Citroën C3 Aircross 1.2 PureTech 130 S – Ensaio Teste

By on 13 Fevereiro, 2024

Atingir 500.000 unidades fabricadas em pouco mais de cinco anos é um exemplo do sucesso comercial do Citroën C3 Aircross, um modelo com que a Marca traz a sua filosofia ao segmento dos SUV Compactos, um segmento cada vez mais procurado. O C3 Aircross segue a filosofia da marca, com linhas muito próprias e destacadas do resto da concorrência. Um SUV com ar irreverente e com pinta de bem-disposto, num mundo onde as marcas jogam cada vez mais pelo seguro e não experimentam novas avenidas. 

Pensado para ser versátil e compacto, o C3 Aircross cai bem para condutores cujo estilo de vida seja maioritariamente citadino, mas em que o espaço extra é sempre bem-vindo. A versão ensaiada é a 1.2 PureTech 130 S  série especial Rip Curl.


Mais:

Versatilidade interior

Design exterior distinto

Visibilidade

Menos:

Infotainment e ecrã
Experiência de condução

Caixa automática algo hesitante

Exterior

8/10

O exterior é marcadamente Citroen, o que se louva. Quem olha para este C3 Aircross não precisa de olhar para o logótipo da marca para saber que se trata de um modelo da marca francesa. O C3 Aircross afirma o seu design com uma secção dianteira inteiramente revista, que lhe confere mais caráter e estatuto. Esta nova frente é reconhecível, em especial devido à nova assinatura da iluminação dianteira. O double chevron evolui e expande-se na direção dos faróis LED. Os projetores LED dão ainda mais claridade e segurança, proporcionando aos automobilistas o sentimento de proteção na estrada. O C3 Aircross dispõe, ainda, de uma nova grelha com um motivo geométrico inédito e de uma nova proteção inferior em cinzento prateado com inserções coloridas que reforçam a sua robustez.

Bem assente nas suas rodas e com um capô alto e horizontal, com volumes generosos e com as proteções 360° que se conjugam com a área vidrada contínua em redor de toda a carroçaria, o novo C3 Aircross apresenta um visual pronunciado que o destaca, imediatamente, de entre as propostas SUV do segmento B.

Não é um carro que nos vá fazer suspirar, mas é uma proposta que traz alguma luz pela sua atitude mais leve e atrevida, transmitida pelas linhas do seu exterior. Esta edição Rip Curl apresenta-se com uma nova estética exterior graças ao Pack Color “Azul Anodizado” e à nova atmosfera interior “Blue Jeans”, também integrando equipamentos que convidam à liberdade, num conjunto inspirado no azul do céu e do mar.

 

 

Interior

6/10

A chegada ao interior não traz tanta cor e tanta irreverência quanto a que vimos no exterior. Apesar da edição especial que ensaiamos, o interior pareceu-nos algo escuro e sem vida, com muito plástico à vista, a grande maioria pouco agradável ao toque. A simplicidade parece estar no centro da filosofia do design interior, mas este acaba por se revelar menos agradável e menos irreverente do que se esperaria pela pinta exterior, apesar de toques interessantes, como as saídas de ar.

O novo C3 Aircross dispõe de uma boa modularidade graças ao banco traseiro deslizante, com regulação máxima de 150 mm, segundo duas secções independentes, bem como devido ao rebatimento do banco do passageiro da frente, permitindo-se o transporte de objetos mais longos, no máximo de 2,40 m, com a máxima tranquilidade (kits de móveis, acessórios de desporto, etc.). O volume da sua bagageira é extensível dos 410 aos 520 litros quando o banco traseiro está na sua posição avançada e até aos 1.289 litros quando é rebatido. Com efeito, partindo de dimensões compactas (comprimento de 4.160 mm, largura de 1.756 mm, altura de 1.597 mm), as cotas interiores do C3 Aircross são interessantes.  Os bancos da frente são confortáveis q.b., a posição de condução também é relativamente agradável e os comandos, quer no volante, quer na consola central são todos físicos.

Equipamento

7/10

O C3 Aircross oferece um conjunto abrangente de equipamento. Apresentando um novo ecrã tátil de 9 polegadas, que permite o uso do Citroën Connect Nav e a função Mirror Screen, compatível com Android Auto e Apple Car Play. Além disso, oferece o sistema Citroën Connect Assist. O uso do sistema de infotainment, nem sempre muito intuitivo, fica algo comprometido com o ecrã menos responsivo que o ideal.

