Audi Q3 Sportback 45 TFSIe – Ensaio Teste

By on 7 Fevereiro, 2023

Aposta na imagem

Na escolha do formato de carroçaria do Audi Q3, um dos pratos da balança tem um visual mais tradicional e familiar, enquanto no outro está o ambiente mais desportivo e a maior dose de estilo da opção Sportback, que poderá apelar a quem deseja um automóvel com uma aposta mais forte na imagem. Mas no caso da unidade que nos fez companhia durante uns dias, o elemento a que mais nos dedicámos foi mesmo ao sistema híbrido plug-in, que inclui mais vantagens numa utilização diária.

Texto: André Mendes

[email protected]


Mais:

– Imagem desportiva;
– Eficácia do sistema híbrido plug-in;
– Comportamento;

Menos:

– Preço;
– Capacidade da bagageira:
– Conforto com jantes de 20 polegadas;

Exterior

7/10

Brindados com a presença da versão Sportback para este ensaio, somos obrigados a concordar que este é, de facto, o formato que mais nos capta a atenção, por ser menos convencional que o seu irmão Q3 (o não Sportback). Além disso, a presença das jantes de liga leve com 20 polegadas de diâmetro e do pacote visual Black Plus, que deixa a grelha frontal e todos os logos e designações pintados de preto, em conjunto com o exclusivo tom Cinzento Tau escolhido para a carroçaria, fazem com que esta unidade seja uma das melhores configurações disponíveis de toda a gama. Mais ainda quando já está incluído o pacote estético S line de visual mais desportivo, que ainda enaltece todos os vincos e outros traços que já fazem parte deste Q3 Sportback. A versão híbrida plug-in identifica-se pela designação 45 TFSIe que encontramos na tampa da bagageira, mas também pela presença da tampa de carregamento do sistema, que está na lateral, entre a porta do condutor e a roda dianteira.

Interior

8/10

Por se tratar de uma exclusiva versão “Edition One”, a unidade ensaiada conta com diversos elementos que apenas se encontram na lista de opcionais. Entre eles, os assentos dianteiros com um maior apoio lateral e regulações, mas também com um nível de acabamentos superior aos assentos da fila traseira. Em termos de espaço, a posição de condução oferece uma experiência excelente, com amplas regulações e uma postura confortável, em perfeita sintonia com os pedais e a coluna da direção. Porém, para quem tiver de viajar nos lugares traseiros, a altura até ao tejadilho fica mais prejudicada com este formato de carroçaria, ao mesmo tempo que o espaço disponível para as pernas também não é dos melhores. E um pouco mais atrás, é a presença da versão híbrida plug-in que nos prega uma partida, uma vez que a passagem do depósito de combustível para a zona inferior da bagageira, com o objetivo de deixar livre um espaço mais amplo para a bateria elétrico do sistema híbrido, fez com que a volumetria da bagageira tivesse passado dos 530 litros para uns mais singelos 380, que ainda têm de incluir a mala com os cabos destinados ao carregamento.

Equipamento

6/10

Este é um dos pontos mais influenciados pela presença desta versão “Edition One”, pois só este opcional adiciona mais de dez mil euros ao valor final deste Q3 Sportback. Inclui um número elevado de elementos dispendiosos, como as jantes de liga leve da Audi Sport com 20 polegadas de diâmetro, por exemplo, os assentos em Alcantara e diversos elementos no habitáculo no mesmo material, ou mesmo o sistema de iluminação LED Matrix com iluminação cénica e assinatura luminosa digital, entre diversos outros. Mas depois deste, a unidade ensaiada ainda inclui mais 5.370 euros em extras, o que faz catapultar o seu preço final para cima dos 73 mil euros. E como já sabemos, a Audi é uma das marcas com um equipamento de série bastante comedido, que obriga mesmo à adição de alguns opcionais, se desejarmos que o Q3 fique mais ao gosto de cada cliente.

