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CUPRA Formentor: A nova cara do ‘bestseller’

By on 10 Julho, 2024

A CUPRA tem-se destacado no mercado, com uma aposta no arrojo e na qualidade. E um dos pilares desse sucesso foi o Formentor, o primeiro modelo desenvolvido especificamente pela marca Cupra, que se separou da SEAT em 2018. Revelado em 2019 no Salão Automóvel de Genebra, destacou-se pelo seu design desportivo em formato SUV. Este modelo ajudou a estabelecer a identidade da Cupra como uma marca distinta, diferenciando-se da SEAT e marcando a expansão da Cupra com lançamentos como o Cupra Leon e o Cupra Born elétrico.

2024 marca um novo capítulo para o Formentor, com um design repensado e muitas novidades. O novo CUPRA Formentor apresenta um design exterior aprimorado, com uma frente afilada, emblema no capô, faróis LED matrix triangulares e logótipo iluminado na traseira. O interior oferece maior qualidade, com novos elementos de design e materiais sustentáveis, como estofos de microfibra reciclada e pele ecológica. A digitalização é destacada com um cockpit digital e um sistema de infotainment de 12,9”. O sistema de som, desenvolvido com a Sennheiser, possui 12 colunas de alta qualidade. O Formentor estará disponível com motores híbridos plug-in de até 272 cv e motor a gasolina de 333 cv, ambos com tecnologia avançada. Desenhado e produzido em Barcelona, será lançado em Portugal em setembro.

Um dos pontos que mais mudou foi do design exterior. A frente com “nariz de tubarão”, conjugada com vários triângulos (um dos pontos fortes da nova identidade) afastam o Formentor da sua primeira versão. E, se nas fotografias, o novo Formentor não parece tão apelativo, ao vivo, as novas linhas ganham mais força e fazem mais sentido. Ainda assim, as linhas do modelo anterior agradam-nos mais, mas é apenas uma questão pessoal. No entanto, temos de reconhecer que este era um passo necessário para uma marca que se diz disruptiva. As linhas do Formentor que agora sai de cena eram já bem conhecidas e começava a ser necessário um toque diferente. No interior, os pontos fortes do Formentor mantém-se, com materiais de qualidade, boa construção e tecnologia.

Opções de motores

O novo CUPRA Formentor combina motores de combustão e elétricos, com seis opções de motorização: TSI (2.0 a gasolina, 333 CV ), eTSI (mild hybrid), TDI (Diesel) e eHybrid (plug-in hybrid de nova geração com mais de 100 km de autonomia 100% elétrica e 272 cv), variando de 150 cv a 333 cv. A versão de entrada possui um motor TSI de 1.5 litros com 150 cv e transmissão manual de 6 velocidades. As variantes VZ, mais potentes, têm até 333 cv, tração calibrada para circuitos e tecnologia de repartição de binário. A versão mild hybrid (eTSI) combina um motor a gasolina de 1.5 litros com tecnologia híbrida de 48V para maior eficiência. O motor TDI de 2.0 litros oferece 150 cv. As opções eHybrid incluem motorização de 204 cv e 272 cv, com uma autonomia elétrica de mais de 100 km e carregamento rápido de até 50 kW. As versões mais potentes podem ser equipadas com travões de alto desempenho como os Brembo. Destaca-se a manutenção de uma opção diesel, algo cada vez menos comum, com um bloco já conhecido.

Foco no comportamento desportivo

O novo CUPRA Formentor combina alta performance com um chassis avançado, utilizando a arquitetura MQB Evo para integrar várias tecnologias. O veículo possui suspensão dianteira McPherson e traseira multilink, direção progressiva e tração integral 4Drive que ajusta a potência para cada roda conforme necessário. A tecnologia Shift-by-wire permite mudanças de marcha eletrônicas, e o sistema de travão elétrico melhora a resposta e segurança, recuperando energia nas versões híbridas plug-in. O Controlo Dinâmico do Chassis (DCC) oferece modos ajustáveis, incluindo Comfort, Performance, CUPRA, Offroad, Drift e Individual. O modulador sonoro específico na versão VZ adapta o som do motor ao perfil de condução, proporcionando uma experiência auditiva ajustável e natural.

No curto percurso que fizemos com o novo Formentor, por estradas nos arredores de Barcelona, não foi o indicado para entender o potencial de condução desportivo deste modelo, mas com a excelente base que era a versão anterior e com as melhorias feitas, há motivos para boas surpresas. Quanto à sensação no percurso feito, a suspensão pareceu firme, mas sem exageros, garantindo conforto.

Mais tecnologia

O novo CUPRA Formentor oferece uma experiência interior avançada com ecrãs de alta resolução, sistema de áudio de alta-fidelidade, e acesso ao ecossistema CUPRA via a app My CUPRA. Atrás do volante, um cockpit digital fornece informações essenciais, enquanto o monitor de infotainment central de 12,9” é personalizável e intuitivo, incluindo widgets e controles deslizantes retro iluminados. O sistema Wireless Full Link permite integração com Apple CarPlay e Android Auto, e há carregamento rápido sem fios para smartphones. A app My CUPRA permite controle remoto do veículo, incluindo climatização e gestão de carregamento para versões eHybrid.

O CUPRA Formentor inclui um SIM incorporado que aumenta a segurança com o serviço eCall, que contata emergências em caso de acidente. O veículo também conta com tecnologias avançadas de assistência ao condutor, como Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Preditivo (ACC), Assistência em Viagem, Assistência Lateral e de Saída, e Assistente do Condutor. Estes sistemas ajustam a velocidade do veículo com base em dados de GPS e câmaras, mantêm o carro no centro da faixa e avisam sobre perigos no ângulo morto. Se o sistema de infotainment e os botões digitais de controlo da climatização anterior era um dos pontos que não gostávamos e, apesar de algumas melhorias, parece que os problemas de utilização se mantêm. Mas apenas um teste mais prolongado poderá dizer com justiça se a questão se mantém ou não.

Além disso, o Formentor inclui sete airbags, com um airbag central frontal de série, oferecendo uma segurança elevada sem comprometer a experiência de condução.

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