Pirelli no Festival de Velocidade de Goodwood 2024
PIRELLI P ZERO E: SUSTENTABILIDADE E DESEMPENHO PARA CARROS ELÉTRICOS

Pirelli premeia top 5 fornecedores em sustentabilidade, qualidade, inovação, desempenho e serviço de excelência

By on 7 Dezembro, 2023

Todos os anos, a Pirelli reconhece a contribuição dos seus principais fornecedores, ao nível da sustentabilidade, inovação, qualidade das matérias-primas, serviço e desempenho, no Pirelli Supplier Day.

O evento de 2023 decorreu agora, na sede da empresa, em Milão, na presença do Vice-Presidente Executivo, Marco Tronchetti Provera, e do CEO Andrea Casaluci. Estiveram presentes no evento uma seleção de grandes, médias e pequenas empresas de 18 países, das quais mais de 70 são consideradas “fornecedores estratégicos”, representando aproximadamente 40% das compras globais anuais do Grupo. Os cinco fornecedores que mais se destacaram no ano foram premiados pelo Diretor de Compras da Pirelli, Andrea Maganzani.

Marco Tronchetti Provera, deixou as seguintes palavras: “A nossa empresa sempre estabeleceu metas ambiciosas que nunca seriam possíveis sem o apoio de quem trabalha ao nosso lado. Partilhar os valores e as metas da nossa empresa com toda a cadeia de fornecimento permite-nos melhorar constantemente, especialmente quando se trata de sustentabilidade e inovação, que são elementos-chave e estratégicos que sustentam a nossa liderança global no Segmento de Alto Valor e nos índices de sustentabilidade.”

O 2023 Supplier Day também foi uma oportunidade para destacar a abordagem de Inovação Aberta da Pirelli, que envolve fornecedores, universidades e centros de inovação que são pioneiros no desenvolvimento contínuo de novos produtos, com uma ênfase crescente em novos materiais reciclados e de origem biológica e em nanopolímeros inovadores.

Foi dado um destaque especial à excelência e ao compromisso de toda a cadeia de fornecimento, que ajuda a Pirelli a atingir as suas metas. A sustentabilidade esteve na vanguarda, por exemplo, na meta da empresa, definida para 2025, de alcançar a neutralidade carbónica e a e redução de materiais de origem fóssil, graças à inovação e à investigação em fontes renováveis ou recicladas. A colaboração da cadeia de abastecimento foi fundamental para o lançamento do P Zero E, no presente ano, pneu que conta com mais de 55% de materiais reciclados e de origem natural, como atestado pelo Bureau Veritas. Em 2021, a Pirelli já havia lançado o primeiro pneu certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council) do mundo, que atesta uma total rastreabilidade ao longo da cadeia de fornecimento das matérias primas utilizadas de origem florestal, garantindo que as plantações de onde provêm os componentes naturais são geridas de forma a preservar a diversidade biológica e a proporcionar benefícios para a vida das comunidades locais e dos trabalhadores, aumentando a sua sustentabilidade económica.

A cerimónia também contou com a presença do renomado velejador Ambrogio Beccaria, que venceu, recentemente, a Transat Jacques Vabre – uma regata no Oceano Atlântico de mais de 5.000 milhas ao longo da ‘rota do café’ entre a França e a Martinica – com o seu iate Classe 40 “Alla Grande Pirelli”. Este barco é uma prova do valor do trabalho em equipa, que surgiu graças ao esforço do capitão para alcançar mais inovações e aos esforços incansáveis do estaleiro que o construiu.

Eis as empresas que foram reconhecidas no Pirelli Supplier Awards 2023:

Sustentabilidade: HIMILE Mechanical Science and Technology (Shandong) Co. LTD, fornecedor de moldes de vulcanização.

Qualidade: Quechen Silicon Chemical Co., Ltd, fornecedor de sílica.

Inovação: VI-grade GmbH, fornecedor de simuladores virtuais.

Desempenho: ABRASIVI & ADESIVI, fornecedor de fitas adesivas.

Serviço de Excelência: Indorama Ventures Mobility Cremona S.p.A, fornecedor de têxteis reforçados.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)