Bugatti Brouillard estreia Solitaire
Bugatti com fábrica nova em Molsheim

Bugatti celebra 30º aniversário do EB 110 em antiga fábrica

By on 22 Setembro, 2021

No dia 15 de setembro de 1991 a Bugatti entrou na nova era dos supercarros com o lançamento do EB 110.

A Bugatti decidiu celebrar o 30º aniversário do EB 110. Apresentado no dia 15 de setembro de 1991, este modelo marcou o início de uma nova era de supercarros na marca de Molsheim. Equipado com o motor V12 sobrealimentado por quatro turbos, o EB 110 debita, dependendo da versão, potências entre os 560 e os 610 cv. Apesar de ser um valor banal para os desportivos da atualidade, há 30 anos era uma verdadeira loucura, comprovada pelos números.

Criado sob a liderança de Romano Artioli, o Bugatti EB110 foi o primeiro carro de produção em série a ser feito de carbono, segundo a própria marca, e o monocoque pesava apenas 125 kg. A carroçaria recorreu ainda a alumínio entre outros materiais, enquanto as jantes foram fundidas em magnésio e os parafusos feitos de titânio. De um modo geral, a marca de Molsheim não deixou escapar um único detalhe neste superdesportivo. 

Depois de quatro anos de produção, a Bugatti faliu e, em 1998, foi adquirida pelo Grupo Volkswagen. Durante este período de produção, foram construídos 96 exemplares do EB110 GT e 40 do mais leve e potente EB110 Super Sport. Perante tamanha raridade, não é de estranhar que já tenhamos assistido a unidades do EB110 serem vendidas por mais de 2 milhões de euros em leilão. Hoje faz parte da chamada “trilogia da Bugatti moderna” ao lado do Veyron e Chiron.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)