Equipado com 12 tecnologias de assistência à condução, o novo C3 Aircross visa tornar cada viagem mais tranquila e segura. Inclui recursos como o head-up display a cores,  sistema Active Safety Brake e comutação automática de luzes. Também oferece comodidades como acesso mãos-livres, Park Assist e câmara de ajuda ao estacionamento Top Rear Vision, que reproduz o perímetro traseiro do veículo no ecrã tátil.

Para destacar a sua natureza SUV e garantir desempenho em diversos terrenos, o novo C3 Aircross apresenta o Grip Control® com Hill Assist Descent. Este sistema permite ajustar a tração das rodas dianteiras conforme o terreno e controlar a velocidade em descidas íngremes, proporcionando confiança em diversas condições de condução.

 

Consumos

6/10

Esta unidade vem equipada com motorizações PureTech, gasolina de 130 CV, acoplada a uma transmissão automática EAT6 (seis velocidades). Os consumos obtidos rondam os 7,4l/100km, que não foi um consumo surpreendente pela positiva.

Ao Volante

6/10

As sensações ao volante são semelhantes às que retivemos no primeiro contacto com o interior. Não é um carro pensado para grandes correrias e, por isso, falar das capacidades dinâmicas deste C3 Aircross é perder tempo. A experiência de condução não é má, o conforto é relativamente bom e a visibilidade é ótima, ajudada pela posição de condução mais alta. É um carro que se adapta bem às necessidades da vida citadina, mas não será o seu melhor amigo em deslocações mais longas, especialmente se for no banco de trás. O motor resolveu à justa os desafios propostos e a caixa mostrou algumas hesitações. A suspensão é suave, mas isso compromete um pouco o comportamento a velocidades um pouco mais altas. A vida na cidade é pouco dada a velocidades mais elevadas, pelo que este C3 Aircross irá cumprir com o que lhe pedir, desde que se mantenha no ‘habitat’ para o qual foi pensado. Fora disso, poderá ficar algo desapontado.

Motor

7/10

Como já referido, o motor é um  1.2  PureTech 130 S&S EAT6 – Vel. máx. 195 km/h, que para este conjunto, serve perfeitamente. Neste carro, acabou por ser um motor que não foi muito solícito, mas a caixa automática por vezes complicou a equação.   

Balanço Final

6/10

O C3 Aircross até começa bem, mas assim que entramos, as sensações nem sempre foram as melhores. Gostaríamos que o bom feeling exterior se mantivesse no habitáculo, mas, apesar de alguns pormenores bem conseguidos, isso não aconteceu. E toda a versatilidade do espaço interior, não é acompanhada na versatilidade do carro fora do ambiente para o qual foi pensado. Em cidade vai resolver a maioria dos desafios que lhe apresentar, mas fora da cidade, vai ter mais dificuldades. Mas não foi um carro que nos proporcionou momentos de condução especialmente agradáveis. Para o público que não procura isso, não vai sentir falta. O C3 está focado em ser prático e prestável e isso consegue ser. Mas nada mais.

Concorrentes

Fiat 500X 1.5 Hybrid 97 kW (130 CV) DDCT  – desde 31.500E

Hyundai Bayon 1.0 T-GDi 100 CV 48V 7DCT  – desde 22 550 €

Jeep Avenger Longitude 1.2 TG 100CV MT – desde 26.500€

SEAT Arona 1.0 TSI 81 kW (110 CV) DSG Style – desde 29.ooo €

Skoda Kamiq 1.0 TSI 81 kW (110 CV) Ambition DSG  – desde 27.000€

Volkswagen T-Cross Style 1.0 TSI 115 CV DSG – Desde 32.000€

Ficha Técnica

Velocidade máxima 195 km/h
Aceleração 0-100 km/h 10,3 s
Consumo de combustível  -7,4 (obtido no ensaio)
Comprimento 4.155 mm
Largura 1765 mm
Altura 1.648 mm
Distância entre eixos 2,604 mm
Peso 1,310 kg
Depósito de combustível – Gasolina 45 l
Volume da bagageira – com os bancos rebatidos 1.289 litros / 520 litros ou 410 litros, dependendo da posição dos bancos traseiros
Potência máxima 131 cv / 96 kW
Binário máximo 230 Nm
Número de cilindros 3
Disposição dos cilindros Em linha
Tração dianteira  – Caixa automática de 6 velocidades

