Novo recorde: mais de 2 milhões de elétricos vendidos em setembro
Renault Clio liderou vendas na Europa em maio

Renault Clio bateu VW Golf nas vendas europeias em fevereiro

By on 31 Março, 2020

Ambos perderam vendas, mas o Clio recuou apenas 4%, enquanto o Volkswagen perdeu 21% do volume de vendas, cedendo o Golf a liderança do mercado europeu.

O mercado europeu, em fevereiro, recuou 7% face a igual período de 2019 e segundo a Jato Dynamics, o Volkswagen Golf perdeu a liderança do mercado europeu para o Renault Clio. O utilitário francês vendeu 24.914 unidades, menos 4% que em fevereiro de 2019, já do modelo alemão foram comercializadas 24.625 unidades, menos 21% face ao período homólogo de 2019.

Recordamos que a oitava geração do Golf entrou no mercado em dezembro do ano passado, enquanto a quinta geração do Clio iniciou vendas no mês de junho de 2019. O Golf chega numa altura em que os SUV continuam a ganhar terreno e dentro de casa, o Tiguan passou a ser o modelo mais vendido da Volkswagen, ajudado pelas vendas na China, o maior mercado da casa alemã. Contas feitas, o Tiguan vendeu 778 mil unidades em 2019 (menos 17 mil unidades que em 2018), enquanto que o Golf recuou de 832 mil unidades para 702 mil. E para piorar, muitos consumidores estão a fazer o “downgrade” e a escolherem o VW T-Roc e T-Cross.

Dizer, também, que a BMW, a Toyota, a Kia e a Seat foram as únicas marcas no top25 das mais vendidas a conhecerem crescimentos positivos, enquanto que nos modelos, o Peugeot 208, o Opel Corsa, Fiat Panda, Toyota Corolla, Fiat 500, BMW Série 3 e VE Passat, forma os únicos modelos a conhecer resultados positivos entre os 25 mais vendidos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)