Consumos

7/10

Os préstimos do sistema híbrido plug-in são capazes de ser o ponto mais positivo deste Audi Q3 Sportback 45 TFSIe e já entram na categoria daqueles em que podemos confiar para utilizar ao longo de toda a semana sem sequer ativar o motor de combustão, mantendo sempre como condição ideal, obviamente, a presença de uma forma de carregamento fiável no ponto de partida para arrancar sempre com a autonomia no máximo. Se assim for, situações como as que efetuámos para este teste são extremamente simples de realizar, com uma ida ao centro de Lisboa desde a margem sul do Tejo e voltar, num total próximo dos 40 quilómetros e com algum trânsito à mistura, que deixaram o computador de bordo a marcar 0,0 l/100 km, por não termos usado gasolina. E com a vantagem de também se registar uma média de eletricidade abaixo dos 20 kWh/100 km, o que é ótimo.

Para que isso seja possível, é apenas necessário ir controlando o visor com a percentagem de potência utilizada, de forma a garantir que o motor de combustão não intervém, mas sem que isso signifique reduzir o ritmo, bem pelo contrário. E nos momentos em que a carga da bateria fica a “zero” e não temos acesso a um carregador, podemos sempre ativar o modo de carregamento, fazendo com que o motor de combustão vá servindo de gerador e ir carregando a bateria, durante uns quilómetros de autoestrada, por exemplo. A média de consumo vai aumentar um pouco, mas depois, em cidade, poderá circular bastante tempo com o motor térmico desligado com a energia que regenerou. Com alguns quilómetros neste modo, mesmo assim, deixámos a média final de consumo deste ensaio nos 6,6 litros, o que é perfeitamente razoável para alimentar os 245 cavalos de potência que temos disponíveis.

Ao Volante

7/10

Além da excelente posição de condução de que já lhe falámos e da presença das tais jantes da Audi Sport com 20 polegadas de diâmetro, este Audi Q3 Sportback também conta com a presença do nível de equipamento S line, que inclui uma suspensão ligeiramente mais firme. Isto faz com que este Q3 e os 245 cavalos de potência que o sistema híbrido nos disponibiliza no eixo dianteiro sejam uma delícia de conduzir numa das nossas estradas preferidas, a uma hora de menor tráfego. A estabilidade em curva é bastante elevada e a direção suficientemente precisa, deixando apenas a caixa S tronic com uma resposta mais demorada ao que desejaríamos. Com a seleção do modo de condução mais desportivo, a resposta do sistema fica mais “pronta” às solicitações do pedal da direita, mas, ainda assim, levando algum tempo a perceber o que realmente queremos. Seja como for, o comportamento dinâmico do Q3 Sportback é muito cativante, ficando apenas a notar-se que as 20 polegadas de diâmetro das jantes e os mais de 25 centímetros de largura de cada pneu transmitem toda e qualquer irregularidade para o habitáculo, além de darem origem a algum ruído de rolamento.

Motor

7/10

O ponto de partida térmico para esta solução híbrida é o 1.4 TFSI de quatro cilindros em linha, a gasolina, que já oferece 150 cavalos de potência, o mesmo que podemos encontrar na versão 35 TFSI do Audi Q3 “não-híbrido”. Mas depois, é adicionado um motor elétrico a esta equação, engenhosamente instalado entre o motor a gasolina e a caixa de velocidades, que contribui com uma potência máxima de 115 cavalos, ou seja, um valor perfeitamente razoável para fazer locomover o Q3 Sportback em exclusivo. É alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 13 kWh (10,4 kWh utilizáveis), que está instalada sob os assentos traseiros do Q3. Quanto tudo isto funciona em conjunto, o sistema consegue oferecer uma potência máxima de 245 cavalos, o que é um valor excelente para um modelo como o Audi Q3 Sportback.

Balanço Final

7/10

A presença do formato de carroçaria mais desportivo, mas também a do sistema híbrido plug-in trazem algumas condicionantes de utilização em termos de espaço, mas a eficácia do sistema e o prazer de condução deste Audi Q3 Sportback acaba por nos fazer colocar algumas delas em segundo plano. Mais difícil de ignorar é o preço da unidade ensaiada acima dos 73 mil euros, e ainda sem alguns dos equipamentos que gostaríamos de ver incluídos como o sistema de som mais elaborado, por exemplo. No entanto, a Audi tem uma proposta alternativa e bem mais interessante. Na página destinada às edições especiais que faz parte do seu site, é possível encontrar um Q3 Sportback com um visual muito semelhante e com este mesmo sistema híbrido plug-in, mas com um preço de campanha de 62.990 euros, o que já não parece tão arrojado como o valor da unidade ensaiada. E se abdicar do formato Sportback, o Q3 45 TFSIe “normal” ainda pode retirar 2.500 euros a este valor.

Concorrentes

 

BMW X2 xDrive 25e
Motor: Híbrido (Gasolina e elétrico); 220 cavalos; Autonomia em modo elétrico: 54 km; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 6,8 seg.; Consumo combinado: 1,6 l/100 km; Preço 53.200 €

Cupra Formentor VZ 1.4 E-Hybrid DSG
Motor: Híbrido (Gasolina e elétrico); 245 cavalos; Autonomia em modo elétrico: 50 km; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 7 seg.; Consumo combinado: 1,5 l/100 km; Preço 50.669 €

Mercedes-Benz GLA 250e
Motor: Híbrido (Gasolina e elétrico); 262 cavalos; Autonomia em modo elétrico: 62 km; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 7,1 seg.; Consumo combinado: 1,3 l/100 km; Preço 56.800 €

Volvo XC40 T5 Recharge
Motor: Híbrido (Gasolina e elétrico); 262 cavalos; Autonomia em modo elétrico: 54 km; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 7,3 seg.; Consumo combinado: 2,1 l/100 km; Preço 53.014 €

Ficha Técnica

Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, a gasolina
Cilindrada (cm3): 1.395
Potência máxima (CV/rpm): 150/5.000-6.000
Potência máxima combinada (CV): 245
Binário máximo (Nm/rpm): 250/1.550-3.500
Tração: Dianteira
Transmissão: Automática S tronic de seis relações
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): McPherson / Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 7,3
Velocidade máxima (km/h): 210
Consumo misto (l/100 km): 2,1-1,8
Consumo misto (kWh/100 km): 14,6-14,5
Emissões CO2 (gr/km): 47-42
Autonomia máxima em modo elétrico (km): 45-48

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.518/1.843/1.576
Distância entre eixos (mm): 2.680
Largura de vias (fr/tr mm): 1.581/1.574
Peso (kg): 1.740
Capacidade da bagageira (l): 380
Capacidade do depósito (l): 45
Pneus (fr/tr): 255/40 R20 XL

Mais/Menos


Mais

– Imagem desportiva;
– Eficácia do sistema híbrido plug-in;
– Comportamento;

Menos

– Preço;
– Capacidade da bagageira:
– Conforto com jantes de 20 polegadas;

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 73262€

Preço da versão base (Euros): 57627€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Brindados com a presença da versão Sportback para este ensaio, somos obrigados a concordar que este é, de facto, o formato que mais nos capta a atenção, por ser menos convencional que o seu irmão Q3 (o não Sportback). Além disso, a presença das jantes de liga leve com 20 polegadas de diâmetro e do pacote visual Black Plus, que deixa a grelha frontal e todos os logos e designações pintados de preto, em conjunto com o exclusivo tom Cinzento Tau escolhido para a carroçaria, fazem com que esta unidade seja uma das melhores configurações disponíveis de toda a gama. Mais ainda quando já está incluído o pacote estético S line de visual mais desportivo, que ainda enaltece todos os vincos e outros traços que já fazem parte deste Q3 Sportback. A versão híbrida plug-in identifica-se pela designação 45 TFSIe que encontramos na tampa da bagageira, mas também pela presença da tampa de carregamento do sistema, que está na lateral, entre a porta do condutor e a roda dianteira.

Interior

Por se tratar de uma exclusiva versão “Edition One”, a unidade ensaiada conta com diversos elementos que apenas se encontram na lista de opcionais. Entre eles, os assentos dianteiros com um maior apoio lateral e regulações, mas também com um nível de acabamentos superior aos assentos da fila traseira. Em termos de espaço, a posição de condução oferece uma experiência excelente, com amplas regulações e uma postura confortável, em perfeita sintonia com os pedais e a coluna da direção. Porém, para quem tiver de viajar nos lugares traseiros, a altura até ao tejadilho fica mais prejudicada com este formato de carroçaria, ao mesmo tempo que o espaço disponível para as pernas também não é dos melhores. E um pouco mais atrás, é a presença da versão híbrida plug-in que nos prega uma partida, uma vez que a passagem do depósito de combustível para a zona inferior da bagageira, com o objetivo de deixar livre um espaço mais amplo para a bateria elétrico do sistema híbrido, fez com que a volumetria da bagageira tivesse passado dos 530 litros para uns mais singelos 380, que ainda têm de incluir a mala com os cabos destinados ao carregamento.

