Novo Dacia Spring: O pequeno elétrico ganha nova vida
O Dacia Spring, o primeiro modelo totalmente elétrico da Dacia, tornou a mobilidade elétrica acessível a uma ampla base de clientes desde o seu lançamento em 2021. Foi o quarto carro elétrico mais vendido e o primeiro entre particulares em Portugal desde 2022, com mais de 140.000 unidades registadas mundialmente.
O Spring recebeu vários prémios, incluindo a classificação máxima de 5 estrelas pela Green NCAP em 2022 por sua eficiência energética e baixa pegada de carbono. Este modelo é popular entre os que buscam mobilidade simples, económica e eficiente, com emissões zero. Desde o seu lançamento, o Spring evoluiu com uma nova identidade de marca em 2022 e um motor mais potente de 65 cv em 2023, mantendo-se como o carro elétrico mais acessível do mercado. Hoje, o Novo Dacia Spring eleva as suas qualidades com um design renovado e mais robusto, espaço de armazenamento excecional e um motor eficiente de 65 cv, continuando a ser o carro totalmente elétrico mais acessível do mercado.
Visual renovado
Este novo Dacia tem argumentos mais fortes. Face à primeira geração, o Spring é agora mais apelativo do ponto de vista estético, tem mais tecnologia e afasta-se da imagem de carro elétrico barato, por falta de equipamento ou por falta de refinamento.
O exterior do Spring é moderno e robusto, como a assinatura luminosa em forma de Y e luzes LED. A versão Extreme traz para-choques redesenhados e jantes de 15 polegadas. Fiel à filosofia Dacia tem proteções laterais leves e removendo elementos decorativos cromados e barras de tejadilho para melhorar a aerodinâmica e autonomia. O Novo Spring está disponível em seis cores: Branco Kaolin, Azul Slate, Preto Nacarado, Cinzento Lightning, Bege Safari e Vermelho Brick.
No interior, um novo mundo. O Novo Spring da Dacia apresenta um tablier totalmente reinventado, incorporando a nova linguagem de design interior da marca com uma arquitetura horizontal e novos ecrãs digitais. Todas as versões agora incluem um painel de instrumentos digital personalizável de 7 polegadas e, nos modelos de topo, um grande ecrã central multimédia de 10 polegadas. O interior utiliza uma paleta de cores reformulada e materiais de alta qualidade, mantendo a gestão de custos eficiente.
Elementos brancos no interior criam uma atmosfera fresca, localizados ao redor do painel de instrumentos, alavanca de velocidades e compartimentos das portas. O “Y” da Dacia nas saídas de ar centrais também é branco, ou cobre na versão Extreme. Os destaques decorativos variam conforme a versão: Alto Gray no Essential, Vermelho Brick no Expression, e Caqui Lichen no Extreme.
O design do Novo Spring foca na funcionalidade, com o ecrã tátil multimédia posicionado para melhor ergonomia e um painel de instrumentos simples e intuitivo. O carro inclui o suporte de acessórios YouClip e, na versão Extreme, tapetes de borracha robustos e soleiras das portas com um design exclusivo.
Mais espaço
O Spring oferece a melhor capacidade de armazenamento da sua categoria, com 308 litros no porta-malas (1.004 litros com os bancos traseiros rebatidos) e quase 33 litros adicionais em compartimentos internos. Acessórios inteligentes, como um compartimento sob o capô e uma consola central com porta-copos impresso em 3D, otimizam ainda mais o espaço.
O sistema YouClip permite fixar acessórios práticos no interior do carro. O painel de instrumentos digital de 7 polegadas é personalizável e fornece informações essenciais de maneira eficiente. Conectividade melhorada inclui o Media Control nas versões Essential e Expression e o Media Nav Live com um ecrã de 10 polegadas na versão Extreme, oferecendo navegação inteligente e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
O Novo Dacia Spring está mais equipado para enfrentar tanto a vida urbana quanto as estradas rurais. Compacto (3,70 m de comprimento) e com um raio de viragem de 4,80 m, é ágil e fácil de conduzir. A carroçaria possui faixas de proteção que resistem ao desgaste diário, e a elevada distância ao solo ajuda em terrenos difíceis.
Motorizações
O novo motor de 65 cv, agora disponível nas versões Expression e Extreme, oferece uma aceleração dinâmica. A versão Essential vem com um motor de 45 cv. O Novo Spring é leve, pesando menos de uma tonelada, o que contribui para sua eficiência energética, com consumo inferior a 13,5 kWh/100 km para o motor de 65 cv e 14,1 kWh/100 km para o de 45 cv.
A bateria de 26,8 kWh oferece uma autonomia de mais de 220 km. Um novo sistema de travagem regenerativa e opções de carregamento fáceis, incluindo um carregador AC de 7 kW e uma opção de carregador DC de 30 kW, tornam o carro prático. Além disso, o Spring inclui um carregador bidirecional V2L, permitindo que seja usado como fonte de energia para aparelhos elétricos.
No lançamento do Novo Spring, a Dacia propõe uma gama alargada para que os clientes encontrem o modelo que responde perfeitamente às suas necessidades. Em consonância com os outros modelos da marca, foi acrescentada uma versão Expression intermédia, entre as versões Essential e Extreme.
O motor de 65 cv/48 kW está disponível nas versões Expression e Extreme do Novo Spring, enquanto o motor de 45 cv/33 kW está disponível na versão de entrada Essential.
Principal equipamento de série
Spring Essential: painel de instrumentos digital de 7 polegadas, volante de 3 raios ajustável em altura, direção assistida, sistema Media Control com porta USB, limitador de velocidade, regulador de velocidade, comandos de rádio no volante, fecho centralizado com controlo remoto, vidros dianteiros elétricos, sensores de estacionamento traseiros, tomada de 12V.
Spring Expression: O mesmo que o Essential + ar condicionado manual, jantes de 15 polegadas (motor de 65 cv).
Spring Extreme: Igual ao Expression + acabamentos interiores/exteriores em cobre, espelhos retrovisores e vidros traseiros elétricos, sistema multimédia Media Nav Live com ecrã central de 10 polegadas, 2 portas USB e conetividade sem fios com o Apple CarPlayTM e o Android AutoTM, carregador bidirecional.
O Novo Dacia Spring está igualmente disponível numa versão comercial de 2 lugares, com o Spring Cargo.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários