CUPRA Born VZ: Experimentamos a receita melhorada
CUPRA Tavascan: Os pormenores do novo SUV elétrico

CUPRA Tavascan: Primeiras impressões

By on 22 Maio, 2024

O novo Cupra Tavascan irá chegar em setembro ao mercado nacional, mas o Automais já teve um primeiro contacto com a mais recente proposta da CUPRA.

O CUPRA Tavascan é o primeiro SUV coupé puramente elétrico da marca e o seu segundo modelo totalmente elétrico após o Born, mantendo-se fiel ao concept car de 2019. Com um design exterior desportivo e iluminação LED de três triângulos, o interior destaca-se pela espinha dorsal central e saídas de ar quase invisíveis.

Estará disponível em duas potências: 210 kW (286 cv) e 250 kW (340 cv), com tração integral na versão mais potente e autonomia de até 568 km (versão de 286 cv). Equipado com tecnologia DCC Sport, suspensão desportiva e direção progressiva, o Tavascan também oferece um sistema de infotainment com ecrã de 15″, uma interface HMI, e um sistema de som Sennheiser de alta-fidelidade.

Baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, inclui tecnologias avançadas de propulsor, chassis, conectividade, segurança e conforto. Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor melhoram a segurança e o conforto, com funcionalidades como o Connected Travel Assist e assistência ao estacionamento remoto. Desenvolvido em Barcelona, será produzido na fábrica de Anhui, China, com lançamento em Portugal previsto para setembro de 2024.

Primeiro impacto

O primeiro impacto não podia ter sido melhor. O Tavascan tem um aspeto visual impactante com linhas agressivas, mas agradáveis, que o distinguem do resto da concorrência. A grelha é imponente, com uma frente que agrada pela originalidade. O logótipo da Cupra aparece em destaque, especialmente à noite, com a iluminação a dar um toque ainda mais futurista à frente.

A traseira segue a mesma linha e, tendo tido a possibilidade de seguir outro Tavascan nas estradas de Barcelona, ficamos agradados com o impacto visual do carro.

O interior acabou por ser ainda mais apelativo. Apesar de não ter botões fisico e, como tal, todo o sistema ser controlado no ecrã tátil, a Cupra conseguiu desenhar um interior muito original. O ecrã e o painel de instrumentos são claramente do Grupo VW, mas estão muito bem inseridos. Há espaço na frente e atrás, com dimensões generosas para arrumações e para os passageiros, com a bagageira a ter também uma volumetria bem simpática.

O contacto foi breve, mas muito positivo. Apesar de ser um SUV de dimensões generosas, mostra ser confortável para viagens longas, sem descurar o comportamento mais dinâmico em estradas sinuosas (na versão endurance). O DCC Sport, a suspensão desportiva e direção progressiva permitem que o Tavascan apresente argumentos muito bons no que ao prazer de condução diz respeito. Será sempre necessário fazer um ensaio um pouco mais longo para entendermos as particularidades deste modelo, mas não temos dúvidas que se trata de mais uma excelente proposta da CUPRA, que tem tudo para ser bem-sucedido no competitivo mundo dos SUV.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)