Alfa Romeo Giulia e Stelvio Quadrifoglio Ensaio Teste: o melhor dos dois mundos

By on 13 Setembro, 2023

Foi num ‘passeio’ ao Caramulo Motorfestival que ficámos a conhecer os novos Alfa Romeo Giulia e Stelvio Quadrifoglio, dois dias marcantes, pois não sucede muitas vezes guiarem-se carros desta estirpe. No primeiro dia, ‘calhou-nos’ o Stelvio, para o segundo estava reservado o Giulia, e logo com muitos quilómetros de percursos das belas estradas do centro do país.

Tudo começou em Lisboa, a partir de um simples premir de um botão vermelho que está no volante e o roncar do V6 turbo 290cc com 520 cv deixava antever tudo de bom que aí vinha.

O sol brilhava no céu azul, havia aqui e ali, nuvens que ameaçavam alguma chuva, que se concretizou, mas nós preparados para a aventura.

Os primeiros quilómetros, em autoestrada passam depressa, aí ainda é cedo para qualquer arrepio de emoção a percorrer a espinha, pois o bom senso assim o obrigava.

Não foram precisos passar muitos quilómetros para perceber se o Stelvio Quadrifoglio era o melhor SUV que alguma vez guiei e quando vieram as estradas mais enroladas, já na zona centro, indo eu, indo eu, a caminho de Viseu. Ver as Serras da Lousã e Açor ao longe e depois o Caramulo, bem de perto, comprovei que guiar o Stelvio é algo excecional.

Para o tamanho e peso que tem o carro é muito ágil, e não me lembro de me ter divertido tanto a guiar com qualquer outro SUV. O carro é muito rápido, muito preciso a cada curva, e era fácil confiar nele em qualquer situação. Já perto do destino, subir a Serra do Caramulo, entre aldeias, nunca o Stelvio se acanhou.

Não é por acaso que existe a paixão ‘alfista’. Eu sei que o comercial foi feito para outra marca, mas ‘meravigliosa creatura’ aplica-se bem melhor à Alfa Romeo e a este Stelvio. Este carro é mais do que apenas uma máquina.

Agora compreendo melhor os ‘alfistas’, e se há uma representação de amor por uma marca ou um carro, compreendo agora um pouco melhor.

Mas o melhor estava ainda para vir. No dia seguinte, era a vez do Giulia.

É claro que falamos de contextos e carros diferentes. O Stelvio é um SUV, pesado, o Giulia apesar de partilhar a mesma plataforma e motor, e ter a mesma potência 520 cv, e binário 600 Nm, é algo totalmente diferente.

Perdemos a tração total que puxou e empurrou o Stelvio serra cima, mas perdemos quase 200 Kg, descemos muitos centímetros para perto do chão, que faz toda a diferença.

O Giulia eleva à potência a diversão ao volante. E senti-me ainda mais vivo! A adrenalina corre de outra forma, e o mundo parece diferente. Com o Giulia Quadrifoglio sente-se uma ligação ainda mais profunda com o carro.

E com a estrada.

Novo dia, nova ida ao Caramulo, desta feita vindo eu, vindo eu, do caminho de Viseu…

Já perto da ‘meta’. O troço de Muna do Rally de Portugal de 1993.

Curiosamente estive lá nessa noite do início de março de 1993, há precisamente 30 anos, e em boa hora decidi ir para Muna ao invés do troço do Caramulo. É que esse foi anulado quando os Comissários Técnicos apertaram mal um tubo ao colher uma amostra de gasolina, e o Ford Escort Cosworth François delecour já não saiu da partida, de onde não passou mais ninguém sem que a Ford levasse o carro.

Antes, em Muna, lembro-me de ter ficado na partida. Ouvia o roncar do motor dos carros no arranque, três ou quatro segundos depois um gancho à esquerda perdia-os de vista, e ali iam eles serra acima, até ao Caramulo.

Agora fiquei a saber bem o caminho…

O Lancia Delta Integrale, o ‘Deltona’ com que Carlos Sainz venceu o troço de 9,27 Km, em 1993, tinha 300 cv às 7.000 rpm. O espanhol fez 5m55s. Quanto faria Sainz hoje com este Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio de estrada, com 520 cv à 6.000 rpm? Por acaso gostava mesmo de saber, pois sei o que senti sempre que tive estrada à vista e não zonas cegas onde não podia acelerar.