 

 

Mais/Menos


Mais

Versatilidade interior

Design exterior distinto

Visibilidade

Menos

Infotainment e ecrã
Experiência de condução

Caixa automática algo hesitante

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 26.632€

Preço da versão base (Euros): €

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O exterior é marcadamente Citroen, o que se louva. Quem olha para este C3 Aircross não precisa de olhar para o logótipo da marca para saber que se trata de um modelo da marca francesa. O C3 Aircross afirma o seu design com uma secção dianteira inteiramente revista, que lhe confere mais caráter e estatuto. Esta nova frente é reconhecível, em especial devido à nova assinatura da iluminação dianteira. O double chevron evolui e expande-se na direção dos faróis LED. Os projetores LED dão ainda mais claridade e segurança, proporcionando aos automobilistas o sentimento de proteção na estrada. O C3 Aircross dispõe, ainda, de uma nova grelha com um motivo geométrico inédito e de uma nova proteção inferior em cinzento prateado com inserções coloridas que reforçam a sua robustez.

Bem assente nas suas rodas e com um capô alto e horizontal, com volumes generosos e com as proteções 360° que se conjugam com a área vidrada contínua em redor de toda a carroçaria, o novo C3 Aircross apresenta um visual pronunciado que o destaca, imediatamente, de entre as propostas SUV do segmento B.

Não é um carro que nos vá fazer suspirar, mas é uma proposta que traz alguma luz pela sua atitude mais leve e atrevida, transmitida pelas linhas do seu exterior. Esta edição Rip Curl apresenta-se com uma nova estética exterior graças ao Pack Color “Azul Anodizado” e à nova atmosfera interior “Blue Jeans”, também integrando equipamentos que convidam à liberdade, num conjunto inspirado no azul do céu e do mar.

 

 

Interior

A chegada ao interior não traz tanta cor e tanta irreverência quanto a que vimos no exterior. Apesar da edição especial que ensaiamos, o interior pareceu-nos algo escuro e sem vida, com muito plástico à vista, a grande maioria pouco agradável ao toque. A simplicidade parece estar no centro da filosofia do design interior, mas este acaba por se revelar menos agradável e menos irreverente do que se esperaria pela pinta exterior, apesar de toques interessantes, como as saídas de ar.

O novo C3 Aircross dispõe de uma boa modularidade graças ao banco traseiro deslizante, com regulação máxima de 150 mm, segundo duas secções independentes, bem como devido ao rebatimento do banco do passageiro da frente, permitindo-se o transporte de objetos mais longos, no máximo de 2,40 m, com a máxima tranquilidade (kits de móveis, acessórios de desporto, etc.). O volume da sua bagageira é extensível dos 410 aos 520 litros quando o banco traseiro está na sua posição avançada e até aos 1.289 litros quando é rebatido. Com efeito, partindo de dimensões compactas (comprimento de 4.160 mm, largura de 1.756 mm, altura de 1.597 mm), as cotas interiores do C3 Aircross são interessantes.  Os bancos da frente são confortáveis q.b., a posição de condução também é relativamente agradável e os comandos, quer no volante, quer na consola central são todos físicos.

Equipamento

O C3 Aircross oferece um conjunto abrangente de equipamento. Apresentando um novo ecrã tátil de 9 polegadas, que permite o uso do Citroën Connect Nav e a função Mirror Screen, compatível com Android Auto e Apple Car Play. Além disso, oferece o sistema Citroën Connect Assist. O uso do sistema de infotainment, nem sempre muito intuitivo, fica algo comprometido com o ecrã menos responsivo que o ideal.

Equipado com 12 tecnologias de assistência à condução, o novo C3 Aircross visa tornar cada viagem mais tranquila e segura. Inclui recursos como o head-up display a cores,  sistema Active Safety Brake e comutação automática de luzes. Também oferece comodidades como acesso mãos-livres, Park Assist e câmara de ajuda ao estacionamento Top Rear Vision, que reproduz o perímetro traseiro do veículo no ecrã tátil.

Para destacar a sua natureza SUV e garantir desempenho em diversos terrenos, o novo C3 Aircross apresenta o Grip Control® com Hill Assist Descent. Este sistema permite ajustar a tração das rodas dianteiras conforme o terreno e controlar a velocidade em descidas íngremes, proporcionando confiança em diversas condições de condução.

 

Consumos

Esta unidade vem equipada com motorizações PureTech, gasolina de 130 CV, acoplada a uma transmissão automática EAT6 (seis velocidades). Os consumos obtidos rondam os 7,4l/100km, que não foi um consumo surpreendente pela positiva.

Ao volante

As sensações ao volante são semelhantes às que retivemos no primeiro contacto com o interior. Não é um carro pensado para grandes correrias e, por isso, falar das capacidades dinâmicas deste C3 Aircross é perder tempo. A experiência de condução não é má, o conforto é relativamente bom e a visibilidade é ótima, ajudada pela posição de condução mais alta. É um carro que se adapta bem às necessidades da vida citadina, mas não será o seu melhor amigo em deslocações mais longas, especialmente se for no banco de trás. O motor resolveu à justa os desafios propostos e a caixa mostrou algumas hesitações. A suspensão é suave, mas isso compromete um pouco o comportamento a velocidades um pouco mais altas. A vida na cidade é pouco dada a velocidades mais elevadas, pelo que este C3 Aircross irá cumprir com o que lhe pedir, desde que se mantenha no ‘habitat’ para o qual foi pensado. Fora disso, poderá ficar algo desapontado.

Concorrentes

Fiat 500X 1.5 Hybrid 97 kW (130 CV) DDCT  – desde 31.500E

Hyundai Bayon 1.0 T-GDi 100 CV 48V 7DCT  – desde 22 550 €

Jeep Avenger Longitude 1.2 TG 100CV MT – desde 26.500€

SEAT Arona 1.0 TSI 81 kW (110 CV) DSG Style – desde 29.ooo €

Skoda Kamiq 1.0 TSI 81 kW (110 CV) Ambition DSG  – desde 27.000€

Volkswagen T-Cross Style 1.0 TSI 115 CV DSG – Desde 32.000€

Motor

Como já referido, o motor é um  1.2  PureTech 130 S&S EAT6 – Vel. máx. 195 km/h, que para este conjunto, serve perfeitamente. Neste carro, acabou por ser um motor que não foi muito solícito, mas a caixa automática por vezes complicou a equação.   

Balanço final

O C3 Aircross até começa bem, mas assim que entramos, as sensações nem sempre foram as melhores. Gostaríamos que o bom feeling exterior se mantivesse no habitáculo, mas, apesar de alguns pormenores bem conseguidos, isso não aconteceu. E toda a versatilidade do espaço interior, não é acompanhada na versatilidade do carro fora do ambiente para o qual foi pensado. Em cidade vai resolver a maioria dos desafios que lhe apresentar, mas fora da cidade, vai ter mais dificuldades. Mas não foi um carro que nos proporcionou momentos de condução especialmente agradáveis. Para o público que não procura isso, não vai sentir falta. O C3 está focado em ser prático e prestável e isso consegue ser. Mas nada mais.

Mais

Versatilidade interior

Design exterior distinto

Visibilidade

Menos

Infotainment e ecrã
Experiência de condução

Caixa automática algo hesitante

Ficha técnica

Velocidade máxima 195 km/h
Aceleração 0-100 km/h 10,3 s
Consumo de combustível  -7,4 (obtido no ensaio)
Comprimento 4.155 mm
Largura 1765 mm
Altura 1.648 mm
Distância entre eixos 2,604 mm
Peso 1,310 kg
Depósito de combustível – Gasolina 45 l
Volume da bagageira – com os bancos rebatidos 1.289 litros / 520 litros ou 410 litros, dependendo da posição dos bancos traseiros
Potência máxima 131 cv / 96 kW
Binário máximo 230 Nm
Número de cilindros 3
Disposição dos cilindros Em linha
Tração dianteira  – Caixa automática de 6 velocidades

 

 

Preço da versão ensaiada (Euros): 26.632€