VW: Inteligência artificial cada vez mais presente
VW Golf: 50 anos de produção, numa das maiores fábricas do mundo

ID.1: Pequeno elétrico da VW planeado para 2027

By on 15 Março, 2024

A Volkswagen planeia lançar o automóvel elétrico ID1 de entrada de gama em 2027, com um preço inicial inferior a 20 000 euros, anunciou o CEO Thomas Schaefer. A empresa está a considerar quatro projetos de desenvolvimento para o automóvel e escolherá um em breve.

Segundo a Automotive News Europe, opções incluem uma parceria com a Renault ou um desenvolvimento interno com a Skoda. A Renault manifestou interesse em colaborar com a VW num minicarro elétrico ( a marca francesa planeia lançar um novo Twingo em 2026). O ID1 substituirá o e-Up e será seguido pelo ID2, um veículo elétrico do tamanho do Polo, em 2026, pelo que o ID.1 deverá ser o modelo a ser apresentado no ano seguinte.

O enfraquecimento da norma Euro 7 deu mais alguma vida aos pequenos carros com motores térmicos e a VW quer aproveitar ao máximo o trabalho já feito, pelo que o ID.7, inicialmente planeado para 2025, será adiado por dois anos.

A VW quer entrar no mercado dos elétricos acessíveis, como está a fazer a Citroën e a Renault, uma necessidade premente, face ao arrefecimento do mercado dos elétricos, em parte motivado pelos elevados preços, que afastam muito público da sua aquisição. Com preços mais acessíveis, as marcas europeias querem fazer frente à “ofensiva” chinesa, que apresenta carros elétricos de qualidade, com preços apelativos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)