Não sei o tempo que demorei a chegar lá acima, mas sei que a estrada é fantástica e mais fantástico, só o carro. Não lhe falta nada, tem desempenho, dirigibilidade e design.

O motor é excelente e não é brutal, apesar dos 520 cv, é progressivo, a suspensão é muito precisa, e apesar da estrada estar húmida aqui e ali, em algumas zonas à sombra, a suspensão esteve ‘sempre no controle’, pois o carro foi capaz de lidar com as curvas mais sinuosas com toda a facilidade e segurança, o chassis é mesmo bom.

Vamos falar do design? O design do Giulia Quadrifoglio é elegante e desportivo, e só tenho mesmo pena que não me tenha ‘calhado’ o vermelho. Ficava melhor nas fotos. O carro tem um bonito perfil e linhas marcantes.

Talvez o interior do carro pudesse ser mais luxuoso, face ao valor do carro, mas ‘who cares?’. Seja como for, o interior é funcional e bem-acabado. Deste tipo de carros, só um BMW M2 Coupé já com uns ‘anitos’, me deu semelhante gozo. O carro é muito rápido e ágil e tem um motor absolutamente fantástico.

É um automóvel para quem gosta de guiar, e obrigado Alfa Romeo pelas estradas escolhidas.

Foi juntar o útil ao agradável e realizar a tarefa com prazer.

Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio estão disponíveis no mercado nacional com PVP a partir de 118.450 € e de 140.150 €, respetivamente.

Exterior

0/10

Uma forte personalidade está presente no exterior, onde o Giulia e o Stelvio renovam o seu visual dando continuidade a uma sensação familiar com a restante gama, caracterizada pelos faróis “3+3”, com a nova iluminação de matriz full LED adaptativa que oferece um feixe de luz adaptativo e sem encadeamento para uma iluminação ótima em todas as condições, garantindo poupança de energia, uma grande melhoria na segurança e menos fadiga ocular.
Jantes de liga leve com o típico design dos cinco orifícios estão disponíveis com 19″ para o Giulia e com 21″ para o Stelvio, revelando as desportivas pinças de travão vermelhas. Estão disponíveis nas seguintes cores: Vermelho Etna, Verde Montreal, Azul Misano, Cinzento Vesuvio, Preto Vulcano e Vermelho Alfa (não metalizado).

Interior

0/10

A mesma sensação desportiva pode ser encontrada no interior, através da combinação exclusiva opcional de couro preto e Alcântara e do inovador acabamento 3D em fibra de carbono genuína para o painel de instrumentos, túnel central e painéis das portas. O volante é estofado em couro e Alcantara com costuras pretas e detalhes em fibra de carbono.

Quanto à tecnologia ou conectividade a bordo, todas as funcionalidades estão ao serviço de uma experiência de condução tipicamente Alfa Romeo. Isto pode ser visto no novo painel de instrumentos que inclui o design histórico “telescópico” e que estreia um ecrã TFT completamente digital de 12,3″ onde se pode aceder a toda a informação do veículo e aos parâmetros relacionados com as tecnologias de condução autónoma.
No Quadrifoglio, para além das três apresentações disponíveis em toda a gama Alfa Romeo – Evolved Relax e Heritage, a exclusiva configuração “Race” faz também a sua estreia.
A configuração “Race” reúne no ecrã central todas as informações essenciais que o condutor deseja manter sempre sob controlo: tacómetro, velocímetro e shiftlight para a atuação manual da transmissão. O layout pode ser personalizado através da colocação de informações adicionais nas barras laterais, incluindo dados de performance.
Tanto o Giulia como o Stelvio Quadrifoglio estão equipados com um Human-Machine Interface (HMI) fluido e intuitivo, para facilitar o acesso a todas as funcionalidades do automóvel. O sistema de infotainment também disponibiliza conteúdos, funcionalidades e a plataforma “Alfa Connect Services”, que consiste numa vasta gama de práticos serviços de segurança e conforto.

Equipamento

0/10

Os novos Quadrifoglio apresentam-se com uma única configuração de elevado equipamento de série.

