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Porsche Taycan 100.000 e os recordistas de quilómetros já percorridos

By on 8 Novembro, 2022

O Porsche Taycan acaba de alcançar as primeiras 100 mil unidades produzidas, depois de pouco mais de três anos em comercialização e da expansão de uma gama que já conta com três formatos de carroçaria.

O primeiro automóvel totalmente elétrico da Porsche tem conquistado um enorme número de adeptos em todo o mundo. E a prova disso, está no alcance da fasquia de 100 mil unidades produzidas, três anos depois do início da sua produção. A unidade número 100.000 é um Taycan Turbo S com a carroçaria pintada em Azul Neptuno, que está destinado a um cliente do Reino Unido. Em conjunto com a Irlanda, mas também com os Estados Unidos e a China, são os mercados em que este modelo tem despertado uma maior procura.

Estamos muito satisfeitos por termos atingido tão rapidamente este marco histórico de produção – apesar dos recentes desafios criados pela escassez de semicondutores e pela situação volátil da pandemia de Covid-19“, diz Kevin Giek (Vice President Model Line Taycan). “Com o Taycan, começámos decididamente com sucesso a era elétrica“.

A gama atual do Porsche Taycan é composta por três formatos de carroçaria, cada uma delas com até cinco diferentes níveis de motorização, com tração traseira ou às quatro rodas. E enquanto o Turbo S é o automóvel elétrico de produção detentor da volta mais rápida no traçado do Nordschleife, com 7 minutos e 33 segundos, o Taycan 4S é o que oferece a maior autonomia, com 513 quilómetros. E já que tocamos neste ponto, é o momento perfeito para lhe contar algumas das histórias de clientes que a Porsche partilho connosco e descobrir que alguns dos Taycan estão muito longe de ficar parados na garagem.

Fã do design e tecnologia: Jean-Hubert Revolon e o seu Taycan 4S. Não é apenas na produção que o Taycan atingiu rapidamente a marca dos 100.000. É também um número já atingido, e superado, por vários clientes em termos de quilometragem. Jean-Hubert Revolon é um desses casos, tendo já realizado mais de 188.119 quilómetros no seu Taycan 4S desde meados de agosto de 2020. O empresário do ramo dos transportes vive na região de Lyon, França, e já levou o seu Porsche Taycan a quase todos os países vizinhos de França, ao realizar distâncias diárias de até 1.200 km.

As razões que levaram Revolon a comprar o Taycan foram o seu design e “as inovações técnicas, boas para o meio ambiente, bem como o meu orçamento devido aos custos reduzidos de utilização”, diz Jean-Hubert. Para além disso, considera como outros pontos fortes o desempenho e a suspensão do seu desportivo elétrico, que oferecem “uma aderência diabolicamente boa e a máxima agilidade, algo que só os feiticeiros da Porsche conseguem fazer”. Este homem de 43 anos diz que nenhum dos seus vários automóveis tem sido tão fiável como o seu Taycan 4S. Até ao momento, apenas necessitou de substituir um sensor da suspensão.

Ainda assim, nem tudo tem corrido sempre bem. Revolon recorda uma curiosa experiência de carregamento quando se encontrava a poucos metros da estação, mas não conseguia alcançá-la por causa de uma barreira. A infraestrutura fazia parte de uma área de descanso numa autoestrada e não era acessível a partir da cidade, como o sistema de navegação tinha indicado incorretamente.

Compra espontânea: Guillaume Takvorian e o seu Taycan 4S. Guillaume Takvorian é outro “rei dos quilómetros”. Quando o velocímetro do seu Taycan 4S atingiu os seis dígitos, decidiu documentá-lo com o seu telemóvel. Na altura da sessão fotográfica, o seu Porsche tinha percorrido 113.977 km – com mais para vir.

O farmacêutico de Marselha adquiriu, por capricho, o desportivo elétrico em Cinzento Vulcano em junho de 2020. “A Porsche Toulon tinha acabado de receber um Taycan. Após um test-drive, decidi-me de imediato por este modelo”, sorriu Guillaume. Em negócios, conduz o Taycan 4S principalmente no Sul de França. “A viagem mais longa foi de Marselha a Megève, nos Alpes de Savoy. A viagem de 440 quilómetros foi sempre a subir o que, naturalmente, aumenta o consumo de energia. Por isso parei na Porsche Grenoble e carreguei o meu Taycan de forma gratuita”, recorda o homem de 41 anos. Para além da ventoinha ruidosa, que foi substituída sob garantia, Takvorian não teve mais problemas.

