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By on 9 Abril, 2019

Seria um negócio de milhares de milhões de euros para os construtores, fornecedores de serviços móveis e fabricantes de equipamentos, apoiado pela Comissão Europeia. Foi rejeitado por um comité de legisladores da União Europeia, apoiando aqueles que preferem a tecnologia 5G ao Wi-Fi a bordo.

Esta decisão retira vantagem competitiva à Volkswagen e à Renault, que lutavam pelo protocolo ITS-G5 suportado por Wi-Fi ao invés do protocolo C-VX2, baseado na tecnologia 5G, defendido pela Daimler, PSA Group e Ford. Outra dificuldade assinalada pelas empresas de telecomunicações, é a cláusula que obriga as novas tecnologias a serem compatíveis com as tecnologias anteriores, o que levou aquelas empresas a colocarem-se do lado do 5G. Por isso mesmo, o Parlamento Europeu colocou-se deste lado da barricada, dizendo que a referida cláusula era um obstáculo à inovação. E para ajudar neste combate, a Espanha e a Finlândia além do comissário chefe para a digitalização, Andrus Ansip, também criticaram a tal cláusula.

O parlamento irá votar a proposta da Comissão, sendo que o bloqueio terá de ter a maioria do hemiciclo. Não esquecendo que o Conseho Europeu também tem uma palavra a dizer e teria de ser reunida a maioria dos países da União Europeia para inviabilizar a proposta.

Mas, falamos do quê? O protocolo Cellular V2X está projetado para funcionar em diversos modos: dispositivo para dispositivo é a comunicação direta de veículo para veículo (V2V), veículo para a infraestrutura (V2I seja estrada ou outra) e do veículo para o peão (V2P). Depois tem o V2N, ou seja, veículo para a nuvem onde estarão todas as atualizações, utilizando ligações celulares tradicionais. Nos modos V2V, V2I e V2P não há necessidade de uma infraestrutura de rede, podendo operar sem um cartão SIM e sem assistência de rede.

O C-V2X também suporta aplicações V2N utilizando redes de comunicação atuais onde correm voz e dados, exigindo, neste caso, o envolvimento de um fornecedor de rede móvel. Tudo isto utilizando a tecnologia de comunicação 5 GAA.

Já o protocolo ITS (sistema inteligente de transporte) inclui todos os tipos de telemática e todos os tipos de comunicação em veículos, entre veículos (carro para carro) e entre veículos e locais fixos (carro para a infraestrutura). O C-ITS é uma evolução para acompanhar a condução autónoma e inclui comunicação sem fios (wireless) de curto alcance (ITS-G5) dedicado aos sistemas ITS de transporte rodoviário e controlo de tráfego (RTTT), existindo comunicação entre os veículos e a infraestrutura. Tendo, claro, segurança e geração de proteção da privacidade. Depois tem a componente de comunicação de curto alcance (DSRC) que fornece comunicação entre o veículo e a beira da estrada em locais específicos (por exemplo, praças de portagem). Tudo feito através do Wi-Fi. Veremos qual das tecnologias e protocolos vão ser adotados.

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