Principais equipamentos de série Giulia QV:
Grelha em V escurecida
Logos Quadrifiglio prateados
Capas de retrovisores em preto
Tampão das rodas com logo monoton
Spoiler traseiros e sais laterais em carbono
Molduras dos vidros das portas em preto
Aero Splitter ativo
Faróis premium Matrix Trilobe
Faróis traseiros transparentes
Jantes em liga leve 19’’
Escape desportivo de 4 saídas
Vidros escurecidos
Tabliê em pele
Bancos desportivos em pele
Harman kardon
Decorações em carbono
Volante QV em pele e Alcantara com inserção em carbono
Pedais desportivos em alumínio
Tejadilho em preto
Volante QV em pele e Alcantara com inserção em carbono
Pedais desportivos em alumínio
Tejadilho em preto
Volante QV em pele e Alcantara com inserção em carbono

Principais equipamentos de série Stelvio QV:
Logos Quadrifiglio prateados
Capas de retrovisores em preto
Molduras dos vidros das portas em preto
Grelha em preto
Faróis premium Matrix Trilobe
Faróis traseiros escurecidos
Jantes em liga leve 20’’
Escape desportivo de 4 saídas
Vidros escurecidos
Bancos desportivos em pele
Forro das portas e apoio de braço em pele
Harman kardon
Decorações em carbono
Punho alavanca velocidades em pele
Volante QV em pele e Alcantara com inserção em carbono
Alfa Connect Box
Painel de instrumentos 12,3” full TFT
Rádio 8.8’’ DAB com touch display e nav
Apple Car Play / Android Auto
Carregamento Wireless
Câmara traseira
Máximos automáticos
Bancos aquecidos e elétricos
Keyless go
Volante aquecido
Sensores de estacionamento F/R
Travagem autónoma de emergência (AEB)
Cruise control adaptativo
Suspensão Alfa SDC (synaptic dynamic control)
Assistente ativo ângulos mortos
Aviso de saída da faixa de rodagem
Espelho electrocromático
Abertura do portão traseiro sem mãos

Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio estão disponíveis no mercado nacional com PVP a partir de 118.450 € e de 140.150 €, respetivamente.

Ao Volante

0/10

Como novidades nos dois modelos, o novo motor V6 de 2,9 litros, sobrealimentado, com 520 cv, associado a um diferencial mecânico de deslizamento limitado. Também os novos faróis adaptativos de matriz full-LED e pelo novo painel de instrumentos digital com o histórico design “telescópico”. Falta-me guiar outros, a Alfa Romeo diz que a dinâmica de condução confirma-se como a referência nas respetivas categorias, pela perfeita distribuição do peso, pela agilidade e leveza, e pela direção extremamente direta. Pelo que senti, não tenho razões para duvidar, mas de certeza, só experimentando a concorrência…

De resto, os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio viram o motor V6 melhorado para uma potência de 520 cv (para a Europa, Reino Unido e China) e combina-se com um diferencial autoblocante mecânico. Graças a uma afinação específica derivada da experiência de conceção do Giulia GTA, contribui para melhorar o comportamento e tração do automóvel, otimizando a transferência de binário e aumentando a estabilidade, agilidade e velocidade nas curvas. Para isso muito contribui a utilização de materiais ultraleves. São disso exemplo o alumínio usado na construção do motor e a fibra de carbono presente no veio de transmissão, capô, spoiler e saias. No Giulia, a aerodinâmica ativa mantém-se com o difusor frontal em carbono: quando ativado, controla a qualidade do fluxo de ar que passa sob o veículo, aumentando a estabilidade e a performance. Por fim, o sistema de escape Akrapovič contribui com um som inconfundível.

 

Balanço Final

0/10

Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio estiveram em destaque no Caramulo Motorfestival, um dos maiores encontros de automobilismo com palco nacional.
Segundo a Alfa Romeo, as encomendas de ambas as versões decorrem a bom ritmo nos exclusivos showrooms da marca de Arese, desde que se deu início a esse processo, no início de julho.
Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio estão disponíveis no mercado nacional com PVP a partir de 118.450 € e de 140.150 €, respetivamente.

