Finlândia vence Prémio de Segurança Rodoviária Europeu de 2024. Portugal longe do prémio
Audi A3: Conheça os preços para Portugal

Mini apresenta versão descapotável do Cooper SE, mas não pretende vendê-lo

By on 20 Julho, 2022

Parece uma combinação perfeita para o verão, que junta o Mini 100 por cento elétrico com a carroçaria descapotável deste modelo. Já passou por Portugal, mas não se vai vender.

Antes que possa sequer imaginar qualquer tipo de cenário para os próximos tempos, devemos começar por lhe dizer que a Mini não está sequer a ponderar incluir este modelo na sua gama, não estando confirmada aquela hipótese habitual de pedirmos muito, até que a marca ceda.

Para já, este projeto é um exemplar único, mas com um potencial incrível. Trata-se da versão 100 por cento elétrica do Mini, com precisamente a mesma mecânica e sistema da versão de três portas que já conhecemos, mas instalada na carroçaria da versão descapotável. Ou seja, um modelo que nos permite abrir a sua característica capota de lona, para apreciar todo o ambiente que nos rodeia, mas em perfeito silêncio.

Tal como no Mini Cabrio que já conhecemos, a capota abre e fecha eletricamente, num processo que demora apenas 18 segundos e pode ser efetuado até uma velocidade de 30 km/h, mas há também a possibilidade de fazer deslizar para trás apenas a parte da frente da capota, deixando aberto um espaço mais ou menos equivalente a um teto de abrir.

Do lado do Mini elétrico, ou Cooper SE, está presente o mesmo motor elétrico de 184 cavalos, que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,7 segundos, bem como uma maior destreza dinâmica, como é característico de todos os Mini. A bateria que faz parte deste sistema permite que a autonomia deste modelo consiga alcançar um máximo de 230 quilómetros.

Tal como já referimos, no comunicado da Mini está referido que este é mesmo um exemplar único e que a marca não o pretende comercializar, mas com uma agenda focada em mostrar este carro ao maior número de pessoas possível e em mercados tão importantes como o dos Estados Unidos, não quer dizer que a próxima geração do Mini não inclua uma (boa) surpresa.

Para já, esta versão única já passou por Portugal, pela cidade de Lisboa e arredores, para aproveitar o nosso sol da melhor forma possível e para dar origem a uma sessão fotográfica que aqui lhe mostramos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)