Fábrica de montagem de baterias da Ford “arranca” em Colónia
CATL apresenta três tecnologias inovadoras

“os carros elétricos têm tudo para ficar muito mais baratos”

By on 29 Maio, 2023

Não é novidade para ninguém que os carros elétricos estão e vão continuar bem mais caros que os seus congéneres a combustão, e embora estejam a aparecer (já há algum tempo) propostas bem mais baratas, a verdade é que não há milagres… para já: as baterias são caras porque o lítio custa, mais ‘coisa’, menos ‘coisa’ 27 mil euros (dados divulgados recentemente pela Bloomberg mostram que após uma subida contínua de dois anos, que levou o preço a atingir os 87 mil dólares por tonelada, o valor do lítio está agora a cair e custa agora 27 mil dólares a tonelada).

Contudo, as baterias podem mudar… para cálcio! Depois do iões de lítio, vieram os iões de sódio, bateria de fluxo de ar de alumínio, bateria de lítio-ar e agora, bateria de cálcio, e o cálcio não falta na crosta terrestre. Logo, é muito mais barato. E tem um potencial de densidade de energia maior que o das baterias de lítio. Como dizem os ingleses “to cut a long story short”, e apesar de faltar ainda muito para a viabilidade comercial, o que verdadeiramente importa é simples: os carros elétricos têm tudo para ficar muito mais baratos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)