Ficha Técnica

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

Desempenho/consumo de combustível
Velocidade máxima 308 km/h
Aceleração 0-100 km/h 3,9 s
Consumo de combustível WLTP
Combinado 10,1 l/100 km
Velocidade baixa 15,6 l/100 km
Velocidade média 10,2 l/100 km
Velocidade elevada 8,6 l/100 km
Velocidade muito elevada 9,2 l/100 km

Dimensões, peso, capacidades
Tipo de carroçaria Automóvel de passageiros
Número de portas 4
Comprimento 4.639 mm
Largura 1.874 mm
Altura 1.433 mm
Distância entre eixos 2.820 mm
Peso 1.735 kg
Depósito de combustível Gasolina 58 litros

Volume da bagageira 480 litros
Número de lugares sentados 4

Motor
Potência máxima 520 cv / 382 kW
Binário máximo 600 Nm
Combustível Gasolina
Potência máxima 520 cv / 382 kW
Rotações de potência máxima 6.500 rpm
Binário máximo 600 Nm
Binário máximo às 2.500 rpm
Posição longitudinal dianteira
Número de cilindros 6
Disposição dos cilindros em forma de V
Injeção de combustível Injeção direta. Turbo. Intercooler
Paragem/arranque automático do motor (“Stop/Start”) Sim
Transmissão às rodas traseiras
Caixa de velocidades Automática 8 Vel.

Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora dianteira Sim
Barra estabilizadora traseira Sim
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado 360 mm
Tipo de travão traseiro Disco ventilado 350 mm

 

 

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2.9 – 520 CV AT8 Q4
Desempenho nominal e consumo de combustível
Velocidade máxima 285 km/h
Aceleração 0-100 km/h 3,8 s
Consumo de combustível WLTP
Combinado 11,8 l/100 km
Velocidade baixa 17,5 l/100 km
Velocidade média 11,9 l/100 km
Velocidade elevada 10,1 l/100 km
Velocidade muito elevada 11,2 l/100 km
Emissões de CO₂ WLTP 267 g/km

Dimensões, peso, capacidades
Tipo de carroçaria Todo-o-terreno
Número de portas 5
Comprimento 4701 mm
Largura 1.955 mm
Altura 1.689 mm
Distância entre eixos 2,818 mm
Peso 1,925 kg
Depósito de combustível Gasolina 64 litros

Volume da bagageira
Volume com uma fila de bancos disponível 1.600 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 525 litros
Número de lugares sentados 5

Motor
Potência máxima 520 cv / 382 kW
Binário máximo 600 Nm
Rotações de potência máxima 6.500 rpm
Binário máximo 600 Nm
Binário máximo às 2.500 rpm
Posição longitudinal dianteira
Número de cilindros 6
Disposição dos cilindros em forma de V
Injeção de combustível Injeção direta. Turbo. Intercooler
Paragem/arranque automático do motor (“Stop/Start”) Sim
Transmissão 4X4
Caixa de velocidades automática, 8 velocidades

Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora dianteira Sim
Barra estabilizadora traseira Sim
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado 360 mm
Tipo de travão traseiro Disco ventilado 350 mm

Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio estão disponíveis no mercado nacional com PVP a partir de 118.450 € e de 140.150 €, respetivamente.

 

 

Exterior
Interior
Equipamento
Ao volante
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Uma forte personalidade está presente no exterior, onde o Giulia e o Stelvio renovam o seu visual dando continuidade a uma sensação familiar com a restante gama, caracterizada pelos faróis “3+3”, com a nova iluminação de matriz full LED adaptativa que oferece um feixe de luz adaptativo e sem encadeamento para uma iluminação ótima em todas as condições, garantindo poupança de energia, uma grande melhoria na segurança e menos fadiga ocular.
Jantes de liga leve com o típico design dos cinco orifícios estão disponíveis com 19″ para o Giulia e com 21″ para o Stelvio, revelando as desportivas pinças de travão vermelhas. Estão disponíveis nas seguintes cores: Vermelho Etna, Verde Montreal, Azul Misano, Cinzento Vesuvio, Preto Vulcano e Vermelho Alfa (não metalizado).

Interior

A mesma sensação desportiva pode ser encontrada no interior, através da combinação exclusiva opcional de couro preto e Alcântara e do inovador acabamento 3D em fibra de carbono genuína para o painel de instrumentos, túnel central e painéis das portas. O volante é estofado em couro e Alcantara com costuras pretas e detalhes em fibra de carbono.