É sempre divertido conduzir o Taycan”, diz Guillaume. Para além da entrega de potência imediata, o cliente considera o visual um dos pontos fortes do desportivo elétrico. “Em termos de design, o Taycan é um verdadeiro Porsche e tem muitos detalhes característicos da marca. A isso acrescenta-se a modernidade e a sólida qualidade de construção”. Como condutor frequente, o francês também aprecia o agradável nível de ruído da motorização elétrica. “Adoro o som do meu 911 Targa, mas em longas distâncias, o silêncio do Taycan é muito agradável”. O Porsche é sempre carregado durante a noite na wallbox de casa, com Takvorian a utilizar estações de carregamento rápido apenas quando necessário.

Viagens de negócios frequentes na Europa de Leste: Markus Freutel e o seu Taycan Turbo. Por outro lado, Markus Freutel, utiliza frequentemente estações de carregamento rápido para carregar a bateria – e não é de estranhar, uma vez que faz diariamente até 1.500 km. Entre fevereiro de 2021 e agosto de 2022, o funcionário da Porsche percorreu 134.911 km no seu veículo de empresa, um Taycan Turbo. Kreutel é o Head of Body Planning na Porsche e, portanto, responsável pela produção da carroçaria em Zuffenhausen, Leipzig e Bratislava. E como CEO da Porsche Toolmaking, também é responsável pelas instalações dessa mesma área em Schwarzenberg, Dubnica e Horna Streda. Deste modo, viaja com frequência da sede da Porsche em Zuffenhau-sen para a Eslováquia ou para as montanhas de Ore.

Kreutel elogiou as capacidades de percorrer longas distâncias, segurança na estrada mesmo com mau tempo e condução precisa, mas também os baixos custos de utilização em comparação com um modelo com motor a combustão. É também um adepto da qualidade de construção e durabilidade: o Taycan tem cumprido com rigor, mesmo após mais de 100.000 quilómetros. Tanto a nível técnico como visual: “A bateria ainda tem 91% da sua capacidade original”, diz Kreutel. E, mais uma vez, só foi registado um problema menor, uma tampa de plástico na fechadura da porta traseira que se soltou.

Por outro lado, a infraestrutura de carregamento testou a paciência de Kreutel. “Uma viagem à Roménia ficou na minha memória”, diz ele. “A primeira estação de carregamento em Timisoara, na qual cheguei às 2 horas da manhã, infelizmente não estava a funcionar. A estação seguinte em Arad encontrava-se numa rua secundária não iluminada”. Perante este tipo de situações, a expansão da rede de carregamento rápido está no topo da lista de preocupações dos condutores frequentes.

O fim e o início: testes de resistência da ‘Auto Bild’ e da ‘auto motor und sport’. Para além dos clientes e funcionários da Porsche, também os jornalistas do sector automóvel estão entre os condutores frequentes do Taycan. Um Taycan 4S em Azul Gelo completou 100.000 km em testes de durabilidade acelerada realizados pela revista alemã ‘Auto Bild’. O exigente teste começou no dia 17 de outubro de 2020 e terminou em novembro de 2022. “Para mim, o nosso teste de resistência do Taycan provou pelo menos três coisas. Primeiro, este veículo atrai a atenção como poucos”, diz Tom Drechsler, Editor Chefe da ‘Auto Bild and Auto’, do Grupo Bild. “Segundo, um Porsche elétrico tem de ser um Porsche desde o primeiro momento, e é isso que o Taycan é”. “Terceiro, o nosso teste prova que a condução de longa distância é absolutamente possível com energia elétrica”.

Já o ‘auto motor und sport’ teve acesso a um Taycan Cross Turismo 4: um modelo em Verde Mamba juntou-se à frota de testes de resistência da equipa editorial. Após sensivelmente dois anos, o odómetro também atingirá a marca de seis dígitos. É a primeira vez que o grupo de media, Motor Presse Stuttgart, vai realizar 100.000 km num teste de resistência com um automóvel elétrico. “Ter um Porsche na frota de testes de resistência é algo especial. Após vários testes curtos durante um máximo de 12 meses, mas geralmente apenas três a seis meses, é agora tempo de completar a distância de 100.000 km num máximo de dois anos com veículos elétricos”, diz Michael Pfeiffer, Editor Chefe da ‘auto motor und sport’.

Estamos confiantes de que também podemos assegurar uma documentação muito próxima dos processos de carregamento e consumo de energia com veículos elétricos que satisfaçam os nossos padrões de qualidade. Isto é essencial para podermos fazer uma descrição qualificada sobre a qualidade diária do veículo. Estamos também curiosos para ver como se comporta o Cross Turismo como companheiro diário”, acrescenta Jens Dralle, Chefe de Testes e Tecnologia no meio.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)