Equipamento

Este é um dos pontos mais influenciados pela presença desta versão “Edition One”, pois só este opcional adiciona mais de dez mil euros ao valor final deste Q3 Sportback. Inclui um número elevado de elementos dispendiosos, como as jantes de liga leve da Audi Sport com 20 polegadas de diâmetro, por exemplo, os assentos em Alcantara e diversos elementos no habitáculo no mesmo material, ou mesmo o sistema de iluminação LED Matrix com iluminação cénica e assinatura luminosa digital, entre diversos outros. Mas depois deste, a unidade ensaiada ainda inclui mais 5.370 euros em extras, o que faz catapultar o seu preço final para cima dos 73 mil euros. E como já sabemos, a Audi é uma das marcas com um equipamento de série bastante comedido, que obriga mesmo à adição de alguns opcionais, se desejarmos que o Q3 fique mais ao gosto de cada cliente.

Consumos

Os préstimos do sistema híbrido plug-in são capazes de ser o ponto mais positivo deste Audi Q3 Sportback 45 TFSIe e já entram na categoria daqueles em que podemos confiar para utilizar ao longo de toda a semana sem sequer ativar o motor de combustão, mantendo sempre como condição ideal, obviamente, a presença de uma forma de carregamento fiável no ponto de partida para arrancar sempre com a autonomia no máximo. Se assim for, situações como as que efetuámos para este teste são extremamente simples de realizar, com uma ida ao centro de Lisboa desde a margem sul do Tejo e voltar, num total próximo dos 40 quilómetros e com algum trânsito à mistura, que deixaram o computador de bordo a marcar 0,0 l/100 km, por não termos usado gasolina. E com a vantagem de também se registar uma média de eletricidade abaixo dos 20 kWh/100 km, o que é ótimo.

Para que isso seja possível, é apenas necessário ir controlando o visor com a percentagem de potência utilizada, de forma a garantir que o motor de combustão não intervém, mas sem que isso signifique reduzir o ritmo, bem pelo contrário. E nos momentos em que a carga da bateria fica a “zero” e não temos acesso a um carregador, podemos sempre ativar o modo de carregamento, fazendo com que o motor de combustão vá servindo de gerador e ir carregando a bateria, durante uns quilómetros de autoestrada, por exemplo. A média de consumo vai aumentar um pouco, mas depois, em cidade, poderá circular bastante tempo com o motor térmico desligado com a energia que regenerou. Com alguns quilómetros neste modo, mesmo assim, deixámos a média final de consumo deste ensaio nos 6,6 litros, o que é perfeitamente razoável para alimentar os 245 cavalos de potência que temos disponíveis.

Ao volante

Além da excelente posição de condução de que já lhe falámos e da presença das tais jantes da Audi Sport com 20 polegadas de diâmetro, este Audi Q3 Sportback também conta com a presença do nível de equipamento S line, que inclui uma suspensão ligeiramente mais firme. Isto faz com que este Q3 e os 245 cavalos de potência que o sistema híbrido nos disponibiliza no eixo dianteiro sejam uma delícia de conduzir numa das nossas estradas preferidas, a uma hora de menor tráfego. A estabilidade em curva é bastante elevada e a direção suficientemente precisa, deixando apenas a caixa S tronic com uma resposta mais demorada ao que desejaríamos. Com a seleção do modo de condução mais desportivo, a resposta do sistema fica mais “pronta” às solicitações do pedal da direita, mas, ainda assim, levando algum tempo a perceber o que realmente queremos. Seja como for, o comportamento dinâmico do Q3 Sportback é muito cativante, ficando apenas a notar-se que as 20 polegadas de diâmetro das jantes e os mais de 25 centímetros de largura de cada pneu transmitem toda e qualquer irregularidade para o habitáculo, além de darem origem a algum ruído de rolamento.