Quanto à tecnologia ou conectividade a bordo, todas as funcionalidades estão ao serviço de uma experiência de condução tipicamente Alfa Romeo. Isto pode ser visto no novo painel de instrumentos que inclui o design histórico “telescópico” e que estreia um ecrã TFT completamente digital de 12,3″ onde se pode aceder a toda a informação do veículo e aos parâmetros relacionados com as tecnologias de condução autónoma.
No Quadrifoglio, para além das três apresentações disponíveis em toda a gama Alfa Romeo – Evolved Relax e Heritage, a exclusiva configuração “Race” faz também a sua estreia.
A configuração “Race” reúne no ecrã central todas as informações essenciais que o condutor deseja manter sempre sob controlo: tacómetro, velocímetro e shiftlight para a atuação manual da transmissão. O layout pode ser personalizado através da colocação de informações adicionais nas barras laterais, incluindo dados de performance.
Tanto o Giulia como o Stelvio Quadrifoglio estão equipados com um Human-Machine Interface (HMI) fluido e intuitivo, para facilitar o acesso a todas as funcionalidades do automóvel. O sistema de infotainment também disponibiliza conteúdos, funcionalidades e a plataforma “Alfa Connect Services”, que consiste numa vasta gama de práticos serviços de segurança e conforto.

Equipamento

Os novos Quadrifoglio apresentam-se com uma única configuração de elevado equipamento de série.

Principais equipamentos de série Giulia QV:
Grelha em V escurecida
Logos Quadrifiglio prateados
Capas de retrovisores em preto
Tampão das rodas com logo monoton
Spoiler traseiros e sais laterais em carbono
Molduras dos vidros das portas em preto
Aero Splitter ativo
Faróis premium Matrix Trilobe
Faróis traseiros transparentes
Jantes em liga leve 19’’
Escape desportivo de 4 saídas
Vidros escurecidos
Tabliê em pele
Bancos desportivos em pele
Harman kardon
Decorações em carbono
Volante QV em pele e Alcantara com inserção em carbono
Pedais desportivos em alumínio
Tejadilho em preto
Volante QV em pele e Alcantara com inserção em carbono
Pedais desportivos em alumínio
Tejadilho em preto
Volante QV em pele e Alcantara com inserção em carbono

Principais equipamentos de série Stelvio QV:
Logos Quadrifiglio prateados
Capas de retrovisores em preto
Molduras dos vidros das portas em preto
Grelha em preto
Faróis premium Matrix Trilobe
Faróis traseiros escurecidos
Jantes em liga leve 20’’
Escape desportivo de 4 saídas
Vidros escurecidos
Bancos desportivos em pele
Forro das portas e apoio de braço em pele
Harman kardon
Decorações em carbono
Punho alavanca velocidades em pele
Volante QV em pele e Alcantara com inserção em carbono
Alfa Connect Box
Painel de instrumentos 12,3” full TFT
Rádio 8.8’’ DAB com touch display e nav
Apple Car Play / Android Auto
Carregamento Wireless
Câmara traseira
Máximos automáticos
Bancos aquecidos e elétricos
Keyless go
Volante aquecido
Sensores de estacionamento F/R
Travagem autónoma de emergência (AEB)
Cruise control adaptativo
Suspensão Alfa SDC (synaptic dynamic control)
Assistente ativo ângulos mortos
Aviso de saída da faixa de rodagem
Espelho electrocromático
Abertura do portão traseiro sem mãos

Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio estão disponíveis no mercado nacional com PVP a partir de 118.450 € e de 140.150 €, respetivamente.

Ao volante

Como novidades nos dois modelos, o novo motor V6 de 2,9 litros, sobrealimentado, com 520 cv, associado a um diferencial mecânico de deslizamento limitado. Também os novos faróis adaptativos de matriz full-LED e pelo novo painel de instrumentos digital com o histórico design “telescópico”. Falta-me guiar outros, a Alfa Romeo diz que a dinâmica de condução confirma-se como a referência nas respetivas categorias, pela perfeita distribuição do peso, pela agilidade e leveza, e pela direção extremamente direta. Pelo que senti, não tenho razões para duvidar, mas de certeza, só experimentando a concorrência…

De resto, os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio viram o motor V6 melhorado para uma potência de 520 cv (para a Europa, Reino Unido e China) e combina-se com um diferencial autoblocante mecânico. Graças a uma afinação específica derivada da experiência de conceção do Giulia GTA, contribui para melhorar o comportamento e tração do automóvel, otimizando a transferência de binário e aumentando a estabilidade, agilidade e velocidade nas curvas. Para isso muito contribui a utilização de materiais ultraleves. São disso exemplo o alumínio usado na construção do motor e a fibra de carbono presente no veio de transmissão, capô, spoiler e saias. No Giulia, a aerodinâmica ativa mantém-se com o difusor frontal em carbono: quando ativado, controla a qualidade do fluxo de ar que passa sob o veículo, aumentando a estabilidade e a performance. Por fim, o sistema de escape Akrapovič contribui com um som inconfundível.

