Hyundai: “Já ninguém quer caixas manuais”
Hyundai prepara novo SUV elétrico

Hyundai desenvolve sistema de chave digital para ser usada com smartphones

By on 13 Março, 2019

Tecnologia inovadora da Hyundai permite que o carro seja destrancado, ligado e conduzido sem que exista uma chave física. 

O sistema utiliza um sistema que identifica o utilizador, franqueia o acesso e adapta o veículo ás preferências desse utilizador de forma automática. Desta forma, simplifica-se o “car sharing”.

Tudo é possível pela tecnologia Near Field Communication (NFC) que deteta a presença do smartphone autorizado com chave digital, junto da porta do veículo. Pode ser usada por um máximo de quatro utilizadores, transferida de telemóvel para telemóvel, tomando o lugar da chave física.

A antena do sistema NFC está localizada nas portas do condutor e do passageiro da frente, ficando a antena para ligar o motor, na zona do carregador sem fios. Ou seja, para arrancar, basta colocar o telemóvel na zona do carregador sem fios e premir o botão “Start/Stop”. 

Nessa altura, já o sistema conhece as preferências do utilizador e adaptou o carro, desde a posição de condução até aos espelhos, comandos de áudio, navegação e “head up display”. 

Esta “chave digital” vai ser introduzida já no final de 2019, mas o sistema vai ser desenvolvido para outras utilizações.Além de facilitar a inclusão de um veículo Hyundai num programa de car sharing, a chave digital vai permitir funcionalidades como a possibilidade de acionar um alarme quando o veículo exceder uma velocidade definida ou sair de uma área estipulada. 

A pensar em situações nas quais não é viável transferir uma chave digital, de que são exemplo a utilização de um serviço de valet parking ou em caso de reparação numa oficina, são também fornecidas uma chave inteligente convencional e uma chave tipo cartão.

Ho Yoo, líder do Grupo de Desenvolvimento de Sistemas Eletrónicos do Hyundai Motor Group, afirmou: “A chave digital vai trazer benefícios a muitos clientes da Hyundai e vai criar formas inovadoras para a partilha de automóveis. De momento, estamos a estudar outras maneiras de aproveitar este tipo de tecnologia de veículos conectados para melhorar substancialmente a experiência do condutor e do proprietário.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)