Concorrentes

 

BMW X2 xDrive 25e
Motor: Híbrido (Gasolina e elétrico); 220 cavalos; Autonomia em modo elétrico: 54 km; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 6,8 seg.; Consumo combinado: 1,6 l/100 km; Preço 53.200 €

Cupra Formentor VZ 1.4 E-Hybrid DSG
Motor: Híbrido (Gasolina e elétrico); 245 cavalos; Autonomia em modo elétrico: 50 km; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 7 seg.; Consumo combinado: 1,5 l/100 km; Preço 50.669 €

Mercedes-Benz GLA 250e
Motor: Híbrido (Gasolina e elétrico); 262 cavalos; Autonomia em modo elétrico: 62 km; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 7,1 seg.; Consumo combinado: 1,3 l/100 km; Preço 56.800 €

Volvo XC40 T5 Recharge
Motor: Híbrido (Gasolina e elétrico); 262 cavalos; Autonomia em modo elétrico: 54 km; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 7,3 seg.; Consumo combinado: 2,1 l/100 km; Preço 53.014 €

Motor

O ponto de partida térmico para esta solução híbrida é o 1.4 TFSI de quatro cilindros em linha, a gasolina, que já oferece 150 cavalos de potência, o mesmo que podemos encontrar na versão 35 TFSI do Audi Q3 “não-híbrido”. Mas depois, é adicionado um motor elétrico a esta equação, engenhosamente instalado entre o motor a gasolina e a caixa de velocidades, que contribui com uma potência máxima de 115 cavalos, ou seja, um valor perfeitamente razoável para fazer locomover o Q3 Sportback em exclusivo. É alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 13 kWh (10,4 kWh utilizáveis), que está instalada sob os assentos traseiros do Q3. Quanto tudo isto funciona em conjunto, o sistema consegue oferecer uma potência máxima de 245 cavalos, o que é um valor excelente para um modelo como o Audi Q3 Sportback.

Balanço final

A presença do formato de carroçaria mais desportivo, mas também a do sistema híbrido plug-in trazem algumas condicionantes de utilização em termos de espaço, mas a eficácia do sistema e o prazer de condução deste Audi Q3 Sportback acaba por nos fazer colocar algumas delas em segundo plano. Mais difícil de ignorar é o preço da unidade ensaiada acima dos 73 mil euros, e ainda sem alguns dos equipamentos que gostaríamos de ver incluídos como o sistema de som mais elaborado, por exemplo. No entanto, a Audi tem uma proposta alternativa e bem mais interessante. Na página destinada às edições especiais que faz parte do seu site, é possível encontrar um Q3 Sportback com um visual muito semelhante e com este mesmo sistema híbrido plug-in, mas com um preço de campanha de 62.990 euros, o que já não parece tão arrojado como o valor da unidade ensaiada. E se abdicar do formato Sportback, o Q3 45 TFSIe “normal” ainda pode retirar 2.500 euros a este valor.

Mais

– Imagem desportiva;
– Eficácia do sistema híbrido plug-in;
– Comportamento;

Menos

– Preço;
– Capacidade da bagageira:
– Conforto com jantes de 20 polegadas;

Ficha técnica

Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, a gasolina
Cilindrada (cm3): 1.395
Potência máxima (CV/rpm): 150/5.000-6.000
Potência máxima combinada (CV): 245
Binário máximo (Nm/rpm): 250/1.550-3.500
Tração: Dianteira
Transmissão: Automática S tronic de seis relações
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): McPherson / Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 7,3
Velocidade máxima (km/h): 210
Consumo misto (l/100 km): 2,1-1,8
Consumo misto (kWh/100 km): 14,6-14,5
Emissões CO2 (gr/km): 47-42
Autonomia máxima em modo elétrico (km): 45-48

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.518/1.843/1.576
Distância entre eixos (mm): 2.680
Largura de vias (fr/tr mm): 1.581/1.574
Peso (kg): 1.740
Capacidade da bagageira (l): 380
Capacidade do depósito (l): 45
Pneus (fr/tr): 255/40 R20 XL

Preço da versão ensaiada (Euros): 73262€
Preço da versão base (Euros): 57627€