 

Balanço final

Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio estiveram em destaque no Caramulo Motorfestival, um dos maiores encontros de automobilismo com palco nacional.
Segundo a Alfa Romeo, as encomendas de ambas as versões decorrem a bom ritmo nos exclusivos showrooms da marca de Arese, desde que se deu início a esse processo, no início de julho.
Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio estão disponíveis no mercado nacional com PVP a partir de 118.450 € e de 140.150 €, respetivamente.

Ficha técnica

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

Desempenho/consumo de combustível
Velocidade máxima 308 km/h
Aceleração 0-100 km/h 3,9 s
Consumo de combustível WLTP
Combinado 10,1 l/100 km
Velocidade baixa 15,6 l/100 km
Velocidade média 10,2 l/100 km
Velocidade elevada 8,6 l/100 km
Velocidade muito elevada 9,2 l/100 km

Dimensões, peso, capacidades
Tipo de carroçaria Automóvel de passageiros
Número de portas 4
Comprimento 4.639 mm
Largura 1.874 mm
Altura 1.433 mm
Distância entre eixos 2.820 mm
Peso 1.735 kg
Depósito de combustível Gasolina 58 litros

Volume da bagageira 480 litros
Número de lugares sentados 4

Motor
Potência máxima 520 cv / 382 kW
Binário máximo 600 Nm
Combustível Gasolina
Potência máxima 520 cv / 382 kW
Rotações de potência máxima 6.500 rpm
Binário máximo 600 Nm
Binário máximo às 2.500 rpm
Posição longitudinal dianteira
Número de cilindros 6
Disposição dos cilindros em forma de V
Injeção de combustível Injeção direta. Turbo. Intercooler
Paragem/arranque automático do motor (“Stop/Start”) Sim
Transmissão às rodas traseiras
Caixa de velocidades Automática 8 Vel.

Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora dianteira Sim
Barra estabilizadora traseira Sim
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado 360 mm
Tipo de travão traseiro Disco ventilado 350 mm

 

 

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2.9 – 520 CV AT8 Q4
Desempenho nominal e consumo de combustível
Velocidade máxima 285 km/h
Aceleração 0-100 km/h 3,8 s
Consumo de combustível WLTP
Combinado 11,8 l/100 km
Velocidade baixa 17,5 l/100 km
Velocidade média 11,9 l/100 km
Velocidade elevada 10,1 l/100 km
Velocidade muito elevada 11,2 l/100 km
Emissões de CO₂ WLTP 267 g/km

Dimensões, peso, capacidades
Tipo de carroçaria Todo-o-terreno
Número de portas 5
Comprimento 4701 mm
Largura 1.955 mm
Altura 1.689 mm
Distância entre eixos 2,818 mm
Peso 1,925 kg
Depósito de combustível Gasolina 64 litros

Volume da bagageira
Volume com uma fila de bancos disponível 1.600 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 525 litros
Número de lugares sentados 5

Motor
Potência máxima 520 cv / 382 kW
Binário máximo 600 Nm
Rotações de potência máxima 6.500 rpm
Binário máximo 600 Nm
Binário máximo às 2.500 rpm
Posição longitudinal dianteira
Número de cilindros 6
Disposição dos cilindros em forma de V
Injeção de combustível Injeção direta. Turbo. Intercooler
Paragem/arranque automático do motor (“Stop/Start”) Sim
Transmissão 4X4
Caixa de velocidades automática, 8 velocidades

Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora dianteira Sim
Barra estabilizadora traseira Sim
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado 360 mm
Tipo de travão traseiro Disco ventilado 350 mm

Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio estão disponíveis no mercado nacional com PVP a partir de 118.450 € e de 140.150 €, respetivamente.