Pirelli vence o prémio internacional ‘Compasso D’oro’
Inter de Milão e Pirelli apresentam boné de edição limitada para celebrar 30 anos de parceria

Pirelli regista múltiplos recordes por ano no Nürburgring Nordschleife

By on 30 Outubro, 2024

Os recordes mais recentes foram registados com O Audi RS 3 e Audi RS Q8 Performance;

Desde 2019, a Pirelli estabeleceu, em média, mais de um recorde de volta por ano no lendário Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. Estes recordes foram obtidos com diversos tipos de veículos – como supercarros elétricos, SUVs e compactos – mantendo a Pirelli como constante na redução dos tempos de volta no Nordschleife, em todas as categorias de automóveis.

Todos os pneus da gama P Zero – incluindo as inovações mais recentes – podem gabar-se de deter um recorde na pista nos últimos cinco anos: o P Zero Trofeo R no Audi RS 3 e o P Zero no Audi RS Q8 Performance em 2024; o P Zero Trofeo RS no Porsche Taycan Turbo GT em 2023; o P Zero Corsa no Porsche Taycan Turbo S em 2022; o P Zero Corsa no Porsche Cayenne Turbo GT e o P Zero Trofeo R no Audi RS 3 em 2021; e, por fim, o P Zero no Audi RS Q8 em 2019.

Os recordes mais recentes foram alcançados este ano com o Audi RS 3, equipado com o P Zero Trofeo R – um pneu semi-slick especializado para uma utilização em pista – e com o Audi RS Q8 Performance equipado com o P Zero: o pneu Ultra High Performance escolhido frequentemente pelos fabricantes para equipar os seus modelos topo de gama.

O recorde do Audi RS 3, de 7m33.123s, baixou a referência para automóveis compactos em mais de cinco segundos, e o RS Q8 Performance tornou-se no SUV de produção mais rápido a completar uma volta no circuito, com um tempo de 7m36.698s, superando o recorde anterior em mais de dois segundos. Estes modelos já haviam estabelecido recordes nas suas categorias em 2021 e 2019, respetivamente, também equipados com pneus P Zero Trofeo R e P Zero.

O Nürburgring Nordschleife, um dos circuitos mais desafiantes do mundo, serve como um campo de testes fundamental para a Pirelli, onde a empresa avalia rigorosamente os seus pneus e inovações em veículos de alta performance, especialmente em parceria com fabricantes alemães. Um exemplo notável é o P Zero Trofeo RS, desenvolvido para o Porsche Taycan Turbo GT: o pneu mais desportivo da gama P Zero, concebido para os track days, mas totalmente homologado para estrada.

Numa versão especialmente desenvolvida para o supercarro elétrico, este pneu trouxe o inovador pacote tecnológico Pirelli Elect, criado para melhorar as características de desempenho de veículos elétricos e híbridos plug-in, para a pista. Os resultados falam por si: o Taycan Turbo GT alcançou um tempo de 7m07.55s, reivindicando o título de carro elétrico de produção mais rápido no Nürburgring, ultrapassando o recorde anterior detido pelo Taycan Turbo S equipado com pneus Pirelli P Zero Corsa.

O P Zero Corsa, dedicado aos automóveis mais focados em performance, também ajudou o Porsche Cayenne Turbo GT a estabelecer o recorde anterior na categoria SUV. Este ano, o mesmo pneu ajudou o Hyundai Ioniq 5 N, um crossover elétrico, a alcançar um impressionante tempo de volta de 7m45.59s.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)