KIA: Modelos eletrificados representam 37,9% das vendas totais na Europa
Respeito no trânsito: Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos com condutores mais rudes

KIA EV6 está a viajar de Oslo até Lisboa, num percurso com 5800 quilómetros

By on 7 Setembro, 2022

O novo modelo totalmente elétrico da equipa arrancou da sede da Kia em Oslo há dois dias, rumo a Lisboa, onde deverá chegar na próxima sexta-feira, dia 9, o Dia Mundial do Automóvel Elétrico.

Inspirada por um teste de resistência efetuado por Stirling Moss há 70 anos, a equipa da Max Adventures vai trazer um KIA EV6 Air de Oslo até Lisboa, num percurso com cerca de 5800 quilómetros e que está previsto ser cumprido em cerca de 120 horas. A generosa autonomia deste modelo e o facto de permitir carregamentos rápidos fez com que a sua escolha não fosse muito difícil, além de outras vantagens como o amplo espaço a bordo e o nível de conforto elevado, tudo argumentos que já tivemos oportunidade de testar no ensaio que efetuámos a este modelo.

Em apenas 120 horas, a maratona “Driven to Extremes Euro EV” pretende percorrer cerca de 5800 quilómetros, passando por 15 países, sendo que a morada final do sistema de navegação são as instalações da Astara, em Lisboa, onde este modelo deverá chegar na próxima sexta-feira, o dia em que se assinala o Dia Mundial do Automóvel Elétrico. Todo o percurso será realizado de uma forma contínua e com etapas em torno dos 320 quilómetros, sendo sempre utilizada a rede pública de carregamento.

A bateria do EV6 pode ser carregada dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos com um carregador de 350 kW, ou em uma hora e 13 minutos usando um dispositivo de 50 kW. Os pontos de paragem ideais ao longo do percurso serão selecionados pelo sistema de gestão do EV6. Para aumentar as hipóteses de completar o desafio a tempo, a equipa utilizará também o “Kia Charge”, que disponibiliza acesso instantâneo a mais de 300 mil postos de carregamento em 29 países europeus, a partir de uma única conta. Os três pilotos irão revezar-se ao volante e irão parar apenas para trocas de condutor e carregamento do veículo. Uma viatura de apoio, também fornecida pela Kia, acompanhará o EV6 para documentar a viagem, através de fotografias e filmagens.

O líder do projeto e fundador da Max Adventures, Mac Mackenney, refere: “Pretendemos mostrar como é possível cobrir uma enorme distância num curto espaço de tempo utilizando um veículo elétrico, e que os automóveis deste tipo, bem como a infraestrutura de carregamentos, já se encontram disponíveis. O Kia EV6 foi a escolha óbvia para este desafio exigente, pois ficámos muito bem impressionados com este modelo durante os ensaios, e sabemos das capacidades e do conforto que oferece para uma longa viagem”.

Do nosso lado, a única dúvida com que ficámos está relacionada com o trajeto escolhido, uma vez que, segundo o Google, desde a sede da Kia, em Oslo, na zona de Lørenskog, até às instalações da Astara, a representante da Kia em Portugal, o caminho mais curto não chega aos 3500 quilómetros, e fica ligeiramente acima dos 3600 quilómetros se incluir uma passagem pela sede europeia da Kia, localizada em Frankfurt. Mas como se trata de um automóvel elétrico e que terá de efetuar algumas paragens para carregamento, o trajeto escolhido poderá ser um pouco diferente. Ainda assim, são quase dois mil quilómetros de diferença, o que daria para vir tirar uma foto em frente ao Coliseu de Roma, antes de voltar a rumar a Lisboa, mas sempre perto da costa, passando por Génova, Nice, Marselha, Barcelona, Valencia, Málaga, Gibraltar, Sevilha, Faro e então sim, Lisboa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)