPlay™
Teto de abrir elétrico
2 entradas USB nos lugares dianteiros + 2 nos lugares traseiros

Banco traseiro rebatível 1/3-2/3
Cartão Mãos-Livres
Consola central semi-elevada com apoio de braços e local de arrumação

 

 

Detalhes Técnicos
• Consumos e Emissões
o Consumo em WLTP ciclo combinado: 6.1 (8 no ensaio, mas com as ressalvas acima assinaladas)
o Consumo em WLTP ciclo combinado (GPL): 7.8 (9.2 no ensaio, mas com as ressalvas acima assinaladas)

• Performances
o Velocidade máxima (Km/h): 175
o Aceleração 0-100 Km/h (s): 13.0
• Travagem
o Travagem traseira: Tambores
o Travagem dianteira: Discos Ventilados
• Pneus
o Referência: 205/60 R16
• Dimensões
o Comprimento total (mm): 4547
o Largura exterior (mm): 2007
o Altura ao solo (mm): 200
o Volume mínimo da bagageira (dm3): 160
o Volume máximo da bagageira (dm3): 1807
o Reservatório de Combustível Gasolina (L): 50
o Reservatório de Combustível GPL (L): 40

Preço da versão ensaiada (Euros): 30.989€
Preço da versão base (Euros): 20.750€