MOBI.E e a ACAP assinam protocolo para promover a mobilidade elétrica
Aumento de 66% no número de utilizadores da rede de carregamento Mobi.E em fevereiro

MOBI.E: Iniciativa “Ruas Elétricas” para aumentar rede de pontos de carregamentos

By on 17 Maio, 2024

A iniciativa “Ruas Elétricas”, promovida pela MOBI.E, visa instalar postos de carregamento para veículos elétricos de baixa potência (menos de 7,4 kW) em áreas residenciais sem estacionamento próprio. Com um orçamento de 2 milhões de euros, o projeto busca apoiar a transição para uma mobilidade sustentável.

Quase trinta municípios manifestaram interesse em participar, e 14 já formalizaram as suas candidaturas, cujo prazo termina em 30 de maio. As candidaturas vêm principalmente de municípios pequenos e médios do interior Norte e Centro de Portugal.

Os municípios são classificados em três categorias baseadas na população: elevada, intermédia e menor. Municípios menos populosos podem propor a instalação de dois carregadores (4 pontos de carregamento) numa mesma rua. Municípios com população intermédia podem propor de dois a quatro carregadores (4 a 8 pontos) numa rua. Municípios com maior população podem propor de quatro a seis carregadores (8 a 12 pontos) numa rua ou dois a quatro carregadores (4 a 8 pontos) em cada uma de duas ruas distintas.

A MOBI.E destaca a importância dos municípios na transição para uma mobilidade sustentável e o objetivo de fornecer soluções de carregamento em vias públicas. Após a seleção dos municípios, será estabelecido um protocolo de colaboração antes de adjudicar o processo aos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)